segunda-feira, 19 de março de 2012

Velório do papa Shenouda III tem confusão no Cairo

19/03/2012 10h42 - Atualizado em 19/03/2012 10h49

Velório do papa Shenouda III tem confusão no Cairo

Multidão de fiéis forçou entrada na Catedral de São Marcos.
Patriarca da igreja Copta morreu no sábado (17), aos 88 anos.

Do G1, com agências internacionais

Comente agora

Fiéis iniciaram uma confusão nesta segunda-feira (19) na Catedral de São Marcos, no Cairo, durante o velório de Shenouda III, chefe da Igreja Copta Ortodoxa que faleceu após quatro décadas na liderança da maior comunidade cristã do Oriente Médio.

Ansiosa por entrar no templo para dar o adeus ao líder religioso, a multidão forçou a entrada contra os militares que tentavam organizar a fila.

Multidão força a entrada contra militares no templo do Cairo nesta segunda (19) (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)Multidão força a entrada contra militares no templo do Cairo nesta segunda (19) (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)

Morto no sábado, aos 88 anos, vítima de um ataque cardíaco, após vários problemas de saúde, Shenouda III deixa os fiéis preocupados com a violência de que são alvo, em meio ao crescimento do islamismo, mais de um ano após a queda do presidente Hosni Mubarak.

O corpo do patriarca, vestido com roupas sacerdotais ricamente adornadas e uma tiara na cabeça, foi colocado sentado num trono de madeira esculpido na Catedral do Cairo, sede da Igreja Copta.

Antes da confusão, militares tentam organizar o público de fiéis (Foto: Nasser Nasser/AP)Antes da confusão, militares tentam organizar o público de fiéis (Foto: Nasser Nasser/AP)
Correria de fiéis depois que a passagem foi forçada (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)Correria de fiéis depois que a passagem foi forçada (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)
Corpo do papa Shenouda III segue sendo exposto dentro da catedral copta (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)Corpo do papa Shenouda III segue sendo exposto dentro da catedral copta (Foto: Gianluigi Guercia/AFP)
tópicos:

Seja o primeiro a comentar



--
1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]