sexta-feira, 2 de março de 2012

[*Exsurge Domini*] Resumo 2975

Mensagens neste resumo (4 Mensagens)

Mensagens

1.

Quaresma nas Filipinas ser€ ¢Ã¡ sem internet e celular para os cat€ 

Enviado por: "luviga@gmail.com" luviga@gmail.com   vicentegargiulo

Qui, 1 de Mar de 2012 10:39 am




http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5641214-EI188,00.html
Quaresma nas Filipinas ser€ ¢Ã¡ sem internet e celular para os cat€ ¢Ã³licos
01 de mar€ ¢Ã§o de 2012 € ¢â' ¢ 10h00

Os cat€ ¢Ã³licos filipinos n€ ¢Ã£o ir€ ¢Ã£o apenas deixar de comer carne durante as sextas-feiras de Quaresma, mas dever€ ¢Ã£o conter seus impulsos de navegar na internet e enviar mensagens de texto pelo celular para cumprir os novos mandamentos da influente igreja das Filipinas.
"Porque n€ ¢Ã£o diminuir o n€ ¢Ãºmero de mensagens pelo celular? Hoje em dia, moderar as mensagens, o tempo de navega€ ¢Ã§Ã£o pela internet, o € ¢Ã¡lcool e o tabaco podem ser uma forma de sacrif€ ¢Ã­cio para a Quaresma", prop€ ¢Ã´s o presidente da comiss€ ¢Ã£o para a juventude, Joel Baylon, na revista da Confer€ ¢Ãªncia Episcopal.

Mais de 80% da popula€ ¢Ã§Ã£o das Filipinas se diz cat€ ¢Ã³lica e os templos do arquip€ ¢Ã©lago lotam aos domingos, mas a igreja tamb€ ¢Ã©m quer que os cat€ ¢Ã³licos filipinos se abstenham de usar as novas tecnologias durante esses dias de reflex€ ¢Ã£o espiritual.

Um mandamento que ser€ ¢Ã¡ dif€ ¢Ã­cil de ser cumprido pelos filipinos, pois a maioria vive dependente de seus celulares e faz da mensagem de texto sua principal forma de comunica€ ¢Ã§Ã£o.

As Filipinas, onde, segundo o site especializado Mashable, cada usu€ ¢Ã¡rio envia em m€ ¢Ã©dia 600 mensagens por m€ ¢Ãªs, s€ ¢Ã£o conhecidas como a "capital mundial das mensagens de texto".

"Acho que n€ ¢Ã£o faz muito sentido. O sacrif€ ¢Ã­cio significa que a pessoa deixe de fazer algo para ajudar os outros, mas n€ ¢Ã£o vejo como deixar de usar a internet ou o celular pode ajudar algu€ ¢Ã©m", disse € ¢Ã  Ag€ ¢Ãªncia Efe Pamela Dizon, uma estudante de 21 anos.

Al€ ¢Ã©m do jejum tecnol€ ¢Ã³gico, a Confer€ ¢Ãªncia Episcopal filipina multiplicou suas recomenda€ ¢Ã§Ãµes, que tamb€ ¢Ã©m incluem reduzir o consumo de peixe, um alimento tradicional durante os dias de vig€ ¢Ã­lia.

"Parece que neste pa€ ¢Ã­s as pessoas acham que a abstin€ ¢Ãªncia € ¢Ã© uma oportunidade de dar uma grande festa e ficam muito felizes em comer caranguejos, camar€ ¢Ãµes e outros mariscos", protestou no domingo o arcebispo em€ ¢Ã©rito das Filipinas, Oscar Cruz.

O cl€ ¢Ã©rigo admitiu que na € ¢Ã©poca em que era seminarista, cada quarta-feira de cinzas e sexta-feira de quaresma era um motivo para se deleitar com um banquete de frutos do mar das Filipinas, que possui o ecossistema mar€ ¢Ã­timo mais rico do planeta.

"Era uma festa para n€ ¢Ã³s porque pod€ ¢Ã­amos comer manjares ao inv€ ¢Ã©s da comida habitual. Dessa forma se perdia o sentido de sacrif€ ¢Ã­cio com o qual a lei foi criada na Europa. Nas Filipinas dev€ ¢Ã­amos comer menos peixes", ponderou Cruz.

De acordo com a Igreja filipina, qualquer fonte de prazer € ¢Ã© suscet€ ¢Ã­vel ao sacrif€ ¢Ã­cio para cumprir com a f€ ¢Ã©, incluindo o fast-food, as f€ ¢Ã©rias e at€ ¢Ã© a numism€ ¢Ã¡tica.

"Sou um colecionador de moedas, por isso durante a Quaresma n€ ¢Ã£o toco em minha cole€ ¢Ã§Ã£o. H€ ¢Ã¡ muitas coisas que podem nos trazer prazer. Por exemplo, a comida do McDonald''s", disse Cruz.

Seguindo este pensamento, Baylon insistiu que n€ ¢Ã£o se trata de abster-se do consumo de carne nas sextas-feiras, mas de tudo o que se gosta, principalmente doces, refrigerantes e fast-food, e privar-se de luxos e atividades de lazer.

"Se as pessoas que se preocupam com a sa€ ¢Ãºde fazem dieta para emagrecer e ter uma boa apar€ ¢Ãªncia, porque n€ ¢Ã£o impor a mesma disciplina para embelezarmos o interior", alegou o cl€ ¢Ã©rigo.

"Trata-se de impor disciplina em nosso corpo para libertar nossas almas. Por isso um bom sacrif€ ¢Ã­cio pode ser n€ ¢Ã£o tirar f€ ¢Ã©rias", continuou.

Para Vanessa Manabat, uma filipina cat€ ¢Ã³lica de 28 anos, "a igreja n€ ¢Ã£o tem perspectiva quando diz estas coisas, e pensa que todo mundo pode se permitir sair de f€ ¢Ã©rias ou comer mariscos".

"Entendo a import€ ¢Ã¢ncia do sacrif€ ¢Ã­cio, mas dada a mis€ ¢Ã©ria que sofre este pa€ ¢Ã­s, para milh€ ¢Ãµes de pessoas j€ ¢Ã¡ € ¢Ã© o suficiente viver o dia a dia sem saber se v€ ¢Ã£o poder encher a barriga", lamentou a jovem.
2.

Vaticano re€ ¦úne m€ ¦édicos para debater problemas de fertilidade

Enviado por: "luviga@gmail.com" luviga@gmail.com   vicentegargiulo

Qui, 1 de Mar de 2012 10:39 am



http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1055634-vaticano-reune-medicos-para-debater-problemas-de-fertilidade.shtml

01/03/2012 - 10h24
Vaticano re€ ¦úne m€ ¦édicos para debater problemas de fertilidade

Um grupo internacional com sete especialistas em fertilidade foi ao Vaticano na semana passada para debater causas de infertilidade e seus tratamentos em uma reuni€ ¦ão da Pontif€ ¦ícia Academia Pro Vita.

O m€ ¦édico brasileiro Maur€ ¦ício Abr€ ¦ão, coordenador do centro de reprodu€ ¦ção do Hospital S€ ¦írio-Liban€ ¦ês e especialista em endometriose, foi um dos participantes do encontro, em Roma.

Ele falou € ¦à plateia formada pelo clero e por convidados --entre eles, jornalistas-- sobre causas anat€ ¦ômicas da infertilidade, como altera€ ¦ções uterinas, miomas e malforma€ ¦ções. "Consequ€ ¦ências de infec€ ¦ções s€ ¦ão uma causa importante de infertilidade no Brasil", afirma Abr€ ¦ão.

A discuss€ ¦ão tamb€ ¦ém envolveu as quest€ ¦ões € ¦éticas do tratamento da infertilidade do ponto de vista da religi€ ¦ão cat€ ¦ólica. Terapias como fertiliza€ ¦ção in vitro n€ ¦ão s€ ¦ão bem vistas pelo Vaticano.

"Houve muito debate, especialmente sobre quest€ ¦ões t€ ¦écnicas. Foi uma forma de eles verem como a ci€ ¦ência olha para o problema."

O ciclo de debates deu origem a artigos cient€ ¦íficos realizados pelos 21 especialistas escolhidos pelo Vaticano, divididos em grupos de tr€ ¦ês, por tema.

O intuito do encontro, segundo a Igreja, € ¦é investigar o problema crescente da infertilidade feminina e masculina e divulgar tratamentos que possam ajudar os casais.

Abr€ ¦ão afirma que devem ser realizados novos encontros da Pontif€ ¦ícia Academia Pro Vita com novos temas, como c€ ¦élulas-tronco.

3.

Eles chegaram l€ ¢Ã¡: dupla de especialistas defende o direito de as

Enviado por: "luviga@gmail.com" luviga@gmail.com   vicentegargiulo

Qui, 1 de Mar de 2012 9:35 pm





01/03/2012

€ ¢Ã s 21:03
ELES CHEGARAM L€ ¢Ã'¡: DUPLA DE ESPECIALISTAS DEFENDE O DIREITO DE ASSASSINAR TAMB€ ¢Ã'©M OS REC€ ¢Ã'©M-NASCIDOS
Os neonazistas da € ¢â' '¼bio€ ¢Ã©tica€ ¢â' '½ j€ ¢Ã¡ n€ ¢Ã£o se contentam em defender o aborto; agora tamb€ ¢Ã©m querem a legaliza€ ¢Ã§Ã£o do infantic€ ¢Ã­dio! Eu juro! E ainda atacam os seus cr€ ¢Ã­ticos, acusando-os de € ¢â' '¼fan€ ¢Ã¡ticos€ ¢â' '½. Vamos ver. Os acad€ ¢Ãªmicos Alberto Giublini e Francesca Minerva publicaram um artigo no, ATEN€ ¢Ã'§Ã'£O!, € ¢â' '¼Journal of Medical Ethics€ ¢â' '½ intitulado € ¢â' '¼After-birth abortion: why should the baby live?€ ¢â' '¼ - literalmente: € ¢â' '¼Aborto p€ ¢Ã³s-nascimento: por que o beb€ ¢Ãª deveria viver?€ ¢â' '½ No texto, a dupla sustenta algo que, em parte, vejam bem!, faz sentido: n€ ¢Ã£o h€ ¢Ã¡ grande diferen€ ¢Ã§a entre o rec€ ¢Ã©m-nascido e o feto. Algu€ ¢Ã©m poderia afirmar: € ¢â' '¼Mas € ¢Ã© o que tamb€ ¢Ã©m sustentamos, n€ ¢Ã³s, que somos contr€ ¢Ã¡rios € ¢Ã  legaliza€ ¢Ã§Ã£o do aborto€ ¢â' '½. Calma! Minerva e Giublini acham que € ¢Ã© l€ ¢Ã­cito e moralmente correto matar tanto fetos como rec€ ¢Ã©m-nascidos. Acreditam que a decis€ ¢Ã£o sobre se a crian€ ¢Ã§a deve ou n€ ¢Ã£o ser morta cabe aos pais e at€ ¢Ã©, pasmem!, aos m€ ¢Ã©dicos.

Para esses dois grandes humanistas, NOTEM BEM!, AS MESMAS CIRCUNST€ ¢Ã'¢NCIAS QUE JUSTIFICAM O ABORTO JUSTIFICAM O INFANTIC€ ¢Ã'­DIO, cujo nome eles recusam € ¢â' '´ da€ ¢Ã­ o € ¢â' '¼aborto p€ ¢Ã³s-nascimento€ ¢â' '½. Para eles, € ¢â' '¼nem os fetos nem os rec€ ¢Ã©m-nascidos podem ser considerados pessoas no sentido de que t€ ¢Ãªm um direito moral € ¢Ã  vida€ ¢â' '½. N€ ¢Ã£o abrem exce€ ¢Ã§Ã£o: o € ¢â' '¼aborto p€ ¢Ã³s-nacimento€ ¢â' '½ deveria ser permitido em qualquer caso, citando explicitamente as crian€ ¢Ã§as com defici€ ¢Ãªncia. Mas n€ ¢Ã£o t€ ¢Ãªm preonceito: quando o € ¢â' '¼rec€ ¢Ã©m nascido tem potencial para uma vida saud€ ¢Ã¡vel, mas p€ ¢Ãµe em risco o bem-estar da fam€ ¢Ã­lia€ ¢â' '½, deve ser eliminado.

Num dos momentos mais abjetos do texto, a dupla lembra que uma pesquisa num grupo de pa€ ¢Ã­ses europeus indicou que s€ ¢Ã³ 64% dos casos de S€ ¢Ã­ndrome de Down foram detectados nos exames pr€ ¢Ã©-natal. Informam ent€ ¢Ã£o que, naquele universo pesquisado, nasceram 1.700 beb€ ¢Ãªs com Down, sem que os pais soubesse previamente. O sentido moral do que diz a dupla € ¢Ã© claro: soubesse antes, poderia ter feito o aborto; com essa nova leitura, est€ ¢Ã£o a sugerir que essas crian€ ¢Ã§as poderiam ser mortas logo ao nascer. N€ ¢Ã£o! Minerva e Giublini ainda n€ ¢Ã£o haviam chegado ao extremo. V€ ¢Ã£o chegar agora.

Por que n€ ¢Ã£o a ado€ ¢Ã§Ã£o?
Esses dois monstros morais se d€ ¢Ã£o conta de que o homem comum, que n€ ¢Ã£o € ¢Ã©, como eles, especialista em € ¢â' '¼bio€ ¢Ã©tica€ ¢â' '½, faz-se uma pergunta € ¢Ã³bvia: por que n€ ¢Ã£o, ent€ ¢Ã£o, entregar a crian€ ¢Ã§a € ¢Ã  ado€ ¢Ã§Ã£o? Voc€ ¢Ãªs t€ ¢Ãªm est€ ¢Ã´mago forte?. Traduzo trefchos da resposta:

€ ¢â' '¼Um obje€ ¢Ã§Ã£o poss€ ¢Ã­vel ao nosso argumento € ¢Ã© que o aborto p€ ¢Ã³s-nascimento deveria ser praticado apenas em pessoas (sic) que n€ ¢Ã£o t€ ¢Ãªm potencial para uma vida saud€ ¢Ã¡vel. Conseq€ ¢Ã¼entemente, as pessoas potencialmente saud€ ¢Ã¡veis e felizes deveriam ser entregues € ¢Ã  ado€ ¢Ã§Ã£o se a fam€ ¢Ã­lia n€ ¢Ã£o puder sustent€ ¢Ã¡-las. Por que havemos de matar um rec€ ¢Ã©m-nascido saud€ ¢Ã¡vel quando entreg€ ¢Ã¡-lo € ¢Ã  ado€ ¢Ã§Ã£o n€ ¢Ã£o violaria o direito de ningu€ ¢Ã©m e ainda faria a felicidade das pessoas envolvidas, os adotantes e o adotado?
(€ ¢â' ¦)
Precisamos considerar os interesses da m€ ¢Ã£e, que pode sofrer ang€ ¢Ãºstia psicol€ ¢Ã³gica ao ter de dar seu filho para a ado€ ¢Ã§Ã£o. H€ ¢Ã¡ graves notifica€ ¢Ã§Ãµes sobre as dificuldades das m€ ¢Ã£es de elaborar suas perdas. Sim, € ¢Ã© verdade: esse sentimento de dor e perda podem acompanhar a mulher tanto no caso do aborto, do aborto p€ ¢Ã³s-nascimento e da ado€ ¢Ã§Ã£o, mas isso N€ ¢Ã'£O SIGNIFICA que a € ¢Ãºltima alternativa seja a menos traum€ ¢Ã¡tica.€ ¢â' '½

A dupla cita trecho de um estudo sobre m€ ¢Ã£es que entregam filhos para ado€ ¢Ã§Ã£o: € ¢â' '¼A m€ ¢Ã£e que sofre pela morte da crian€ ¢Ã§a deve aceitar a irreversibilidade da perda, mas a m€ ¢Ã£e natural [que entrega filho para ado€ ¢Ã§Ã£o] sonha que seu filho vai voltar. Isso torna dif€ ¢Ã­cil aceitar a realidade da perda porque n€ ¢Ã£o se sabe se ela € ¢Ã© definitiva€ ¢â' '¼.

Voltei
€ ¢Ã'© isso mesmo! Para a dupla, do ponto de vista da mulher, matar um filho rec€ ¢Ã©m-nascido € ¢Ã© € ¢â' '¼psicologicamente mais seguro€ ¢â' '½ do que entreg€ ¢Ã¡-lo € ¢Ã  ado€ ¢Ã§Ã£o. Minerva e Giublini acabaram com a m€ ¢Ã¡xima de Salom€ ¢Ã£o. No lugar do rei, esses dois potenciais assassinos de beb€ ¢Ãªs teriam mesmo dividido aquela crian€ ¢Ã§a ao meio.

Querem saber? Essa dupla de celerados p€ ¢Ãµe a nu alguns dos argumentos centrais dos abortistas. Em muitos aspectos, eles t€ ¢Ãªm mesmo raz€ ¢Ã£o: qual € ¢Ã© a grande diferen€ ¢Ã§a entre um feto e um rec€ ¢Ã©m-nascido? Ao levar seu argumento ao extremo, deixam a nu aqueles que nunca quiseram definir, afinal de contas, o que era e o que n€ ¢Ã£o era vida. Estes dois n€ ¢Ã£o est€ ¢Ã£o nem a€ ¢Ã­: reconhecem, sim, como vida, tanto o feto como o rec€ ¢Ã©m-nascido. Apenas dizem que n€ ¢Ã£o s€ ¢Ã£o ainda pessoas no sentido que chamam € ¢â' '¼moral€ ¢â' '½.

Notem que eles tamb€ ¢Ã©m suprematizam, se me permitem a palavra, o direito de a mulher decidir, a exemplo do que fazem alguns dos nossos progressistas, e levam ao extremo a id€ ¢Ã©ia do € ¢â' '¼potencial de felicidade€ ¢â' '½, o que os faz defender, sem meios-tons, o assassinato de crian€ ¢Ã§as deficientes € ¢â' '´ citando explicitamente os casos de Down.

O Supremo e os anenc€ ¢Ã©falos
O Supremo Tribunal Federal vai liberar, daqui a algum tempo, os abortos de anenc€ ¢Ã©falos. Como j€ ¢Ã¡ afirmei aqui, abre-se uma vereda para a terra dos mortos, citando o poeta. Se essa m€ ¢Ã¡-forma€ ¢Ã§Ã£o vai justificar a interven€ ¢Ã§Ã£o, por que n€ ¢Ã£o outras? A dupla que escreveu o artigo n€ ¢Ã£o tem d€ ¢Ãºvida: moralmente falando, diz, n€ ¢Ã£o h€ ¢Ã¡ diferen€ ¢Ã§a entre o anenc€ ¢Ã©falo e o rec€ ¢Ã©m-nascido saud€ ¢Ã¡vel. S€ ¢Ã£o apenas pessoas potenciais. Afinal, para essa turma, quem ainda n€ ¢Ã£o tem hist€ ¢Ã³ria n€ ¢Ã£o tem direito € ¢Ã  exist€ ¢Ãªncia.

Um outro delinq€ ¢Ã¼ente intelectual chamado Julian Savalescu
A rea€ ¢Ã§Ã£o € ¢Ã  publica€ ¢Ã§Ã£o do artigo foi explosiva. Os dois autores chegaram a ser amea€ ¢Ã§ados de morte, o que € ¢Ã©, evidentemente, uma absurdo, ainda que tenham tentado dar alcance cient€ ¢Ã­fico, moral e filos€ ¢Ã³fico ao infantic€ ¢Ã­dio. No m€ ¢Ã­nimo a gente € ¢Ã© obrigado a considerar que os dois t€ ¢Ãªm mais condi€ ¢Ã§Ãµes de se defender do que as crian€ ¢Ã§as que eles defendem que sejam mortas. A resposta que d€ ¢Ã£o € ¢Ã  hip€ ¢Ã³tese de ado€ ¢Ã§Ã£o diz bem com quem estamos lidando.

Julian Savalescu € ¢Ã© o editor da publica€ ¢Ã§Ã£o. Tamb€ ¢Ã©m € ¢Ã© diretor do The Oxford Centre for Neuroethics. Este rematado imbecil escreve um texto irado defendendo a publica€ ¢Ã§Ã£o daquela estupidez e acusa de fundamentalistas e fan€ ¢Ã¡ticos aqueles que atacam os dois € ¢â' '¼especialistas em € ¢Ã©tica€ ¢â' '½. E ainda tem o topete de apontar a € ¢â' '¼desordem€ ¢â' '½ do nosso tempo, que estaria marcado pela intoler€ ¢Ã¢ncia. N€ ¢Ã£o me diga!!!

O que mais resta defender? Aqueles dois potenciais assassinos de crian€ ¢Ã§as deveriam dizer por que, ent€ ¢Ã£o, n€ ¢Ã£o devemos come€ ¢Ã§ar a produzir beb€ ¢Ãªs para fazer, por exemplo, transplante de € ¢Ã³rg€ ¢Ã£os. Se admitem que s€ ¢Ã£o pessoas, mas ainda n€ ¢Ã£o moralmente relevantes, por que entregar aos bichos ou € ¢Ã  incinera€ ¢Ã§Ã£o c€ ¢Ã³rneas, f€ ¢Ã­gados, cora€ ¢Ã§Ãµes?

Tudo isso € ¢Ã© profundamente asqueroso, mas n€ ¢Ã£o duvidem de que Minerva, Giublini e Savalescu fizeram um retrato pertinente de uma boa parcela dos abortistas. Se a vida humana € ¢Ã© € ¢â' '¼s€ ¢Ã³ uma coisa€ ¢â' '½ e se os homens s€ ¢Ã£o € ¢â' '¼humanos€ ¢â' '½ apenas quando t€ ¢Ãªm hist€ ¢Ã³ria e consci€ ¢Ãªncia, por que n€ ¢Ã£o matar os rec€ ¢Ã©m-nascidos e os incapazes?

Estes s€ ¢Ã£o os neonazistas das luzes. Mas n€ ¢Ã£o se esque€ ¢Ã§am, hein? Reacion€ ¢Ã¡rios somos n€ ¢Ã³s, os que consideramos que a vida humana € ¢Ã© inviol€ ¢Ã¡vel em qualquer tempo.

Por Reinaldo Azevedo
4.

Enc: Biblia Catolica News

Enviado por: "Waldemar Mendes" waldemarmendes@yahoo.com.br   waldemarmendes

Sex, 2 de Mar de 2012 4:27 am





€ ¢Â 
Deus seja louvado, e te Aben€ ¢Ã§oe meu amigo(a) !

€ ¢Â 
Em A€ ¢Ã§Ã£o de Gra€ ¢Ã§as ao amigo virtual em 07/05/2011
€ ¢Â " Ele € ¢Ã© como a € ¢Ã¡rvore plantada na margem das € ¢Ã¡guas correntes: d€ ¢Ã¡ fruto na € ¢Ã©poca pr€ ¢Ã³pria, sua folhagem n€ ¢Ã£o murchar€ ¢Ã¡ jamais. Tudo o que empreende, prospera." (Salmo 1,3)€ ¢Â 

€ ¢Â 
€ ¢Â 

CF- 2012 Fraternidade e Sa€ ¢Ãºde "Que a sa€ ¢Ãºde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8)
Antes de imprimir, pense na responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!

ATEN€ ¢Ã'§Ã'£O: Ao encaminhar uma mensagem, por favor: Apague TODOS os endere€ ¢Ã§os eletr€ ¢Ã´nicos dos remetentes anteriores (no corpo de email); Encaminhe atrav€ ¢Ã©s de CCO (C€ ¢Ã'³PIA OCULTA) aos seus destinat€ ¢Ã¡rios; com isso, voc€ ¢Ãª PRESERVAR€ ¢Ã'¡ o endere€ ¢Ã§o de todos, contra spans, v€ ¢Ã­rus e pessoas mal intencionadas.

Waldemar.

----- Mensagem encaminhada -----
De: B€ ¢Ã­blia Cat€ ¢Ã³lica News
Para: waldemar€ ¢Â 
Enviadas: Quinta-feira, 1 de Mar€ ¢Ã§o de 2012 7:12
Assunto: Biblia Catolica News


B€ ¢Ã­blia Cat€ ¢Ã³lica News

Biblia Catolica News

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Famoso ateu Richard Dawkins admite que n€ ¢Ã£o est€ ¢Ã¡ seguro da inexist€ ¢Ãªncia de Deus
Posted: 29 Feb 2012 11:56 AM PST
LONDRES, 28 Fev. 12 / 10:08 am (ACI/EWTN Noticias) Um dos mais famosos ateus do mundo, o brit€ ¢Ã¢nico Richard Dawkins, admitiu durante um debate na Universidade de Oxford, que n€ ¢Ã£o pode ter certeza de que Deus n€ ¢Ã£o existe. No debate sobre a natureza e a origem do homem, Dawkins disse ao m€ ¢Ã¡ximo l€ ¢Ã­der anglicano, o [...]
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]