Veja SP
Veja RJ
Exame
Info
Contigo!
MdeMulher
Modaspot
Capricho
Mais sites Abril
Assine
Loja
SAC
Grupo Abril
VEJA
Notícias
Temas
Vídeos e Fotos
Blogs e Colunistas
Assine VEJA
Reinaldo Azevedo
Lauro Jardim
Augusto Nunes
Fernanda Furquim
Ricardo Setti
Tony Bellotto
Todos os colunistas
Acervo Digital
Veja - CapaAssine VEJA
/ Blogs e Colunistas
Blog
Reinaldo Azevedo
Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil
Assine o Feed RSS | Saiba o que é
13/03/2012
às 20:10
A ação escandalosamente ilegal dos procuradores que se comportam como se a Lei da Anistia e o STF não existissem. Ou: Desperdício de dinheiro público a serviço da ideologia. Ou: “O Segredo dos Teus Olhos”
Pois é. Lá vou eu dizer o que todos os coleguinhas sabem, pouco importa o lugar em que estejam no espectro ideológico. Uma minoria dirá o que tem de ser dito. A maioria calará diante da “boa causa” e da identificação com as vítimas, ignorando que, de fato, a “boa causa”, nesse e em qualquer caso, desde que estejamos numa democracia, é o triunfo do estado de direito.
Ao arrepio da Lei da Anistia, ao arrepio de votação do Supremo, que rejeitou a revogação dessa lei numa Ação Direta de Inconstitucionalidade; ao arrepio do fato de que a própria lei que aprovou a Assembléia Nacional Constituinte, como já lembraram Gilmar Mendes e Eros Grau, trazia a anistia como pressuposto, um grupo de procuradores da Repúbica decidiu fazer justiça com, digamos, as próprias leis — que não são, então, aquelas vigentes no país, referendadas pela instância máxima do Judiciário. Leiam o que informa Iara Lemos no Portal G1. Volto em seguida com questões que me parecem importantes. Trata-se de saber se vamos construir o futuro ou ficar prisioneiros do passado.
*
O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta terça-feira (13), que irá protocolar uma ação contra o coronel da reserva Sebastião Curió por crimes de sequestro qualificado contra cinco militantes que atuaram durante a guerrilha do Araguaia, movimento armado contra a ditadura militar organizado pelo PC do B e reprimido pelo Exército, entre 1972 e 1975, no sul do Pará. A denúncia, assinada por sete procuradores da República, será encaminhada nesta quarta-feira (14) à Justiça Federal de Marabá, no Pará. Será a primeira ação penal do Ministério Público Federal por crimes cometidos durante a Guerrilha do Araguaia. Segundo os procuradores, se condenado, Curió poderá pegar de dois a 40 anos de prisão.
(…)
De acordo com os procuradores, a denúncia foi baseada em um procedimento investigatório criminal, aberto em 2009 pela Procuradoria da República de Marabá. Desde então, os procuradores reuniram documentos e relatos das famílias das vítimas. A denúncia dos procuradores ocorre um ano depois de a Corte Interamericana de Direitos Humanos ter condenado o Brasil a fazer “a investigação dos fatos do presente caso [guerrilha do Araguaia] a fim de esclarecê-los, determinar as correspondentes responsabilidades penais e aplicar efetivas sanções”.
Segundo o Ministério Público, Curió será denunciado pelo sequestro de Maria Célia Corrêa (Rosainha), Hélio Luiz Navarro Magalhões (Edinho), Daniel Ribeiro Callado (Doca), Antônio de Pádua Costa (Piauí) e Telma Regina Cordeira Corrêa (Lia). De acordo com os procuradores, eles foram sequestrados entre janeiro e setembro de 1974. O procurador Sérgio Gardenghi Suiama afirmou que a Lei da Anistia não beneficia crimes como os que teriam sido cometidos pelo militar. “O crime de sequestro continua ocorrendo. Ele não se encerrou, uma vez que o paradeiro das vítimas não foi localizado. A ação do MPD não contraria a lei. A Lei de Anistia não beneficia neste caso o coronel Curió´”, afirmou.
Os sete procuradores que assinam a ação - Tiago Modesto Rabelo, André Casagrande Raupp, Ubiratan Cazetta, Felício Pontes Júnior, Ivan Cláudio Marx, Andrey Borges de Mendonça e Sérgio Gardenghi Suiama - integram o grupo de trabalho “Justiça de Transição”, que investiga crimes cometidos durante a ditadura militar. Desde segunda e até esta quarta, eles participam de um seminário em um hotel em Brasília, com a presença de procuradores de vários estados.
(…)
Voltei
Fica até difícil saber por onde começar. Mas vamos ordenar as coisas.
1: A Lei da Anistia é claríssima. Todos estão anistiados e de todos os lados, por crime políticos “e conexos”. Sem exceção. Logo, a afirmação de que existem crimes não abrigados na lei é falsa.
2: É preciso não confundir “anistia” com “absolvição”. Ninguém está sendo absolvido de nada. A anistia quer dizer “perdão político”, “esquecimento”, para que o país possa avançar.
3: As ações dessa natureza, essas e outras que virão, são escandalosamente ilegais.
4: Os procuradores se aproveitam do fato de que figuras como Curió — e eventuais torturadores — não despertam a simpatia de quase ninguém e são identificadas, nessa fábula, como “mal”; em contraste com o outro lado, onde estaria “o bem”. Logo, quase ninguém aparece para defendê-las.
5: Não se trata mesmo de defendê-las porque o ponto é outro: saber se o país optará ou não pelo cumprimento da lei.
6: É possível que uma ação como essa seja extinta em instâncias inferiores. Se não for, chegará ao Supremo, cujo entendimento está mais do que estabelecido.
7: Os senhores procuradores, pois, estão desperdiçando recursos públicos com uma ação inútil, que só busca fazer embaixadinha para a platéia de esquerda.
8: Se o objetivo é colaborar com a tal Comissão da Verdade, ou trabalhar em parceria com ela, estão sendo contraproducentes e chamando a atenção para o potencial risco de revanche.
9: A Corte Interamericana de Direitos Humanos não tem poder de impor coisa nenhuma ao Judiciário brasileiro nem é sua corte revisora.
Sempre que esse tema é debatido, alguém se lembra de citar o comportamento, nesse particular, da Argentina, que decidiu punir os criminosos da ditadura etc e tal. Em primeiro lugar, a comparação das duas realidades é um despropósito absoluto. Com uma população que corresponde a um quinto da nossa, estimam-se em 30 mil pessoas os mortos e desaparecidos durante a ditadura naquele país; no Brasil, com todos os exageros a favor da causa, são 424. Não! Não estou dizendo que é pouca gente. Só estou dizendo que as comparações são descabidas.
A ditadura argentina foi derrubada; o fim do regime militar brasileiro foi longamente negociado. Os pactos históricos produzem frutos, que empurram os países para um lado ou para outro. A Espanha juntou todas as forças políticas em favor de uma transição pacífica da ditadura franquista para a democracia, de que o “Pacto de Moncloa” (1977) é um símbolo. O midiático juiz Baltasar Garzón tentou fazer a história recuar quase 40 anos, mas a moderna sociedade espanhola rejeitou suas propostas. A África do Sul ficou entre punir todos os remanescentes do regime do apartheid e a pacificação. Escolheu o segundo caminho.
Num mundo em que se tenta censurar uma obra do século 13, a ponderação é matéria em falta. Mas cumpre aos que ainda não perderam o juízo fazer uma convocação à razão.
Um filme
Assistam ao brilhante “O Segredo dos Teus Olhos”, de Juan José Campanella. O filme é subestimado ou costuma ter seu sentido moral invertido em algumas críticas que li. Não poderia haver melhor retrato da Argentina moderna. Vejam lá. Um homem passa uma vida sendo refém daquele que foi algoz de sua mulher, deixando, ele próprio, de viver. A Argentina kirchnerista, com a sua tara por encruar o passado — Cristina Kirchner decidiu até criar um departamento só para rever fatos históricos e recontá-los à luz do… kirchnerismo! —, está destroçando as instituições. Não consegue sair da lógica do confronto, da revanche, da vingança. E quem está pagando o pato é a democracia.
É uma mentira escandalosa que o país vizinho esteja à frente do Brasil no que diz respeito às instituições. Falso como os índices oficiais da inflação argentina. Falso como a tolerância com a divergência na Argentina. Falso como o amor do kirchnerismo pela democracia. É o que querem para o Brasil? Pelo visto, sim! Não faltam injustiças presentes com as quais os promotores deveriam se ocupar. Não obstante, ao arrepio das leis e de uma clara e inequívoca manifestação do Supremo, tentam nos jogar no passado que nunca passa.
Atenção! Na Argentina ou no Brasil, quem muito luta para encruar o passado está em busca de licença para ser autoritário no presente. Não por acaso, boa parte da esquerda brasileira que está no poder justifica seus crimes — inclusive os financeiros — lembrando a sua condição de “amiga do povo”.
A ação desses procuradores é ilegal. Isso não torna Curió ou qualquer outro de seus alvos pessoas boas ou inocentes. Do mesmo modo, diga-se que os adversários de Curió e assemelhados também não eram flores olorosas. Uma das virtudes da anistia é romper com a lógica da polarização, da luta do “Bem” contra o “Mal”.
A propósito: os sete procuradores envolvidos no caso integram o grupo “Justiça de Transição”. É mesmo?
- o que seria uma “justiça de transição”? Seria aquela que extingue o “transitado em julgado”, de modo que uma decisão pode sempre ser revista, jogando no lixo a segurança jurídica, base da democracia?;
- procurador, agora, passou a fazer parte da “Justiça”? Virou Poder Judiciário?;
- procurador, agora, já se comporta como juiz?
O Brasil — por intermédio de todas as forças políticas que se empenharam na transição — decidiu não ficar refém dos algozes da democracia, estivessem esses algozes de um lado ou de outro. De fato, eles estavam dos dois! Se aquelas leis podem ser ignoradas, então qualquer outra também pode. Será isso a tal “justiça de transição”, aquela sempre sujeita às vontades dos poderosos da hora?
Por Reinaldo Azevedo
Tags: Lei da Anistia
Share
Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
Nome
Email (não será publicado)
86 Comentários
Estado de Direito, JÁ!
-
13/03/2012 às 22:55
-
PESQUISA NA INTERNET.. os senhros procuradores nem precisaram, pois as TV tem videos da turma contnto os crimes….
-
-
O Seqüestro de Charles Elbrick
A operação de seqüestro ao embaixador Charles Elbrick foi desencadeada na manhã do dia 4 de setembro de 1969, numa quinta-feira. Ás nove horas da manhã, um grupo de pessoas tomou, discretamente lugares estratégicos do bairro do Botafogo, iniciando o aparato logístico e militar.
Coube ao guerrilheiro José Sebastião Rios de Moura, ficar de sentinela no Largo dos Leões, inicio da Rua São Clemente e esquina com a Rua Conde de Irajá, e avisar com um sinal – levantar um jornal, quando o Cadillac do embaixador viesse. Do outro lado do Largo, na esquina da Rua Marques com a Rua Humaitá, João Lopes Salgado e Vera Silvia Araújo Magalhães observavam José Sebastião, encostados em um Fusca vermelho grená. Outro Fusca azul fazia a retaguarda, estacionado na Rua Marques, trazendo Cid Benjamin ao volante e Franklin Martins no banco de passageiros. Nas calçadas da Rua Marques, quatro homens cobriam a ação, a pé, sendo dois do lado esquerdo, Cláudio Torres e Paulo de Tarso Venceslau; e dois do lado direito, Manoel Cyrillo de Oliveira Netto e Virgilio Gomes da Silva. Para fechar o esquema, Sérgio Rubens de Araújo Torres estacionou uma Kombi verde, na Rua Vitório Costa, a seis quadras do foco.
Em um sobrado da Rua Barão de Petrópolis, no numero 1026, no Bairro de Santa Tereza, que serviria como cativeiro do seqüestrado, esperavam Joaquim Câmara Ferreira e Fernando Gabeira.
A movimentação dos seqüestradores foi observada por uma moradora, mulher de um militar, que chamou a polícia. Os guardas vieram, mas não encontraram nada que confirmasse às suspeitas da moradora, visto que as placas dos Fuscas, apesar de frias, pertenciam a carros sem problemas de documentação. A polícia vai embora.
Excepcionalmente naquele dia, Elbrick estava atrasado. O seqüestro, planejado para suceder durante a manhã, só iria acontecer à tarde. Só às 14h30 é que o Cadillac 1968, que trazia o embaixador, despontou no local de rotina. Na Rua Marques, foi obrigado a parar pelo Fusca azul, que fingiu uma manobra. O Fusca vermelho, conduzido por Rios, impediu que a limusine saísse de ré. Os quatro companheiros que estavam na calçada tomaram o carro diplomático de assalto. Com um revólver 38 na mão, Paulo de Tarso mobilizou o motorista e o embaixador e, simultaneamente, arrancou os fios do rádio que fazia a comunicação com a segurança da embaixada. Cláudio Torres assumiu a direção do carro. No banco de trás, Virgílio Gomes da Silva e Manoel Cyrillo sentaram-se junto a Elbrick, cada qual de um respectivo lado. Consumado o seqüestro, os três carros avançaram seis quadras, onde estava a Kombi, que naquele momento, assumiu a ponta do comboio.
Os carros pararam, cinco minutos depois, na Rua Maria Eugênia, na esquina com a Rua Caio de Melo Franco. Assustado, pensando que seria morto, Elbrick tomou a arma de Virgílio Gomes da Silva, mas Manoel Cyrillo desferiu-lhe uma coronhada na cabeça, deixando-o aturdido. O embaixador foi transferido para a Kombi, sendo coberto por um tapete. A direção da Kombi passou para as mãos de Cláudio Torres, e Sérgio Rubens de Araújo deixou o grupo, indo embora a pé. A Kombi seguiu com o seqüestrado e os seqüestradores, remanejados em um Fusca bege que ali os aguardava. Para trás ficavam o Fusca azul e o Cadillac. No banco de trás do carro diplomático abandonado, ficaram o motorista de Elbrick, Custódio Abel da Silva, e um manifesto dos seqüestradores.
O manifesto, que exigia a libertação de quinze presos políticos em troca da vida de Charles Elbrick, e a sua publicação na imprensa, cobriria as páginas dos jornais do dia seguinte, 5 de setembro. Os nomes dos quinze presos seriam divulgados posteriormente, na manhã seguinte. O manifesto levava a assinatura da ALN e do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), nome que a Dissidência da Guanabara passou a assinar depois da ação de seqüestro do embaixador.
O Fim do Seqüestro
Cinco minutos antes das três horas daquela tarde, Charles Elbrick chegou ao cativeiro, um sobrado de Santa Tereza, sendo recebido por Joaquim Câmara Ferreira e Fernando Gabeira, que ali o esperavam, acompanhados do sindicalista nordestino Antônio de Freitas, o Baiano, que fugindo da repressão, era hóspede dos guerrilheiros, mas que não teve qualquer participação no seqüestro.
No sobrado, o embaixador teve conversas cordiais com os seus algozes, que com ele falaram sem usar máscaras. Do lado de fora, a quarenta metros, o sobrado passou a ser vigiado ainda naquela tarde de 4 de setembro, por uma Rural Willys do Centro de Informações da Marinha (Cenimar), que segundo relatos posteriores, desconfiavam ser aquele o cativeiro do embaixador, mas sem ter certeza.
A ação dos guerrilheiros surpreendeu o regime militar e todo o Brasil. Deixou o governo brasileiro em uma situação diplomática delicada com os Estados Unidos. Para que o seqüestro fosse solucionado, o governo militar foi obrigado a ceder a todas as exigências dos seqüestradores, evitando assim, que algo sucedesse ao embaixador, pondo em risco a sua vida. Uma grande operação ofensiva foi montada, envolvendo mais cinco mil homens das três forças armadas, quatro mil policiais civis e militares, quinhentos agentes dos serviços de informações e trezentas viaturas.
No dia 7 de setembro, no domingo à tarde, começou a operação de libertação do embaixador. Os seqüestradores começaram a abandonar o sobrado de Santa Tereza divididos em grupos. Os últimos que deixaram o cativeiro foram Joaquim Câmara Ferreira e Virgílio Gomes da Silva, levando com eles o embaixador Charles Elbrick . Virgílio e o seqüestrado seguiram para um Fusca branco, parado em frente ao sobrado, ao lado de outro Fusca bege, o mesmo utilizado no dia do seqüestro. Os agentes vigilantes do Cenimar, reconheceram, com surpresa, o embaixador, inconfundível nos seus quase dois metros de altura. Assim, os Fuscas bege e branco partiram, tendo no encalço a Rural Willys dos agentes do Cenimar. O terceiro Fusca, o vermelho, seguiu a Rural sem que os agentes se apercebessem.
Na Rua Estrela, a Rural dos agentes da repressão derrapou. Na Rua Aristides Lobo, o Fusca vermelho encostou junto à Rural. Manoel Cyrillo apontou uma metralhadora para os militares, que covardemente, fugiram assustados, virando na rua seguinte.
Despistados os agentes militares, Charles Elbrick é deixado no Largo da Segunda-Feira, levando de presente dos seqüestradores um livro de poemas de Ho Chi Min, escrito em inglês. Elbrick voltou para a sua casa de táxi. Nos primeiros depoimentos após a sua libertação, surpreendentemente foi simpático aos seqüestradores, descrevendo-os como jovens determinados, inteligentes e fanáticos. O embaixador morreria de pneumonia em seu país, em 1983.
Nilton
-
13/03/2012 às 22:55
Fico imaginando se as forças armadas não tivessem ouvido o chamamento da nação para em 1964 dar um basta na patifaria instituida (ainda pior que a patifaria atual). Será que os poucos mil comunas estariam hoje vivos se a população toda, sem a ajuda das forças, resolvesse caçá-los com foices e marretas?
Ferreira
-
13/03/2012 às 22:49
Essa justiça de transição(nome falso para os homens que se acham acima das leis)nada mais é do que revanchismo ideológico,arquitetado e financiado por esquerdistas de hoje,que no passado não passavam de terroristas e assaltantes de cofres.Estes sete desembargadores mais parecem que formam o grupo Rasgadores da Constituição.
Estado de Direito, JÁ!
-
13/03/2012 às 22:47
-
Reinaldo, esses caras, vou chamá-losa sism, pois não receme meu respeito, a menso que agam como profissionais que vuivem da nosa grana, não da grana dessa corja da esquerda…..A PARCIALIDADFE, O REVANCHISMO É TAL QUE ME DÁ NOJO, enão tenho nada com isso, até gostaria, pois teria o prazaer sde dizem na cara deles o que penso dessa palhaçada….. agem com oa dvogados, não como procuradotes…
-
-
JÁ ESCREVI E VOLTA A FAZÊ-LO: SE ELES PROCESAREM OS SEQEUSTRADORES E ASSASSINOS CONFESO, eu os apoiarei, se bem que meu apoioe nada éa emsma coisa, MAS NÃO SOU SAFADO, NÃO SOU POLÍTICO, NÃO TENHO ORM ABO PRESO,E NÃO DEVO ANDA A NINGUÉM… nunca precisei me proostituir para subir na vida…. nunca abri mão da honestidasde de pricnipeios, d moral, da jsutiças, jamis me curvei a quem quer ques eja… fuia té trentado pelas esquerdas, MAS NUNCA ADRI, se quer obedecia a UNE, em suas greves, sito moleque de ginásio…. NUNCA FUI PAU MANDADO, NUNCA ME PRESTEI A SER BODE ESPIATÓRIO DO MAL, NUNCA TENEI PREJUDIR ALGUÉM PARA SATISFAZER GRUPOS, PATOTAS, GABGS… sempre tive e tenho PERSONALIDADE…..
-
-
UM BOM ASSUNTOM APRA ESSES SENHORES
–
Que bandalheira!!! Vale a pena escutar esse vídeo.
“Na cama com um ministro do STF”? Será que já chegamos ao fim da linha ou ainda tem mais? Onde está o erro e quem vai consertá-lo?
Amigos,
Por favor, não deixem de escutar esse vídeo em que o jornalista Políbio comenta uma escandalosa matéria de capa da revista VEJA desta semana. Uma matéria que causa espanto!
Pergunto: onde está a oposição agora? Por que silencia? Por que a sociedade continua anestesiada, assistindo a essa crescente degradação dos costumes e valores nacionais?
Eis o endereço: http://static.livestream.com/grid/LSPlayer.swf?hash=8mkv8%22
murilo
-
13/03/2012 às 22:45
Vão gastar dinheiro, perder tempo que poderia ser usado investigando a roubalheira atual em Brasília e, no final, o STF vai mandar arquivar. E os caras ganham um belo salário para fazer isso, ás minhas custas e de todos nós ! Não existe corregedoria no MPF ? Tá na hora de mandar parar essa bobagem.
Animals Farm of Bananlândia
-
13/03/2012 às 22:42
Os procuradores em tela não só estão jogando o dinheiro do povo no ralo com uma ação medíocre, para não dizer idiota. O que estão fazendo é uma forma de fazer gracinha para os vigaristas do cleptogoverno petista. Assim como os temas “aborto”, “kit-boiola”, “controle social da mídia” e “marcha da maconha”, a questão de revirar o passado por motivo de vingança serve para distrair o Brasil que não pensa. É aquela velha estória do bode fedorento. Estão tentando colocar um bode num elevador lotado para desviar o foco do protesto geral contra o mau cheiro exalado pelo “modelo de gestão” petista. Quer enganar quem, batoré?
wilson
-
13/03/2012 às 22:41
Ao pessoal do estado do RJ quantos desaparecidos na
serra após as avalanches? Tem MPF procurando os desaparecidos?
Nicolau Lupo
-
13/03/2012 às 22:39
É, meu amigo…
Desse jeito, vamos precisar investigar e, quem sabe, punir também os esquerdopatas que pegaram em armas, assaltaram bancos, mataram, sequestraram…
Quem sabe, assim, a ficha da Dona Dilma não sai do cofre onde está guardado.
um abraço.
Madrugão
-
13/03/2012 às 22:37
Isso é uma desculpa que os “valentões” do MP arrumaram para não ter que investigar a roubalheira do PT, de quem eles se borram de medo.
Eles querem é perseguir velhinho milico de pijama. Porque é fácil perseguir velhinho de pijama.
Muito macho esse MP, viu…
paulo
-
13/03/2012 às 22:29
Petralha às 21:06 hs!
@OttoVonCifuder
-
13/03/2012 às 22:29
Reinaldo,
como vc permite baratas no seu blog? Marconi - 13/03/2012 às 21:06
Mario
-
13/03/2012 às 22:29
Se fosse o caso de rever os casos suspensos pela lei da anistia, uma das primeiras pessoas, até pela sua importância, seria a presidente (com “e”, esse papinho de presidenta é coisa de subdesenvolvidos,
paulo
-
13/03/2012 às 22:28
Petralha às 21:11 hs!
paulo
-
13/03/2012 às 22:27
Será esta tal “Justiça de Transição” usada como a pá de cal sobre o país que se vinha construindo e a solidificação do petralhismo multipartidário que depende da cizânia para, ora subrepticiamente, ora descaradamente, impor-se ao que restou de brasileiros que não se deixaram enganar pelo estelionato lulo-dilmista?!!!
Brasileiro de Luto
-
13/03/2012 às 22:22
ESSA TURMA NÃO TEM É VERGONHA NA CARA, REINALDO ! Eu tenho um sonho. Ainda vou ver o ulstra de camburão, saindo de seu jugamento condenado e sendo alvejado por dezenas de ovos jogados pelo povo, assim como aconteceu com o videla, lá na argentina. Eles tem muito mais vergonha na cara, Reinaldo. Essa é a verdade.
Jose Abreu
-
13/03/2012 às 22:19
Ola Tio Rei!!
Sera que estes procuradores (de chifres em cabeça de cavalo) nao estao tentando fazer um investimento futuro, como muito bem sacou MILLOR FERNANDES, `a epoca daqueles que bamburaram com o BOLSA DITADURA?
pedrao
-
13/03/2012 às 22:17
“Justiça de transição” é tribunal de excessão e de excepção! É revanchismo estúpido! É perda de tempo e de dinheiro público!
É tentativa de poder por quem não tem poder!
Ora! srs procuradores! vão se catar!
José Osnir
-
13/03/2012 às 22:12
O que ele querem na verdade já conseguiram que é aparecer na mídia. Para tolos eles não servem, assim querem é a vitrine. Sabem que a república está na mão da esquerda, por isso querem ficar bem com ela. Eles tem a mesma chance de Vitória de eu ser escolhido o próximo rei da Inglaterra.
ALERTA! ALERTA!
-
13/03/2012 às 22:12
Alvo em 13/03/2012 às 21:11
Não há inocência na pergunta e o termo milico já demonstra isso.
Segundo comentário da hora citada.
Ricardo Vasconcelos
-
13/03/2012 às 22:12
Bom, se o Curió pode ser julgado por crimes praticado na Ditadura Militar, então a presidente Dilma também pode! E o José Dirceu, e o Genuíno, e o Fernando Gabeira, e o … Se a ‘revogação’ da Lei da Anistia vale para os milicos, então deverá também ser ‘revogada’ pros militantes da ‘esquerda revolucionária’. Não é lógico?
simplesmente maria
-
13/03/2012 às 22:11
Os sete procuradores do Apocalipse Petralha: Tiago Modesto Rabelo, André Casagrande Raupp, Ubiratan Cazetta, Felício Pontes Júnior, Ivan Cláudio Marx, Andrey Borges de Mendonça e Sérgio Gardenghi Suiama.
Você cobriu tudo, Reinaldo. Análise impecável.
José Maria
-
13/03/2012 às 22:11
Esse procurador só pode ser da ninhada do PT, por tanta ignorância junta!
indignada
-
13/03/2012 às 22:08
É, REINALDO, A COISA TÁ FICANDO MUITO FEIA. O BRASIL ESTÁ SEM RUMO. TODOS QUEREM APARECER DE ALGUMA FORMA. O BRASIL ESTÁ PARECENDO CUBA. A MÍDIA ESTÁ INCENTIVANDO JOVENS A FAZER CONCURSO PÚBLICO. SEREMOS UM PAÍS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS IMPRODUTIVOS. QUERO SABER QUEM VAI PRODUZIR? É POR ISSO QUE ESSES PROCURADORES SÓ SE PREOCUPARAM EM FAZER CONCURSO PARA GANHAREM ALTOS SALÁRIOS E NÃO ENTENDEM NADA DE HISTÓRIA E MUITO MENOS DA NOSSA CONSTITUIÇÃO E DO BRASIL. O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE TEM FERIADO, FÉRIAS DE 30 DIAS, SALÁRIO GARANTIDO, FAÇA CHUVA, FAÇA SOL, E ESTABILIDADE.
VAMOS VER MUITAS DESSAS PEÇAS ENGENDRADAS POR ELES.
VAMOS INCENTIVAR A PRODUÇÃO, A INDÚSTRIA, A AGRICULTURA.
CHEGA DE ABORTISTAS, DE CONCHAVOS, DE CORRUPÇÃO, DE ESTRELISMO, DE FALTA DE TRABALHO. FUNCIONÁRIO PÚBLICO É EMPREGADO DO POVO, SÃO PAGOS POR QUEM VERDADEIRAMENTE PRODUZ.
ALERTA! ALERTA!
-
13/03/2012 às 22:06
Petralha em13/03/2012 às 21:06
Frank
-
13/03/2012 às 22:02
A jogada dos promotores é de fato desgastar o militar, pois sabem que não será preso. Fará o cara gastar com advogados, de forma proposital, só para dificultarem a vida dele. Agora os culpados pela morte de civis, provocados pela esquerda, ficaram sossegados em poltronas confortáveis, onde haverá travesseiros com plumas de ganço e pipoca amanteigada. Tudo isso? claro! Patrocinado pelos generosos contribuintes.
Roberto BH
-
13/03/2012 às 22:02
Que bom. Agora os nobres procuradores, tenho certeza, vão investigar o assalto na casa da amante de Ademar de Barros onde roubaram 2 milhões de dolares e ninguem sabe onde está né?
neoliberal otimista
-
13/03/2012 às 21:53
A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Lei de Anistia tem efeito VINCULANTE, ou seja, nenhum juiz de instâncias inferiores pode decidir em sua contrariedade ! E se decidir, sem problemas, em matéria criminal um simples HABEAS CORPUS no Supremo trancará estas ações penais revanchistas com a maior tranquilidade ! Tempo e dinheiro perdidos por servidores públicos (Procuradores da República) que deveriam produzir coisas mais úteis à sociedade brasileira, como, por exemplo, o combate ao TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMAS E DROGAS que estão dizimando milhares e milhares de famílias brasileiras ! As estatísticas mostram que é PÍFIA a atuação do Ministério Público Federal no combate ao narcotráfico ! E não me venham a culpar a Polícia Federal por este retumbante FRACSASSO, pois a Cosntituição Federal diz que o MP é o órgão corregedor das polícias !!!
theo
-
13/03/2012 às 21:47
A anistia não foi inventada pelo milicos, ela foi resultado de um acordo com a sociedade por meio do congresso nacional.
theo
-
13/03/2012 às 21:45
A cada dia uma novidade que nos faz andar para trás. Que tristeza.
Ratazana Gorda em Marconi - 13/03/2012 às 21:06
-
13/03/2012 às 21:45
REINALDOXX NELLA!!!!
Ratazana Gorda em Jorge - 13/03/2012 às 21:11
-
13/03/2012 às 21:44
REINALDOXX NELLA!!!!
marcelo
-
13/03/2012 às 21:44
Eu acho essa atitude de uma extrema covardia. Esse senhor, o Cel. Curió, tem quantos anos? Não tem menos que setenta. Ora, esses doutores sabem o que queriam os guerrilheiros do Araguaia? Com certeza, não. Difícil ter que respeitar essas criaturas de Deus. Arriégua…
Impacientes
-
13/03/2012 às 21:44
Com o chefe que os mantinha quietos fora de combate, o Apedeuta, os vermelhos estão impacientes, nervosos. E estão cada dia mais ousados. E veja bem, essa escória comunista incrustrada no Judiciario ganha salarios, que nós pagamos, perto de trinta mil reais por mes!
Leitor de Icaraí
-
13/03/2012 às 21:42
Se a Lei da Anistia não vale, então, vamos chamar todos os envolvidos nos fatos da época: Além dos militares, Dilma, e os sequestradores e assassinos de esquerda.
cuidado com a patrulha
-
13/03/2012 às 21:41
MARCONI - 21:06
Petralha
JOÃO RICARDO FARIAS
-
13/03/2012 às 21:40
LAMENTAVELMENTE O PODER JUDICIÁRIO ALBERGA TANTOS CORRUPTOS QUANTO O PODER LEGISLATIVO E O EXECUTIVO, PORQUE A CORRUPÇÃO É UMA PRAGA QUE ASFIXIA O BRASIL. NÃO DÁ PARA LEVAR JUIZ A SÉRIO NO BRASIL, COMO SERIA DE SE DESEJAR PORQUE ELES FUNCIONAM MAL COMO MUITOS DE SEUS COLEGAS CORRUPTOS DEPUTADOS DO LEGISLATIVO E SEUS COLEGAS MINISTROS DO EXECUTIVO. NO CASO DO JUDICIÁRIO ELES VENDEM SENTENÇAS PARA GANHAR DINHEIRO. ELES COMETEM INJUSTIÇAS MUITO MAIS DO QUE JUSTIÇA. HOJE, NO BRASIL, MUITOS JUIZES CORRUPTOS ESTÃO GARANTINDO A LIBERDADE DE BANDIDOS LIGADOS AO TRÁFICO DE DROGAS PESADAS E OUTRAS CONTRAVENÇÕES MORTAIS. A PRESIDENTE DILMA TEM RAZÃO DE TENTAR MORALIZAR. OS JUIZES NÃO PODEM TER CARGOS VITALÍCIOS, ELES NÃO PODEM TER ESTABILIDADE NO EMPREGO, PORQUE NO BRASIL ELES NÃO MERECEM ISSO. AO CONTRÁRIO, PELO BEM DA SOCIEDADE BRASILEIRA, OS JUIZES DEVERIAM COMEÇAR A SER RECICLADOS RAPIDAMENTE PORQUE MUITAS DAS DESGRAÇAS QUE VÊM OCORRENDO NA SOCIEDADE RESULTAM DA LIBERDADE CONCEDIDA A BANDIDOS QUE ESSES JUIZES VENDIDOS SE ENCARREGAM DE GARANTIR. VÁ AO INTERIOR DO BRASIL PARA VER ISSO O TEMPO TODO. VEJAM COMO ESTÁ DESTROÇADA A JUSTIÇA EM MINAS GERAIS, POR EXEMPLO, ONDE A CERTEZA DA IMPUNIDADE SE TRASNFORMOU NUM GRANDE INCENTIVO PARA A DISPARADA DOS CRIMES DE MORTE VIOLENTA E CRUEIS DE PESSOAS HONESTAS E INOCENTES. O RESPEITO ACABOU MESMO. NINGUÉM ACREDITA MAIS EM GRANDE PARTE DOS JUIZES BANDIDOS NO BRASIL. ESTÁ NA HORA DE COMEÇAR A DEMITIR ESSES BANDIDOS E COLOCAR GENTE MAIS DECENTE PARA OCUPAR O CARGO DELES. TALVEZ COM GENTE NOVA E MAIS EXIGÊNCIA A VERGONHA NA CARA RETORNE À JUSTIÇA DO PAÍS. O BRASIL JÁ NÃO TEM MAIS PAZ SOCIAL!!!ESTÃO CRESCENDO DE MODO ASSUSTADOR O CONSUMO DE DROGAS VENENOSAS, O DESRESPEITO, A DELINQUENCIA E A VIOLENCIA SOCIAL. ONDE VAMOS DESSA MANEIRA?
Anônimo
-
13/03/2012 às 21:39
Reinaldo…Inseto às 21:06 tentando se criar no blog. REINALDODXX NELE!!!!!
Rodney
-
13/03/2012 às 21:38
Perfeito texto Reinaldo! Estamos vivendo um estado judicialista que não vai levar nada a lugar nenhum. Advogados, juízes, procuradores, promotores, contadores e jornalistas (com raríssimas exceções) olham sempre para o passado. Cientistas, professores, engenheiros, administradores olham para a frente. Mas pergunta se a OAB se pronuncia sobre esse FEBEAPA??? Não interessa. Enquanto isso o país vai seguindo rumo ao abismo…..Esses promotores é que deveriam ser processados por gastar de maneira ineficaz e ineficiente o nosso duro dinheiro….mas eles ganham uns R$ 20 mil trabalhando bem ou mal…e aí??? O aparelhamento do setor público eles não investigam….
fontana
-
13/03/2012 às 21:37
É um absurdo o numero de bestas investidos de poderes publico no Brasil. A anistia foi imposta na base da porrada, ou foi DEMOCRATICAMENTE negociada? Continuem assim , olhando para traz, e o Brasil será engolido pelo buraco da recessão.Xô marasmo!
morg
-
13/03/2012 às 21:35
Reinaldo, por total ignorância histórica: Jorge - 13/03/2012 às 21:11
morg
SR
-
13/03/2012 às 21:35
SE AO MENOS FÔSSEMOS INVADIDOS POR SOLDADOS AMERICANOS , MUITA GENTE SERIA TRATADA PERTO DE CASA POR HOSPITAIS DE CAMPANHA.
MARGINAIS SERIAM TRATADOS COM TAL.
Ó COMO EU SONHO COM O FIM DESSE PICADEIRO ASQUEROSO.
SERÁ QUE FICARÍAMOS PIORES DO QUE ESTAMOS ?
Anônimo
-
13/03/2012 às 21:33
Marconi, da 21:06. Quer dizer então que tortura é crime e terrorismo não é? Quer dizer que vc quer ver torturador na cadeia, e terrorista livre, leve e solto para matar a sua família em atentados à bomba? Veja se vc consegue ao menos fazer um pouco de sinapse. Se não conseguir, tente, pelo menos ficar em pé.
Luiz
-
13/03/2012 às 21:32
O país anda mesmo muito estranho. Enquanto isso,colocam as patas em cima das investigações do assassinato de Celso Daniel ,por exemplo, entre tantas outras barbaridades,sob os auspícios do núcleo central de poder do PT. A justiça deveria estar ligada nos desmandos dessa gente que institucionalizou a corrupção, a compra de consciências e subverte valores democráticos. O MP se perde e compromete sua razão de ser.
Anônimo
-
13/03/2012 às 21:31
Falcatrua é o que não falta envolvendo dinheiro publico, corrupção e desmandos no país, e esse pessoal ao invés de trabalhar em cima disto, resolve remexer no passado, que já foi sepultado com cal com a Lei da Anistia. Mas seguindo com lógica (se é que está existindo neste caso) da imparcialidade, por que não abrir também processos para os que seqüestraram, roubaram e justiçaram seus proprios companheiros de luta, a maioria de forma covarde e sem ao menos saber que seriam executados?
SR
-
13/03/2012 às 21:29
A TANTO TEMPO LENDO ESSE BLOG E AGORA MINHA FICHA CAIU.
ATÉ QUANDO VAMOS FICAR AQUI LENDO O QUE ESTÁ ESCRITO E NADA ACONTECE? ELES CONTINUAM SE REFASTELANDO NA LAMA, NOS ROUBANDO, NOS MENOSPREZANDO , NOS ENVERGONHANDO.
BASTA DIZER QUE NAS ARQUIBANCADAS DA SAPUCAÍ FORAM AUMENTADOS 12.500 LUGARES . E NOS HOSPITAIS ??????
ISSO AQUI É MUITO POUCO E INÚTIL. ESSA É A VERDADE , INFELIZMENTE.
A VEJA PRECISA AGIR EM PROL DO POVO PORQUE ESPERAR PELO CHAPOLIN NÃO DÁ PÃO A NINGUEM.
SOCORROOOOOO ALGUEM.
morg
-
13/03/2012 às 21:29
Reinaldo,
1 - na 2a. linha do 2o. parágrafo: “…Ação Direta…”
2 - na 2a. linha do 4o. parágrafo após Um filme: “…Do mesmo modo,”
morg
Anônimo
-
13/03/2012 às 21:28
As supostas vítimas de Curió eram nada mais nada menos que terroristas, ou seja, cometiam crime contra a segurança nacional. Competia, então, às FFAA combatê-los. E Curió, cumprindo seu papel de agente do estado, saiu em seu encalço, prendendo-os. Logo, não há o que se falar em sequestro, pois a liberdade dos terroristas foi restringida por alguém que tinha competência para fazê-lo. Se Curió se excedeu, então ele fez prisões irregulares, e não sequestro. Se essa ação não der em nada, caberá à sociedade acionar o CNMP no sentido de fazer os tais procuradores ressarcir os cofres públicos das quantias gastas com essa operação. A autonomia de procuradores não é ilimitada. O dinheiro público merece respeito.
M@theus
-
13/03/2012 às 21:28
Marconi - 13/03/2012 às 21:06
Petralha q nem sequer sabe escrever direito, minha nossa…
alberto santo andre
-
13/03/2012 às 21:27
SEM A LEI DA ANISTIA,NO BRASIL NAO EXISTIRIA O PARTIDO DOS BANDIDOS E ASSASSINOS ,O PT.
alberto santo andre
-
13/03/2012 às 21:26
sera que tambem vao ser julgados os guerrilheiros,cujos assassinatos em sua maioria foram de civis ,ou sera que estes guerrileiros, que nao lutavam para livrar o pais das maos dos militares,mas sim, queriam transformar o brasil em uma cuba continental, teem mais valor que as pessoas honestas assassinadas por estes. realmente este e e continuara por muito tempo, sendo um pais com uma populacao de terceiro mundo ,basta ver as mediocridades que compoe hoje os tres poderes e em sua maioria, eleitas pelo mediocrismo do povo brasileiro.
Hercilio
-
13/03/2012 às 21:26
O Pacto de Moncloa é um símbolo mesmo e o maior é a alta taxa de desemprego na Espanha, ao facilitar as demissões provocou 10% de desemprego na fase de bonança e 25% na crise. Um em cada dois jovens espanhóis está desempregado, o governo propõe mais facilidade para demitir, talvez achem 25% pouco, a proposta é tão ruim que o conservador PP protesta contra ela.
andré
-
13/03/2012 às 21:23
Esses procuradores querem é aparecer! O problema do MP é achar que podem tudo e não são responsabilizados por nada.
ivavicca
-
13/03/2012 às 21:22
Cidadão (?) Marconi. E os terroristas vão também ser processados? Ou a água que bate lá não bate cá?
Sabetudo
-
13/03/2012 às 21:20
Esses procuradores da república não passam de uns vermelhinhos travestidos de justiceiros, distorcem a lei para fundamentar suas prerrogativas, dentre as quais está exatamente a de perseguir e defender o cumprimento da lei…
Há muito o MPF e os MPE’S tem atuado mais de acordo com o sabor de suas conveniências e entendimentos pessoais do que pautados pela Constituição Federal e pelas leis, que juraram defender em suas posses. Tratam-se, na maioria das vezes, de jovens de pouco mais de 20 anos que se mostram deslumbrados com tanto poder que lhes confere o cargo, o qual utilizam cada vez mais na procura de holofotes do que na procura de justiça, desmerecendo, desta forma, a sua nomenclatura. Lembro-me daquele procurador vermelho o tal Francisco que não largava do pé dos tucanos durante os oito anos de mandato de FHC e que mergulhou em densas trevas com a tomada do pudê pelo PT. Essa gente não tem freio, espera-se que o STF os coloque no seu devido lugar.
Franklin Anagnostopoulos
-
13/03/2012 às 21:12
Em uma apostila para concurso para o ministério público, o autor que pertence ao mesmo, pondera que tal ministério já está quase transfomando-se em um quarto poder. E Rejubíla-se com isso. Eu deveria dizer, refocíla-se.
Um abraço
franklin
Artur
-
13/03/2012 às 21:11
Estes sete procuradores estão procurando sim,(confusão),já disse aqui quando do comentario da punição que o Megalonanico e a gerentona destrambelhada quiseram dar aos oficiais do exercito.Esta na hora da onça sair da toca e dar umas rosnadas em cima destes imbecis esquerdistas de merda.
Democracia Vacina Anti-Petralha
-
13/03/2012 às 21:07
RECUPERAMOS A NOSSA DEMOCRACIA ,JUSTAMENTE PORQUE FOI FEITO UM ACORDO E SE FEZ UMA LEI CHAMADA DE ANISTIA ,AMPLA E IRRESTRITA E COMO O MPF DIZ QUE NÃO EXISTE ,ACHO QUE ESTAMOS A CAMINHO DE UMA NOVA DITADURA E DE ESQUERDA ,COM UMA TAL COMISSÃO DA MENTIRA A SER IMPLANTADA QUE PELO JEITO SÓ VAI INVESTIGAR OS MILITARES E COMO FICA OS TERRORISTAS ,TAIS COMO PIMENTEL ,MARTINS ,DIRCEU ,DILMA E MUITOS OUTROS ,SE OS MILITARES FOREM OS ÚNICOS A SEREM CRUCIFICADOS ,SABEREMOS QUE EM BREVE TEREMOS QUE LUTAR PELA VOLTA DA NOSSA DEMOCRACIA E PARECE QUE O STF É APENAS UM ENFEITE CARO ,LENTO E NÃO JULGA NADA ,FOI LOTEADO POR PETISTAS PARASITAS E OS POUCOS QUE AINDA RESTAM DEVEM SE APOSENTAR EM BREVE ,QUERO VER ATÉ AONDE VAMOS CHEGAR COM ESSA QUADRILHA CONTROLADA PELO PETISMO INSANO ,VAI DURAR ,BRASIL SÉRIO ,É AQUELE QUE VAI ERRADICAR O PETISMO DESSE BRASIL.
Marconi
-
13/03/2012 às 21:06
REINALDOXX!!!
Sergio Hora
-
13/03/2012 às 21:04
Justiça é uma só. A própria Constituição é clara quando determina que “não haverá tribunal de exceção”. Portanto, não faz o menor sentido (ou faz) essa tal justiça de transição (assim mesmo, com minúsculas).
Não tem jeito. Essa gente é feita do mesmo barro que faz os kirchneristas: “não consegue sair da lógica do confronto, da revanche, da vingança. E quem está pagando o pato é a democracia”.
E pelo cheiro da brilhantina, cada vez fica mais claro o aparelhamento do Ministério Público Federal.
PAULO BOCCATO
-
13/03/2012 às 21:00
QUEM METEU ESTA RAPAZIADA NA SELVA ?
QUEM LHES DEU FUZIS ?
HEIN PROMOTORES ?
PORMOTOR DE UM OLHO SÓ É O QUE ?
RESPONDO !
PROMOTOR DE JUSTIÇA CAOLHA !
Direitista
-
13/03/2012 às 20:58
A indevida politização do MP o tem transformado em mero instrumento do “politicamente correto” e do esquerdismo chulé. É uma posição que já começa a expor ao riso e ao descrédito a instituição.
Vez por outra, ouço alguém dizer: “só falta agora um promotorzinho palhaço assumir a causa dessa minoria”.
Nelson® - São Paulo
-
13/03/2012 às 20:55
Com a Constituição de 88 o MP ganhou muitos poderes e também responsabilidades. O comportamento de certos procuradores nos leva a indagar se o MP ainda vive sua fase de adolescência ou se o que os move a ações como essa representa a sua face militante. Estou mais inclinado a achar que se trata do mais baixo militantismo. Eles devem saber muito bem que essas ações não vão dar em nada. O objetivo é expor os processados à execração moral e por conseguinte promover uma espécie de beatificação dos guerrilheiros e terroristas de esquerda com o claro propósito de reescrever a história e glorificar a canalha que queria implantar o comunismo no Brasil.
Aliás tenho notado mensagens subliminares até em comerciais de utilidade pública do governo federal. Um desses sobre doações de órgãos lá está o famigerado Zé de Abreu que ao final solta uma frase totalmente fora de contexto com o assunto ali tratado. Disse o sujeito: “Nós vencemos”. É, eles acham que venceram e vão tentar de todas as maneiras incutir na mente das pessoas que foram paladinos da democracia.
Gonçalves
-
13/03/2012 às 20:55
É óbvio que estão usando essa estratégia de diversão da opinião pública para fatos gravíssimos que já sabemos, ou pior, estamos por saber que ocorreram.
Helder Melo
-
13/03/2012 às 20:54
Justiça de transição para o novo governo autoritário pos-comunista. Justiça revolucionária, Reinaldo.
Marcos F
-
13/03/2012 às 20:54
Transição do quê?
Por que não chamam de “justiça mutável” - que muda à boa vontade de qualquer um com poder?
ARGH!...
-
13/03/2012 às 20:50
Depois que Lula se dispôs a passar inúmeras vezes por cima da Carta Magna (lembram do f..-se a Constituição?) nada mais nos assombra quando essa gente tenta passar por cima da Lei.
Mas ainda temos juízes. Verão.
PAULO BOCCATO
-
13/03/2012 às 20:49
É curioso que este mesmissimo e estranho Ministério Público Federal e seus promotores altamente ideologizados em causas que não são mais causas desde a Lei da Anistia não persigam aos líderes ainda vivos da Guerrilha do Araguaia responsáveis por colocar jovens sonhadores com um fuzil na mão contra tropas regulares do exército brasileiro !
Mas já estamos acostumados a ver autoridades públicas que fazem do cargo palanque de comício usar de duas reguas para uma mesma medida…
E quanto aos tais 120 juízes para a democracia que assinam um pseudo manifesto, juiz que se manifesta politicamente, ao meu modo de ver, perdeu a necessaria isenção para julgar qualquer questão semelhante que lhes porventura venha a cair nas mãos !
E já passou da hora do CNJ dar uma basta nestes militantes de toga que infestam o judiciário !!
Não vivemos em uma ditadura da esquerda e não a teremos por ardis de um ministério publico ideologico ou de uma magistratura engajada á esquerda do pensamento político !!
Se querem rasgar a Lei da Anistia, que estejam prontos para outra lei;
a que reza que toda ação corresponde uma de ação igual e contrária !
A ESQUERDA DO PT ORA NO PODER E TODOS OS COMUINISTAS DINOSSAURICOS QUE AINDA VEGETAM NESTA NAÇÃO E QUE NAO ACEITAM AS REGRAS DA DEMOCRACIA QUE ALIAS PARA ELES NAO PASSA DE UMA LICENÇA, UM PASSO PARA A SUA PROPRIA DITADURA, QUEREM PORQUE QUEREM FAZER OS RELÓGIOS DO PONTEIRO ANDAREM PARA TRÁS…
OK !
CUIDADO !
…VOCÊS PODEM CONSEGUIR !
Paulo Boccato
tonio cunha
-
13/03/2012 às 20:48
Os procuradores no Brasil precisam honrar o cargo que exercem e que sao pagos por todos os brasileiros, principalmente os pobres. Enquanto o pais nega acesso aos principais diereitos, como saude, educaçao e segurança os senhores procuradores perdem seu tempo com o revisionismo de uma historia que nao é honrada nem pelos militares ou subversivos de esquerda. Enquanto se preocupam com o passado, o nosso futuro esta sendo comprometido com as negociatas em curso para realizaçao da copa do mundo e olimpiadas. Deveriam esta se dedicando a acompanhar as obras superfaturadas e a corrupçao que esta acontecendo agora no presente.
neoliberal otimista
-
13/03/2012 às 20:48
O Estado Brasileiro, através de seu Poder Judiciário, já reconheceu que todos os desaparecidos políticos - são menos de 200 ao todo - encontram-se OFICIALMENTE MORTOS ! E para tanto, foi determinada a expedição pelos respectivos Cartórios de Registro das Pessoas Naturais, os competentes ATESTADOS DE ÓBITO !!! Então eu gostaria que o Sr. Sergio Gardenghi Suiama objetivamente explicasse à opinião pública como é possível MANTER SEQUESTRADO alguém que o ESTADO BARSILEIRO já DECLAROU MORTO ??? Explica essa, Sr. Suiama ! Isso é um SALTO MORTAL na LÓGICA ! Mas como a LÓGICA é uma matéria prima um tanto quanto ausente na cabecinha dessa gente, então tudo é possível, inclusive se manter sequestrado um MORTO !!!
poirot
-
13/03/2012 às 20:48
Sr Reinaldo,todos os acusados,na justiça deverão declarar que não torturaram estes guerrilheiros,e sim que os mataram há 35 anos e jgaram os corpos no rio Araguaia.è uma confissão de um crime prescrito pelo codigo penal,e anistiado pela lei da anistia.Estes coministas ensimaram que ninguem deverá torturar seus algozes,e sim mata-los,pois o crime ede assassinato ´prescreve com 20 anos e a tortura,um crime menor,pois preserva a vida,é imprescritivel.Só na cabeça destes esquerdista a vida é menor. Na URSS ,e Cuba ,na China,é por istoque eles matão direto,sem clemencia.
M@theus
-
13/03/2012 às 20:45
Pra mim, eles estão fazendo isso, para desviar do assunto do mensalão, q esse ano, infelizmente , prescreve…
PAULO BOCCATO
-
13/03/2012 às 20:42
É curioso que este mesmissimo e estranho Ministério Público Federal e seus promotores altamente ideologizados em causas que não são mais causas desde a Lei da Anistia não persigam aos líderes ainda vivos da Guerrilha do Araguaia responsáveis por colocar jovens sonhadores com um fuzil na mão contra tropas regulares do exército brasileiro !
Mas já estamos acostumados a ver autoridades públicas que fazem do cargo palanque de comício usar de duas reguas para uma mesma medida…
E quanto aos tais 120 juízes para a democracia que assinam um pseudo manifesto, juiz que se manifesta politicamente, ao meu modo de ver, perdeu a necessaria isenção para julgar qualquer questão semelhante que lhes porventura venha a cair nas mãos !
E já passou da hora do CNJ dar uma basta nestes militantes de toga que infestam o judiciário !!
Não vivemos em uma ditadura da esquerda e não a teremos por ardis de um ministério publico ideologico ou de uma magistratura engajada á esquerda do pensamento político !!
Se querem rasgar a Lei da Anistia, que estejam prontos para outra lei;
a que reza que toda ação corresponde uma de ação igual e contrária !
A ESQUERDA DO PT ORA NO PODER E TODOS OS COMUINISTAS DINOSSAURICOS QUE AINDA VEGETAM NESTA NAÇÃO E QUE NAO ACEITAM AS REGRAS DA DEMOCRACIA QUE ALIAS PARA ELES NAO PASSA DE UMA LICENÇA, UM PASSO PARA A SUA PROPRIA DITADURA, QUEREM PORQUE QUEREM FAZER OS RELÓGIOS DO PONTEIRO ANDAREM PARA TRÁS…
OK !
CUIDADO !
…VOCÊS PODEM CONSEGUIR !
Paulo Boccato
emeesse
-
13/03/2012 às 20:42
Mais uns que não tem nada pra fazer.
Por que não vão pescar no rio Amazonas?
Ney S. Monteiro
-
13/03/2012 às 20:42
Em se tratando de uma afronta às leis estabelecidas, e resultando num desperdício de dinheiro público,uma vez que este processo realmente seja arquivado, não caberia uma ação popular requerendo que esse grupo reponha ao Tesouro o dinheiro mal gasto?
osvaldo
-
13/03/2012 às 20:41
OS PROCURADORES PODERIAM PEDIR A PRISÃO DOS SEQUESTRADORES DO CONSUL E QUE DEVOLVESEM OS MILHÕES QUE RECEBERAM DE INDENIZAÇÃO.E INVESTIGAR A LIGAÇÃO DE LULA COM O TERRORISTA CONDENADO BATTISTI.
Chacon
-
13/03/2012 às 20:41
Se vão fazer isso como o Coronel, é justo que façam com aquele, como é o nome dele mesmo? Que sequestrou o embaixador? Pois é esse mesmo: Franklin Martins.
Acho que isso vai acabar mal, digo, para o governo e bom para nós. abraço
caio
-
13/03/2012 às 20:35
o Brasil está uma beleza acabo de ler que a Anvisa proibiu cigarro aromatizado ,anvisa proibiu remádio na prateleira ,anvisa proibiu bolacha ,enfim a coisa esta ficando uma droga ,este pais ,tudo pelo partido nada fora dele ,é Stalin vive,pelo menos na alma destes cretinos
Rodrigo
-
13/03/2012 às 20:33
Empreiteiras do aborto instrumentalizam senadoras: http://www.youtube.com/watch?v=N08kBi6EHps&feature=player_embedded
Tio Rei, divulgue por favor!
Albino
-
13/03/2012 às 20:33
A reportagem foi omissa. Faltou dizer que esses cinco escoteiros foram ao Araguaia catalogar borboletas.
Meier Ginzel
-
13/03/2012 às 20:32
Reinaldo, certamente as pessoas com quem voce convive nunca apoiariam um golpe militar. Mas faca essa pergunta afirmando que os politicos, nesse caso, iriam para cadeia e o congresso seria fechado, ao motorista do taxi, ao acougueiro, ao porteiro, etc..
neoliberal otimista
-
13/03/2012 às 20:32
Falou BESTEIRA o procurador Sergio Gardenghi Suiama: para todos estes guerrilehiros do Araguaia já foram expedidos os respectivos ATESTADOS DE ÓBITO ! Como alguém pode manter sequestrado alguém que já está OFICIALMENTE morto, com atestado de óbito emitido pelo Poder Público ? Me explica essa, Sr. Suaiama !!! Aqui já não há mais crime permanente, mas crime IMPOSSÍVEL !!!
mariosergio
-
13/03/2012 às 20:30
Reinaldo os jornais já publicaram artigo do jornalista “hugo studart”relatando que EDINHO ,PIAUI E DUDA SAIRAM VIVOS do
Araguaia……
Ros
-
13/03/2012 às 20:29
Espero realmente que a caça as bruxas comecem por aqueles que não tem prestígio na caserna,e que depois tomem coragem e partam para aqueles que tem mais respaldo de seus pares.Quero ver até onde vai esta situação vexatória para as Forças Armadas.Quero ver quem vai ser o grande militar que vai dar o tapa na mesa e dizer. Se for averiguar e condenar, que seja pra todos os lados,ou então mostraremos realmente nossa indignação.
neoliberal otimista
-
13/03/2012 às 20:27
Basta um simples HABEAS CORPUS perante o Supremo Tribunal Federal para trancar “ab initio” essas ações descabidas ! Simples assim ! Os Procuradores da República deveriam se preocupar com as toneladas e toneladas de maconha e cocaína, e com o ARSENAL de armas e munição, que atravessam diariamente nossas fronteiras e liquidam famílias inteiras Brasil afora, que perdem seus filhos para as drogas ! Atualmente, o placar anda assim: NARCOTRAFICANTES 10 x 0 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL !!!
Romane
-
13/03/2012 às 20:27
Essa gente não conhece o perdão, é raivosa, odeia do fundo da alma — e aí mora um perigo maior, por que em sua cegueira essa gente é capaz do crime justiceiro.
João
-
13/03/2012 às 20:16
Brilhante artigo!!! Espero que seja muito lido e entendido.
Seções
Avesso do Avesso
Documentos
profile
Reinaldo Azevedo
reinaldoazevedo
reinaldoazevedo #VEJA Isso é o que eles sabem sobre democracia. Ou: Os iluministas ingleses de Dimenstein: O Giancarlo Lucena é ... bit.ly/yLPczW about 1 hour ago · reply · retweet · favorite
reinaldoazevedo Maioria da população de Genebra decide: protesto público só com autorização prévia bit.ly/z20WVz about 1 hour ago · reply · retweet · favorite
reinaldoazevedo Como a ditadura suíça decidiu tratar as manifestações que paralisam a cidade? bit.ly/z20WVz about 1 hour ago · reply · retweet · favorite
reinaldoazevedo #VEJA Maioria em Genebra decide: multa de US$ 110 mil para quem parar a cidade sem autorização prévia! Nem de bi... bit.ly/z20WVz about 1 hour ago · reply · retweet · favorite
Join the conversation
Artigos em VEJA
Alternância de poder e Constituição neles! - 07/10/2009
Que Goffredo não descanse em paz - 08/07/2009
A bíblia da esquerda herbívora - 29/4/2009
Um homem sem (certas) qualidades - 11/2/2009
Que Deus é este? - 24/12/2008
Graciliano, o grande - 10/12/2008
O muro caiu, mas a amoralidade da esquerda sobrevive - 5/11/2008
O mal-estar dos "progressistas" - 24/9/2008
O DIREITO SÓ PODE SER ACHADO NA LEI - 27/8/2008
A bolacha na telinha e a nossa liberdade - 30/7/2008
As ONGs do fim do mundo - 18/6/2008
O que eles querem é imprensa nenhuma - 7/5/2008
Que falta faz um Voltaire - 2/4/2008
Fidel e o golpe da revolução operada por outros meios - 27/2/2008
O Foro de São Paulo não é uma fantasia - 30/1/2008
O pastor e o pensador - 12/12/2007
A crença na "cultura da periferia" é coisa de gente com miolo mole - 5/12/2007
Capitão Nascimento bate no Bonde do Foucault - 10/10/2007
Restaurar é preciso; reformar não é preciso - 12/9/2007
O Movimento dos Sem-Bolsa - 8/8/2007
A Al Qaeda eletrônica - 20/6/2007
Gramsci, o parasita do amarelão ideológico - 16/5/2007
Crime e castigo dentro de nós - 28/03/2007
O politeísmo de um Deus só - 28/02/2007
A seita anticapitalista e a tristeza do Jeca - 07/02/2007
Sou "doente" mas sou feliz - 27/12/2006
É preciso civilizar os bárbaros do PT - 1º/11/2006
Governante bom é governante chato - 11/10/2006
E o feio se tornou bonito... - 13/09/2006
Urna não é tribunal. Não absolve ninguém - 06/09/2006
Mais recentes
Isso é o que eles sabem sobre democracia. Ou: Os iluministas ingleses de Dimenstein
Maioria em Genebra decide: multa de US$ 110 mil para quem parar a cidade sem autorização prévia! Nem de bicicleta pode!!!
A ação escandalosamente ilegal dos procuradores que se comportam como se a Lei da Anistia e o STF não existissem. Ou: Desperdício de dinheiro público a serviço da ideologia. Ou: “O Segredo dos Teus Olhos”
Chinaglia substitui Vaccarezza
Rousseau, a besta, vence John Locke, o civilizado! E no governo de Cameron, o conservador banana
Vaccarezza deixa liderança do governo e diz que não está ressentido — ou seja, está!
Pero Vaz de Caminha e Padre Anchieta têm de ser proibidos nas escolas e banidos das bibliotecas!!!
LEIAM ABAIXO
A estupidez não é verde-amarela apenas! Cristofobia e ódio ao Ocidente querem, agora, censurar Dante Alighieri, acusado de islamofóbico, homofóbico e anti-semita. E eu juro que não estou brincando!
Líder do governo na Câmara manda o Supremo plantar batatas. Dada a situação do governo, foi muito oportuno…
Arquivo
S T Q Q S S D
« fev
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
Tags
aborto Antonio Palocci Aécio Neves Bobagens de Lula Celso Amorim Cesare Battisti Chávez Ciro Gomes corrupção código florestal DEM democracia Dilma Erenice Guerra estado policial Fernando Haddad Governo Dilma Honduras imprensa Irã Israel José Dirceu José Sarney leitores liberdade de expressão liberdade de imprensa Lula Líbia Marina Silva Ministério do Esporte MST Obama Orlando Silva PMDB PSDB PT reajuste do mínimo Receita Federal Rio Serra STF Sucessão 2010 Sérgio Cabral USP Venezuela
Serviços
Tablet
Android
Orkut
Foursquare
Google+
RSS
Newsletter
Anuncie
Tempo
Cotações
Assinaturas
Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!
O clube que conhece e reconhece você.
Assine Veja e ganhe meses a mais!
Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!
Assine SUPER versão digital!
Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!
Assine EXAME e ganhe meses a mais!
Assine por 1 ano e receba
+ 6 meses grátis!
Nome Nascimento E-mail CEP
Apenas 10x R$ 51,48
Notícias
Brasil
Economia
Internacional
Celebridades
Esporte
Vida Digital
Educação
Ciência
Saúde
RSS
Infográficos
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Destaques da semana
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário
Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Betty Milan, sexualidade
Caio Blinder, de Nova York
Fernanda Furquim, séries de TV
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Lucia Mandel, dermatologia
Mayana Zatz, genética
Paula Neiva, celebridades
Reinaldo Azevedo, blog
Renato Dutra, atividade física
Ricardo Setti, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores
Tony Bellotto, crônicas
Blogs da redação
Imposto de Renda 2012
VEJA nas Olimpíadas
Enem e Vestibulares
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura
Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
Diz o Estudo, ciência
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues
Enquetes, opinião
Ponto de vista
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes, conhecimentos gerais
Serviços
Assine VEJA
Busca
RSS
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade
Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Manchetes de VEJA Manchetes de VEJA
Missão dos novos líderes: enquadrar o Congresso
Novo iPad utiliza tela de LCD da rival Samsung
Julianne Moore se transforma em Sarah Palin
Em Brasília, a presidente Dilma olha para pétalas de flores jogadas durante sessão no congresso para apresentar o "Diploma de Mulher Cidadã Bertha Lutz", que honrará mulheres que lutaram pela igualdade entre sexos
Tim Cook, CEO da Apple, apresenta o novo Ipad 3 durante o evento em São Francisco, nos Estados Unidos
A ex-governadora Sarah Palin e a atriz Julianne Moore
Arlindo Chinaglia: “Neste momento, a prioridade é um orçamento equilibrado que ajude o Brasil a continuar crescendo”.
Ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista ao Comitê de Assuntos Econômicos do Senado em Brasília
José Maria Marin, novo presidente da CBF, durante coletiva no Rio de Janeiro
Parque industrial de uma das fábricas da Aracruz Celulose da empresa Fibria
Manifestantes afegãos queimam boneco que representava o presidente americano Barack Obama em protesto contra a morte de civis por soldado dos EUA
Garotos sentados próximos às ruínas da casa de um dirigente da Jihad Islâmica atingida por ataque aéreo israelense em Jabalia, na Faixa de Gaza
13/03/2012 18h22 - Atualizado em 13/03/2012 19h17
MP diz que denunciará militar por crimes na guerrilha do Araguaia
Coronel Curió, da reserva, será denunciado pelo sequestro de 5 pessoas.
Advogado de militar diz que só se pronunciará depois de ler a denúncia.
O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta terça-feira (13), que irá denunciar o coronel da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió, por crimes de sequestro qualificado contra cinco militantes que atuaram durante a guerrilha do Araguaia. A guerrilha foi um movimento armado contra a ditadura militar organizado pelo PC do B e reprimido pelo Exército, entre 1972 e 1975, no sul do Pará.
A denúncia, assinada por sete procuradores da República, será encaminhada nesta quarta-feira (14) à Justiça Federal de Marabá, no Pará. Se a denúncia for acatada pela Justiça, o caso pode se converter na primeira ação penal por crimes cometidos durante a guerrilha do Araguaia. Segundo os procuradores, se condenado, Curió poderá pegar de dois a 40 anos de prisão.
O advogado do cononel Sebastião Curió, Adelino Tucunduva, disse ao G1 que só irá se manifestar quando tomar conhecimento da ação. "Nós só vamos nos pronunciar quando lermos a denúncia dos procuradores [...]. Não quero entrar no mérito. Não sei o que escreveram", afirmou o advogado.
De acordo com os procuradores, a denúncia foi baseada em um procedimento investigatório criminal, aberto em 2009 pela Procuradoria da República de Marabá. Desde então, os procuradores reuniram documentos e relatos das famílias das vítimas.
A denúncia dos procuradores ocorre um ano depois de a Corte Interamericana de Direitos Humanos ter condenado o Brasil a fazer "a investigação dos fatos do presente caso [guerrilha do Araguaia] a fim de esclarecê-los, determinar as correspondentes responsabilidades penais e aplicar efetivas sanções".
Segundo o Ministério Público, Curió será denunciado pelo sequestro de Maria Célia Corrêa (Rosainha), Hélio Luiz Navarro Magalhões (Edinho), Daniel Ribeiro Callado (Doca), Antônio de Pádua Costa (Piauí) e Telma Regina Cordeira Corrêa (Lia). De acordo com os procuradores, eles foram sequestrados entre janeiro e setembro de 1974.
O procurador Sérgio Gardenghi Suiama afirmou que a Lei da Anistia não beneficia crimes como os que teriam sido cometidos pelo militar. "O crime de sequestro continua ocorrendo. Ele não se encerrou, uma vez que o paradeiro das vítimas não foi localizado. A ação do MPD não contraria a lei. A Lei de Anistia não beneficia neste caso o coronel Curió´", afirmou.
Os sete procuradores que assinam a ação - Tiago Modesto Rabelo, André Casagrande Raupp, Ubiratan Cazetta, Felício Pontes Júnior, Ivan Cláudio Marx, Andrey Borges de Mendonça e Sérgio Gardenghi Suiama, integram o grupo de trabalho Justiça de Transição, que investiga crimes cometidos durante a ditadura militar. Desde segunda e até esta quarta, eles participam de um seminário em um hotel em Brasília, com a presença de procuradores de vários estados.
"A denúncia chega à Justiça após a instauração de um processo criminal em 2009, e nos direcionamos para colher evidências acerca do desaparecimento de dirigentes políticos. Em 2011, após o fim da apuração, chegou-se à conclusão de que estávamos diante de crimes [...]. Por se tratar de crimes permanentes, cuja consumação encontra-se em curso, algo precisaria ser feito", afirmou o procurador Tiago Modesto Rabelo.
Outras ações
Segundo os procuradores, outras ações envolvendo desaparecimento de presos políticos durante o período da ditadura militar não estão descartadas, mas os procuradores não divulgaram número exato nem onde estão sendo realizadas as investigações.
"A criação do grupo de trabalho da Justiça de Transição é para prestar outros apoios, mas não há um número exato de representações abertas em outros estados. O que vai determinar a eventual a ação penal é a validade das provas", disse o procurador Ivan Marx, que coordena o grupo Justiça de Transição.
* Colaborou Renan Ramalho, do G1, em Brasília
Links Patrocinados
Cursos Concursos
Conheça a melhor opção de curso e faça agora a sua inscrição. Acesse
publicidade
publicidade
publicidade
- especiais
- Carnaval
- Faça e aconteça
- Guia de carreiras
- Imposto de Renda
- IPVA 2012
- Luta contra a dengue
- Revolta Árabe
- Rock in Rio
- Retrospectiva
- Salão Duas Rodas
- Mais especiais
- serviços
- Fale Conosco
- G1 no seu celular
- Trânsito
- Previsão do Tempo
- Conversor de Moedas
- Índices de Mercado
- Indicadores Econômicos
- Guia Cultural Rio
- Guia Cultural SP
- Downloads
- Receitas.com
- Tabela Fipe
- regiões
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- MG – Sul de Minas
- MG - Triângulo Mineiro
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- SP - Araraquara e Região
- SP - Bauru e Marília
- SP - Campinas e Região
- SP - Itapetininga e Região
- SP - Piracicaba e Região
- SP – Ribeirão e Franca
- SP - Rio Preto e Araçatuba
- SP – São Carlos e Região
- SP - Sorocaba e Jundiaí
- Sergipe
- globo news
- Primeira Página
- Jornal Globo News
- Conta Corrente
- Estúdio I
- Jornal das Dez
- Globo News em pauta
- Almanaque
- Arquivo N
- Cidades e Soluções
- Entre Aspas
- Espaço Aberto
- Fatos e Versões
- Globo News Documento
- Globo News Dossiê
- Globo News Especial
- Globo News Painel
- Manhattan Connection
- Milênio
- Mundo S/A
- Nelson Motta Especial
- Pelo Mundo
- Sarau
- Sem Fronteiras
- Starte
- Via Brasil
--
1. | Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. | |
2. | Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: | |
3. | Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! | |
4. | Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! | |
5. | Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! | |
6. | Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! | |
7. | Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! | |
8. | Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! | |
9. | Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! | |
10. | Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! | |
11. | Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. | |
12. | Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]