L'OSSERVATORE ROMANO
Cultura
No filme «Et maintenant, on va où?» de Nadine Labaki
Mulheres
que odeiam a guerra
São poucas as vozes discordantes do consenso geral para o filme «Et maintenant, on va où?» de Nadine Labaki, apresentado em Cannes em 2011 (secção Un certain regard), premiado no Outuno pelo público em Toronto e que em Janeiro chegou aos cinemas italianos e está a ser exibido com correspondente valor pedagógico. A cena culminante para nós poderia evocar o monólogo-diálogo de Filumena Marturano quando, intuindo a sua primeira gravidez, vai até ao beco onde nasceu, diante da imagem milagrosa de Nossa Senhora das Rosas, e interpela-a sem cerimónia, de mulher para mulher: «O que devo fazer? Tu sabes tudo». A Virgem não se move e Filumena prossegue: «Estou a falar contigo! Responde!».
O contexto referencial é diferente na aparência mas idêntico na atitude das mães chamadas em causa pela jovem cineasta e atriz libanesa numa aldeia que certamente (e intencionalmente) parece vaga em relação à descrição topográfica, mas resulta até demasiado nítido nos contornos universais da parábola: género e património cultural aos quais Nadine Labaki tem direito, podemos dizer, por nascimento. Consiste nisto o verdadeiro confronto, notado por muitos, com o realismo vivaz e minimal do seu filme precedente «Caramel» (2007) que contudo delineava um quadro muito complexo e compartilhável sob o ponto de vista da observação aparentemente frívola e parcial de um salão de beleza. «Et maintenant, on va où?» inspira-se para o título na pergunta que implicitamente abre e explicitamente fecha a vicissitude colorida, intencionalmente, com o pathos às vezes sobrecarregado da tragédia grega, inclusive com o coro. O coro das mulheres vestidas de preto da aldeia, que acompanham ao cemitério os féretros de filhos, irmãos, maridos e amigos. Ao cemitério? Ou aos cemitérios? Sim, porque a dicotomia entre facções adversárias – aqui entre extremismos religiosos – perpetua-se na terra dos mortos, onde as portadoras de luto são obrigadas a separar-se. Entretanto, no coração onde conservam as imagens dos seus homens, a morte não sufoca, aliás parece que reaviva, como em resposta ao repetido desafio do mal, um amor unitivo e efectivo dentro da comunidade.
Observou-se que igreja e mesquita desenham no céu de Nadine Labaki um improvável skyline, mas talvez a linha mais subtil e tenaz é a dos jovens que sobem a fim de procurar o ponto onde o sinal radiotelevisivo é mais forte: também eles, por coincidência, para poder reunir toda a aldeia (não obstante nem todos concordam sobre o programa a ser visto, mas esta é outra história). Quem torce o nariz deveria recordar-se quando o espectáculo televisivo representava uma grande ocasião de encontro e de paz; noutras palavras, alguns evocaram a era de Dom Camillo e Peppone a propósito do filme, e talvez tenha filtrado nele nalguma veia subtil, assim como também Eduardo.
A busca das mulheres de Nadine Labaki, por sua vez, pode ser comparada à de um canal pacífico e vital entre a comunidade e um céu infinito, a ponto que até eventos graves sejam minimizados ou ignorados por elas para evitar vinganças em espiral e desenterramentos de armas e munições. E até uma caravana de cabaretistas desinibidas pode ser desviada para distrair os homens (considerados como único grotesco personagem), a ponto que é suficiente uma exposição exagerada ao sol para mandar em tilt os potenciais éteres. As mães-coragem não retrocedem diante da ficção de um milagre mariano, no qual quem chora presumidas lágrimas de sangue é a mesma estatuazinha devocional da Virgem decapitada por causa de um despeito da parte adversária.
Contudo uma lágrima verdadeira – mesmo se ninguém o saberá – escorre daquela mesma face, quebrada e pacientemente reconstruída, após a irrupção da mãe à qual um bala perdida matou o filho de modo absurdo. Se ela está disposta a não desabafar com ninguém enquanto pode, até com as amigas, para não desencadear as rixas temidas, será a porta da igreja a abrir-se de par em par com um gesto tão violento que apaga uma vela e será diante da «Nossa Senhora quebrada» que a mãe corajosa explode sem temor: «Por que não falas? Não és mãe também?»
Entre as linhas, além dos pormenores contingentes, a parábola de Nadine Labaki parece sugerir que seja este desarmante reflectir-se de mulher para Mulher, também e sobretudo hoje, «a aparição» da qual o mundo tem grande necessidade.
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1. | Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. | |
2. | Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: | |
3. | Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! | |
4. | Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! | |
5. | Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! | |
6. | Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! | |
7. | Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! | |
8. | Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! | |
9. | Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! | |
10. | Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! | |
11. | Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. | |
12. | Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. |
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]