Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 7 de abril de 2012

    Semana Santa: entenda as tradições que antecedem a Páscoa

    Católicos do Brasil
    Anunciando o Evangelho

    Home
    Downloads
    Google Católico
    Sobre

    « Bento XVI exorta presidiários a erguer-se de suas quedas com a ajuda de Cristo
    • Semana Santa: entenda as tradições que antecedem a Páscoa
    7

    Fonte: Canção Nova Notícias


    'As pessoas se identificam com o Cristo morto na Cruz, se identificam também por causa dos seus sofrimentos, das suas dores', diz padre Hernaldo

    Com a celebração do Domingo de Ramos no último domingo, 1º, os católicos iniciaram a Semana Santa, que todos os anos mobiliza milhares de fiéis para reviver os últimos passos de Jesus Cristo. Diversas tradições são realizadas ao longo de toda a semana em preparação ao acontecimento mais importante para esses religiosos: a Páscoa do Senhor.

    De acordo com o assessor da Pastoral Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Hernaldo Pinto Farias, o povo tem uma religiosidade muito marcada e, nesses dias da Semana Santa, são muitas as pessoas que procuram a Igreja.

    “As pessoas se identificam com o Cristo morto na Cruz, com o Cristo sofredor, das lágrimas, com o Cristo que acolhe as mulheres que choram, que se identificam também por causa dos seus sofrimentos, das suas dores”, explicou.

    O padre destacou que essa identificação é importante porque leva a uma vivência da fé, a uma intimidade com o Cristo que, na Sua Cruz, acolhe os sofrimentos de todos os povos.

    O sacerdote, porém, ressaltou a constante necessidade de formação para vivenciar bem estes dias, embora a Igreja já invista nesse processo formativo. “Quanto mais somos formados, sobretudo no campo litúrgico, melhor vivemos nossa fé. Nosso crescimento não é apenas de estatura, de idade, mas crescemos também no campo da fé”, enfatizou.

    • Tradições populares

    Nem todas as celebrações da Semana Santa são universais. Procissão do Encontro, na Quarta-feira Santa, Procissão do Fogaréu, conhecida também como Noite da Prisão, Procissão do Enterro ou do Senhor Morto e Malhação do Judas no Sábado de Aleluia são algumas ações que não são realizadas em todas as paróquias.

    A explicação, segundo padre Hernaldo, é que estas não são celebrações prescritas pela Igreja para a Semana Santa, mas fazem parte do universo da religiosidade popular e acabam sendo mais intensas em alguns lugares e em outros não.

    Essas tradições podem ser vistas como práticas da piedade popular, o que a Igreja não condena. De acordo com padre Hernaldo, a piedade popular tem o seu valor na experiência de fé do povo; são práticas que ajudam o povo a se colocar nessa intimidade com o Senhor. “É uma forma de eles manifestarem sua fé, à sua maneira, sim, mas o que temos que fazer que a Igreja sempre solicitou é que essas práticas não sejam fins em si mesmas, ou seja, que elas conduzam à verdadeira liturgia”, ressaltou padre Hernaldo.

    • Significado das tradições da Semana Santa

    - Missa de Ramos: abre a Semana Santa. Na procissão, o louvor do povo com os ramos é o reconhecimento messiânico da pessoa de Jesus

    - Missa dos Santos Óleos: acontece na manhã da Quinta-feira Santa. O óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

    - Missa de Lava pés: acontece na Quinta-feira Santa à noite. O gesto de Cristo em lavar os pés dos apóstolos deve despertar a humildade, mansidão e respeito com os outros. Neste dia, faz-se memória à Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Ainda na quinta-feira, o altar é despido para tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus.

    - Tríduo Pascal: começa na Quinta-feira Santa. São três dias santos em que a Igreja faz memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

    - Jejum e abstinência de carne vermelha: realizados na Sexta-feira Santa, constituem uma forma de participar do sofrimento de Jesus. É um dia alitúrgico na Igreja, com a celebração da adoração da Cruz. Impera o silêncio e clima de oração, fazendo memória à paixão e morte do Senhor.

    - Vigília Pascal: é realizada no Sábado de Aleluia, em que se vai anunciar a ressurreição de Cristo; sua vitória sobre a morte.


    Posts relacionados:

    Bento XVI presidirá celebrações da Semana Santa
    O Papa pede que os católicos aprofundem na intimidade de Jesus nesta Semana Santa
    Papa viverá aniversário da morte de João Paulo II com jovens
    Semana Santa é grande ocasião para retornar à Confissão diz Arcebispo
    Sexta-Feira Santa em Jerusalém: Procissão fúnebre no Santo Sepulcro
    Paixão, morte e ressurreição de Jesus são realidade atual, assegura Papa
    Celebração pascal inunda a Igreja de alegria, diz CNBB

    CNBB dias domingo de ramos dores estes fonte jesus cristo Judas longo nem nesses o povo os povos passos pinto podem ser quarta feira sacerdote semana santa senhor

    This entry was posted by admin on 5 de abril de 2012 at 16:21, and is filed under Doutrina Católica. Follow any responses to this post through RSS 2.0.You can leave a response or trackback from your own site.

    Comments (0)
    Related Posts

    Comment Feed for this Post

    Redes Sociais


    Youtube
    Bíblia Católica Online
    Livro:
    Capítulo:
    Ler Capítulo

    "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isto vem de Javé, e é maravilha aos nossos olhos."(Salmo 118)
    Categories
    Bíblia (66)
    Compendio do Catecismo (598)
    Doutrina Católica (51)
    Espiritualidade (108)
    História da Igreja (84)
    Igreja (556)
    mundo (214)
    Orações Católicas (118)
    Outros (120)
    Podcast (32)
    Protestantismo (54)
    Santa Sé (343)
    Santos da Igreja (65)
    Santos da Igreja Catolica (466)
    Seitas e Heresias (8)
    Sem categoria (4)
    Vídeos (77)
    Tags
    ao Bento XVI Bispo católica com Cristo de cristo Deus dia ela Ele Evangelho Filho foi foram homem Igreja Jesus jesus cristo Maria Nasceu não Pai Papa Bento XVI pela quando Santa Santo senhor seu sua São também tempo uma Vaticano
    Tweets
    Católicos do Brasil
    Católicos do Brasil 4548 followers 7117 tweets
    São Ângelo de Jerusalém. via @catolicosbrasil http://t.co/rerziP3o #SantosdaIgrejaCatolica57 minutes ago
    O que significa a virgindade de Maria?. via @catolicosbrasil http://t.co/6a5rgN9T #Outros2 hours ago
    Santa Luiza de Marillac. via @catolicosbrasil http://t.co/LqFth5qf #SantosdaIgrejaCatolica3 hours ago
    Marcha do orgulho gay foi um fracasso total na Argentina. via @catolicosbrasil http://t.co/2S3mEahk #mundo4 hours ago
    Blogroll
    Bíblia Católica News
    Bíblia Católica Online
    Comunidade Mariana Boa Semente
    Doutrina Católica
    Google Católico
    Padre Marcelo Rossi
    Padre Paulo Ricardo
    Pastoralis
    Reino da Virgem Mãe de Deus
    Sociedade Católica
    Tradição Católica
    Universo Católico
    Vaticano
    Veritatis Splendor

    Powered by WordPress and Mystique theme by digitalnature | RSS Feeds

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo