Enviado via iPhone
Início da mensagem encaminhada
De: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Data: 30 de março de 2012 08:21:51 BRT
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2843
Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Católicos Respondem Mensagens neste resumo (1 Mensagem)
Mensagem
- 1.
HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - DOMINGO DE RAMOS - B Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca
Qui, 29 de Mar de 2012 7:48 pm
HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
(123) RECAPITULANDO A HISTÓRIA...
( Domingo de Ramos na Paixão do Senhor – B)
-«Bendito o reinado que chega : o reinado do nosso pai David. Hossana nas alturas».
Chegou a hora de fazer de novo os preparativos para a Páscoa.
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém que comemoramos mais uma vez, é, afinal, o anúncio da sua Paixão e Morte e representa para nós uma nova criação, Novos Céus e nova Terra.
Em Jesus todos fomos eleitos por Deus Pai, mas ainda são muito poucos aqueles que já reconheceram a voz do Pai e se resolveram a subir com Jesus a Jerusalém.
Aí Jesus vai ser glorificado, porque numa entrega plena ao Pai vencerá a morte e recapitulará toda a nossa história, introduzindo nela a plenitude do Espírito que a irá transfigurando.
A Nova Criação operada por Jesus é um novo povo e uma nova cidade.
* Esta nova criação é uma terra de fraternidade e alegria onde cada um encontrará espaço para crescer em liberdade e para dialogar com amor.
* Esta nova criação é um lugar de hospitalidade onde cada um se sentirá acolhido como se fosse familiar e da casa, e onde poderá desenvolver a sua personalidade num clima de acolhimento e valorização.
* Esta nova criação é uma terra de partilha onde cada um poderá oferecer ao outro a sua originalidade na certeza de que será reconhecido, edificando assim, na complementaridade, a nova Jerusalém.
* Esta nova criação é um templo onde o Espírito Santo é a atmosfera que todos respiram, Jesus Cristo é a Palavra que todos falam, e o Pai é a Paixão que a todos atrai, num abraço de responsabilidade e de plenitude feliz.
E entramos já na semana a que todos ainda chamamos Semana Santa.
* É santa esta semana porque lembra o símbolo daqueles primeiros sete dias, durante os quais Deus foi criando e saboreando a beleza dum sonho de comunhão e fecundidade que nós não conseguimos sustentar.
* É santa esta semana porque os actos litúrgicos a enchem mais do que as outras, porque são eles que tornam mais explícita a transcendência da obra realizada.
* É santa esta semana porque nela se volta a realizar essa divina intervenção que nos oferece, de maneira decisiva e eficaz, a vida para um mundo novo.
Em Cristo, triunfante, morto e ressuscitado, nós podemos contemplar o segredo desta nova criação onde o Pai volta a ser a Fonte e onde o Espírito Santo é princípio daquela vida e fecundidade que todos nós precisamos para entrarmos no Plano da História da Salvação.
John
Nascimento
Precisa responder?Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]