Teoria da Conspiração
O Que Eles não gostariam que você soubesse…
Início
Marcelo Del Debbio
Enciclopédia de Mitologia
Cursos
Colunas
Mapas e Sigilos Pessoais
Bibliografia
Exercícios
A Inquisição Protestante
deldebbio | 16 de fevereiro de 2009
Muitos evangélicos falam da Inquisição Católica, mas poucos sabem sobre a Inquisição Protestante.
Alemanha
Bandos protestantes esfolaram os monges da abadia de São Bernardo, em Bremen, passaram sal em suas carnes vivas e depois os penduraram no campanário.
Em Augsburgo, em 1528, cerca de 170 anabatistas foram aprisionados por ordem do Poder Público. Muitos foram queimados vivos; outros foram marcados com ferro em brasa nas bochechas ou tiveram a língua cortada.
Em 1537, o Conselho Municipal publicou um decreto que proibia o culto católico e estabelecia o prazo de oito dias para que os católicos abandonassem a cidade. Ao término desse prazo, soldados passaram a perseguir os que não aceitaram a nova fé. Igrejas e mosteiros foram profanados, imagens foram derrubadas, altares e o patrimônio artístico-cultural foram saqueados, queimados e destruídos. Também em Frankfurt, a lei determinou a total suspensão do culto católico e a estendeu a todos os estados alemães.
O teólogo protestante Meyfart descreveu uma tortura que ele mesmo presenciou: “Um espanhol e um italiano foram os que sofreram esta bestialidade e brutalidade. Nos países católicos não se condena um assassino, um incestuoso ou um adúltero a mais de uma hora de tortura (sic). Porém, na Alemanha, a tortura é mantida por um dia e uma noite inteira; às vezes, até por dois dias; outras vezes, até por quatro dias e, após isto, é novamente iniciada. Esta é uma história exata e horrível, que não pude presenciar sem também me estremecer. “
Inglaterra
Seis monges Cartuxos e o bispo de Rochester foram sumariamente enforcados. Na época da imperadora Isabel, cerca de 800 católicos eram assassinados por ano e Jesuítas foram assassinados ou torturados. Um ato do Parlamento inglês, em 1562, decretou que “cada sacerdote romano deve ser pendurado, decapitado e esquartejado; a seguir, deve ser queimado e sua cabeça exposta num poste em local público”.
Suíça
O descobridor da circulação do sangue foi queimado em Genebra, por ordem de Calvino. No distrito de Thorgau, um missionário zwingliano liderou um bando protestante que saqueou, massacrou e destruiu o mosteiro local, inclusive a biblioteca e o acervo artístico-cultural.
Em Zurique, foi ordenada a retirada de todas as imagens religiosas, relíquias e enfeites das igrejas; até mesmo os órgãos foram proibidos. A catedral ficou vazia, como continua até hoje. Os católicos foram proibidos de ocupar cargos públicos; o comparecimento aos sermões católicos implicava em penas e castigos físicos e, sob a ordem de “severas penas”, era proibido ao povo possuir imagens e quadros religiosos em suas casas.
Ainda em Zurique, a Missa foi prescrita em 1525. A isto, seguiu-se a queima dos mosteiros e a destruição em massa de templos. Os bispos de Constança, Basiléia, Lausana e Genebra foram obrigados a abandonar suas cidades e o território. Um observador contemporâneo, Willian Farel, escreveu: “Ao sermão de João Calvino na antiga igreja de São Pedro, seguiram-se desordens em que se destruíram imagens, quadros e tesouros antigos das igrejas”.
Irlanda
Quando Henrique VIII iniciou a perseguição protestante contra os católicos, existiam mais de mil monges dominicanos no país, dos quais apenas dois sobreviveram à perseguição.
Escócia
Durante um período de seis anos, John Knox, pai do presbiteranismo, mandou queimar na fogueira cerca de 1.000 mulheres, acusadas de bruxaria.
O saque de Roma
O Saque de Roma foi um dos episódios mais sangrentos da Reforma Protestante.
No dia 6 de maio de 1527, legiões luteranas do exército imperial de Carlos V invadiram a cidade. Um texto veneziano, daquela época, afirma que: “o inferno não é nada quando comparado com a visão da Roma atual”. Os soldados luteranos nomearam Lutero “papa de Roma”. Todos os doentes do Hospital do Espírito Santo foram massacrados em seus leitos.
Os palácios foram destruídos por tiros de canhões, com seus habitantes dentro. Os crânios dos Apóstolos São João e Santo André serviram para os jogos esportivos das tropas. Centenas de cadáveres de religiosas, leigas e crianças violentadas – muitas com lanças incrustadas na região genital – foram atirados no rio Tibre. As igrejas, inclusive a Basílica de São Pedro, foram convertidas em estábulos e celebraram-se missas profanas.
Gregóribo afirma a respeito: “Alguns soldados embriagados colocaram ornamentos sacerdotais em um asno e obrigaram um sacerdote a conferir-lhe a comunhão. O sacerdote engoliu a forma e seus algozes o mataram mediante terríveis tormentos”.
Conta o Padre. Mexia: “Depois disso, sem diferenciar o sagrado e o profano, toda a cidade foi roubada e saqueada, inexistindo qualquer casa ou templo que não foi roubado ou algum homem que não foi preso e solto apenas após o resgate”. O butim foi de 10 milhões de ducados, uma soma astronômica para a época.
Dos 55.000 habitantes de Roma, sobreviveram apenas 19.000.
Os “Grandes Reformadores Protestantes” e o emprego da violência:
Lutero
Em 1520, escreveu em seu “Epítome”: (…) francamente declaro que o verdadeiro anticristo encontra-se entronizado no templo de Deus e governa em Roma (a empurpurada Babilônia), sendo a Cúria a sinagoga de Satanás (…) Se a fúria dos romanistas não cessar, não restará outro remédio senão os imperadores, reis e príncipes reunidos com forças e armas atacarem a essa praga mundial, resolvendo o assunto não mais com palavras, mas com a espada (…) Se castigamos os ladrões com a forca, os assaltantes com a espada, os hereges com a fogueira; por que não atacamos com armas, com maior razão, a esses mestres da perdição, a esses cardeais, a esses papas, a todo esse ápice da Sodoma romana, que tem perpetuamente corrompido a Igreja de Deus, lavando assim as nossas mãos em seu sangue?”
Em um folheto intitulado “Contra a Falsamente Chamada Ordem Espiritual do Papa e dos Bispos”, de julho de 1522, ele declarou: “Seria melhor que se assassinassem todos os bispos e se arrasassem todas as fundações e claustros para que não se destruísse uma só alma, para não falar já de todas as almas perdidas para salvar os seus indignos fraudadores e idólatras. Que utilidade tem os que assim vivem na luxúria, alimentando-se com o suor e o sangue dos demais?”
Em outro folheto, “Contra a Horda dos Camponeses que Roubam e Assassinam”, ele dizia aos príncipes: “Empunhai rapidamente a espada, pois um príncipe ou senhor deve lembrar neste caso que é ministro de Deus e servidor da Sua ira (Romanos 13) e que recebeu a espada para empregá-la contra tais homens (…) Se pode castigar e não o faz – mesmo que o castigo consista em tirar a vida e derramar sangue – é culpável de todos os assassinatos e todo o mal que esses homens cometerem”.
Em julho de 1525, Lutero escrevia em sua “Carta Aberta sobre o Livro contra os Camponeses”:
“Se acreditam que esta resposta é demasiadamente dura e que seu único fim e fazer-vos calar pela violência, respondo que isto é verdade. Um rebelde não merece ser contestado pela razão porque não a aceita. Aquele que não quer escutar a Palavra de Deus, que lhe fala com bondade, deve ouvir o algoz quando este chega com o seu machado (…) Não quero ouvir nem saber nada sobre misericórdia”.
Sobre os judeus, assim dizia em suas famosas “Cartas sobre a Mesa”: “Quem puder que atire-lhes enxofre e alcatrão; se alguém puder lançá-los no fogo do inferno, tanto que melhor (…) E isto deve ser feito em honra de Nosso Senhor e do Cristianismo. Sejam suas casas despedaçadas e destruídas (…) Sejam-lhes confiscados seus livros de orações e talmudes, bem como toda a sua Bíblia. Proíba-se seus rabinos de ensinar, sob pena de morte, de agora em diante. E se tudo isso for pouco, que sejam expulsos do país como cães raivosos”.
Em seus “Comentários ao Salmo 80?, Lutero aconselhava aos governantes que aplicassem a pena de morte a todos os hereges.
Melanchton, o teólogo luterano da Reforma, aceitou ser o presidente da inquisição protestante, com sede na Saxônia. Ele apresentou um documento, em 1530, no qual defendia o direito de repressão à espada contra os anabatistas. Lutero acrescentou de próprio punho uma nota em que dizia: “Isto é de meu agrado”. Convencido de que os anabatistas arderiam no fogo do inferno, Melanchton os perseguia com a justificativa de que “por que precisamos ter mais piedade com essas pessoas do que Deus?”
Calvino
Em seus “Institutos”, declarou: “Pessoas que persistem nas superstições do anticristo romano devem ser reprimidas pela espada”. Em 1547, James Gruet publicou uma nota criticando Calvino e foi preso, torturado no potro duas vezes por dia durante um mês e, finalmente, sentenciado à morte por blasfêmia. Seus pés foram pregados a uma estaca e sua cabeça foi cortada. Em 1555, os irmãos Comparet foram acusados de libertinagem, executados e esquartejados. Seus restos mortais foram exibidos em diferentes partes de Genebra.
Zwínglio
Em 1525, começou a perseguir os anabatistas de Zurique. As penas iam desde o afogamento no lago ou em rios, até a fogueira.
Protestantes versus Protestantes
Os reformadores também lutavam entre si..
Lutero disse: “Ecolampaio, Calvino e outros hereges semelhantes possuem demônios sobre demônios, têm corações corrompidos e bocas mentirosas”. Por ocasião da morte de Zwínglio, afirmou: “Que bom que Zwínglio morreu em campo de batalha! A que classe de triunfo e a que bem Deus conduziu os seus negócios!”, e também: “Zwínglio está morto e condenado por ser ladrão, rebelde e levar outros a seguir os seus erros”.
Zwínglio também atacava Lutero: “O demônio apoderou-se de Lutero de tal modo que até nos faz crer que o possui por completo. Quando é visto entre os seus seguidores, parece realmente que uma legião o possui”.
Acerca da Reforma, disse Rosseau: “A Reforma foi intolerante desde o seu berço e os seus autores são contados entre os grandes repressores da Humanidade”. Em sua obra “Filosofia Positiva”, escreveu: “A intolerância do Protestantismo certamente não foi menor do que a do Catolicismo e, com certeza, mais reprovável”.
Texto original de Marcelo “Druyan” Esteves.
Categorias
Religiões
Tags
Protestantismo
Comentários RSS
Comentários RSS
Trackback
Trackback
« Arcano 14 – Temperança – Samekh A Sombra e a Luz »
57 Responses to “A Inquisição Protestante”
« Comentários mais antigos
elvis disse:
19 de setembro de 2011 às 15:16
eu considero um erro matar por causa da fé mas , se nossa senhora fosse tão poderosa ela nao teria defendido os católicos dessas atrocidades?
Responder
willame disse:
22 de setembro de 2011 às 10:19
ainda bem que os martires vao direto para o céu!
Responder
Padre Judas disse:
22 de setembro de 2011 às 16:38
“eu considero um erro matar por causa da fé mas , se nossa senhora fosse tão poderosa ela nao teria defendido os católicos dessas atrocidades?”
Ela é tão poderosa quanto Jesus Cristo, que não defendeu muitos mártires nos coliseus romanos.
…
Brincadeira. Na verdade, as coisas são mais complicadas do que isso. Nenhum deus externo vai te “salvar” ou te ajudar. Bem vindo ao deserto do mundo real.
Responder
Teólog Phillip Moreno disse:
8 de outubro de 2011 às 16:04
Correto a salvação é individual…. e quem lhe disse que morte é algo ruim????
Deus discerne o que é bom e mau.. foi por causa do nosso querer discernir o que é bom e o que é mal, que ocorreram e ocorrem calamidades mundiais… com a intenção de estar fazendo o “bem”, vamos assim dizer
Responder
Priscila G. disse:
18 de outubro de 2011 às 12:03
Eu sinto na pele essa pressão. Tenho certeza que se pudessem, uns ou outros fariam a inquisição ainda hoje!
Responder
« Comentários mais antigos
Leave a Reply
Name (required)
Mail (will not be published) (required)
Website
Follow Us
Powered by Google Tradutor
Pesquisar no Blog
Arquivos
Facebook
Calendário
Comentários Recentes
Orides on Pequenas Mortes
Pelo menos quando dormimos, te...
darci on Mapa Astral de Pablo Picasso
temos em novembro ainda:- alex...
Phillipe on Introdução ao Caibalion e aos Princípios Herméticos – Parte I
Opa vou ficar no aguardo da 2....
Dorian on Um Método Perigoso
Muito bom.O Teoria da Conspira...
Ana Ramos on Um Método Perigoso
Acho que o maior preconceito e...
Croco on Um Método Perigoso
Post muito bom!Bastante esclar...
Alan on Mapa Astral de Pablo Picasso
A, e outra coisa, o que quer d...
Mariana on Diferenças entre Ricos e Pobres
Os ricos trabalham e realizam....
Miguel on Consagração no Signo de Escorpião 2011
Marcelo, eu sou lutador e esto...
Henrique Mota on Consagração no Signo de Escorpião 2011
Estava pensando em ter um novo...
Diego on Mapas e Sigilos Pessoais
Olá MDD, gostaria de saber se ...
Rocket on A Maçonaria e a Revolução Filipina
Obrigado pela resposta. Na ver...
Judemberg on Diferenças entre Ricos e Pobres
Ahhh.. em tempo!!! Talvez eu e...
Judemberg on Diferenças entre Ricos e Pobres
Questiono na verdade se essa p...
André on Aulas de Religião em um Estado Laico?
Concordo com vc em relação aos...
Older »
TopOfBlogs
Science Blogs
Projeto Mayhem Wikipedia de Ocultismo
5,703,824 Conspiradores
Colunas
Planetas
Use em seu site!
36693186
Patrocínio
Viraj Gifts
CURRENT MOON
moon info
Categorias
Alquimia (26)
Arte (70)
Artigo 19 (16)
Astrologia (96)
Astronomia (7)
ATL (5)
Biografias (19)
Blogosfera (97)
Bruxaria (3)
Ceticismo (18)
Ciência (46)
Colunas (2)
Concursos (3)
Conspirações (38)
Cursos (48)
Demolay (6)
Enochiano (1)
Exercícios (16)
Filosofia (10)
Fraudes (26)
Hermetic Rose (10)
hermetismo (109)
Hospitalaria (35)
HQ (2)
Humor (6)
I-ching (3)
Imagens (3)
Jedi (5)
Kabbalah (100)
Labirinto da Mente (6)
LHP (8)
Livros (1)
Loja (1)
Maçonaria (54)
Magia Oriental (10)
Magia Prática (64)
Mapas Astrais (72)
Mitologia (13)
Música (4)
No Esquadro (12)
O Alvorecer (17)
Old Posts (3)
Ordens Iniciáticas (18)
Palestras (21)
Paradigma Divino (4)
Pessoal (42)
Pirâmides (1)
Plano Astral (12)
Religiões (114)
Rosacruz (17)
S&H (94)
Sdm (3)
Signos (26)
Tao (2)
Tarot (24)
Templários (11)
Textos para Reflexão (16)
Thelema (9)
Vetfloral (2)
Videos (19)
Wiki (17)
ZZurto (4)
rss Comentários RSS valid xhtml 1.1 design by jide powered by Wordpress get firefox
Gloria Patri et Fílio et Spirítui Sancto. Sicut erat in principio et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen CONSAGRADO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Banner
Marcadores
Jesus Início
addthis
Addrhis
Canal de Videos
Rio de Janeiro |
Santa Sé |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Curtir
Apoio
Immaculata mea
In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.
Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim
“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”
(Diário de Santa Faustina, n. 1037)
Nenhum comentário:
Postar um comentário