segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Conheça a perigosa guerrilha que controla o norte do Paraguai | Mundo | Notícias | VEJA.com







Augusto Cesa...

Mundo
Assine VEJA
Assine VEJA
ÁSIA
ÁFRICA
ORIENTE MÉDIO
EUROPA
ESTADOS UNIDOS
AMÉRICA LATINA
Em destaque:
Saiba qual o salário de Putin, Obama...


Mais Lidas

Mundo
Destaque do Editor
Conheça a perigosa guerrilha que controla o norte do Paraguai
O Exército do Povo Paraguaio (EPP) já matou mais de 20 pessoas nos últimos dois anos e alguns se perguntam se o governo de Assunção está realmente tentando combatê-lo

06/09/2015 às 07:31 - Atualizado em 06/09/2015 às 07:31
Guerrilha Exército do Povo Paraguaio(Reprodução/Twitter)

No coração da América do Sul, um grupo terrorista relativamente novo no universo das lutas armadas está tomando o espaço das autoridades locais e provocando rumores de que o próprio governo age como cúmplice do grupo. O Exército do Povo Paraguaio (EPP) foi formalmente fundado em 2008, mas o movimento rebelde por trás da guerrilha marca presença no norte do Paraguai por quase 20 anos.

Habilidosos com explosivos e equipados com armas automáticas, os rebeldes do EPP são regularmente ligados a grupos armados estrangeiros, como por exemplo, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Sua ideologia é uma mistura das doutrinas marxista, leninista e guevarista, com uma característica local muito particular: o grupo reverencia o ditador que controlou o país após sua independência, José Gaspar Rodríguez de Francia. O político selou as fronteiras do Paraguai ao comércio exterior para impulsionar o desenvolvimento interno e executou e encarcerou centenas de seus oponentes.

Leia também:

Menina de 10 anos grávida após estupro é proibida de fazer aborto no Paraguai

Dilma valeu-se de espiões cubanos para convencer Mujica a expulsar o Paraguai do Mercosul, diz livro

Brasileiro morto na Bolívia era elo entre o Comando Vermelho e terroristas paraguaios

O EPP se financia por meio da cobrança das chamadas "taxas revolucionárias" de donos de propriedades agrícolas locais, contou um fazendeiro da cidade de Horqueta - um dos locais de mais força do grupo - ao jornal britânico The Guardian. "Eles afirmam ser como Robin Hood, roubando dos ricos para dar aos pobres, mas nós somos pessoas que trabalham duro também", contou o homem que pediu para ser mantido em anonimato após ter sido advertido pelas guerrilhas para não falar com a imprensa.

Mesmo com o envio de milhares de soldados e tendo declarado estado de emergência na região, o governo paraguaio parece não conseguir conter o grupo, que opera em algumas centenas de quilômetros quadrados de extensas florestas e propriedades agrícolas que só crescem. Ao todo, o EPP e seus fundadores já mataram mais de 50 pessoas - 25 só nos últimos dois anos - das quais 30 eram civis e 21 policiais ou militares. Em março, assassinaram três fazendeiros paraguaios desarmados, e espalharam panfletos proibindo o cultivo de "soja, milho, ou qualquer outro produto que exija pesticidas" pela propriedade.

Leia também:

Helicóptero do exército colombiano é derrubado por guerrilheiros

Paraguai pede ao Brasil deportação de ex-prefeito acusado de assassinato

Governo omisso - Contudo, a manutenção da força do grupo tem provocado dúvidas sobre o real interesse do estado em combater o EPP, e sobre os benefícios em não acabar com a organização. A ideia de que a guerrilha é um inimigo conveniente e controlável do governo é defendida por Cristóbal Olazar, antigo secretário geral do Movimento Pátria Livre, cujo braço armado se dividiu para formar o EPP, e que agora é informante da polícia. "A corrupção é muito forte entre as organizações de segurança, e não é vantajoso para eles acabar com este grupo, porque isso também acabaria com o seu apoio econômico", afirmou ao Guardian.

Ele alega também que a polícia e a Força-Tarefa Conjunta (FTC) - a força organizada pelo presidente Horacio Cartes para combater os terroristas - são cúmplices no esquema de tráfico de drogas que acredita ser organizado pelo EPP. No final de junho, a Câmera dos Deputados criou uma comissão para investigar as acusações de corrupção na FTC. O clientelismo, cultivado por décadas de regime de partido único e que resultou em funcionários corruptos, que desviam grandes quantidades de dinheiro público, também desmotiva a população a denunciar as ações do grupo terroristas - que fica cada vez mais perigoso.

(Da redação)TAGs:Guerrilha

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Compartilhou uma postagem - "*✝COMUNHÃO CATÓLICA✝* https://plus.google.com..."






Ana Cl compartilhou uma postagem.










✝COMUNHÃO CATÓLICA✝

https://plus.google.com/111685308733545949571/posts?hl=pt-BR









Você recebeu esta notificação porque Ana Cl estava em um círculo que você havia assinado. Cancelar inscrição destes e-mails.

Você não pode responder a este e-mail. Visualize a postagem para adicionar um comentário.


Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

Compartilhou uma postagem - "Seja tudo em mim."






Wallpapers Cristãos compartilhou uma postagem.










Seja tudo em mim.









Você recebeu esta notificação porque Wallpapers Cristãos estava em um círculo que você havia assinado. Cancelar inscrição destes e-mails.

Você não pode responder a este e-mail. Visualize a postagem para adicionar um comentário.


Google Inc., 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043 USA

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

(118) Santuário de Fátima




quinta-feira, 1 de janeiro de 2015


Vitória e triunfo de Cristo





-


-


Admin Geo visite