terça-feira, 20 de março de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] QUARESMA DE 2012 - 20 de Março - DEUS CONHECE OS NOSSOS SOFRIMENTOS Som !



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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 19 de março de 2012 20:20:25 BRT
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Assunto: [MUNDO CATÓLICO]  QUARESMA DE 2012 - 20 de Março - DEUS CONHECE OS NOSSOS SOFRIMENTOS  Som !
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QUARESMA DE 2012

                            TERÇA -  FEIRA -  20 de Março

                                               

                                                        DEUS CONHECE OS NOSSOS SOFRIMENTOS !

 

            - "Levanta-te, toma o teu catre e anda". (Jo..1,8).

           

             Deus conhece os nossos sofrimentos e não é Ele que os envia para nossa punição, ou os permite para nossa advertência.

            Há males de que nós somos responsáveis, é verdade, mas há também aqueles males que não são fruto da nossa liberdade ou responsabilidde.

            Em última análise, a origem do mal é a rebelião do poder espiritual contra Deus.

            O mal pode definir-se como qualquer rebelião contra Deus e contra a Sua vontade, ou qualquer consequência dessa rebelião.

            Deus não quer o mal:

            - "Deus não pode ser tentado pelo mal e não tenta ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e seduz". (Tg.1/13-14).

             A própria ideia de mal envolve uma contradição :

            - "Como pode Deus voltar-se contra Si mesmo ou contra a Sua própria vontade ? Deus é total e infinitamente bom e só deseja a perfeita harmonia e felicidade na Sua Criação : - Deus, vendo toda a Sua obra, considerou-a muito boa". (Gen.1/31).

             Deus não criou o mal...

            O mal não existe por si mesmo...

            O mal é a distorção ou corrupção do bem que vem de Deus...

            Deus criou os seres humanos com uma vontade livre, e, criando-os assim, correu um grande risco.

            Deus valorizou superabundantemente a existência das criaturas humanas com uma liberdade de escolha, introduzindo nelas a possibilidade de usar essa liberdade para agirem contra a Sua vontade.

            Satã e os anjos que o seguiram, seguiram esse caminho de rebelião contra Deus.

            Deus não destruiu esses espíritos, que eram eternos por natureza, mas permitiu que eles recebessem os inevitáveis resultados da sua livre escolha.

            Eles ficaram eternamente separados de Deus e das Suas graças.

            A sua situação é literalmente o Inferno - a condição de um tormento eterno - porque fora de Deus, isto é, sem Deus, não pode haver paz nem felicidade.

            Será Deus injusto ou sádico em permitir que Satã e os seus angélicos seguidores sofram eternamente ?

            Deus é justo porque lhes dá o que eles escolheram.

            O problema mais difícil é compreender como é que Deus é infinitamente bom e misericordioso, permitindo este tormento eterno.

            É um mistério para nós, mas podemos realizar na nossa mente que Satã e todos os anjos rebeldes, com a sua inteligência angélica, conheciam perfeitamente as consequências da sua rebelião, e escolheram livremente revoltar-se contra a vontade de Deus.

            Deus é bom e misericordioso, mas nós compreendemos que Ele não impõe o Seu amor e a Sua misericórdia a nenhuma criatura livre.

            Se Deus criou seres de vontade absolutamente livre, é certo e possível que algumas dessas criaturas não queiram aceitar o amor e a misericórdia de Deus, em troca de outros desejos mais humanamente sedutores.

            Um médico pode dizer a um alcoólico que ele pode apanhar uma cirrose e que depois já não tem cura, morre em pouco tempo.

            O alcoólico não se emenda e apanha a cirrose.

            Depois não se pode queixar do médico que o deixa morrer.

            Finalmente, o bem e o mal não têm a mesma força e o mesmo poder como afirmam os dualistas.

            S. Agostinho acreditou nisto durante dez anos, como maniqueu, antes da sua conversão ao Cristianismo.

            Mas o Cristianismo ensinou-lhe que Deus é total e absolutamente bom e o último a ganhar a vitória.

            A atitude de Jesus para com aquele paralítico que vinha à piscina de Betzaida, para ser curado havia já 38 anos, mostra bem como Deus tem toda a solicitude pelos que sofrem, e foram muitos que Jesus curou, fundamentado na fé deles.

            É isso que nos é pedido também a nós, seja qual for o nosso sofrimento, e sejam quais forem as causas desse sofrimento.

            Sofremos no corpo e no espírito porque o sofrimento é qualquer coisa que, em nós, está a correr mal, seja por culpa nossa ou pelos contratempos da vida, da sociedade ou da natureza em desordem.

            Mas é preciso termos fé em Deus, que se manifeste com perseveraça pelo nosso testemunho de vida e não apenas nos momentos de ansiedade e de sofrimento.

            É isto que nos pretende revelar a Liturgia da Palavra de hoje e nos lembra também o tempo da Quaresma que estamos a viver.

 

                                                            John

                                                                            Nascimento

           

 

 

 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]