Mensagens neste resumo (5 Mensagens)
- 1.
- Federico Lombardi esclarece suposto atentado contra Bento XVI De: antonioxistonet@gmail.com
- 2.
- Versão portuguesa do Catecismo Jovem YOUCAT chega à Internet De: vicentegargiulo@yahoo.com.br
- 3.
- Escuta da Palavra e Meditação - 16/2/2012 - E vocês? Quem voc De: Família Arruda
- 4.
- Padre Paulo fala sobre inculturação e profanação da Liturg De: Alexandre Martins
- 5.
- O MISTÉRIO DA IGREJA (10) IMAGENS DA IGREJA - A CASA DE DEUS So De: nascimentoja@shaw.ca
Mensagens
- 1.
-
Federico Lombardi esclarece suposto atentado contra Bento XVI
Enviado por: "antonioxistonet@gmail.com" antonioxistonet@gmail.com
Qua, 15 de Fev de 2012 11:50 am
http://www.jb.com.br/internaci onal/noticias/ 2012/02/14/ federico- lombardi- esclarece- suposto-atentado -contra-bento- xvi/
14/02 às 16h08 - Atualizada em 14/02 às 16h56
Internacional
14/02 às 16h08 - Atualizada em 14/02 às 16h56
Federico Lombardi esclarece suposto atentado contra Bento XVI
Jornal do Brasil
Desde o mês de janeiro deste ano, o Vaticano e prelados da Cúria Romana têm sido vítimas de ataques por parte da imprensa, após o vazamento de mensagens e cartas que teriam sido endereçadas ao Papa Bento XVI por parte de bispos e cardeais. Além disso, surgiram boatos que apontaram, inclusive, para um suposto atentado a Bento XVI. Outro assunto em questão envolve o IOR (Instituto para as Obras Religiosas), que fiscaliza e administra patrimônios doados à Santa Sé. E por último, uma indicação sobre o próximo conclave.
Esses e outros assuntos foram esclarecidos pelo Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa vaticana, que em nota publicada pela Rádio Vaticana em italiano, na noite de segunda-feira, dia 13, aborda cada assunto, parte por parte. Lombardi, que citou, já no início, o possível ataque a Bento XVI, foi firme nas palavras.
"É evidente que a história do complô contra o Papa, como eu disse, é um boato e não merece ser levada a sério", enfatizou.
Em relação ao Conclave, o diretor da Sala de Imprensa Vaticana também combateu a mentalidade errônea que interpreta a eleição de um novo papa como um jogo de interesses e de poder.
"A leitura de luta interna de poder depende em grande parte da ignorância moral de quem prova e de quem a faz, que geralmente não é capaz de ver outra coisa. (...) as verdadeiras preocupações de quem traz responsabilidades na Igreja estão voltadas para os problemas graves da humanidade de hoje e de amanhã. Não por nada cremos e falamos também de assistência do Espírito Santo", afirmou.
Veja a íntegra na nota de esclarecimento:
"Hoje devemos estar calmos porque ninguém pode se surpreender mais com nada. A administração americana teve o wikileaks, o Vaticano tem agora o seus ''leaks'', as fugas de documentos que visa criar confusão e desconcertos, além de facilitar uma imagem ruim do Vaticano, do governo da Igreja e mais amplamente da própria Igreja. Portanto, diante disso, calma e sangue frio e muito uso da razão, algo que todos os meios de comunicação fazem.
"Se trata de documentos de natureza e peso diversos, nascidos em tempos e situações diversas: uns são as discussões sobre a melhor gestão econômica de uma instituição com muitas atividades como o Governo; outros são colocações sobre questões jurídicas e normativas em curso de discussão e sobre as quais é normal que existam opiniões diversas; outros são memoriais sem fundamentos que nenhuma pessoa com a cabeça justa considerou sérias, como foi o caso do recente complô contra a vida do Papa. Mas, tudo isso colocado junto cria muita confusão. Uma informação séria deveria saber distinguir as questões e entender o significado de forma diferente. É obvio que as atividades econômicas do governo devem ser geridas sabiamente e com rigor; é claro que o IOR e as atividades financeiras devem inserir-se corretamente nas normais internacionais. Estas são evidentemente as indicações do Papa. Enquanto é evidente que a história do complô contra o Papa, como eu disse, é um boato e não merece ser levada a sério.
"Certo, existe uma coisa triste no fato que foram passados deslealmente documentos do interno para o externo de modo a criar confusão. A responsabilidade cai sobre ambas as partes. Antes de mais nada, da parte de quem fornece este tipo de documento, mas também de quem usa-os para objetivos que não são voltados para o amor puro da verdade. Por isso, devemos resistir e não deixar-nos engolir pela onda da confusão, que é aquilo que os mal intencionados desejam, e permanecermos capazes de raciocinar.Em certo sentido - é uma antiga observação da sabedoria humana e espiritual - o verificar-se em ataques mais fortes é sinal que está em jogo algo muito importante.
"A grande série de ataques à Igreja sobre o tema dos abusos sexuais foi justamente correspondida com um empenho sério e profundo de renovação. Não uma resposta simplória, mas de purificação e renovação. Agora tomamos na mão a situação e desenvolvemos uma forte estratégia de cura, renovação e prevenção para o bem de toda a sociedade. Ao mesmo tempo se sabe que está em andamento um empenho sério para garantir uma verdadeira transparência do funcionamento das instituições vaticanas também do ponto de vista econômico. Foram publicadas novas normas. Foram abertos canais de relacionamentos internacionais para o controle. Agora, diversos dos documentos recentemente difundidos querem exatamente desacreditar esse empenho. Paradoxalmente isto constitui uma razão a mais para perseguir o empenho com decisão, sem deixar-se impressionar. Se tantos se enraivam, se vê que é importante. Quem pensa de desencorajar o Papa e os seus colaboradores neste empenho comete um erro e se ilude.
"Quanto à questão das pretensões de luta de poder em vista do próximo conclave, convido a observar que os Pontífices eleitos neste século foram todos dotados de personalidade de altíssimo e indiscutível valor espiritual.
"É claro que os cardeais procuraram e procuram eleger aquele que merece o respeito do povo de Deus e possa servir a humanidade do nosso tempo com grande autoridade moral e espiritual. A leitura de luta interna de poder depende em grande parte da ignorância moral de quem a provoca e de quem a faz, que geralmente não é capaz de ver outra coisa. Quem crê em Jesus Cristo, por sorte, sabe que, diante daquilo que se escreve hoje nos jornais, as verdadeiras preocupações de quem traz responsabilidades na Igreja estão voltadas para os problemas graves da humanidade de hoje e de amanhã. Não por nada cremos e falamos também de assistência do Espírito Santo."
Fonte: Canção Nova Notícias
- 2.
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Versão portuguesa do Catecismo Jovem YOUCAT chega à Internet
Enviado por: "vicentegargiulo@yahoo.com.br" vicentegargiulo@yahoo.com.br vicentegargiulo
Qua, 15 de Fev de 2012 2:07 pm
Media: Versão portuguesa do Catecismo Jovem YOUCAT chega à Internet
Lisboa, 15 fev 2012 (Ecclesia) â" A versão portuguesa do Catecismo Jovem da Igreja Católica, mais conhecido por YOUCAT, já pode ser consulta na internet, através do endereço www.youcat.org/pt.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a entidade responsável pelo projeto, Paulus Editora, adianta que o site está âdividido em quatro áreas principais: Leia o livro, acreditar, sê criativo e encontraâ.
A nova página é um convite a conhecer âum pouco da históriaâ do livro que foi lançado pela Santa Sé durante as últimas Jornadas Mundiais da Juventude, que tiveram lugar em Madrid (Espanha), entre 16 e 21 de agosto de 2011.
Os jovens vão ter oportunidade de ver vídeos, fotos, responder a questões mensais sobre o YOUCAT e âcriar grupos de estudo onlineâ, através de uma ferramenta que estará em ligação permanente com as principais redes sociais.
JCP
Nacional | Agência Ecclesia | 2012-02-15 | 13:34:13 | 855 Caracteres | Comunicações Sociais, Pastoral Juvenil
- 3.
-
Escuta da Palavra e Meditação - 16/2/2012 - E vocês? Quem voc
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 15 de Fev de 2012 4:05 pm
VERDADE (VER)
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 8,27-33
"Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Os discípulos responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:
- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa."
CAMINHO (JULGAR)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
Meditação:
O Evangelho de Marcos que a liturgia da Igreja nos convida a refletir ao longo de todo esse ano litúrgico de 2012 possui 16 capítulos, e sabem qual é a idéia central do evangelista ao escrevê-lo? Que Jesus é o Cristo, o FILHO DE DEUS!
Então, nada mais justo do que no centro do seu Evangelho termos a passagem de hoje (justamente no cap. 8) em que Pedro faz a grande profissão de fé: "O SENHOR É O MESSIAS", aquele QUE DEVERIA VIR PARA A SALVAÇÃO DO MUNDO! O PRÓPRIO FILHO DE DEUS!
Um dos maiores interesses de Marcos em seu evangelho é afirmar que Jesus é o Cristo, o Messias enviado. Por isso, o relato de hoje é tido como central, já que nele encontramos a confissão de fé de Pedro e o primeiro anúncio da paixão e ressurreição.
Se nos relatos anteriores as pessoas e os discípulos não compreendiam a missão de Jesus, aqui se dá um passo adiante no processo para a fé, através da confissão de Pedro.
Esse discípulo reconhece Jesus como Cristo, como o Ungido de Deus, o esperado pelo povo de Israel. Esta resposta sensata e original à pergunta formulada por Jesus parece ser o resultado de um longo caminho de convivência com o Mestre, caminho de escuta da sua palavra e do fato de serem testemunha dos sinais poderosos a favor dos pobres, dos enfermos e dos endemoninhados.
Entretanto, o entusiasmo de Pedro se arrefece ao escutar o plano messiânico de Jesus. Pedro se acovarda e tenta detê-lo. A propósito, temos consciência que nossa experiência de seguimento de Jesus implica riscos e exigências?
Marcos convida a todo aquele que lê o evangelho de hoje a perguntar-se: e para mim quem é Jesus? Dessa resposta depende nossa maneira de ver a vida e de vivê-la.
Parece que Jesus não se importa tanto com o que os outros dizem dele, mas está interessado sobremaneira no que aqueles que andam ao seu lado pensam. Ora, cristão é aquele que segue os passos de Cristo, que anda com ele... Se Jesus me perguntasse hoje: Quem sou eu pra você? o que responderia?
Para ter a coragem de abrir a boca é preciso ir no fundo da alma e reconhecer-se fraco e pecador porque quando nos contrapomos a Jesus a luz de sua divindade ilumina a escuridão de nossa humanidade de modo que não podemos responder com idéias bonitinhas e vazias.
É preciso reconhecer que o nosso cristianismo muitas vezes fica só na aparência, que não somos capazes de continuar fiéis a Ele quando nos sobrevém momento de cirineus, quando sobre nossa alma sentimos pesar a sua cruz, quando nem mesmo em nossa família encontramos compreensão, quando parece que estamos remando quando a correnteza e dá vontade de abandonar o barco.
Reflexão Apostólica:
A presença de Jesus ainda não era totalmente entendida pelos apóstolos. Eles ainda não conseguiam separar a pessoa humana da divindade sobre ela.
Jesus não representava apenas o olhar de Deus sobre os homens como diz o salmo 101: "( ) O SENHOR OLHOU A TERRA DO ALTO CÉU", mas o cumprimento de uma aliança feita a Noé: "( ) Disse Deus a Noé e a seus filhos: 'Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. Estabeleço convosco a minha aliança: NENHUMA CRIATURA SERÁ MAIS EXTERMINADA PELAS ÁGUAS DO DILÚVIO, E NÃO HAVERÁ MAIS DILÚVIO PARA DEVASTAR A TERRA' ". (Gn 9, 8-11)
Deus afirmava que não haveria mais dilúvios e a vinda de Jesus demonstra que havia chegado a hora de provar definitivamente Seu amor por sua criatura. O império romano dilacerava vidas inocentes, condenava pessoas a miséria e a pobreza e é nesse cenário que Jesus surge e como é para Jesus, após tantos milagres e prodígios, ensinamentos e partilhas e ainda não ser reconhecido pelos os seus?
Essa cena ainda é muito comum Quantas pessoas conhecemos que usam a imagem de Deus como referencia de suas vidas, mas no fundo ainda não o reconheceram. "Crentes", "evangélicos", "católicos", que acreditam que já entenderam ou sabem muito sobre ser cristão, mas ainda são apegadas a mentiras, bens materiais supérfluos, ( ). Dentro de suas igrejas conhecem bem a Jesus, mas fora dela ainda se comportam como pagãos (hunf!)
É claro que nos comportamos ainda hoje como a canção Bye, bye tristeza da Sandra de Sá "( ) Ninguém aqui é puro anjo ou demônio Nem sabe a receita de viver feliz", ou seja entre altos e baixos ainda temos muito o que aprender mesmo estando tão perto de Jesus em nossas igrejas, cultos e em nossas vidas.
Precisamos estar abertos as correções que virão dele e não somente as exaltações. Quem deseja aprender deve estar apto e preparado para os puxões de orelha!
"( ) Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério". (2Tm 4, 3-5)
Então o que aprendemos?
VIDA (CELEBRAR)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Senhor me ajuda! Sei que és o Cristo! Sei que és o Senhor! Ajuda-me a ser teu servo e não somente procurar fazer a minha vontade, pois não foi para isso que eu nasci. Cura minha cegueira como curaste a de teus discípulos, a fim de que pudessem enxergar que és! Tu és Deus, o Salvador!
VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Preciso estar aberto às correções pois Cristão não é aquele que diz ser, mas aquele que demonstra com a vida.
- 4.
-
Padre Paulo fala sobre inculturação e profanação da Liturg
Enviado por: "Alexandre Martins" alexandre@alexandre.martins.nom.br alexandremartinsbr
Qua, 15 de Fev de 2012 8:43 pm
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Novo post em *Ecclesia Una*
<http://beinbetter.wordpress. >com/author/ beinbetter/
Padre Paulo fala sobre inculturação e profanação da Liturgia
<http://beinbetter.wordpress. >com/2012/ 02/14/padre- paulo-fala- sobre-inculturac ao-e-profanacao- da-liturgia/
by Everth Queiroz Oliveira
<http://beinbetter.wordpress. >com/author/ beinbetter/
http://beinbetter.files.wordpress. com/2012/ 02/446602_ us_missa_ afro_mundo_ 209_279.jpg? w=279Digite
âabusos litúrgicosâ no Google e se prepare...
<http://www.google.com.br/search? >q=Abusos+ lit%C3%BArgicos& ie=utf-8& oe=utf-8& aq=t&rls= org.mozilla: pt-BR:official& client=firefox- a
para sofrer um infarto! As fotos são horríveis... É coroinha levantando
patena na hora da doxologia, é a Comunhão sendo oferecida aos fiéis em
vasos de vidro, é indivíduo fantasiado de /sei-lá-o-quê/ dançando em
frente ao altar, é padre levantando a sagrada Hóstia enquanto, ao lado,
tem um carinha segurando um espeto de churrasco (esta é particularmente
escandalosa
<http://3.bp.blogspot. >),com/-60a6NU1egUw /Tx7eP5gUNxI/ AAAAAAAAAec/ R9lN_jfbSpM/ s400/Missa+ mudan%25C3% 25A7a+na+ igreja+cat% 25C3%25B3lica5. jpg
enfim, enfim... É preciso confessar que, em muitos lugares de nosso
país, o Santo Sacrifício do altar não vem sendo devidamente celebrado. E
respeitado.
Por isto recomendo que assistam ao último âA Resposta Católicaâ, no qual
padre Paulo Ricardo responde se as Missas ditas âinculturadasâ são
permitidas. Abaixo, transcrevi alguns trechos do vídeo, para maior
conforto dos leitores. Aproveitem.
<=http://www.youtube.com/watch? >v=tHG4v-NgXT8
(...)
Inculturação é simplesmente tirar aqueles elementos que iriam
perturbar a compreensão da Missa e do Santo Sacrifício naquela
cultura específica, mas isso não se faz espontaneamente, não se faz
a partir do alvitre do celebrante, e nem sequer de Bispos locais. É
necessário que haja a aprovação da Santa Sé. As pessoas que celebram
esse tipo de Missa estão violando um direito fundamental dos fiéis.
O Código de Direito Canônico, quando coloca os direitos dos fiéis em
geral, diz o seguinte, no cânon 214: *âOs fiéis têm o direito de
prestar culto a Deus segundo as determinações do próprio rito
aprovado pelos legítimos Pastores da Igrejaâ*.
É um direito do fiel. Ou seja, *um fiel, quando vai à igreja, tem o
direito de receber a Missa da Igreja, não a Missa do padre.* Agora,
é evidente que padres e celebrantes gemam diante deste cânon. Por
quê? Porque está tirando deles a possibilidade de ser um /tiranete/.
Ou seja, âeu sou o pequeno ditador que diz como a Missa seráâ... É
evidente que equipes de Liturgia gemam diante deste cânon. Porque
equipes de Liturgia, criativas, que querem começar a Missa com a
bênção final e terminá-la com a procissão de entrada (...), essas
pessoas que querem tudo de cabeça para baixo, irão protestar... Mas,
que alívio para os fiéis! Que alívio para os fiéis saber que a
Igreja os defende e defende seus direitos; que quando eu vou à
Missa, eu não quero ser refém do celebrante e da equipe de Liturgia;
quando eu vou à Missa, eu quero saber como ela começa, tem o seu
prosseguimento, segundo os ritos, e como é que ela acaba... *Que bom
saber que a Missa pode e deve ser respeitada!*
Uma outra realidade é o fato de que essas Missas âinculturadasâ
(...) são, na verdade, Missas dessacralizadas. Existe algo de
profundamente errado, antropologicamente errado, nessas Missas, que
é o seguinte: Quando você vai a um terreiro de macumba, as vestes
que as pessoas estão oficiando o sacrifício são vestes diferentes,
os ritmos, a música, são ritmos e músicas diferentes, existe naquela
religião um sentido do sagrado. Ou seja, a pessoa que está
realizando aquele culto afro-brasileiro, ela não está nem se
vestindo e nem se comportando como ela faz no dia-a-dia. Porque
existe um princípio antropológico básico de que o culto se presta
com algo diferente do dia-a-dia. Ou seja, existe o sagrado, existe o
secular, o profano, aquilo que eu faço no dia-a-dia. *O culto a Deus
é prestado com algo diferente do meu dia-a-dia.* (...)
A Igreja sempre viveu dentro desta verdade antropológica. Nós
tínhamos uma música sagrada â" o gregoriano -, roupas sagradas â" os
paramentos litúrgicos -, textos sagrados, havia toda uma realidade
sagrada... *Eu estou usando âhaviaâ não porque foi abolido, mas
âhaviaâ porque as pessoas jogaram fora, jogaram fora o patrimônio da
Igreja!* Tudo isto ainda existe, ainda está aí, e não foi o Vaticano
II que acabou com isso... Essas pessoas que dizem isso (...) jamais
le[ram] uma linha do Vaticano II. Eu desafio você a encontrar na
/Sacrossanctum Concilium/ qualquer tipo de aprovação deste tipo de
maluquice litúrgica. Não há... E isso jamais passou pela antecâmara
do cérebro dos padres conciliares.
(...)
Pois bem, aqui está a realidade. Estas Missas â" assim chamadas
âinculturadasâ â" deveriam se chamar Missas profanadas,
dessacralizadas, Missas onde o sagrado agora já não existe, existe
somente o profano. Você (...) usa a roupa profana, usa uma roupa que
não foi pensada para o culto, colocam-se danças que não são danças
sagradas, colocam-se ritmos que não são ritmos sagrados, tudo isto
dentro da Missa. Ora, mesmo que fossem ritmos e danças sagradas,
ninguém teria a autorização de inserir nada sem a licença da Santa
Sé, porque é necessário apresentar à Santa Sé primeiro para que ela
aprove qualquer modificação dentro do rito, porque a Santa Sé está
aí para tutelar a Tradição ritual da Igreja, a validade dos
Sacramentos, a retidão da fé, e, nesse caso, o direito dos fiéis.
Então, vejam, este tipo de Missa não somente não tem cabimento, mas
como não tem verdade antropológica.
Uma terceira coisa: este tipo de Missa não tem verdade teológica. Ou
seja, se você for ver, todas estas inserções, estes tipos de
rituais, foram feitos por pessoas que não entendem absolutamente o
que é o verdadeiro rito da Missa. A Missa é a celebração da Paixão,
Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, é o Santo
Sacrifício Eucarístico. *Todas essas inculturações sempre (...) vão
na direção de âfestosasâ celebrações comunitárias, onde o Sacrifício
de Cristo na Cruz fica encoberto, esquecido, quase que ausente.* Por
quê? Porque o que é importante é aquilo que você é, o importante é
aquilo que nós temos no dia-a-dia, trazer o profano pra dentro da
Igreja.
Chamar isto de profanação talvez seja literal demais. Mas é isto que
está acontecendo.
*Everth Queiroz Oliveira
<http://beinbetter.wordpress. >* | 14/02/2012 atcom/author/ beinbetter/
23:25 | Tags: abusos litúrgicos
<http://beinbetter.wordpress. >, inculturaçãocom/?tag= abusos-liturgico s
<http://beinbetter.wordpress. >, liturgiacom/?tag= inculturacao
<http://beinbetter.wordpress. >, missacom/?tag= liturgia
<http://beinbetter.wordpress. >, profanaçãocom/?tag= missa
<http://beinbetter.wordpress. > | Categorias: Liturgiacom/?tag= profanacao
<http://beinbetter.wordpress. > | URL:com/?cat= 48789318
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O MISTÉRIO DA IGREJA (10) IMAGENS DA IGREJA - A CASA DE DEUS So
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Qua, 15 de Fev de 2012 9:25 pm
O MISTÉRIO DA IGREJA
(10) IMAGENS DA IGREJA A CASA DE DEUS !
S. Paulo chamou à Igreja "Casa de Deus" na primeira carta que escreveu a Timóteo :
- "Para que, se eu me demorar, saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus, coluna e sustentáculo da verdade".(1 Tim.3,15).
Ainda S. Paulo na sua carta aos Efésios escreveu para lhes dizer que este lugar (a Igreja) é o lugar onde nós, família de Deus, vivemos, não como estrangeiros, mas como cidadãos dos santos, uns com os outros e com Deus :
- "Já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, com Cristo, pedra angular".(Ef,2,19-20).
Também Jesus já tinha dito aos vinhateiros homicidas, que Ele é a "Pedra angular" :
- "Nunca lestes na Escrituras : A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular ? Isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos".(Mt.2142) .
Nesta mesma linha de pensamento também S. Pedro, escrevendo aos leitores da Ásia Menor, disse-lhes que nós somos "Pedras Vivas" :
- "Aproximai-vos d'Ele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus, e vós mesmos como pedras vivas, entrai na construção dum edifício espiritual".(1 Pe.2,1-2).
Todos nós, os cristãos, formamos um templo de pedras vivas em Cristo.
Como os hebreus nas águas do Mar Vermelho se tornaram um povo santo, um Sacerdócio Real, assim nós, os cristãos, pelas águas do Batismo, constituímos o novo Povo de Deus.
Nós vemos aqui mais uma Imagem de Jesus dirigida a nós através da Igreja e, ao mesmo tempo, tornando-nos - como Igreja numa presença visível no mundo.
Jesus está continuamente a edificar a sua Casa Espiritual, e quer que nós sejamos seus cooperadores.
Jesus quer que nós sejamos pedras vivas, não como um peso morto, que nos juntemos a Ele no seu grande projeto de construção.
Esta Imagem da Igreja como a Casa de Deus, mostra-nos como Deus nos quer muito juntos a construir com Ele.
Ele é o construtor geral que nos guia e ajuda a constuir com Ele, e nós somes os operários que edificamos os seus plannos de construção.
Os discípulos foram as primeiras pedras vivas de Jesus quando partiram a pregar o Evangelho e a edificar a Sua Igreja.
Mas nós também seremos pedras vivas, tão importantes como eles na mesma edificação da Igreja nos nossos tempos.
Todas as vezes que nós servimos e nos sacrificamos, todas as vezes que nós ajudamos e prestamos culto, todas as vezes que nós amamos como Jesus amou, nós estamos a edificar a Igreja,
Como pedras vivas em actividade, nós estamos, simultaneamente a suportar as estrutras existentes e a ajudar a criar e a desenvolover novas estruturas da Igreja.
Melhor que tudo, todas as vezes que nós trabalhamos na construçãoo da magnífica Casa de Deus, nós damos alegria ao coração de Jesus.
Nós glorificamo-l'O quando trabalhamos na sua fundação, e Ele alegra-Se por ver a sua Igreja a crescer e a tornar-se cada vez mais forte e gloriosa.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]