Veja SP
Veja RJ
Exame
Info
Contigo!
MdeMulher
Modaspot
Capricho
Mais sites Abril
Assine
Loja
SAC
Grupo Abril
VEJA
Notícias
Temas
Vídeos e Fotos
Blogs e Colunistas
Assine VEJA
Reinaldo Azevedo
Lauro Jardim
Augusto Nunes
Fernanda Furquim
Ricardo Setti
Tony Bellotto
Todos os colunistas
Acervo Digital
Veja - CapaAssine VEJA
/ Blogs e Colunistas
Blog
Reinaldo Azevedo
Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil
Assine o Feed RSS | Saiba o que é
14/03/2012
às 19:15
Por uma “CPI da Verdade Sobre o Aborto”. Ou: Brasileiros Pelo Direito de Decidir contra a Vontade da Fundação Ford
Em outubro de 2010, o Datafolha fez uma pesquisa para saber a opinião dos brasileiros sobre o aborto: 71% são contrários à legalização ou à ampliação das possibilidades de interrupção legal da gravidez — hoje só permitida em caso de estupro e risco de morte da mãe. Veem com simpatia a ampliação dessas hipóteses 11% dos entrevistados; 7% se disseram favoráveis à legalização em qualquer caso. Alguns levantamentos sustentam que chegam a 82% os contrário a qualquer mudança na legislação.
Não obstante, ou por isso mesmo, como se sabe, o lobby pró-aborto é gigantesco. Uma comissão de juristas, recentemente, propôs, na prática, a sua legalização numa proposta de reforma do Código Penal enviada ao Senado. Segundo o texto, se médicos e psicólogos constatarem que a gestante não tem condições psicológicas de ter um filho — e desde que ela concorde —, o aborto deve ser feito pelo Estado. Na prática, nem é preciso demonstrar, trata-se da legalização por uma via oblíqua, ainda que o tema seja de natureza constitucional.
Muito bem. Um grupo de cristãos — no caso, católicos — passou a defender que se faça “A CPI da Verdade Sobre o Aborto”
Encontrei a convocação para o primeiro ato público em favor da CPI no site de dom Luiz Bergonzini. Está marcado para o dia 21 de março, à partir das 12h30. Os manifestantes devem se reunir, a partir das 11h, na escadaria da Catedral da Sé e marchar até o Fórum João Mendes, centro de São Paulo. Quem não puder comparecer pode aderir a um tuitaço, no mesmo dia 21, a partir das 13h:
#abortonuncamais - @SenadoresBrasil - @CamaraDeputados - @AssembleiaSP
Exagero?
É claro que os “moderados” dirão que se trata de um óbvio exagero e que a CPI é descabida porque o aspecto público da questão não está muito claro. Discordo, acho a ideia da CPI boa e vou dizer por quê. A propósito: aqueles que são favoráveis à descriminação do aborto, à legalização ou à ampliação das hipóteses em que ele pode ser realizado deveriam aderir à proposta. É uma questão de honestidade intelectual.
A ministra Eleonora Menicucci foi a uma reunião da ONU e aceitou de bom grado a farsa de que 200 mil mulheres morrem por ano no Brasil em razão de abortos clandestinos. Sustenta-se que um milhão de procedimentos ilegais são feitos por ano no país. Chegou a hora de sabermos:
- qual é a origem desses números?
- são definidos com base em quais informações?
Ora, o Ministério da Saúde define políticas públicas para a área, não? Segundo o ministro da pasta, Alexandre Padilha, houve 705 mortes mortes de mulheres em decorrência da gestação no primeiro semestre de 2011. Mantida a tendência, haverá 1410 no ano — ou 0,7% do que alardeiam os grupos favoráveis ao aborto. Parece não existir hipótese, dado o número de crianças que nascem no país, de haver 1 milhão de abortos clandestinos por ano.
PARECE QUE ALGUÉM ESTÁ MENTINDO PARA FRAUDAR POLÍTICAS PÚBLICAS E ENGANAR OS BRASILEIROS. Mas, é claro!, pode ser que exista uma realidade subterrânea, que todos ignoramos, só descoberta por esses militantes, e que esteja em curso no Brasil, com efeito, um verdadeiro “mulhericídio”. Numa CPI, os que sustentam esses números poderão apresentar as suas evidências.
Mais: mesmo essas mil e poucas mortes têm de ser esclarecidas. Aconteceram em quais circunstâncias?
Lobby e financiamento externo
Os brasileiros também têm o direito de saber quais são as entidades, especialmente as estrangeiras, que financiam os grupos pró-aborto no Brasil e por quê. É o caso, por exemplo, da onipresente Fundação Ford. Não há hipótese de haver uma luta ruim (a meu juízo, claro!) no país que não conte com dinheiro desses valentes. Lembro, de cabeça, alguns exemplos:
- descriminação do aborto;
- controle social dos meios de comunicação;
- racialismo;
- demarcação contínua da Raposa Serra do Sol e consequente expulsão dos arrozeiros;
- ambientalismo do miolo mole.
Pesquisem. É possível achar causas de “A” a “Z”. Seus financiados, não raro, são chamados a colaborar com o governo e participam das conferências públicas, fazendo um lobby intenso. Não se trata, pois, de mera questão privada.
“Mas o que há de mal nesse financiamento?”, indagará alguém. Depende! Se o objetivo é sustentar uma mentira para interferir na formulação de políticas públicas, é evidente que isso tem de ser do interesse do Parlamento — e das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais. Se há algo que essas entidades estrangeiras saibam e a gente não, então chegou a hora de… saber!
Que mal poderá fazer a CPI? Grupos como o CFemea, Católicas Pelo Direito de Decidir e congêneres certamente não têm nada a esconder — inclusive não devem ter motivos para esconder suas fontes de financiamento e de informação. Com tudo colocado às claras, o país escolherá o melhor para as mulheres brasileiras.
CPI já! Viva a transparência! Quem tem medo da informação!
Agora faço parte do grupo “Brasileiros pelo Direito de Decidir Mesmo Contra a Vontade da Fundação Ford”.
PS: Antes que algum tontinho me acuse de estar alimentando teorias conspiratórias, destaco que não há nada de irrealista, abstrato ou mágico no dinheiro que essas entidades dão a esses grupos que parecem alimentados apenas por sua fome do bem, do belo e do justo.
PS2 - No que diz respeito à questão de fé, a CPI é uma luta de todos os cristãos, não apenas dos católicos. No que diz respeito ao direito à informação correta, esta é uma luta de todos os brasileiros, também dos agnósticos e ateus — e os há aos montes contrários ao aborto. Mesmo aqueles que são favoráveis, se honestos intelectualmente, devem convir que a verdade é um bem, não um mal.
Por Reinaldo Azevedo
Tags: aborto, cristãos
Share
Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
Nome
Email (não será publicado)
6 Comentários
karin
-
14/03/2012 às 19:33
Adorei esta ideia de uma CPI do aborto.Quero saber quais são os numeros REAIS de mortes maternas de brasileiras. ?TAMBEM QUERO SABER A PORCENTAGEM CORRETA DE BRASILEIROS QUE SÃO FAVORAVEIS AO MORTICINIO DE CRIANÇAS NOS VENTRES MATERNOS?
Yesterday Man
-
14/03/2012 às 19:32
Reinaldo:
A propósito, especialista diz que Agências da ONU contribuem para o aborto de seleção sexual:
http://www.c-fam.org/fridayfax/volume-15/un-agencies-fuel-sex-selective-abortions-and-the-devaluation-of-women.html
Reginaldo
-
14/03/2012 às 19:29
Quando havia faculdades de direito no Brasil, qualquer estudante sabia que a CPI teve origem na busca de dados e elementos aptos a guiar o legislador, quando se tratasse de questão nova e intrincada. Ela se transformou em órgão auxiliar da Polícia muito recentemente, nestes tempos de assalto diuturno ao erário. Portanto, a CPI do aborto é juridicamente pertinente e politicamente urgente. Quem for contra é “entreguista”, para usar expressão prépetralha.
PAULO BOCCATO
-
14/03/2012 às 19:28
(A)FUNDAÇÃO FORD… A MESMA QUE NO BRASIL E NO MUNDO VEM INVESTINDO ZILHÔES NAS ONG´S DESARMAMENTISTAS !
É ELA, A FORD FUNDATION QUE , ALEM DE NOSSO IMPOSTOS DESVIADOS, SUSTENTA O VIVARIO !SABIAM ?
MAS, SEM IMPRENSA LIVRE, ACABRESTADA COMO ESTA, CMPRADA FEITO PUTA DE ESQUINA OU DANDO DE GRAÇA MESMO, NAO HA VERDADE QUE SURJA…NAO É REDE GLOBO ?
Eduardo
-
14/03/2012 às 19:27
Prezado R.Azevedo. Caso não tenha assistido, veja o vídeo “O grito silencioso”. Trata-se de verdadeira pá de cal na argumentação abortista. Divulgue-o com toda a força de seu blog é o que lhe peço encarecidamente.
anonimo
-
14/03/2012 às 19:27
Arre, essa intromissão de ONgS estrangeiras no Brasil já está virando um caso de polícia!!!!!!!
Seções
Avesso do Avesso
Documentos
profile
Reinaldo Azevedo
reinaldoazevedo
reinaldoazevedo A ONU incentiva ao menos duas políticos mundo agora que concorrem para o exermínio em massa de mulheres bit.ly/wFt3aw 4 minutes ago · reply · retweet · favorite
reinaldoazevedo Como a ONU é hoje um dos principais fatores de assassinato de mulheres no mundo bit.ly/wFt3aw 4 minutes ago · reply · retweet · favorite
reinaldoazevedo Por que me tornei um feminista. Uma especialista explica na ONU bit.ly/wFt3aw 5 minutes ago · reply · retweet · favorite
reinaldoazevedo #VEJA PR: Oposição até que…: O líder do PR no Senado, Blairo Maggi (MT), deixou clara a qualidade da “oposição” ... bit.ly/wzcA2M 6 minutes ago · reply · retweet · favorite
Join the conversation
Artigos em VEJA
Alternância de poder e Constituição neles! - 07/10/2009
Que Goffredo não descanse em paz - 08/07/2009
A bíblia da esquerda herbívora - 29/4/2009
Um homem sem (certas) qualidades - 11/2/2009
Que Deus é este? - 24/12/2008
Graciliano, o grande - 10/12/2008
O muro caiu, mas a amoralidade da esquerda sobrevive - 5/11/2008
O mal-estar dos "progressistas" - 24/9/2008
O DIREITO SÓ PODE SER ACHADO NA LEI - 27/8/2008
A bolacha na telinha e a nossa liberdade - 30/7/2008
As ONGs do fim do mundo - 18/6/2008
O que eles querem é imprensa nenhuma - 7/5/2008
Que falta faz um Voltaire - 2/4/2008
Fidel e o golpe da revolução operada por outros meios - 27/2/2008
O Foro de São Paulo não é uma fantasia - 30/1/2008
O pastor e o pensador - 12/12/2007
A crença na "cultura da periferia" é coisa de gente com miolo mole - 5/12/2007
Capitão Nascimento bate no Bonde do Foucault - 10/10/2007
Restaurar é preciso; reformar não é preciso - 12/9/2007
O Movimento dos Sem-Bolsa - 8/8/2007
A Al Qaeda eletrônica - 20/6/2007
Gramsci, o parasita do amarelão ideológico - 16/5/2007
Crime e castigo dentro de nós - 28/03/2007
O politeísmo de um Deus só - 28/02/2007
A seita anticapitalista e a tristeza do Jeca - 07/02/2007
Sou "doente" mas sou feliz - 27/12/2006
É preciso civilizar os bárbaros do PT - 1º/11/2006
Governante bom é governante chato - 11/10/2006
E o feio se tornou bonito... - 13/09/2006
Urna não é tribunal. Não absolve ninguém - 06/09/2006
Mais recentes
PR: Oposição até que…
Especialista acusa a ONU, em Comissão Sobre a Situação da Mulher, de promover políticas que incentivam o aborto de fetos do sexo feminino. Ou: Feminista sou eu!
PR anuncia rompimento com o governo e diz que vai para a oposição. Será?
Por uma “CPI da Verdade Sobre o Aborto”. Ou: Brasileiros Pelo Direito de Decidir contra a Vontade da Fundação Ford
Quando um procurador, promotor, defensor público ou juiz vira militante político, perde a isenção e vira um usurpador
“POR UM MUNDO + DESCENTE” – Haddad cantarola: “Só me falta ficar nu pra chamar sua atenção”. Ou: Vamos disciplinar os “verba dicendi”!!!
Já que a política não muda, que tal mudar a imprensa, hein? Tudo por um mundo “+ descente”
LEIAM ABAIXO
Aderindo à reforma — infelizmente!
A revisão da anistia: todas as leis que sete procuradores têm a ousadia de querer ignorar — além, claro!, de tentar chutar o traseiro do Supremo
Arquivo
S T Q Q S S D
« fev
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
Tags
aborto Antonio Palocci Aécio Neves Bobagens de Lula Celso Amorim Cesare Battisti Chávez Ciro Gomes corrupção código florestal DEM democracia Dilma Erenice Guerra estado policial Fernando Haddad Governo Dilma Honduras imprensa Irã Israel José Dirceu José Sarney leitores liberdade de expressão liberdade de imprensa Lula Líbia Marina Silva Ministério do Esporte MST Obama Orlando Silva PMDB PSDB PT reajuste do mínimo Receita Federal Rio Serra STF Sucessão 2010 Sérgio Cabral USP Venezuela
Manchetes de VEJA
Senador Blairo Maggi
Política
PR rompe com Dilma e vai para oposição
Partido está insatisfeito com perda do Ministério dos Transportes. "Cansamos", disse o senador Blairo Maggi depois de...
Crackle
Crackle, Netflix ou NetMovies? A web vira cinema
Padres Chrystian Shankar
Padre dá dicas a solteironas que buscam o amor
+ Lidas
1
Michel Teló pode ser proibido de cantar ‘Ai, Se Eu...
2
Procon suspende por 72 horas vendas dos sites...
3
Óleo de coco: para emagrecer, não passa de bobagem
O que foi destaque
14/03 19:35
Busca do Google
Privacidade: Câmara ouvirá Google e Facebook
14/03 18:21
Os senadores Roberto Requião e Marta Suplicy, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira
Senado aprova projeto para cercear imprensa
14/03 14:56
Centro de distribuição do Submarino, em Osasco (SP)
Procon multa e suspende sites de vendas on-line
Publicidade
14/03 13:37
Espanhois aglomeram-se em frente à agência de emprego em Madri
Crescimento do PIB do G20 desacelera em 2011
14/03 11:06
No Distrito Federal, professores estão de braços desde a segunda-feira (12/03/2012)
Professores de 23 estados e DF entram em greve
14/03 07:26
Bombeiros tentam apagar incêndio em residência em Gaza após bombardeio do Exército israelense na madrugada desta quarta-feira
Israel volta a bombardear Gaza nesta quarta-feira
Publicidade
Serviços
Tablet
Android
Orkut
Foursquare
Google+
RSS
Newsletter
Anuncie
Tempo
Cotações
Assinaturas
Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!
O clube que conhece e reconhece você.
Assine Veja e ganhe meses a mais!
Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!
Assine SUPER versão digital!
Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!
Assine EXAME e ganhe meses a mais!
Assine por 1 ano e receba
+ 6 meses grátis!
Nome Nascimento E-mail CEP
Apenas 10x R$ 51,48
Notícias
Brasil
Economia
Internacional
Celebridades
Esporte
Vida Digital
Educação
Ciência
Saúde
RSS
Infográficos
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Destaques da semana
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário
Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Betty Milan, sexualidade
Caio Blinder, de Nova York
Fernanda Furquim, séries de TV
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Lucia Mandel, dermatologia
Mayana Zatz, genética
Paula Neiva, celebridades
Reinaldo Azevedo, blog
Renato Dutra, atividade física
Ricardo Setti, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores
Tony Bellotto, crônicas
Blogs da redação
Imposto de Renda 2012
VEJA nas Olimpíadas
Enem e Vestibulares
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura
Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
Diz o Estudo, ciência
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues
Enquetes, opinião
Ponto de vista
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes, conhecimentos gerais
Serviços
Assine VEJA
Busca
RSS
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade
Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Manchetes de VEJA Manchetes de VEJA
PR rompe com Dilma e vai para oposição
Senador Blairo Maggi
Crackle
Padres Chrystian Shankar
Busca do Google
Os senadores Roberto Requião e Marta Suplicy, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira
Centro de distribuição do Submarino, em Osasco (SP)
Espanhois aglomeram-se em frente à agência de emprego em Madri
No Distrito Federal, professores estão de braços desde a segunda-feira (12/03/2012)
Bombeiros tentam apagar incêndio em residência em Gaza após bombardeio do Exército israelense na madrugada desta quarta-feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]