segunda-feira, 30 de setembro de 2013

[Catolicos a Caminho] SAMARIA (Samaritanos) - Som !

 












  • SAMARIA (Samaritanos) !


**************





Samaria com o rio Jordão a Leste...



A Samaria era uma das Províncias da Palestina entre a Galileia ao Norte e a Judeia ao Sul, tendo o rio Jordão a Leste.

A sua cidade principal também se chamava Samaria (cerca da presente cidade de Sebastiye), fundada por Omri, (Amri) rei de Israel no século IX a.C., que fez dela a capital do seu Reino :

- (Amri) comprou o monte de Samaria a Somer por duzentos talentos de prata. Construiu uma cidade sobre esse monte, à qual deu o nome de Samaria, do nome de Somer, a quem pertencia o monte, (1 Reis.16,24).

Fizeram-se escavações em 1908-1910; 1931-1935 e as ruínas do palácio de Omri e de outros palácios romanos ainda hoje lá se encontram.

Quando em 721 a.C. os Judeus foram deportados, os Assírios introduziram na Samaria outros povos da Babilónia e da Síria que se misturaram com os judeus ainda lá existentes.

Isto deu origem a uma população mista e a uma religião de práticas corruptas.

- "O rei da Assíria mandou vir gente da Babilónia[...] e estabeleceu-a nas cidades da Samaria, em lugar dos filhos de Israel. Apoderaram-se da Samaria e instalaram-se nas suas cidades..."(2 Reis 17,24).

- "Os povos que transferiste para as cidades da Samaria não sabem como honrar o deus da terra..." (2 Reis 17,26).

E foi assim que nasceu uma certa inimizade entre Judeus e Samaritanos de modo que a estes nem era permitido tomar parte na reconstrução do Templo depois do exílio na Babilónia, o que fez com que eles construíssem o seu próprio santuário para rivalizar com Jerusalém.

A fé dos Samaritanos baseia-se apenas no Pentateuco (Torah).

Para os Samaritanos o "Monte Gerizim era :

* - O centro do mundo.

* - O lugar escolhido explicitamente por Deus para ali se construir o Seu Templo.

* - Um lugar que já existia antes da Criação.

* - Escapou ao Dilúvio e havia de escapar ao Juízo final.

* - Lugar onde Deus criou Adão do pó da terra.

* - Lugar onde Abraão levantou o altar para o sacrifício de Isaac.

* - Lugar onde Moisés escreveu o Torah (Lei).

* - Lugar onde a "Luz do Mundo" havia de voltar para se restabelecer a Aliança de Deus com o povo, lugar da vingança e da recompensa em que os bons voltavam para o Éden e os maus para o fogo.

Em 125 a.C. Hyrcanus anexou parte da Samaria e da Idumeia.

Os povos destes territórios foram forçados a aceitar o Judaísmo, como meio de garantir a sua lealdade. (Entre estes povos estavam os antepassados do que havia de vir a ser o Herodes-o-Grande).

No ano 108 a.C. Hyrcanus deu início a uma segunda campanha na Samaria.

Siquém foi tomada, acabando-se assim a longa história do famoso lugar onde Abraão teria levantado o primeiro altar na Terra Prometida e o altar para o sacrifício de Isaac.

Depois de um ano a cidade de Samaria foi destruída.

No tempo de Jesus, os Galileus, para irem ao templo de Jerusalém teriam que atravessar a Samaria e Jesus por lá passou várias vezes de ida e volta a Jerusalém.

* - Em Betânia da Samaria, ressuscitou Lázaro... (Jo. 11,1-44).

* - Em Sicar, uma cidade da Samaria, junto ao poço de Jacob, Jesus encontrou a Samaritana com quem falou e a quem revelou a água que corre para a vida eterna..(Jo.4,l-42).

* - Como as longas caminhadas daqueles tempos tinham muitos perigos dos salteadores, Jesus contou a parábola do Bom Samaritano. (Lc. 10,25-37).

* - Foi em Betânia da Samaria que uma mulher lavou os pés a Jesus, os enxugou com os seus cabelos e os ungiu com um caro perfume que, segundo a sugestão de Judas, se poderia vender por 300 denários em favor dos pobres.(Jo.12,1-11).

Foi por causa da hostilidade dos samaritanos que os discípulos de Jesus, Tiago e João disseram :

-"Queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma ?".(Lc.9,52).

Começa aqui uma longa secção que tem como pano de fundo a viagem de Jesus da Galileia para Jerusalém.

Como os samaritanos tinham o su santuário próprio, e não iam a Jerusalém, não viam com bons olhos quem por lá passava como peregrino para Jerusalém.

Lucas, depois de apresentar Jesus a seguir "resolutamente" para Jerusalém, a fim de ser crucificado, apresenta-nos em três quadros, qual deve ser a atitude daqueles que O quiserem seguir no mesmo caminho.




Judeus e Samaritanos... Eram inimigos...














__._,_.___






Atividade nos últimos dias:




Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com








Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso













.


__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]