quarta-feira, 21 de março de 2012

ACI Digital: Bento XVI prepara viagem ao México e Cuba em intensa oração

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  21 de março de 2012  
Bento XVI prepara viagem ao México e Cuba em intensa oração
VATICANO, 21 Mar. 12 (ACI) .- O Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, explicou que o Papa Bento XVI prepara sua viagem apostólica ao México e Cuba com uma intensa oração, e a revisão de seus discursos.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
https://twitter.com/#!/acidigital

SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

AMÉRICA

MUNDO

CONTROVÉRSIA

Católico em Dia
Evangelho:
João 5,17-30
Santo ou Festa:
São Nicolau de Flue
Um pensamento:
"Ao Coração de Jesus agradam muito os serviços dos pequenos e humildes de coração, e paga com bênçãos seus trabalhos."
Santa Margarita Maria
 
 

 

VATICANO


Bento XVI prepara viagem ao México e Cuba em intensa oração

VATICANO, 21 Mar. 12 (ACI) .- O Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, explicou que o Papa Bento XVI prepara sua viagem apostólica ao México e Cuba com uma intensa oração, e a revisão de seus discursos.

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Cardeal Bertone também recordou que o Santo Padre "ama a Virgem do Guadalupe, a querida Padroeira do México e da América Latina e de todos os países do Caribe".

"Este avocação mariana –agora que o Papa está preparando a viagem ao México-, está vivamente presente cada tarde quando passeia nos Jardins Vaticanos e reza o Terço: passa sempre diante da imagem da Virgem de Guadalupe e da aparição a Juan Diego", indicou.

O Cardeal expressou que ficou realmente impressionado quando o Papa anunciou suas motivações para viajar em concreto ao México.

"João Paulo II, como recordamos, desejava muito peregrinar àquele santuário –o de Cristo Rei em Guanajuato-, mas não pôde fazê-lo por diversos motivos… De modo que Bento XVI disse: 'Eu devo realizar este desejo de João Paulo II, e ir como seu sucessor a esse Santuário coração da fé heróica do povo mexicano'".

O Cardeal considera que o santuário -conhecido também como Colina do Cubilete e construído em honra aos mártires da perseguição religiosa mexicana-, "um grande sinal do povo mexicano", e "um chamado da história que é exemplar para todas as Igrejas locais do mundo e para todos os países, especialmente agora que se requer heroísmo para conservar e professar a própria fé católica".

Neste sentido, "este é um gesto do Santo Padre que eu acredito que o povo mexicano saberá apreciar plenamente", considerou.

A autoridade vaticana assinalou também que a eleição do México, foi sem dúvida, "uma grande ato de amor a este grande país da América Latina, um grande país católico, um país em pleno desenvolvimento, mas um país onde se cruzam problemas e desafios formidáveis, sobre tudo o desafio da violência, da corrupção, e do narcotráfico, que exigem o compromisso de todos, e de todas as instâncias religiosas, civis, sociais".

O Cardeal Bertone explica que os valores cristãos são "o DNA do povo mexicano", valores "de convivência pacífica, de fraternidade, de solidariedade e de honestidade".

"O Papa leva uma mensagem de ânimo nesta direção e leva esta mensagem dirigida sobre tudo aos jovens para que não se deixem desalentar, para que não se deixem capturar por fáceis objetivos, por fáceis horizontes que possam ser os meros lucros ou a ambição".

Bento XVI convidará os jovens a sentir-se comprometidos "na construção de uma sociedade solidária, uma sociedade honesta, uma sociedade onde cada um encontre seu lugar, e encontra reconhecimento. Esta é uma mensagem de amor, de grande apoio e portanto de otimismo também", acrescentou.

Além disso, o Cardeal Bertone assinalou que a mensagem do Papa será também um forte chamado à defesa da família e o matrimônio "que a união entre o homem e a mulher segundo o projeto primitivo de Criador", e uma exigência à defesa da vida, ao "não matar, e menos ainda assassinar uma criança ainda não nascida no ventre de sua mãe".

"O não matar tem no México certamente um eco muito doloroso, porque lamentavelmente os assassinatos acontecem diariamente, são fatos cotidianos muito dolorosos. E portanto neste ponto, neste mandamento do Decálogo, estamos todos comprometidos em primeira fila", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Papa nomeia dois bispos auxiliares e um prelado para São Felix do Araguaia no Brasil

VATICANO, 21 Mar. 12 (ACI) .- Segundo informou o Vatican Information Service, o Papa Bento XVI nomeou hoje, 21, como novo bispo da prelazia de São Felix do Araguaia (MT), Dom Adriano Ciocca Vasino, até então à frente da diocese de Floresta (PE). O Papa nomeou ainda dois bispos auxiliares para duas arquidioceses no nordeste: Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Como Auxiliar de Fortaleza, o Papa Bento nomeou o padre José Luiz Gomes de Vasconcelos e o padre Giovanni Crippa como bispo auxiliar de Salvador, a arquidiocese primaz do Brasil.

Conforme informou a CNBB através do seu portal oficial, Dom Adriano Ciocca se desempenhava como bispo de Floresta desde o dia 2 de maio de 1999. Ele é italiano de Borgosesia, Vercelli. Foi nomeado bispo no dia 3 de março de 1999, pelo Papa João Paulo II sendo ordenado em sua terra natal, no dia 2 de maio de 1999. Até a 49ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em 2011, era membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, como bispo responsável pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil.

São Felix do Araguaia

A CNBB recordou em nota de imprensa hoje que a prelazia de São Felix estava vacante desde o dia 21 de setembro de 2011, quando o papa Bento XVI nomeou o bispo prelado, Dom Leonardo Ulrich Steiner, hoje Secretário-Geral da entidade, como auxiliar a arquidiocese de Brasília (DF). Durante este período o bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen esteve à frente da prelazia como administrador apostólico enquanto o Sumo Pontífice definia quem seria o sucessor de Dom Leonardo.

Fortaleza

A nomeação do monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, segundo a Nunciatura Apostólica, acolheu a solicitação do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar, informou a CNBB.

Monsenhor José Luiz é atualmente reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).

O novo auxiliar ajudará Dom Tosi no governo de uma arquidiocese como mais de 2 milhões e meio de católicos e contará com 332 padres, 19 diáconos permanentes e 1114 religiosos.

Salvador

Também atendendo ao pedido do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, o papa nomeou monsenhor Giovanni Crippa, atualmente pároco da Paróquia Santíssima Trindade, em Feira de Santana (BA), como bispo auxiliar de Salvador.

Monsenhor Crippa é italiano de nascimento (Besana im Brianza – Milão), e é sacerdote desde 1985. É bacharel em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e é mestre e doutor em História da Igreja, também pela Universidade Gregoriana.

Na Itália, monsenhor Giovanni Crippa foi animador missionário e vocacional e em Turim foi membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.
No Brasil, foi vigário paroquial da paróquia Santíssima Trindade; Diretor Espiritual do Seminário Santana Mestra e professor na Faculdade Católica, em Feira de Santana. Além disso, foi por duas vezes conselheiro da Província dos Missionários da Consolata no Brasil e membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Feira de Santana.

Dom Crippa ajudará Dom Murilo na tarefa de administrar a arquidiocese de Salvador, arquidiocese primaz do Brasil, e conta com mais de 2 milhões de católicos contando com a ajuda de 283 sacerdotes, 93 diáconos permanentes e 1070 religiosos.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

AMÉRICA


Arcebispo de San Salvador exige saída de invasores da Catedral

SAN SALVADOR, 20 Mar. 12 (ACI) .- O Arcebispo de San Salvador (El Salvador), Dom José Luis Escobar Alas, exigiu que os invasores que tomaram a Catedral Metropolitana desde o dia 10 de fevereiro, se retirem sem fomentar um clima de violência,

O Arcebispo manifestou que a Igreja não pedirá a intervenção da polícia para o desalojamento do templo porque considera que "isso geraria violência", conforme informou o jornal salvadorenho "El Diario de Hoy". Os invasores seriam supostos ex-combatentes da "Frente Farabundo Martí para la Libertación Nacional" (FMLN).

Os ocupantes permanecem no templo impedindo os atos litúrgicos, com o objetivo de exigir o cumprimento dos acordos de paz e a instalação de um sindicalista na Assembléia Legislativa.
 
"Estamos sendo agredidos injustamente. Há uma atitude violenta contra a Igreja e enquanto eles (os ex-combatentes) estejam dentro da Catedral, estamos impossibilitados de servir de mediadores entre eles e a outra parte (o Governo)", explicou o Prelado.

Do mesmo modo, acrescentou que se os manifestantes não abandonarem a Catedral antes da Semana Santa, que se celebra entre os dias 1 e 8 de abril, as atividades litúrgicas serão celebradas na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Dom Escobar revelou que recebeu "certa pressão" para permitir que a polícia libere o templo. Porém, ele manifestou que "como Igreja não queremos chegar a esses níveis, porque consideramos que seria uma atitude violenta e não queremos que haja violência".

Por isso, insistiu aos que tomaram o templo a que "sejam conscientes" e entreguem por conta própria a Catedral, já que suas ações são uma "falta grave de respeito a Deus e uma violação ao direito de liberdade de culto", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Visita do Papa é uma bênção do Senhor, asseguram bispos mexicanos

MEXICO D.F., 20 Mar. 12 (ACI) .- Em uma nota assinada por Dom Víctor René Rodríguez Gómez, Bispo Auxiliar de Texcoco e Secretário Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), os bispos do país asseguraram que a iminente visita do Papa Bento XVI é uma bênção para todos.

"Os Bispos do México, agradecidos por esta graça que constitui para a Igreja a Primeira Visita Apostólica de Sua Santidade Bento XVI a América, sentimo-nos abençoados no Senhor porque o Vigário de Cristo logo estará entre nós", assinala a nota.

Do mesmo modo, explica que "a Igreja do México se preparou, através de suas paróquias, para receber o Papa, e celebrar com sua chegada uma festa espiritual onde a fé em Jesus Cristo favorecida e fortalecida na alegria, cordialidade, paz e esperança".

"Para chegar a este momento, passaram pouco mais de três meses de árduo trabalho na organização deste acontecimento. Até a data, centenas de pessoas dispuseram tempo e colaboraram através das comissões estabelecidas para a preparação da Visita Apostólica. Por isso tudo está disposto para dar especiais boas-vindas ao sucessor de Pedro em Guanajuato", acrescentaram.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Hackers atacam páginas Web da Igreja no México

MEXICO D.F., 21 Mar. 12 (ACI) .- Um grupo de hackers, que segundo a imprensa mexicana formaria parte do grupo "Anonymous", atacou a página Web da Arquidiocese do México colocando uma mensagem contra a visita do Papa Bento XVI.

Os hackers invadiram a página Web http://www.arquidiocesismexico.org.mx/ por volta das 6 da tarde da segunda-feira 19 de março. A Arquidiocese já recuperou o controle de seu espaço na Internet.

Desta maneira, os hackers repetem o que "Anonymous" fez na Espanha em agosto do ano passado durante a visita do pontífice por motivo da Jornada Mundial da Juventude.

Este mês, os hackers atacaram em duas ocasiões a página Web do Vaticano http://www.vatican.va e embora tenham conseguido tirá-la de circulação por várias horas, não chegaram a colocar nenhuma mensagem.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Profunda calma e oração na Basílica de Guadalupe durante sismo

MEXICO D.F., 21 Mar. 12 (ACI) .- A calma e um intenso ambiente de oração reinaram durante o sismo que surpreendeu a centenas de fiéis mexicanos que assistiam a Missa na Basílica de Guadalupe no Distrito Federal do México.

No meio da Eucaristia e ao perceber o tremor, o sacerdote celebrante pediu que todos os fiéis mantivessem a calma, ficassem no recinto e "se pusessem de joelhos para elevar uma oração ao Senhor nestes momentos".

Os participantes – entre eles se encontrava o enviado especial da agência ACI Prensa, do grupo ACI, para a visita do Papa Bento XVI ao México, Walter Sánchez Silva –obedeceram o sacerdote e começaram a rezar.

Quase ao final da Missa, o presbítero deu graças a Deus porque não houve perdas humanas, mas houve uma grande quantidade de danos materiais, como as mais de 800 casas que foram afetadas no Estado de "Guerrero", onde se registrou o epicentro do sismo de 7.8 graus na
escala do Richter.

Outro sacerdote refletiu sobre a providência de Deus e contou como tinha perdido a credencial para poder ingressar na Basílica de Guadalupe nesta manhã.

Depois de relatar que os agentes de segurança a encontraram e a entregaram aos encarregados da sacristia, afirmou que assim como com ele, "Deus cuida de todos, como pudemos ver durante o tremor".

Muitos lembraram com o sismo deste meio-dia aquele ocorrido em 1985, que matou milhares de pessoas. Em declarações a ACI Prensa, um taxista nos subúrbios da Basílica de Guadalupe comentou que em ocasiões como as de hoje "o único que podemos fazer é colocar-nos nas mãos de Deus e esperar com confiança".

A Vila, como chamam os moradores ao lugar onde está a nova e a antiga Basílica de Guadalupe, assim como os diversos lugares importantes da vida de São Juan Diego –o vidente da Virgem– recorda com grandes letreiros a próxima chegada do Papa Bento XVI ao México, o que tem gerado entre os fiéis uma grande expectativa.

Juana Flores comentou que "estamos esperando com muitas ânsias que já venha Sua Santidade. O México o necessita".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


O estuprador tem a culpa e não a criança por nascer, recorda Arcebispo ante sentença sobre aborto

BUENOS AIRES, 21 Mar. 12 (ACI) .- O Arcebispo de Rosário (Argentina), Dom José Luis Mollaghan, condenou a despenalização do aborto por estupro, por parte da Suprema Corte de Justiça da Nação e recordou que o verdadeiro culpado deste delito é o estuprador e não a criança por nascer.

"O estuprador é o culpado, e não a criança por nascer. E nos faria muito bem a toda a sociedade reconhecer a decisão de dar uma sanção ao único agressor do estupro e não ao inocente que vai nascer, que no aborto sofre as conseqüências do delito, sem ter culpa alguma", expressou o Prelado durante a primeira reunião do ano do Conselho Presbiteral arquidiocesano.

Dom Mollaghan disse que não se pode ver "como um triunfo" a despenalização do aborto e que "basta uma declaração jurada em qualquer momento da gravidez para que uma criança por nascer seja
drasticamente condenada" porque se afirma que foi conseqüência de um estupro.

Não se sabe de quem é o triunfo, indicou, "porque na realidade não o é para a mãe que perde um filho; nem tampouco o é para o filho, ou seja, a criança por nascer, com quem se comete a mais grave das injustiças, retirar-lhe a vida. Neste caso, o aborto faz duas vítimas, a criança por nascer e também a mãe".

O Arcebispo de Rosário afirmou que não são só os argumentos religiosos os que respaldam o direito à vida do não nascido, mas também a ciência, que "corrobora a vida humana nascente no seio materno".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Arcebispo destaca autoridade de Bento XVI para dar uma mensagem de paz ao México

OAXACA, 21 Mar. 12 (ACI) .- O Arcebispo de Antequera, Dom José Luis Chávez Botello, falou que a visita do Papa Bento XVI ao México, entre os dias 23 e 26 de março, servirá para fortalecer a paz e a esperança no país.

Em conferência de imprensa, Dom Chávez Botello afirmou que a vida de Bento XVI "oferece luz e perspectivas de viver a fé, pois ele sofreu a segunda guerra mundial no seu país e viveu os estragos do Nazismo".

"Na sua serenidade, fé e inteligência lúcida, (o Papa) será alguém que levantará a esperança desde a verdade, não com frases, mas com a força do que ele diz que está na sua vida. Sua palavra é sabedoria e profundidade que dá segurança, ilumina a mente e promove o amor".

Por isso, o prelado exortou tanto os sacerdotes como os fiéis leigos a que participem de uma semana de oração desde seus lares, capelas, seminários e colégios católicos, como um "caminho espiritual a Guanajuato", estado ao qual chegará o Santo Padre.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Celibato não é obstáculo para novas vocações, afirma Prefeito vaticano

MADRI, 21 Mar. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, descartou que o celibato seja um obstáculo a um novo florescimento vocacional de sacerdotes, pois "não devemos trair os jovens rebaixando os ideais, e sim devemos ajudá-los a alcançá-los".

"Dos últimos cinqüenta anos virou quase uma moda agredir ciclicamente o celibato eclesiástico. Em alguns ambientes é fácil intuir que se trata de uma verdadeira e própria estratégia", criticou a autoridade vaticana.

Em declarações ao site espanhol de informação católica Religión Digital, o Cardeal Piacenza sublinhou que "a Igreja é plenamente consciente da extraordinária riqueza desse dom, que Deus lhe deu. Certamente não é apenas uma lei eclesiástica".

O celibato, explicou o Prefeito da Congregação para o Clero, é "uma normal conseqüência, particularmente acorde à identidade do sacerdote e de seu ser configurado a Cristo, totalmente entregue à obra da redenção".

Questionado sobre a possibilidade de admitir o sacerdócio feminino como alternativa para aumentar as vocações, o Cardeal Piacenza assinalou que esta questão foi resolvida pelo Beato Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis, onde este assinalou que a ordenação sacerdotal está reservada só aos homens.

O Cardeal também se referiu à firme intenção de Bento XVI de limpar a Igreja de maus elementos em seu interior. "É necessário estar sempre vigilantes, porque jamais se termina de 'fazer limpeza', meramente porque nunca se termina de converter-se, e a luta contra o pecado durará até à consumação da história", assinalou.

O prefeito vaticano recomendou àqueles sacerdotes que tenham perdido a ilusão em sua vida consagrada, que vivam "a oração e a fraternidade".

"A primeira nos põe continuamente em contato com Deus e com a origem e a razão de nossa existência e de nosso ministério. A segunda é condição imprescindível de uma experiência existencial autenticamente humana, na qual a comunhão e a fraternidade é sinal da nova vida que Cristo inaugurou".

O Cardeal afirmou que "na vida sacerdotal, cada novo dia e cada dia o Senhor reserva algo grande. Se somos realistas e honestos conosco mesmos, todos entendemos que o dom do sacerdócio floresce em nossas mãos dia após dia, ano após ano e, depois de muitos lustros, apresenta-se com toda sua beleza, como jamais poderíamos ter imaginado no dia abençoado de nossa ordenação".

"Estou acostumado a viver a dimensão da lembrança, que chega a ser memória. Eu recordo e volto a me apaixonar por Deus", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

CONTROVÉRSIA


Episcopado Espanhol exige que o Jornal "El Pais" retifique as mentiras sobre salários e benefícios fiscais

MADRI, 21 Mar. 12 (ACI) .- O Escritório de Informação da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) informou à opinião pública que o jornal "El País" se resiste a corrigir as "falsidades" que publicou em um artigo do dia 26 de fevereiro sobre o financiamento da Igreja Católica na Espanha.

Nesta data, "El País" publicou o artigo "Xeque ao paraíso fiscal" no qual mentiu sobre a origem do salário que recebem os bispos e sacerdotes espanhóis, assim como supostos benefícios fiscais da Igreja Católica no país.

"Com a intenção de esclarecer os dados oferecidos, o diretor do Escritório de Informação da CEE enviou uma carta ao jornal no dia 29 de fevereiro exercendo o direito de retificação, regulado pela Lei 2/1984 de 26 de março. Não houve resposta", informou o Escritório.

"Posteriormente, foi enviada outra carta ao Defensor do Leitor do "El País" com a intenção de que ele pudesse mediar, devido à sua função de "vigilância para que o tratamento das informações estivesse de acordo com as regras éticas e profissionais do jornalismo", segundo reza o seu próprio Estatuto. Neste caso, o Defensor do Leitor respondeu afirmando que as invocações ao direito de retificação e a análise de seus motivos legais não entravam dentro de sua função, por isso não podia comentar as considerações a ele feitas. Sobre as implicações éticas do assunto em questão, não disse nada", acrescentou.

Diante  do descumprimento do jornal e 25 dias depois da publicação do artigo, o Escritório de Informação divulgou o texto completo da carta:

Senhor Diretor:

Solicito-lhe que retifique o que foi publicado na página 32 da edição de "El País" do domingo 26 de fevereiro, onde se afirma que o Estado "tem uma lista de nomes de bispos e sacerdotes categorizados como funcionários". Isto é Falso. São as dioceses que retribuem mensalmente os sacerdotes. Elas poderiam fazê-lo com o dinheiro que procede de uma parte do Fundo Comum Interdiocesano, distribuído anualmente pela Conferência Episcopal Espanhola e que à sua vez, compõe-se, dentre outras formas, do dinheiro que os contribuintes, de forma livre e voluntária, atribuem cada ano em sua Declaração de Renda a favor da Igreja. Porém nem sequer todas as dioceses pagam os salários com o dinheiro do mencionado Fundo, porque nele se incluem partes de atribuição e não de distribuição direta aos interessados.

Na mesma informação também se afirma que a Igreja Católica está isenta do IBI "em virtude dos Acordos entre o Estado e a Santa Sé". Isto tampouco é certo. Esse regime fiscal está regulado pela Lei de Mecenato 49/2002. Em virtude do que ali está escrito é que a Igreja desfruta das mesmas isenções que outras instituições sem fins lucrativos.

Isidro Catela Marcos.
Diretor do Escritório de Informação da Conferencia Episcopal Espanhola

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]