Paz e bem!
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
----- Mensagem encaminhada -----
De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
Enviadas: Sexta-feira, 6 de Abril de 2012 20:03
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] BÊNÇÃO DO LUME - EXULTET - Som !
BÊNÇÃO DO LUME – EXULTET !***********Recuando no tempo até aos antigos povos Celtas, o costume de Benzer o Lume foi adaptado pelo ritual preliminar da celebração da Ressurreição de Cristo.No começo da Vigília Pascal, em Sábado Santo, antes da aurora do Domingo de Páscoa, acende-se o lume, fora da Igreja (ou dentro se não se puder fazer de fora).Então o Sacerdote explica à assembleia o sentido da Vigília e da Bênção do Lume.Depois recita esta oração :- Oremos. Ó Deus, que pelo Vosso Filho trouxestes àqueles que crêem, o clarão da Vossa luz, santificai este novo Fogo. Concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do Céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna. Por N. S Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amen.Depois as velas acendem-se com o lume novo.Estas velas acesas, assemelham-se aos que esperam o Senhor ao voltar, para que, quando Ele chegar, os encontrem ainda vigilantes e os faça sentar à Sua mesa.Depois da Bênção do Lume a Santa Igreja medita nas maravilhas que o Senhor fez por seu povo, desde o princípio, e confia na sua palavra e na sua promessa, por meio da Liturgia da Palavra.EXULTET
Das cerimónias da Vigília Pascal fazem parte, além de outras celebrações, a Liturgia da Luz com a bênção do Lume novo e do Círio Pascal, que representa Cristo Ressuscitado, com estas palavras :Princípio e FimAlfa e ÓmegaA Ele pertence o Tempo e a Eternidade,A Ele glória e Poder para sempre. Amen.E enquanto se colocam os grãos de incenso, diz-se :Pelas Suas Chagas Santas e gloriosas,Nos guarde e nos conserve Cristo Senhor. Amen.É depois da bênção do Círio Pascal que se vai cantar o Precónio que lembra a maravilhosa história da nossa salvação, e canta os louvores do Círio Pascal, isto é, de Cristo Ressuscitado.A primeira palavra do Precónio é exactamente, na sua forma latina, Exultet, isto é Exulte todo o universo em acção de graças pela luz que Jesus Cristo ressuscitado deu à nossa vida.É esta a primeira parte do Precónio ou Exultet :- Exulte enfim a turba angélica celeste, e exultem os ministros de Deus,e, a celebrar a vitória de tão grande Rei, ressoe a trombeta de salvação.- Regozije-se a Terra banhada em tão radiantes fulgores.- Iluminado pelos esplendores do eterno Rei, sinta o mundo ter-se já liberto das trevas.E Alegre-se a Igreja nossa Mãe, ornada com o clarão de tão intensa luz.- Ressoem neste templo os vozes sonoras do povo, (e vós, irmãos caríssimos,aqui reunidos para festejar a admirável claridade de tão santa luz,comigo invocai a misericórdia de Deus, todo-poderoso, a fim de que, tendo-Se Ele dignado,sem mérito algum da minha parte, admitir-me no número dos seus levitas,infunda em mim a claridade da Sua luz para que eu possa dignamente celebrar os louvores deste Círio).O Círio Pascal é uma vela especial, de maiores dimensões, feita com 75% de cera pura e representa Cristo ressuscitado.É benzido e aceso pela primeira vez nas cerimónias litúrgicas de Sábado Santo ou Vigília Pascal.Quando o Círio Pascal é benzido, colocam-se cinco pequenas pinhas com grãos de incenso embutidas, em forma de cruz e que significam as Cinco Chagas de Cristo.É desenhada, ou pintada, ou aplicada como Decalcomania uma cruz vermelha.No topo aplica-se do mesmo modo a letra grega Alfa (Ά) que significa o princípio ; e na parte inferior a letra grega Ómega (Ώ) que significa o fim, para nos indicar que Cristo é o Princípio e o Fim de todas as coisas que existem.A partir de Sábado Santo e até à festa da Ascensão, o Círio Pascal deve acender-se durante a Missa dominical e em outras festas litúrgicas.De cada vez que se benze a água baptismal se deve acender o Círio Pascal que nessa cerimónia é mergulhado nessa água para o Baptismo.Quando se administra o Baptismo, também deve estar o Círio Pascal aceso e é nele que se acende a vela que é entregue no Baptismo.Também durante as exéquias e missa de corpo presente se deve acender o Círio Pascal exactamente por causa do seu significado e simbolismo da ressurreição de Cristo, e esperança da ressurreição final dos que morrem.ALFA E ÓMEGA
Quando empregamos esta expressão Alfa A e Ómega, Ω estamos a referir-nos à primeira e última letras do Alfabeto grego.É como se disséssemos o A e Z, que são a primeira e última letras do nosso Alfabeto.Como símbolo religioso, empregamos as duas letras gregas, desenhadas de várias maneiras, referindo-nos a Cristo que é o Princípio e o Fim de todas as coisas, o nosso Criador.Esta expressão aparece várias vezes na Bíblia :- "Eu sou o Alfa e o Ómega, diz o Senhor Deus, O que era e que há-de vir, o Todo Poderoso". (Apc.1,8)- "Continuou : Está feito : Eu sou o Alfa e o Ómega". (Apc.21,6).- "Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o último". (Apc.22,13).Portanto o Alfa e Ómega, como símbolo religioso significa a divindade de Cristo.Já no Antigo Testamento, pela voz de Isaías, Deus disse :- "Eu, sou o Senhor que sou o Primeiro…".(Is.41,4).- "Eu sou o primeiro e o último e não há outro Deus fora de Mim". (Is.44,6).Portanto S. João no Apocalipse aplica este título a Cristo.Todas as vezes que encontrarmos este monograma, já sabemos que se trata de um símbolo cristão que nos fala da Divindade de Cristo, nosso Criador e Senhor, o Princípio e o Fim de todas as coisas.Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]