Maria - por quem somos Herdeiros! MARIA, POR QUEM SOMOS HERDEIROS Augusto César Ribeiro Vieira Lucas 1,26-38 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem, chamado José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. 28 Entrando onde ela estava, o anjo lhe disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29 Ao ouvir as palavras, ela se perturbou e refletia no que poderia significar a saudação. 30 Mas o anjo lhe falou: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará na casa de Jacó pelos séculos e seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, pois não conheço homem?" 35 Em resposta o anjo lhe disse: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; é por isso que o menino santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. 36 Até Isabel, tua parenta, concebeu um filho em sua velhice, e este é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Disse então Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo tua palavra!" E dela se afastou o anjo. Com a etimologia do nome de Maria já foram feitas mais de sessenta tentativas científicas. Diversos paralelos existem, como no hebraico miryãm, por exemplo. Há quem veja apenas duas derivações possíveis: mãrãh ("Obstinada") ou mãrã' ("Corpulenta", no hebraico, que no Oriente Médio era elemento de beleza feminina). Outros pensam na raiz rüm, de tal forma que miryãm significaria A Sublime. Nos textos antigos, sem vogais, mrym; com vogais, maryamu ou miryamo. O certo é que temos notícia do nome Mirian na irmã de Moisés (Nm 26,59), nome esse de origem egípcia, como o próprio nome de Moisés. A fórmula m+r+y tem o sentido de "amado" em nomes egípcios, como em Mernefta ("amado pelo deus Ptah"). O nome Meribaal (2Sm 4,4; 9,6; 16,1.4; 19,25-26; 21,7-8; 1Cr 9,40) significa "amado por Baal". Meraías (Ne 12,12) deriva de Meraya ou Meriya, que se traduz por "amado por Javé". Isto talvez explique que Mirian vem de meri-yan ("amada por Javé") - yan teria ficado yam, via yãw. A forma feminina seria mrit. O próprio Cristo é chamado m.shïhã ou mãsïah (Messias). Para outros, o nome era relacionado com rã'ãh (ver); assim, Miryam seria "a vidente", ou "aquela que faz ver" - de fato, a irmã de Moisés é vista como profetisa, em Ex 15,20. Moriá, ou möriyyãh, foi traduzido por São Jerônimo como terra visionis. Era também o nome de Vidente em 1Sm 9,9. No Novo Testamento, mas especificamente no tempo de Jesus, quando se falava em aramaico Máryam ao invés de Míryam, dava-se-lhe sentido relacionando o nome com mãrã' (Senhor; cf. Maranathá). Havia muitas princesas nos tempos de Herodes com o nome de Marta e de Mariamne, o que traz como referência o sentido de soberana. A expressão stilla maris (gota do mar; cf. Is 40,15), com que São Jerônimo traduz miryam, foi deturpada por stella maris (estrela do mar). Portanto, o nome de Maria tem, por significado originário, Amada por Deus, Senhora e Soberana Rainha (cf. Sl 45,10). Não era por acaso que a mãe do Salvador tinha esse nome - e nós sabemos que o nome, na Bíblia, denota a própria existência da pessoa, bem como o seu grau de importância. Portanto, o anúncio do anjo tem um significado muito mais profundo do que se possa imaginar - o nome citado por Lucas (Lc 1,27) quer dizer tudo aquilo que já foi dito. Maria é a Cheia de Graça. Nós podemos ver o que nos ensinam as Escrituras acerca da palavra Graça: 12 Foi por isso que o pecado entrou no mundo como por um só homem e, pelo pecado, a morte, e assim a morte transmitiu-se a todos os homens naquele em quem todos pecaram. 13 De fato, até à Lei havia pecado no mundo, mas sem Lei o pecado não é imputado. 14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, também sobre os que pecaram em virtude de sua solidariedade com a transgressão de Adão, que é tipo do futuro. 15 Mas a transgressão não se compara com o dom. Se pela transgressão de um só morrem todos, muito mais copiosamente se derramou a graça de Deus e o dom gratuito que consiste na graça de um só homem, Jesus Cristo. 16 Nem se compara a obra de um só pecador com o dom. Pois pelo pecado de um só chegou o juízo para a condenação, mas o dom trouxe a justificação de muitas transgressões. 17 Se, pois, pela transgressão de um só, reinou a morte por obra de um só, muito mais reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e o dom da justiça por obra de um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como pela transgressão de um só a condenação se estendeu a todos, assim também pela justiça de um só recebem todos a justificação da vida. 19 Assim como pela desobediência de um todos se fizeram pecadores, assim também pela obediência de um todos se tornarão justos. 20 A Lei interveio para que proliferasse o pecado. Mas, onde o pecado proliferou, mais abundante tornou-se a graça. 21 Assim como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reina pela justiça para a vida eterna por Jesus Cristo Nosso Senhor.(Rm 5,12-21). Adão é o antítipo de Cristo (v. 14): Adão introduziu a humanidade no império do pecado e da morte (12-14). Mas o dom trazido por Jesus Cristo supera de muito os efeitos da transgressão de Adão, pois oferece a todos os homens a vida pela justificação gratuita (15-17). Pela desobediência de Adão todos são pecadores, mas pela obediência de Cristo todos se tornam agradáveis a Deus e vivem (v. 18s). Com isso a Lei engrandeceu a vitória da graça (v. 20s). Ora, se o pecado nos leva à morte e à condenação e a graça operada por Cristo nos devolve a vida e a justificação; se o pecado de Adão é um mal imerecido que nós carregamos, e a graça é um bem imerecido, por que duvidar que se tratam de tese e antítese? Pois bem, Maria é cheia de graça, e não de pecado. Onde alguém é cheio de alguma coisa, não há lugar para outra. Adão é o homem desobediente e Cristo o obediente (cf. Fp 2,8); Eva, a mulher desobediente, e Maria a obediente (cf. Lc 1,38). 4 Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e foi submetido a uma Lei, 5 para resgatar os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção. 6 E, como prova de serdes filhos, Deus enviou a nossos corações o Espírito de seu Filho que clama: "Abba, Pai!" 7 De maneira que já não és escravo mas filho, e, se filho, herdeiro por Deus. (Gl 4,4-7). Em Maria, Deus cumpriu a promessa do envio do Salvador. E nesse envio através da jovem virgem de Nazaré nos fez filhos adotivos e herdeiros das promessas. Hoje, Maria vem a nós como rã'ãh (vidente, a que faz ver). Ela fez Bernardette ver a fonte milagrosa em Lourdes, fez os pastorzinhos verem os sinais no sol em Fátima (juntamente com todos os que estavam presentes), fez ver o reflexo de Juan Diego nos seus olhos numa imagem surgida num pano. Fez ver ainda a três pescadores a pesca milagrosa depois do achado de sua imagem, bem aqui, pertinho, o Rio Paraíba. Como em Caná, em que fez os convidados das bodas verem a glória de Deus. Maria, ainda, é toda a dimensão humana de Jesus Cristo. Dela, e somente dela, Ele obteve Sua natureza humana. Não teve pai humano. Já dizia Santo Agostinho: Nasceu Cristo, enquanto Deus, do Pai; enquanto homem, da Virgem Mãe. Nasceu da eternidade do Pai, da virgindade da Mãe. Do Pai, sem mãe, e da mãe, sem pai. Do Pai, sem o tempo; da mãe, sem o sêmen de varão. Pelo nascimento do Pai, veio-lhe o princípio da vida. Pelo da Mãe, o fim de morte. Nascido do Pai para governar os dias todos; nascido da Mãe, consagrou este dia em especial. (Sermão 194,1 - 11º do Natal). Mãe da humanidade, foi mãe do Sangue derramado na Cruz. Não é a divindade de Cristo que possui esse Sangue, mas a Sua natureza de nascido de Maria. Gerado pelo Pai antes da aurora (cf. Sl 110,3), nascido da Virgem nas horas da noite, a acorrerem-lhe magos e pastores de ovelhas. Cem por cento Deus, do Espírito Santo; cem por cento homem, de Maria. Essa Mãe maravilhosa vem, portanto, ser toda a nossa dimensão de união com o Verbo. Deus quer para nós a dimensão do sagrado, unindo-nos a Ele (cf. 2Pd 1,4). Quer queiram, quer não queiram, Maria, a Senhora Soberana, Sublime e Bela, Amada por Deus, colaborou de modo singular para que hoje fôssemos chamados Filhos de Deus. Simplesmente Mãe. |
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]