Mensagens neste resumo (8 Mensagens)
- 1.
- Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2012 De: Luciano
- 2.
- Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2012 De: Luciano
- 3.
- Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012 De: Luciano
- 4.1.
- A garrafa no altar - Alexandre Martins, cm. De: Alexandre Martins
- 4.2.
- RES: [Catolicos a Caminho] A garrafa no altar - Alexandre Martins, c De: Pedro Afonso Gomes
- 5.
- A garrafa no altar De: Família Arruda
- 6.
- Escuta da Palavra e Meditação - 9/2/2012 - A mensagem de salva De: Família Arruda
- 7.
- O MISTÉRIO DA IGREJA (08) IMAGENS DA IGREJA - EU SOU O BOM PAST De: John A. Nascimento
Mensagens
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Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2012
Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br lferrarez
Qua, 8 de Fev de 2012 10:28 am
Dia08deFevereiroâ" Quarta-feira
5ªSemanaComum
(Sta.JosefinaBakhita,MFac.)
Formuláriodo5ºDomingoComum
(CorVerde)
Ninguémpodenemécapazdeviverisol adonestemundo. Nossavocaçãohumanaéparaorel acionamentosince ro,justoefratern o.ArainhadeSabá visitaSalomã o,significandoor elacionamentoent reospovos. Jesusreprovaasat itudesmesquinhas deseutempo, ensinando- nosqueaimpurezae stáemnossasdecisõ esinteriores, quenãoestabelecem relacionamentoju stocomosoutros.Énossaconsciê nciaquedireciona nossasdecisõ es,edelabrotaobe mouomal.
AntífonadeEntrada(Sl94,6-7)
Entrai,inclinai-voseprostrai- vos;adoremosoSen horquenoscriou, poiseleéonossoDeu s.
Deusnosfala
ÉDeusquemnosconcedeasabedoria, manifestaçãodeseuamor, quereparteconosc ooqueEleé. PorissoJesus, emsuasabedoriadi vina,ensina- nosqueadecisã oafavordomaloudo bem,dopurooudoim puroestáemnossaco nsciência.
PrimeiraLeitura(1Rs10,1-10)
LeituradoPrimeiroLivrodosReis.
1Naquelesdias,arainhadeSabá ,tendoouvidofala râ" paraaglóriadoSenhorâ" dafamadeSalomã o,veioprová -locomenigmas. 2ChegouaJerusalé mcomnumerosacomi tiva,comcamelosc arregadosdearoma s,eenormequantid adedeouroepedras preciosas. Apresentou- seaoreiSalomã oeexpôs-lhetudooq uetinhaemseupens amento.
3Salomãosouberesponderatodasassuaspe rguntas:paraelen adahouvetã oobscuroquenã opudesseesclarec er.4Quandoarainh adeSabáviutodaasa bedoriadeSalomã o,acasaquetinhac onstruído, 5osmanjaresdasua mesa,oscortesã ossentadosemorde màmesa,asdiversas classesdosqueose rviamesuasvestes ,oscopeiros, osholocaustosque eleoferecianotem plodoSenhor, ficoupasmadaedis seaorei:
6âRealmenteeraverdadeoqueeuouvinomeup aísarespeitodetua spalavrasedetuas abedoria! 7Eunãoqueriaacred itarnoquediziam, atéquevimevicomos meusprópriosolhos ,ereconheciquenã ometinhamditonem ametade.Tuasabed oriaetuariquezasã omuitomaioresdoq ueafamaquechegar aaosmeusouvidos. 8Felizatuagente, felizesosteusser vosquegozamsempr edatuapresenç aequeouvematuasa bedoria!9Bendito sejaoSenhor, teuDeus,aquemagr adaste,quetecolo cousobreotronode Israel,porqueoSe nhoramouIsraelpa rasempre, eteconstituiurei paragovernaresco mjustiçaeequidadeâ.
10Depois,eladeuaoreicentoevintetale ntosdeouroegrand equantidadedearo masepedrasprecio sas.Nuncamaisfoi trazidatantaquan tidadedearomasco moaquearainhadeS abádeuaoreiSalomã o.
â"PalavradoSenhor.
â"GraçasaDeus
Responsório(Sl36)
â"Ojustotemnoslábiosoqueésá bio.
â"Ojustotemnoslábiosoqueésá bio.
â"DeixaaoscuidadosdoSenhoroteudestino ;confianele, ecomcertezaeleag irá.Farábrilhartua inocênciacomoaluz ,eoteudireito, comoosoldomeio- dia.
â"Ojustotemnoslábiosoqueésá bio,sualínguatemp alavrasdejustiç a;trazaAlianç adoseuDeusnocoração,eseuspassosnã ovacilamnocaminh o.
â"AsalvaçãodospiedososvemdeDeus;eleosprotegen osmomentosdeaflição.OSenhorlhesdá ajudaeosliberta, defende-oseprote ge-oscontraosí mpios,eosguardap orqueneleconfiar am.
Aclamação(Jo17,17)
â"Aleluia,aleluia,aleluia.
â"Aleluia,aleluia,aleluia.
â"Vossapalavraéaverdade; santificai- nosnaverdade!
Evangelho(Mc7,14-23)
â"OSenhorestejaconvosco.
â"Eleestánomeiodenós.
â"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristoâ segundoMarcos.
â"Glóriaavós,Senhor.
Naqueletempo,14Jesuschamouamu ltidãoparapertode siedisse:âEscutaitodoseco mpreendei: 15oquetornaimpur oohomemnãoé oqueentranelevin dodefora, masoquesaidoseui nterior.16Quemte mouvidosparaouvi rouçaâ.
17QuandoJesusentrouemcasa,longedamu ltidão,osdiscí puloslhepergunta ramsobreessapará bola.18Jesuslhes disse:âSeráquenemvó scompreendeis? Nãoentendeisquena dadoquevemdefora eentranumapessoa podetorná- laimpura, 19porquenã oentraemseucoração,masemseuestô magoevaiparaafos sa?â AssimJesusdeclarava quetodososalimen toserampuros.
20Eledisse:âOquesaidohomem,issoéqueotornaimp uro.21Poisé dedentrodocoraçãohumanoquesaema smásintenções,imoralidades ,roubos,assassí nios,22adulté rios,ambiçõesdesmedidas, maldades, fraudes,devassidã o,inveja, calúnia,orgulho, faltadejuí zo.23Todasestasc oisasmássaemdeden troesãoelasquetor namimpuroohomemâ.
â"PalavradaSalvação.
â"Glóriaavós,Senhor.
- 2.
-
Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2012
Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br lferrarez
Qua, 8 de Fev de 2012 10:29 am
Dia09deFevereiroâ" Quinta-feira
5ªSemanaComum
SantíssimaEucaristiaâ" 3B
(CorBranca)
Jesustrouxeasalvaçãoparatodososhomensemulheres. Elanãoéprivilé giodesteoudaquel epovo,masé detodososqueabus camcomsinceridad edecoração.Nossauniã ocomDeusnã ovemderealidades humanas,masdagraç adeJesusCristo, oFilhodeDeus. Comoaquelamulher queinsistecomJes us,tambémnó s,confiantes, peçamosqueElenoss alve.Énelequeestá nossaesperanç aenossasalvação.
AntífonadeEntrada(Sl109,4)
OSenhorjurouenãosearrependerá :Tuéssacerdotepar asempresegundoao rdemdeMelquisede que.
Deusnosfala
Ainfidelidadegeradestruiçãoemorte, nãosódosimpé riosdomundo, masdetodoaqueleq ueéinfiel. Afidelidadegeraa vida.Porisso, aquelamulherdoev angelhoconfianoC ristoereconheceq uesóElepodedevolv eravida.Issoé fidelidade.
PrimeiraLeitura(1Rs11,4-13)
LeituradoPrimeiroLivrodosReis.
4QuandoSalomãoficouvelho, suasmulheresdesv iaramoseucoraçãoparaoutrosdeus eseseucoraçãojánãopertenciain teiramenteaoSenh or,seuDeus, comoodoseupaiDav i.5Salomãoprestou cultoaAstarte, deusadossidô nios,eaMelcom,í dolodosamonitas. 6Elefezoquedesag radaaoSenhorenã olhefoiinteirame ntefiel,comoseup aiDavi.
7FoientãoqueSalomãoconstruiuumsant uárioparaCamos,í dolodeMoab, nomontequeestá defrontedeJerusa lém,eparaMelcom,í dolodosamonitas. 8Fezomesmoparato dasassuasmulhere sestrangeiras, asquaisqueimavam incensoeoferecia msacrifíciosaosse usdeuses. 9EntãooSenhorirri tou-secontraSalo mão,porqueoseucor açãotinha-sedesvia dodoSenhor, DeusdeIsrael, quelhetinhaapare cidoduasvezes10e lheproibiraexpre ssamenteseguirao utrosdeuses. Maselenãoobedeceuà ordemdoSenhor.
11EoSenhordisseaSalomão:âJáqueprocedestea ssim,enãoguardast eaminhaalianç a,nemasleisquete prescrevi, voutirar- teoreinoedá -loaumteuservo. 12Mas,poramordet eupaiDavi, nãoofareidurantea tuavida;édamã odeteufilhoqueoa rrebatarei. 13Nãotetirareiore inotodo,masdeixa reiaoteufilhouma tribo,porconside raçãoparacommeuserv oDavieparacomJer usalém,queescolhiâ.
â"PalavradoSenhor.
â"GraçasaDeus.
Responsório(Sl105)
â"Lembrai-vos,óSenhor,demimlemb rai-vos,segundoo amorquedemonstra isaovossopovo!
â"Lembrai-vos,óSenhor,demimlemb rai-vos,segundoo amorquedemonstra isaovossopovo!
â"Felizesosqueguardamseuspreceitosepr aticamajustiç aemtodootempo! Lembrai-vos,ó Senhor,demim, lembrai-vos, peloamorquedemon straisaovossopov o!
â"Misturaram-se,então,comospagã os,eaprenderamse uscostumesdeprav ados.Aosídolospagã osprestaramculto ,quesetomaramarm adilhaparaeles;
â"Poisimolaramatémesmoospró priosfilhos, sacrificaramsuas filhasaosdemô nios.Acendeu- seairadeDeuscont raoseupovo, eoSenhorabominou asuaheranç a.
Aclamação(Tg1,21)
â"Aleluia,aleluia,aleluia.
â"Aleluia,aleluia,aleluia.
â"AcolheidocilmenteaPalavrasemeadaemvó s,meusirmã os;elapodesalvar vossasvidas!
Evangelho(Mc7,24-30)
â"OSenhorestejaconvosco.
â"Eleestánomeiodenós.
â"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristoâ segundoMarcos.
â"Glóriaavós,Senhor.
Naqueletempo,24Jesussaiuefoip araaregiãodeTiroe Sidônia.Entrounum acasaenãoqueriaqu eninguémsoubesseo ndeeleestava. Masnãoconseguiufi carescondido.
25Umamulher,quetinhaumafilha comumespíritoimpu ro,ouviufalardeJ esus.Foiaté eleecaiuaseuspé s.26Amulhererapa gã,nascidanaFení ciadaSíria. ElasuplicouaJesu squeexpulsassede suafilhaodemô nio.27Jesusdisse :âDeixaprimeiroqu eosfilhosfiquems aciados,porquenã oestácertotiraropã odosfilhosejogá -loaoscachorrinh osâ.
28Amulherrespondeu:âÃverdade,Senhor;mastambémoscachor rinhos,debaixoda mesa,comemasmiga lhasqueascrianç asdeixamcairâ.
29EntãoJesusdisse:âPorcausadoqueacabasdedizer,podesvol tarparacasa. Odemôniojásaiudetu afilhaâ.30Elavoltoupar acasaeencontrous uafilhadeitadana cama,poisodemô niojáhaviasaí dodela.
â"PalavradaSalvação.
â"Glóriaavós,Senhor.
- 3.
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Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012
Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br lferrarez
Qua, 8 de Fev de 2012 10:30 am
Dia10deFevereiroâ" Sexta-feira
SantaEscolástica
(Vg.,MFac.,CorBranca)
SantaEscolásticaviveuentreosanos480e 547.Erairmã deSãoBento, abade.Mulherdó cilaoEspíritoSant o,escolheuparasi esuaComunidadeop rimadodacontempl açãoeavirtudedacar idade.Essesdoisi rmãosdeixaram- nosumaliçãodeamizadeespir itualefraterna. Diz-seque, trêsdiasantesdesu amorte,Escolá sticaconversouan oitetodacomseuir mãoBento,sobreasa legriasdocé u.Queelesnosajud emtambémadescobri rocaminhodaconte mplação,dacaridadeeda vidafraterna.
AntífonadeEntrada
Exultemosdealegria,poisoSenhordouni versoamouestavir gemsantaeglorios a.
Deusnosfala
Quandoháexploraçãoedominação,todoimpériotemseufim,maiscedooumai starde.Porissoé precisoqueabramo snossosouvidospa raouviroSenhor, enossabocaparapr oclamarasmaravil hasdeDeus. Queméfieltemavida .
PrimeiraLeitura(1Rs11,29- 32;12,19)
LeituradoPrimeiroLivrodosReis.
11,29Aconteceu,naqueletempo, que,tendoJeroboã osaídodeJerusalé m,veioaoseuencon trooprofetaAí as,deSilo, cobertocomummant onovo.Osdoisacha vam-sesósnocampo. 30Aías,tomandooma ntonovoquevestia ,rasgou-oemdozep edaços31edisseaJe roboão:âTomaparatidezpe daços.Poisassimfa laoSenhor, DeusdeIsrael: Eisquevouarranca roreinodasmã osdeSalomã oetedareideztrib os.
32Maseleficarácomumatribo, porconsideraçãoparacommeuserv oDavieparacomJer usalém,cidadequee scolhidentretoda sastribosdeIsrae lâ.12,19Israelreb elou-secontraaca sadeDaviaté odiadehoje.
â"PalavradoSenhor.
â"GraçasaDeus.
Responsório(Sl80)
â"Ouve,meupovo,porqueeusouoteuD eus!
â"Ouve,meupovo,porqueeusouoteuD eus!
â"Emteumeionãoexistaumdeusestranhonema doresaumdeusdesc onhecido! PorqueeusouoteuD euseteuSenhor, quedaterradoEgit otearranquei.
â"Masmeupovonãoouviuaminhavoz,Israelnã oquissaberdeobed ecer-me.Deixei, então,queelessegu issemseuscaprich os,abandonei- osaoseudurocoração.
â"Quemmederaquemeupovomeescutasse! QueIsraelandasse sempreemmeuscami nhos!Seusinimigo s,semdemora, humilhariaevolta riaminhamã ocontraoopressor .
Aclamação(At16,14b)
â"Aleluia,aleluia,aleluia.
â"Aleluia,aleluia,aleluia.
â"Abri-nos,óSenhor,ocoração,paraouvirmosa palavradeJesus!
Evangelho(Mc7,31-37)
â"OSenhorestejaconvosco.
â"Eleestánomeiodenós.
â"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristoâ segundoMarcos.
â"Glóriaavós,Senhor.
Naqueletempo,31Jesussaiudenov odaregiãodeTiro, passouporSidô niaecontinuouaté omardaGalileia, atravessandoareg iãodaDecápole. 32Trouxeramentã oumhomemsurdo, quefalavacomdifi culdade,epediram queJesuslheimpus esseamão.33Jesusa fastou-secomohom em,paraforadamul tidão;emseguida, colocouosdedosno sseusouvidos, cuspiuecomasaliv atocoualínguadele .34Olhandoparaocé u,suspirouedisse :âEfatá!â,quequerdizer:âAbre-te!â 35Imediatamenteseus ouvidosseabriram ,sualínguasesolto ueelecomeç ouafalarsemdific uldade.
36Jesusrecomendoucominsistênciaquenã ocontassemaningué m.Mas,quantomais elerecomendava, maiselesdivulgav am.37Muitoimpres sionados, diziam:âEletemfeitobemt odasascoisas: Aossurdosfazouvi reaosmudosfalarâ.
â"PalavradaSalvação.
â"Glóriaavós,Senhor.
- 4.1.
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A garrafa no altar - Alexandre Martins, cm.
Enviado por: "Alexandre Martins" alexandre@alexandre.martins.nom.br alexandremartinsbr
Qua, 8 de Fev de 2012 10:33 am
A garrafa no altar
/Alexandre Martins, cm./
/Deus não quer outra coisa de uma alma /
/que está resolvida a amá-Lo senão que obedeça./
/s. Teresa d'Avila^1
<http://www.blogger.com/post- >/create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote1sym
Há pessoas que, desejosas de possuir um pouco de água benta, não
querendo importunar o padre para pedir sua benção, fazem um ritual
próprio: deixam uma garrafa de água junto ao sacrário acreditando que
assim irão ter a água benta que precisam. Evidentemente não a terão, por
motivos claros - somente a imposição das mãos de um sacerdote legitimo é
que pode conferir benção para alguma coisa ou a alguém - mas vão para
sua casa com a "certeza" na mente. Digo na mente e não no coração porque
sabem no fundo dele que algo esta errado, mas a sua vergonha, orgulho ou
sabe-se-la-o-que impedem que elas pensem de outra forma.
Quantas vezes não nos deparamos com pessoas assim em nossas vidas? Vemos
varias atitudes como estas. E há alguns tipos característicos.
Há os *ritualistas*. São pessoas que não entendem muito de Liturgia, mas
fazem um não sei quantos salamaleques nas Missas, achando que estão
louvando melhor a Deus que os demais. Alguns o fazem por ignorância,
outros por vaidade. Dai vemos inclinações de corpo a qualquer hora,
braços levantados com terços dependurados, etc.
Há os *burocráticos*. Pessoas que insistem que aquele jovem precisa de
tantos meses mais tantos retiros para que possa estar na Crisma. Não
entendem que o adolescente de 14 anos que já tem um filho precisa estar
no meio de uma pastoral familiar e não no grupo de jovens, mas como é
burocrático, apenas vê a idade e não o problema.
Afirma o Papa Pio XII no ano de 1947, em sua encíclica /Mediator Dei/
sobre a Liturgia:
/"Estão(...)muito longe da verdadeira e autêntica noção da sagrada
Liturgia aqueles que a julgam como sendo apenas a parte externa e
sensível do culto divino, fazendo-a consistir no aparato decorativo das
cerimônias; e não erram menos os que a têm como simples conjunto de leis
e regras com que a hierarquia eclesiástica manda ordenar a execução dos
ritos sagrados".^2
<http://www.blogger.com/post- >/create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote2sym
Há os *carolas*. Os que são devotos de tantos santos e praticam tantas
piedades que nem sabem bem o que estão fazendo. Afastam os demais da
devoção aquele santo por tanto que enfeitam com suas devoção apenas
exteriores. Não divulgam as virtudes do bem-aventurado, mas apenas o que
ele dá de material - "são Longuinho precisa de três pulinhos para achar
minha carteira..."
<http://4.bp.blogspot. >com/_H8zI57tRsOQ /S3xqqce4GoI/ AAAAAAAAAmw/ WTXw5U7vtZQ/ s320/transglass- garrafas- transformadas- louca-3.jpg
Infelizmente, há entre os mais "entendidos" pessoas que são criadoras de
uma igreja própria. É um problema grave, pois afasta os demais e não
atrai os outros para o Evangelho de Cristo. Pouco interessa para pessoas
assim a Liturgia e seu significado. Interessa o que eles próprios
acreditam e o que eles mesmo devem de fazer para que a Igreja fique mais
cheia. Sim, cheia - quantidade - e não santa valor. Há um sem-número
de enfeites de escolinha primária nas igrejas, músicas profanas da festa
passada que são cantadas nas Missas de jovens, feitas por pessoas que
tem seu gosto próprio e acham que o que é bom para elas sera
obrigatoriamente ótimo para todos.
A Liturgia é global, universal, é dirigida para todas as culturas, todos
os gostos, todos os tipos e classes de pessoas. Não temos o direito de
mudar uma virgula porque apenas achamos no nosso pensamento particular e
limitado que aquilo não nos agrada. Devemos, por força de uma fé solida
desenvolvida numa obediência firme, acatar o que a Santa Igreja orienta
sobre a forma correta de louvarmos a Deus.
O Evangelho nos dá o "como seguir a Cristo" e não somente nos diz para
segui-lo. Em varias passagens, como sermos como crianças, tirarmos a
trave do olho, etc. O Salvador nos dá a forma de segui-lo. A Liturgia
nos é dada desde o tempo do apóstolos, quando da instituição dos diáconos.
Tertuliano nos pergunta:
"/Qual terá sido a pregação dos apóstolos? Que revelação lhes terá feito
Cristo? Diria que só devemos procurar sabê-lo por meio das igrejas que
os próprios apóstolos fundaram pessoal mente através da pregação, tanto
de viva voz, como pelos seus escritos. Se isto é verdade, é
incontestável que toda a doutrina que se atribui a estas igrejas
apostólicas, mães e fontes da fé, deve ser considerada como verdadeira
porque contém o que estas igrejas receberam dos apóstolos, os apóstolos
de Cristo e Cristo de Deus."^3
<http://www.blogger.com/post- >/create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote3sym
A Liturgia é adaptada pelo Magistério _*aos*_ tempos e aos homens de
cada tempo e não _*pelos*_ homens de cada tempo.
Sigamos a Santa Madre Igreja e tenhamos a fé firme calcada na rocha que
sera desenvolvida numa obediência ao Magistério instituído por Nosso Senhor.
"/A obediência a Deus ou ao Evangelho é de boa cepa e é fruto do
Espírito se traz consigo o desejo de também obedecer aos representantes
de Deus: à autoridade, à regra, aos superiores; caso contrário, é
suspeita./"^4
<http://www.blogger.com/post- >create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote4sym
Santa Maria, Virgem Obediente, rogai por nós.
_____________________ _________ _________ _________ __
/*
*/
/1
<http://www.blogger.com/post- >-create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote1anc
"Das Fundações", 24, Obras IV./
/2
<http://www.blogger.com/post- >-create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote2anc
Documentos Pontifícios nº 23, Editora Vozes, São Paulo, SP. 1963./
/3
<http://www.blogger.com/post- >-create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote3anc
Tertuliano, "de Praescriptione", CCL, I, 201-203/
/4
<http://www.blogger.com/post- >-create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote4anc
Cantalamessa, pe. Raniero, "A Obediência", pág 51./
--
Postado por Alexandre Martins no Apologeta Mariano
<http://livrosmarianos.blogspot. > emcom/2012/ 02/garrafa- no-altar. html
2/08/2012 04:21:00 AM
- 4.2.
-
RES: [Catolicos a Caminho] A garrafa no altar - Alexandre Martins, c
Enviado por: "Pedro Afonso Gomes" pedroafonsogomes@yahoo.com.br pedroafonsogomes
Qua, 8 de Fev de 2012 10:57 am
Talvez seja o caso de difundir mais o ritual das bênçãos e seu significado.
O Ritual Romano das Bênçãos, promulgado pelo Papa João Paulo II em 1984
(portanto, há 28 anos) ainda é pouquíssimo divulgado.
Segundo esse documento, numerosas bênçãos de pessoas podem ser administradas
por leigos qualificados, e isso resolveria muito das crendices.
Claro que há uma questão cultural-religiosa a ser transposta, mas, quanto
mais demorar a implantação, mais tardará a mudança de mentalidade.
De: catolicosacaminho@yahoogrupos. com.br
[mailto:catolicosacaminho@yahoogrupos. ] Em nome de Alexandre Martinscom.br
Enviada em: quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 10:33
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: [Catolicos a Caminho] A garrafa no altar - Alexandre Martins, cm.
A garrafa no altar
Alexandre Martins, cm.
Deus não quer outra coisa de uma alma
que está resolvida a amá-Lo senão que obedeça.
s. Teresa d'Avila
<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote1
sym> 1
Há pessoas que, desejosas de possuir um pouco de água benta, não querendo
importunar o padre para pedir sua benção, fazem um ritual próprio: deixam
uma garrafa de água junto ao sacrário acreditando que assim irão ter a água
benta que precisam. Evidentemente não a terão, por motivos claros - somente
a imposição das mãos de um sacerdote legitimo é que pode conferir benção
para alguma coisa ou a alguém - mas vão para sua casa com a "certeza" na
mente. Digo na mente e não no coração porque sabem no fundo dele que algo
esta errado, mas a sua vergonha, orgulho ou sabe-se-la-o-que impedem que
elas pensem de outra forma.
Quantas vezes não nos deparamos com pessoas assim em nossas vidas? Vemos
varias atitudes como estas. E há alguns tipos característicos.
Há os ritualistas. São pessoas que não entendem muito de Liturgia, mas fazem
um não sei quantos salamaleques nas Missas, achando que estão louvando
melhor a Deus que os demais. Alguns o fazem por ignorância, outros por
vaidade. Dai vemos inclinações de corpo a qualquer hora, braços levantados
com terços dependurados, etc.
Há os burocráticos. Pessoas que insistem que aquele jovem precisa de tantos
meses mais tantos retiros para que possa estar na Crisma. Não entendem que o
adolescente de 14 anos que já tem um filho precisa estar no meio de uma
pastoral familiar e não no grupo de jovens, mas como é burocrático, apenas
vê a idade e não o problema.
Afirma o Papa Pio XII no ano de 1947, em sua encíclica Mediator Dei sobre a
Liturgia:
"Estão(...)muito longe da verdadeira e autêntica noção da sagrada Liturgia
aqueles que a julgam como sendo apenas a parte externa e sensível do culto
divino, fazendo-a consistir no aparato decorativo das cerimônias; e não
erram menos os que a têm como simples conjunto de leis e regras com que a
hierarquia eclesiástica manda ordenar a execução dos ritos sagrados".
<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote2
sym> 2
Há os carolas. Os que são devotos de tantos santos e praticam tantas
piedades que nem sabem bem o que estão fazendo. Afastam os demais da devoção
aquele santo por tanto que enfeitam com suas devoção apenas exteriores. Não
divulgam as virtudes do bem-aventurado, mas apenas o que ele dá de material
- "são Longuinho precisa de três pulinhos para achar minha carteira..."
<http://4.bp.blogspot. com/_H8zI57tRsOQ /S3xqqce4GoI/ AAAAAAAAAmw/ WTXw5U7vtZQ/ s
320/transglass-garrafas- transformadas- louca-3.jpg>
Infelizmente, há entre os mais "entendidos" pessoas que são criadoras de uma
igreja própria. É um problema grave, pois afasta os demais e não atrai os
outros para o Evangelho de Cristo. Pouco interessa para pessoas assim a
Liturgia e seu significado. Interessa o que eles próprios acreditam e o que
eles mesmo devem de fazer para que a Igreja fique mais cheia. Sim, cheia -
quantidade - e não santa valor. Há um sem-número de enfeites de escolinha
primária nas igrejas, músicas profanas da festa passada que são cantadas nas
Missas de jovens, feitas por pessoas que tem seu gosto próprio e acham que o
que é bom para elas sera obrigatoriamente ótimo para todos.
A Liturgia é global, universal, é dirigida para todas as culturas, todos os
gostos, todos os tipos e classes de pessoas. Não temos o direito de mudar
uma virgula porque apenas achamos no nosso pensamento particular e limitado
que aquilo não nos agrada. Devemos, por força de uma fé solida desenvolvida
numa obediência firme, acatar o que a Santa Igreja orienta sobre a forma
correta de louvarmos a Deus.
O Evangelho nos dá o "como seguir a Cristo" e não somente nos diz para
segui-lo. Em varias passagens, como sermos como crianças, tirarmos a trave
do olho, etc. O Salvador nos dá a forma de segui-lo. A Liturgia nos é dada
desde o tempo do apóstolos, quando da instituição dos diáconos.
Tertuliano nos pergunta:
"Qual terá sido a pregação dos apóstolos? Que revelação lhes terá feito
Cristo? Diria que só devemos procurar sabê-lo por meio das igrejas que os
próprios apóstolos fundaram pessoal mente através da pregação, tanto de viva
voz, como pelos seus escritos. Se isto é verdade, é incontestável que toda a
doutrina que se atribui a estas igrejas apostólicas, mães e fontes da fé,
deve ser considerada como verdadeira porque contém o que estas igrejas
receberam dos apóstolos, os apóstolos de Cristo e Cristo de Deus."
<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote3
sym> 3
A Liturgia é adaptada pelo Magistério aos tempos e aos homens de cada tempo
e não pelos homens de cada tempo.
Sigamos a Santa Madre Igreja e tenhamos a fé firme calcada na rocha que sera
desenvolvida numa obediência ao Magistério instituído por Nosso Senhor.
"A obediência a Deus ou ao Evangelho é de boa cepa e é fruto do Espírito se
traz consigo o desejo de também obedecer aos representantes de Deus: à
autoridade, à regra, aos superiores; caso contrário, é suspeita."
<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote4
sym> 4
Santa Maria, Virgem Obediente, rogai por nós.
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<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote1
anc> 1- "Das Fundações", 24, Obras IV.
<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote2
anc> 2- Documentos Pontifícios nº 23, Editora Vozes, São Paulo, SP. 1963.
<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote3
anc> 3- Tertuliano, "de Praescriptione", CCL, I, 201-203
<http://www.blogger.com/post- create.g? blogID=871583646 2200549084# sdfootnote4
anc> 4- Cantalamessa, pe. Raniero, "A Obediência", pág 51.
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Postado por Alexandre Martins no Apologeta Mariano
<http://livrosmarianos.blogspot. > emcom/2012/ 02/garrafa- no-altar. html
2/08/2012 04:21:00 AM
- 5.
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A garrafa no altar
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 8 de Fev de 2012 12:10 pm
A garrafa no altar
Alexandre Martins, cm.
Deus não quer outra coisa de uma alma
que está resolvida a amá-Lo senão que obedeça.
s. Teresa d'Avila1
Há pessoas que, desejosas de possuir um pouco de água benta, não querendo importunar o padre para pedir sua benção, fazem um ritual próprio: deixam uma garrafa de água junto ao sacrário acreditando que assim irão ter a água benta que precisam. Evidentemente não a terão, por motivos claros - somente a imposição das mãos de um sacerdote legitimo é que pode conferir benção para alguma coisa ou a alguém - mas vão para sua casa com a "certeza" na mente. Digo na mente e não no coração porque sabem no fundo dele que algo esta errado, mas a sua vergonha, orgulho ou sabe-se-la-o-que impedem que elas pensem de outra forma.
Quantas vezes não nos deparamos com pessoas assim em nossas vidas? Vemos varias atitudes como estas. E há alguns tipos característicos.
Há os ritualistas. São pessoas que não entendem muito de Liturgia, mas fazem um não sei quantos salamaleques nas Missas, achando que estão louvando melhor a Deus que os demais. Alguns o fazem por ignorância, outros por vaidade. Dai vemos inclinações de corpo a qualquer hora, braços levantados com terços dependurados, etc.
Há os burocráticos. Pessoas que insistem que aquele jovem precisa de tantos meses mais tantos retiros para que possa estar na Crisma. Não entendem que o adolescente de 14 anos que já tem um filho precisa estar no meio de uma pastoral familiar e não no grupo de jovens, mas como é burocrático, apenas vê a idade e não o problema.
Afirma o Papa Pio XII no ano de 1947, em sua encíclica Mediator Dei sobre a Liturgia:
"Estão(...)muito longe da verdadeira e autêntica noção da sagrada Liturgia aqueles que a julgam como sendo apenas a parte externa e sensível do culto divino, fazendo-a consistir no aparato decorativo das cerimônias; e não erram menos os que a têm como simples conjunto de leis e regras com que a hierarquia eclesiástica manda ordenar a execução dos ritos sagrados".2
Há os carolas. Os que são devotos de tantos santos e praticam tantas piedades que nem sabem bem o que estão fazendo. Afastam os demais da devoção aquele santo por tanto que enfeitam com suas devoção apenas exteriores. Não divulgam as virtudes do bem-aventurado, mas apenas o que ele dá de material - "são Longuinho precisa de três pulinhos para achar minha carteira..."
Infelizmente, há entre os mais "entendidos" pessoas que são criadoras de uma igreja própria. É um problema grave, pois afasta os demais e não atrai os outros para o Evangelho de Cristo. Pouco interessa para pessoas assim a Liturgia e seu significado. Interessa o que eles próprios acreditam e o que eles mesmo devem de fazer para que a Igreja fique mais cheia. Sim, cheia - quantidade - e não santa valor. Há um sem-número de enfeites de escolinha primária nas igrejas, músicas profanas da festa passada que são cantadas nas Missas de jovens, feitas por pessoas que tem seu gosto próprio e acham que o que é bom para elas sera obrigatoriamente ótimo para todos.
A Liturgia é global, universal, é dirigida para todas as culturas, todos os gostos, todos os tipos e classes de pessoas. Não temos o direito de mudar uma virgula porque apenas achamos no nosso pensamento particular e limitado que aquilo não nos agrada. Devemos, por força de uma fé solida desenvolvida numa obediência firme, acatar o que a Santa Igreja orienta sobre a forma correta de louvarmos a Deus.
O Evangelho nos dá o "como seguir a Cristo" e não somente nos diz para segui-lo. Em varias passagens, como sermos como crianças, tirarmos a trave do olho, etc. O Salvador nos dá a forma de segui-lo. A Liturgia nos é dada desde o tempo do apóstolos, quando da instituição dos diáconos.
Tertuliano nos pergunta:
"Qual terá sido a pregação dos apóstolos? Que revelação lhes terá feito Cristo? Diria que só devemos procurar sabê-lo por meio das igrejas que os próprios apóstolos fundaram pessoal mente através da pregação, tanto de viva voz, como pelos seus escritos. Se isto é verdade, é incontestável que toda a doutrina que se atribui a estas igrejas apostólicas, mães e fontes da fé, deve ser considerada como verdadeira porque contém o que estas igrejas receberam dos apóstolos, os apóstolos de Cristo e Cristo de Deus."3
A Liturgia é adaptada pelo Magistério aos tempos e aos homens de cada tempo e não pelos homens de cada tempo.
Sigamos a Santa Madre Igreja e tenhamos a fé firme calcada na rocha que sera desenvolvida numa obediência ao Magistério instituído por Nosso Senhor.
"A obediência a Deus ou ao Evangelho é de boa cepa e é fruto do Espírito se traz consigo o desejo de também obedecer aos representantes de Deus: à autoridade, à regra, aos superiores; caso contrário, é suspeita."4
Santa Maria, Virgem Obediente, rogai por nós.
_____________________ _________ _________ _________ __
1- "Das Fundações", 24, Obras IV.
2- Documentos Pontifícios nº 23, Editora Vozes, São Paulo, SP. 1963.
3- Tertuliano, "de Praescriptione", CCL, I, 201-203
4- Cantalamessa, pe. Raniero, "A Obediência", pág 51.
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Postado por Alexandre Martins no Apologeta Mariano em 2/08/2012 04:21:00 AM
- 6.
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Escuta da Palavra e Meditação - 9/2/2012 - A mensagem de salva
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 8 de Fev de 2012 5:50 pm
VERDADE (VER)
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 7,24-30
"Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto da cidade de Tiro. Ele entrou numa casa e não queria que soubessem que estava ali, mas não pôde se esconder. Certa mulher, que tinha uma filha que estava dominada por um espírito mau, ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. Era estrangeira, de nacionalidade siro-fenícia, e pediu que Jesus expulsasse da sua filha o demônio. Mas Jesus lhe disse:
- Deixe que os filhos comam primeiro. Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
- Mas, senhor, - respondeu a mulher - até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair.
Jesus disse:
- Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha.
Quando a mulher voltou para casa, encontrou a criança deitada na cama; de fato, o demônio tinha saído dela."
CAMINHO (JULGAR)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
Meditação:
Os destinatários do evangelho de Marcos são, em sua maioria, comunidades pagãs, por isso o autor se empenha em mostrar a fé firme e simples daqueles que não são judeus.
A mulher que recorre a Jesus representa toda essa comunidade que não seria herdeira direta da salvação de Deus. Ela deveria contentar-se com as "migalhas", pois a promessa de Deus era unicamente para o povo judeu.
Jesus, em um primeiro momento, assume esta maneira de compreender a salvação. Entretanto, a mulher Cananéia, graças à sua fé sincera e forte, faz com que Jesus realize sinais de salvação em terras pagãs. É importante a confissão de fé dessa mulher. Ela chama Jesus de "Senhor", reconhece-o como salvador.
Ela manifesta fé, diferente de outras pessoas que viam nele um fazedor de milagres. A mulher conseguiu ver em Jesus alguém que verdadeiramente pode trazer a salvação.
A intenção de Marcos é exortar a comunidade eclesial a abrir as portas ao mundo, pois a mensagem de salvação é para todos, sem exclusão.
No evangelho de hoje vemos como Jesus atende uma mulher estrangeira, pertencente a outra raça e a outra religião, apesar de isso ser proibido pela lei religiosa da época. No começo Jesus não quer saber, mas a mulher insiste e obtém o que ela quer: a cura da filha.
Jesus está tentando abrir a cabeça dos discípulos e do povo para irem além da visão tradicional. Na multiplicação dos pães, ele tinha insistido na partilha (Mc 6,30-44), tinha declarado puros todos os alimentos (Mc 7,1-23).
Neste episódio da mulher Cananéia, supera os limites do território nacional e acolhe uma mulher estrangeira que não pertencia ao povo hebraico e com a qual era proibido falar.
Estas iniciativas de Jesus, nascidas de sua experiência de Deus Pai, eram estranhas à mentalidade das pessoas daquela época. Jesus ajuda as pessoas a sair de seu jeito de experimentar Deus na vida.
No evangelho de ontem (Mc 7,14-23) e de anteontem (Mc 7,1-13), Jesus tinha criticado a incoerência da "Tradição dos Antigos" e tinha ajudado o povo e os discípulos a sair da gaiola das leis da pureza.
Aqui, Ele sai da Galiléia. Parece querer sair do cárcere do território e da raça. No exterior, ele não quer ser reconhecido. Mas sua fama já tinha chegado antes. As pessoas procuram Jesus.
Uma mulher chega perto de Jesus e começa a pedir ajuda por sua filha que está doente. Marcos afirma de modo explícito que ela pertence a outra raça e a outra religião. Isto quer dizer que era pagã.
Ela se lança aos pé de Jesus e começa a suplicar a cura da filha que estava possuída por um espírito imundo. Para os pagãos não era um problema recorrer a Jesus. Para os judeus viver com os pagãos era, no entanto, um problema!
Fiel às normas de sua religião, Jesus afirma que não é conveniente tirar o pão da boca dos filhos e entregá-los aos cachorrinhos. Frase dura. A comparação vinha da vida familiar.
Ainda hoje, crianças e cachorros são o que mais há nos bairros pobres. Jesus afirma uma coisa: nenhuma mãe tira o pão da boca dos filhos para dá-los aos cães.
Neste caso, os filhos eram o povo hebreu e os cachorrinhos, os pagãos. Na época do AT, por causa da rivalidade entre os povos, o pessoal costumava chamar outro povo "cachorro" (1Sm 17,43).
Nos outros evangelhos, Jesus explica o porque se sua rejeição: "Fui enviado unicamente para as ovelhas perdidas da casa de Israel!" (Mt 15,24). Isto é: "O Pai não quer que eu me interesse por esta mulher!"
A mulher está de acordo com Jesus, mas amplia a comparação e o aplica a seu caso: "... até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair". É como se dissesse: "Se sou um cachorrinho, então tenho o direito dos cachorrinhos, isto é, as migalhas me pertencem!".
Ela tira simplesmente conclusões da parábola que Jesus tinha narrado e demonstra que até na casa de Jesus, os cachorrinhos comiam as migalhas caídas da mesa dos filhos.
Na "casa de Jesus, isto é, na comunidade cristã, a multiplicação dos pães para os filhos tinha sido tão abundante que sobraram doze centos cheios (Mc 6,42) para os "cachorrinhos", isto é para ela, para aos pagãos!
"Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha." Nos outros evangelhos se esclarece: "Grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!" (Mt 15,28). Se Jesus atende o pedido da mulher, é porque entende que agora o Pai queria que ele acolhesse o pedido dela.
Este episódio ajuda a entender algo do mistério que envolvia a pessoa de Jesus e sua vida com o Pai. Observando as reações e as atitudes das pessoas, Jesus descobre a vontade do Pai nos acontecimentos da vida.
A atitude da mulher abre um novo horizonte na vida de Jesus. Graças a ela, ele descobre melhor o projeto do Pai em favor de todos aqueles que buscam a vida e de se libertar das amarras que prendem suas energias.
Assim, ao longo das páginas de Marcos, existe uma abertura crescente na direção dos outros povos. Deste modo, Marcos leva os leitores a se abrirem às realidades do mundo que os rodeia, e superar os preconceitos que impediam a convivência pacífica entre as pessoas.
Esta abertura aos pagãos aparece de modo muito claro na ordem final dada por Jesus aos discípulos, após suas ressurreição: "Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a todos os povos" (Mc 16,15).
O que você faz, concretamente, para viver em paz com as pessoas das outras igrejas cristãs? No bairro ou no prédio onde moras, vivem pessoas de outras religiões? Quais? Você fala normalmente com pessoas de outras religiões? Qual é a abertura que este texto pede de nós, hoje, na família e na comunidade?
Reflexão Apostólica:
Fé não tem fronteiras "( ) Então Pedro tomou a palavra e disse: Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas, mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é justo. Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos" (Atos 10, 34-36)
Na dinâmica do relacionamento entre o servo e seu senhor há sempre um espaço especial para aqueles que são obstinados (persistentes) e ao mesmo tempo são dóceis.
É comum ver plantado nos nossos jardins e calçadas uma planta comum do cerrado cujo nome parece ser FICUS. De fácil lidar e cuidar ela é plantada e esquecida, somente lembrada na época das podas.
Essa planta tem uma grande peculiaridade, sua persistência em crescer a faz entupir os encanamentos de água e esgoto das casas bem como racha a calçada e as vezes levanto o asfalto da rua.
A vontade com que busca por água, faz com que suas raízes se tornem tão profundas e compridas, que tornam difíceis a sua extração da terra.
Assim, quem procura Deus com essa determinação, mesmo que cresça abandonada da vista das pessoas, silenciosamente cria raízes na fé que dificilmente serão arrancadas do chão. Como essa arvore, precisamos também ter raízes profundas na fé que Deus, pois cumpre sempre o que diz.
Mas nossa fé além de persistente deve aprender ver os sinais invisíveis e não somente os visíveis. Quantas vezes Deus por intermédio de outras pessoas também nos fala, nos cura e liberta, mas diferentemente dessa mulher, não tomamos posse que era a orientação que nos faltava para sairmos da situação que nos afligia?Diferentemente do que pensam os céticos, Deus ainda age e muito nos nossos tempos, nós que não vemos.
Tente lembrar-se das vezes que sua dor ou aflição era tamanha, no entanto, ainda no mesmo dia alguém apareceu com a solução.
Talvez Deus não tenha dito "( ) Por causa dessa resposta você pode voltar para casa"; mas talvez tenha falado "Sei que você não merece esse sofrimento" ou "levante-se, pare de chorar" ou "esta na hora de sair desse luto"
Quem procura a Deus na aflição, na mesma intensidade que o FICUS procura pela a água acaba pelo caminho se aprofundando na fé.
Deus não quer ver o sofrimento de ninguém e tão pouco se alegra com ele, pois como o apóstolo João bem diz, Ele é o próprio Amor (IJo 4, 8).
Quem se dedica a persistir, mesmo sentindo-se abandonado, lembrado pelas pessoas apenas nas podas, reclamações, cobranças, preconceitos, ( ) acaba movendo a mão de Deus sobre sua vida e a sobre os seus. "( ) ele entrou numa casa e não queria que soubessem que estava ali, MAS NÃO PÔDE SE ESCONDER".
Deus anda sempre conosco, só não percebemos.
Creia, seja ousado (a), toque o Senhor e Ele se revelará!
VIDA (CELEBRAR)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Espírito de persistência, não me deixes esmorecer, quando recorro ao Senhor, por carecer de sua ajuda. Que eu também possa ver minha persistência recompensada.
VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Desconectar-me do mundo e dar um tempo para o meu eu verdadeiro que clama por silêncio interior e um encontro íntimo com Deus. Quero ser encontrado em fé!
- 7.
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O MISTÉRIO DA IGREJA (08) IMAGENS DA IGREJA - EU SOU O BOM PAST
Enviado por: "John A. Nascimento" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Qua, 8 de Fev de 2012 9:03 pm
O MISTÉRIO DA IGREJA
(08) IMAGENS DA IGREJA EU SOU O BOM PASTOR !
Vamos começar por olhar para a imagem do Bom Pastor.
No Evangelho de João, Jesus fala de como o Pastor vai à frente do seu rebanho :
- "E depois de fazer sair todas as ovalhas, vai diante delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz".(Jo.10,4).
O pastor guia-as e tem cuidado delas.
Exactamente, por um lado o pastor sente todo o seu interesse pelo rebamho e, por outro lado é capaz de dar a vida por ele :
- "Eu sou o Bom Pastor; o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas".(Jo.1,10).
Nesta Parábola Jesus diz-nos que Ele próprio é o Bom Pastor, Aquele que nos ama e dá a Sua vida por nós.
Nesta Parábola o rebanho representa toda a Igreja, não apenas uma pessoa ou uma pequena comunidade.
Todo o conjunto do povo que reconhece que alguma vez esteve perdido e foi resgatado :
- "Qual o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido ums delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se havia perdido até a encontrar?".(Lc.15.4).
Era o povo que ouvia a sua voz :
- "A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua vozz; e chama pelo seu nome as ovelhas, e leva-as para fora".(Jo.10,3)
Somos todos nós que somos convidados a seguir Jesus segundo as nossas capacidades e acreditamos que Ele nos alimenta espiritualmente e cuida de nós, como o provou na multiplicação do pães :
- "Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor".(Mt.9,36).
Jesus também disse de Si mesmo que era a porta :
- "Eu sou a porta : Se alguém entrar por Mim, salvar-se-á; entrará e sairá e achará pastagens". (Jo.10,9).
Por um lado Jesus está a dizer que todos nós devíamos ir à Igreja para sermos alimentados e protegidos por Ele; mas, por outro lado Jesus quer dizer-nos que devemos sair em missão da Igreja para evangelizar, para criarmos amizade entre os povos pessoas e famílias e sermos um testemunho da presença de Deus no mundo através da Igreja.
O que nós temos a fazer é ouvir a sua voz e termos cuidado para não nos perdermos.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]