sexta-feira, 23 de março de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 5o DOMINGO DA QUARESMA - B - O GRÃO DE TRIGO Som !



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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 22 de março de 2012 19:55:29 BRT
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Assunto: [MUNDO CATÓLICO]    HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - 5o DOMINGO DA QUARESMA - B - O GRÃO DE TRIGO  Som !
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                        HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

 

                                                                (081) O GRÃO DE TRIGO...

                                                   

 

               (5º Domingo da Quaresma – B)

 

             -«Se o grão de trigo não morrer, fica só ele, mas, se morrer, dará muito fruto».

 

           

            O grão de trigo, do Evangelho de hoje, é uma parábola da vida.

            Por Deus Pai imaginada, essa semente é uma promessa de vida, um embrião envolvido por um tegumento e com uma reserva de alimento que lhe permitirá nutrir-se quando o seu processo de vida se iniciar.

            Mas para que esse processo arranque, é preciso que o tegumento se rompa em contacto com o húmus ambiente, numa aparente morte, que é a condição para que o embrião desperte do seu sono e inicie a sua vida.

Na eterna sabedoria criadora de Deus Pai, lá está nesse embrião,  uma radícula, um caulículo de uma gémula que são a miniatura duma planta com raiz, caule e folhas, que irão buscar ao sol, quando irromperem da terra, a cor da flor e a fecundidade dos frutos.

É assim a nossa vida.

Se não aceitarmos as roturas que nos hão-de libertar do nosso egoísmo mortal e da nossa avareza desmedida e concentracionária, ficaremos congelados no individualismo e cristalizados na esterilidade.

Mas se aceitarmos essa rotura só aparentemente mortal, conheceremos a glória dessa vida que desperta e desabrocha em doação e fecundidade.

Foi essa a lição que Jesus nos deixou nesta parábola do humilde grão de trigo, que Ele próprio ilustrou com a sua Paixão gloriosa.

Suspenso já da Cruz Ele deixou que lhe abrissem o coração para que dele brotasse toda a fecundidade sacramental, simbolicamente evocada no sangue e na água que jorraram desse coração.

Nesta linguagem aparentemente difícil ou incompreensível para alguns, está toda uma riqueza de pensamento e doutrina do que pode significar todo o processo da nossa transformação espiritual, que se deve efectuar através da vida sacramental, especialmente a Reconciliação e a Comunhão Sacramental.

Alguma coisa em nós tem que morrer, para que surja uma vida nova.

O último segrdo da vida está na Palavra que aponta para a eternidade.     

É bom prolongar a existência temporal, mas sempre chegaremos à morte; e na morte náo há vida :

- "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se, depois vier a perder a sua alma ? Ou o que poderá dar o homem em troca da sua alma?"(Mt.16,26).

É bom trabalhar, é bom fazer o bem, é bom ter amigos e larga fama; mas é necessário também entrar em si, para vencer a embriaguez de todos os prazeres, porque :

- "Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".(Mt.4,4).

Temos que renunciar, isto é, morrer voluntariamente, para o nosso egoísmo, para as nossas paixões ou más inclinações, para que nasça em nós a flor do amor a Deus e ao próximo, com frutos que nos hão-de garantir a nossa adopção no Plano da História da Salvação.

 

                                                       John

                                                                            Nascimento

 

 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]