Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

    ACI Digital: Cardeal Rylko em sua chegada ao Brasil: Rio2013 é grande aventura da fé

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      27 de fevereiro de 2012  
    Cardeal Rylko em sua chegada ao Brasil: Rio2013 é grande aventura da fé
    RIO DE JANEIRO, 27 Fev. 12 (ACI) .- O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, chegou ao Rio vindo de Roma na manhã de hoje, 27 de fevereiro, acompanhado pelos membros da comissão que estará em visita à cidade até sexta-feira, dia 2 de março. O PCL é o órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
    http://twitter.com/acidigital

    SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
    http://twitter.com/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    BRASIL

    MUNDO

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Mateus 25,31-46
    Um pensamento:
    ""Deus é amor e alegria e Ele no-la comunica. Somente Deus basta. Fora dEle não há felicidade possível"."
    Santa Teresa dos Andes
     
     

     

    VATICANO


    O Papa preside início dos exercícios espirituais no Vaticano

    VATICANO, 27 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI participou neste domingo da primeira jornada da semana de Exercícios Espirituais, na capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico Vaticano junto aos membros da Cúria Romana.

    Os Exercícios Espirituais, que incluem várias jornadas de reflexão e de oração, serão realizados até o dia 3 de fevereiro, quando culminarão com uma meditação conclusiva.

    A primeira reflexão, sobre o tema da comunhão do cristão com Deus", foi dirigida pelo Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo), Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya.

    Durante a semana, foram suspensas todas as audiências, incluída a Audiência Geral da quarta-feira 29 de fevereiro.

    Horas antes do início dos exercícios espirituais, antes da oração do ângelus dominical, Bento XVI pediu aos fiéis que orem por esta semana de reflexão.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Fundação católica apresenta sete projetos de desenvolvimento para a África

    ROMA, 27 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Na Pontifícia Universidade da Santa Cruz foram apresentados sete projetos que a Fundação Harambee para a África Internacional, nascida dentro do seio da Igreja, impulsionará este ano para promover o desenvolvimento do continente africano.

    Harambee tem sua sede em Roma e está espalhada por vários países do mundo como Estados Unidos, Espanha, Itália, Irlanda, Portugal, França, Áustria ou Suíça. Ela busca exercer um trabalho de sensibilização entre os mais favorecidos mediante iniciativas como fórums, exposições e conferências.

    Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, Rosella Miranda, encarregada de comunicação da fundação, explicou que o projeto nasceu "no ano 2002 durante a canonização de São José María Escrivá de Balaguer para ajudar a África sempre com o objetivo de aprofundar em seu desenvolvimento mediante o reforço da educação".

    A fundação Harambee assiste a África mediante uma campanha de recolhimento de recursos, estes posteriormente são investidos em distintos projetos escolhidos em concurso em base ao seu máximo rendimento e alcance.

    Para o ano 2012 foram escolhidos sete projetos que serão destinados ao Benin, Quênia, Nigéria, R.D. do Congo, São Tomé, Camarões e Costa do Marfim, e servirão para reforçar a educação nas escolas, a formação profissional de jovens, a criação de escolas de ensino fundamental, e a formação das mulheres.

    Desde sua fundação, até o momento, Harambee financiou 39 projetos desempenhados em 17 países distintos da África: Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, Guiné Bissau, Quênia, Madagascar, Moçambique, Nigéria, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, África do Sul, Sudão e Uganda.

    Em declarações ao grupo ACI, o jornalista nigeriano membro da Harambee, Eugene Ohu, explicou a maior contribuição da Harambee para a África é "mostrar a verdadeira realidade do continente. Se eu pedir cinco conceitos que descrevam a África apareceriam: corrupção, caos, guerra, fome, ódio entre religiões…mas eu quero dar a conhecer outros cinco: alegria, laços familiares fortes, solidariedade, companheirismo, e irmandade".

    Finalmente ele denunciou o grave problema da corrupção que se vive na África, "os políticos não têm interesse em desaparecer com a pobreza", e por isso "investir em educação é o melhor modo para ajudar a África, e possivelmente o único", concluiu.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Bispo de quase 93 anos afirma: os Jovens são o tesouro da terra

    VILLAVICENCIO, 27 Fev. 12 (ACI) .- Um Bispo colombiano de 92 anos de idade, que no próximo 9 de março cumpre 93, enviou uma mensagem aos jovens e ressaltou a importância de que sejam conscientes que são o futuro e o "maior tesouro da terra".

    Em Villavicencio (Colômbia) diocese da qual é bispo Emérito, Dom Gregorio Garavito expressou que antes Deus era suficiente e agora "a juventude está ameaçada por um mundo erotizado, mas os jovens devem entender que são o futuro e o melhor tesouro da Terra".

    O Prelado, que celebra este ano suas bodas de ouro como Bispo e 70 anos de sacerdote, disse que "minha família era muito pobre, mas muito religiosa. Rezávamos o Terço, líamos o catecismo e pouco a pouco me enchi dessa paz para tomar a decisão de ser sacerdote".

    Em entrevista concedida em 22 de fevereiro ao jornal colombiano El Tiempo, o Prelado indicou que "sente-se uma paz imensa e uma alegria espiritual pela emoção de saber que Deus o escolheu como mensageiro. Tinha 17 anos e não esqueço esse dia".   

    O Bispo pregou em lugares inacessíveis e até teve que ser criativo para poder levar sua mensagem a lugares de risco.

    "Sempre confiei em Deus, quando a gente entrega a vida a Ele não devemos ter medo a nada", ressaltou o prelado, e acrescentou que "eu acredito que todos esses movimentos de inconformados no mundo acontecem porque os jovens têm fome de Cristo".

    Por outro lado, lamentou as mudanças na Constituição de 1992 da Colômbia, onde se deixou de ensinar o curso de religião nos colégios, "a comunicação com Deus foi cortada de um talho", afirmou, e acrescentou que isso prejudicou as famílias e se reflete nas muitas separações que ocorrem atualmente.

    Com seus anos de experiência, Dom Garavito aconselha os seminaristas e lhes recorda que "estão em um mundo erotizado onde as tentações abundam. Peçam com o coração para que a tentação se afaste e aumente sua fé para poder servir com orgulho a Deus".

    Finalmente, manifestou que só o amor puro salva o ser humano, "não tenham medo de Deus, Ele nos espera, Ele nos ama e nós parecemos fugir dele, às vezes parece que até nos envergonha que nos relacionem com Ele. Sigam no caminho que Jesus vai adiante, é um amigo que não falhará".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Fidel Castro poderia voltar à Igreja Católica?

    HAVANA, 27 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A possibilidade de que o líder cubano Fidel Castro deseje retornar ao seio da Igreja Católica durante a próxima visita do Papa Bento XVI à Ilha se converteu em tema de intensa especulação na imprensa italiana.

    Segundo alguns meios italianos, como os jornais La Repubblica e La Stampa, Castro estaria preparando-se para ser readmitido na Igreja Católica. Em declarações ao primeiro, Alina Fernández, filha de Fidel, indicou que ultimamente seu pai "aproximou-se da religião e a Deus".

    Fernández, assinalam os reportes de imprensa, é uma católica devota e visita Roma com certa freqüência.

    Outro dos fatos que sugeririam a volta de Fidel à Igreja é o possível encontro do líder cubano com o Santo Padre, que o governo de Cuba não descarta "apesar de não estar no programa", conforme disse faz uns dias o embaixador cubano na Itália, Eduardo Delgado.

    Delgado disse que o governo de Cuba vê a visita do Papa como uma "oportunidade para aprofundar ainda mais nas relações entre Igreja e Estado no país comunista", que melhoraram "enormemente" desde a histórica visita do João Paulo II em 1998.

    Embora a reunião com Fidel Castro não esteja assegurada, o Santo Padre tem previsto reunir-se com seu irmão, o presidente Raúl Castro, que receberá ao Pontífice na cidade de Santiago de Cuba no dia 26 de março, depois para conversações privadas na capital Havana no dia 27 e, por último, despedi-lo no aeroporto ao 28 de março.

    No dia 3 de janeiro de 1962, há pouco mais de 50 anos, o Papa João XIII aplicou a pena de excomunhão ao Castro depois de que o líder cubano se declarou marxista-leninista e anunciou que conduziria Cuba ao comunismo, em seu histórico discurso de 2 de dezembro de 1961, além de mostrar sua hostilidade para com a Igreja expulsando 131 sacerdotes da ilha e fechando escolas religiosas.

    João XXIII teve como sustento desta medida o decreto do Papa Pio XII, elaborado pela Congregação para a Doutrina da Fé, que estabeleceu a pena de excomunhão para todo aquele que difundisse o comunismo.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    BRASIL


    Setores do COL apresentam suas atividades a membros do Pontifício Conselho para os Leigos

    RIO DE JANEIRO, 27 Fev. 12 (ACI) .- Durante toda a tarde de hoje, 27 de fevereiro, os responsáveis pelos setores que compõem o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 estiveram reunidos com a delegação do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), para apresentar o andamento dos trabalhos de preparação para 2013.

    O PCL é o órgão do Vaticano responsável pela organização da JMJ. A comitiva chegou de Roma pela manhã, trazendo o presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Stanislaw Rylko. Os membros do PCL ficarão na cidade até o dia 2 de março. Do aeroporto o grupo seguiu para o Centro de Estudos do Sumaré, onde a comissão está hospedada e onde acontecerá parte das reuniões agendadas para o período da visita.

    Na chegada ao Sumaré o Cardeal Rylko falou que o Papa Bento XVI acompanha de perto os preparativos da JMJ e espera o engajamento de todos os jovens. "A JMJ é uma aventura da fé onde o protagonista principal é o Espírito Santo. Ele é nossa força!", afirmou ele.

    "É um passo muito importante a presença do Cardeal Rylko com a equipe do Pontifício Conselho para os Leigos aqui no Rio de Janeiro para nos ajudar a preparar a próxima Jornada Mundial da Juventude", ressaltou o presidente do COL e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

    Dom Orani destacou a partilhar sobre o trabalho que está sendo feito pelas várias comissões do COL, com a apresentação do que já foi feito, o que está em andamento e quais as principais dificuldades.

    "Eles tem uma experiência vasta em relação a JMJ e perguntam, aconselham e podem dar orientações sobre alguns aspectos importantes. Creio que isso é uma riqueza muito grande e os passos concretos que já foram dados foram muito elogiados", disse Dom Orani.

    Padre Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e coordenador da peregrinação da Cruz da Jornada pelo Brasil e Cone Sul lembrou a importância desse aprendizado, fruto do encontro.

    "Eles tem uma visão de mundo, da história das Jornadas Mundiais da Juventude e vão também nos orientando", disse o sacerdote e completou: "Acho que a nossa Jornada no Brasil está belíssima, em especial pelas apresentações que tivemos até agora, com todos os grupos trabalhando com perspectiva bastante profunda, não só no campo organizacional, mas a preocupação com a evangelização, mostrando também a beleza e a riqueza do Brasil".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Cardeal Rylko em sua chegada ao Brasil: Rio2013 é grande aventura da fé

    RIO DE JANEIRO, 27 Fev. 12 (ACI) .- O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, chegou ao Rio vindo de Roma na manhã de hoje, 27 de fevereiro, acompanhado pelos membros da comissão que estará em visita à cidade até sexta-feira, dia 2 de março. O PCL é o órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano.

    O Cardeal e os demais membros da comissão, padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, Marcello Bedescci, presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude e os padres João Chagas e Anísio José, scj, foram recebidos no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Augusto Dias Duarte e por alguns dos responsáveis pelos setores do COL.

     Do aeroporto o grupo seguiu para o Centro de Estudos do Sumaré, onde a comissão ficará hospedada.

    Na chegada ao Sumaré o Cardeal Rylko falou que o Papa Bento XVI acompanha de perto os preparativos da JMJ e espera o engajamento de todos os jovens "nesta grande aventura da fé" que é a Jornada.

    A visita

    Os representantes do Pontifício Conselho para os Leigos, que é o organismo da cúria vaticana responsável pela realização das JMJ, participarão nestes dias de reuniões com os representantes do Comitê Organizador Local (COL) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

    Entre as atividades previstas estão um encontro com o governador do Rio, Sérgio Cabral e com o prefeito da cidade, Eduardo Paes nesta terça-feira, 28. No mesmo dia acontecerá uma visita ao Centro de Operações da prefeitura do Rio e um encontro com os responsáveis por movimentos e novas comunidades.

    No dia 29 a comissão do Pontifício Conselho visitará alguns locais cotados para receber as cerimônias com a presença do Papa Bento XVI durante a JMJ Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013.

    Na data em que a cidade maravilhosa comemora seus 447 anos de fundação, o dia 1º de março, o Cardeal Rylko presidirá pela manhã uma missa no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. À noite haverá o Encontro da Juventude, na Igreja de Sant'Ana, no Centro na qual o purpurado terá momentos de diálogo e oração com os jovens.

    Encerrando a visita, no dia 2 de março, haverá uma entrevista coletiva na sede da Arquidiocese do Rio, com Dom Orani e o Cardeal Rylko, às 11h.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Bispos da África e Europa pedem despertar o entusiasmo nas duas regiões

    ROMA, 26 Fev. 12 (ACI) .- Por ocasião do Segundo Simpósio de bispos africanos e europeu sem Roma, o arcebispo de Zagreb (Croácia), o Cardeal Josip Bozanic explicou que a colaboração entre ambos deve ser um desafio para despertar e fortalecer o entusiasmo pastoral.

    O Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) reuniu-sede13a 17 de fevereiro, na Universidade Pontifícia de Roma ReginaApostolorum. Os bispos celebraram o Simpósio "O homem de Deus: A missão da Igreja de anunciar a presença e o amor de Deus".

    Ao abrir o simpósio, o Cardeal Bozanic, vice-presidente da CCEE, pediu aos participantes para lançar "um desafio à sensibilidade para despertar e fortalecer o nosso entusiasmo pastoral".

    O cardeal disse que, como resultado desta assembléia, devemos "olhar para o homem que Deus quer salvar ao quais somos enviados, e olhar a Deus quem nos chamou e enche nossa vida com Seu amor".

    O diálogo entre ambas as regiões visa aproximá-las não somente desde o ponto de vista sociológico, mas também entender como o homem, tanto na África quanto na Europa, foi criado à imagem e semelhança de Deus e em seu coração estão as mesmas exigências fundamentais que somente Deus pode satisfazer plenamente.

    "Viemos de muitos países onde os ambientes culturais e sociais e também econômicos ou políticos são muitas razões, mas estamos muito próximos. Estamos conscientes de que neste momento histórico enfrentamos o desafio da nova evangelização", disse ele.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    "Meus filhos, não percam o valor nem a fé no Jesus Cristo", escreve a Asia Bibi

    MADRI, 27 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- "Meus filhos, não percam o valor nem a fé em Jesus Cristo", estas foram  palavras da cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à pena de morte por causa da lei de blasfêmia, ao seus filhos e ao seu esposo em uma carta inédita e agora publicada no livro "¡Sacadme de aqui!"(Tirem-me daqui!), editado pela LibrosLibres na Espanha.

    O livro foi escrito na prisão por Asia Bibi em colaboração com a jornalista francesa Anne-Isabelle Tollet.

    Na carta, a cristã dedica comovedoras palavras de amor ao seu esposo Ashiq e aos seus cinco filhos enquanto espera que seu pedido de clemência seja aceito ou que a pena seja executada. "Desde que voltei para minha cela e sei que vou morrer, todos meus pensamentos se dirigem a ti, meu amado Ashiq, e a vocês, meus adorados filhos. Nada sinto mais que deixá-los sós em plena tormenta", expressa a cristã.

    Entretanto, a pesar do temor, Bibi alenta sua família a manter o desejo de serem felizes a pesar que a vida não é fácil todos os dias. "Somos cristãos e pobres, mas nossa família é um sol (…). Não sei ainda quando me enforcam, mas fiquem tranqüilos meus amores, irei com a cabeça bem alta, sem medo, porque estarei em companhia de Nosso Senhor e com a Virgem Maria, que me acolherão em seus braços", afirma.

    O caso da Asia Bibi se converteu em notícia mundial em 2010 quando foi condenada à pena capital em aplicação da lei de blasfêmia, que pune com a morte na forca aqueles que supostamente ofendam o islã e que se converteu em uma arma de abuso contra as minorias religiosas no Paquistão e inclusive de vingança entre muçulmanos.

    Atualmente há um recurso contra sua condenação. Entretanto teve que ser isolada em uma cela sem janela nem serviços higiênicos porque os muçulmanos puseram um preço na sua cabeça, incitando seu assassinato.

    A carta escrita por Asia Bibi diz:

    "Meu querido Ashiq, meus queridos filhos:

    (...) Desde que voltei para minha cela eu sei que vou morrer, todos meus pensamentos se dirigem a ti, meu amado Ashiq, e a vocês, meus adorados filhos. Nada sinto mais que deixá-los sós em plena tormenta.

    Você, Imran, meu filho maior de dezoito anos, desejo que você encontre uma boa esposa, a que você a fará feliz como seu padre me fez.

    Você, minha primogênita Nasima, de vinte e dois anos, que já tem seu marido, com uma família que te acolheu tão bem; dê ao seu pai pequenos netinhos que você educará na caridade cristã como nós educamos você.

    Você, minha doce Isha, que tem quinze anos, embora siga sendo meio louquinha. Seu pai e eu sempre a consideramos um presente de Deus, você é tão boa e generosa... Não tente entender por que sua mamãe já não está ao seu lado, mas entenda que você está muito presente em meu coração, tem nele um lugarzinho reservado apenas para ti.

    «Não sou muçulmana, mas boa paquistanesa, católica e patriota, devota do meu país assim como de Deus.»

    Cidra, não tem mais que treze anos, e bem sei que desde que estou na prisão você é quem se ocupa das coisas da casa, você é quem cuida da sua irmã mais velha, Isha, que tanto necessita de ajuda. Nada ressinto mais que tê-la conduzido a uma vida de adulto, você que é tão jovenzinha e que deveria estar ainda brincado de bonecas.

    Minha pequena Isham, de apenas nove anos, e em breve perderá sua mamãe. Meu Deus, que injusta pode ser a vida! Mas como você continuará indo à escola, você ficará bem armada para defender-se da injustiça dos homens.

    Meus filhos, não percam o valor nem a fé em Jesus Cristo. Dias melhores sorrirão para vocês lá encima, quando estiver nos braços do Senhor, continuarei velando por vocês. Mas por favor, peço-lhes aos cinco que sejam prudentes, peço-lhes que não façam nada que possa ofender os muçulmanos ou as regras deste país. Minhas filhas, eu gostaria que tivessem a sorte de encontrar um marido como seu pai.

    Ashiq, eu te amei desde o primeiro dia, e os vinte e dois anos que passamos juntos são prova disto. Não deixei nunca de agradecer ao céu por ter encontrado você, por ter tido a sorte de um matrimônio por amor e não arranjado, como costume em nossa província. Tínhamos os dois um caráter que encaixava, mas o destino está aí, implacável… Indivíduos infames cruzaram o nosso caminho. E aí está você sozinho com os frutos de nosso amor: guarda a coragem e o orgulho de nossa família.

    Meus filhos, (...) papai e eu tivemos sempre o desejo supremo de ser felizes e de fazer vocês felizes, mesmo que a vida não seja fácil todos os dias. Somos cristãos e pobres, mas nossa família é um sol. Gostaria tanto de ter visto vocês crescerem, seguir educando-os e fazer de vocês pessoas honestas… e vocês o serão! (...)Não sei ainda quando me enforcam, mas estejam tranqüilos meus amores, irei com a cabeça bem alta, sem medo, porque estarei em companhia de Nosso Senhor e com a Virgem Maria, que me acolherão em seus braços.

    Meu bom marido, continua educando nossas crianças como eu teria desejado fazê-lo junto a ti.

    Ashiq, filhos meus amantíssimos, vou deixá-los para sempre, mas os amarei por toda uma eternidade.

    Mamãe".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo