Paz e bem!
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
----- Mensagem encaminhada -----
De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
Enviadas: Terça-feira, 24 de Abril de 2012 19:38
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] HISTÓRIA DA IGREJA (044) HOMILIA E LITURGIA DA PALAVRA - Som !
-IGREJA CATÓLICAHOMILIAChama-se Homilia à pregação que se faz de modo habitual aos Domingos depois da leitura do Evangelho.A Homilia é a mais importante forma de pregação, conforme se pode avaliar pelo que se estabelece no Direito Canónico :Cân. 767-§ l. – "Entre as várias formas de pregação sobressai a Homilia, que é parte da própria liturgia e se reserva ao sacerdote ou ao diácono; exponham-se nela, no decorrer do ano litúrgico, e a partir do texto sagrado, os mistérios da fé e as normas da vida cristã.§ 2. - Em todas as Missas dos domingos e festas de preceito que se celebram com o concurso do povo, deve fazer-se a Homilia, que não se pode omitir a não ser por causa grave.§ 3. - Muito se recomenda que, se houver suficiente concurso do povo, também se faça a Homilia nas Missas celebradas nos dias de semana, sobretudo no tempo do Advento e da Quaresma, ou por ocasião de alguma festa ou de algum acontecimento lutuoso".Depois da revisão do Código, foram dadas algumas orientações para a pregação dos leigos :Cân. 766. – "Os leigos podem ser admitidos a pregar na Igreja ou oratório, se em determinadas circunstâncias a necessidade o exigir, ou em casos particulares a utilidade o aconselhar, segundo as prescrições da Conferência episcopal, e salvo o Cân.767,1".Com base no Direito Canónico, diz também a Instrução Geral do Missal Romano :41. – "A Homília, é parte integrante da liturgia e muito recomendada; ela é mesmo necessária para alimentar a vida cristã. Deve ser uma explanação de algum aspecto das leituras da Sagrada Escritura ou dalgum texto do Ordinário ou do Próprio da Missa do dia, tendo sempre em conta o mistério que se celebra, bem como as peculiares necessidades dos ouvintes"..42. – "Aos domingos e festas de preceito, há-de fazer-se Homilia em todas as Missas celebradas com participação do povo. Fora disso, é recomendada, particularmente nos dias feriais do Advento, Quaresma e Tempo Pascal, e também noutras festas e ocasiões em que é maior a afluência de povo à Igreja. Normalmente, a Homilia é feita pelo próprio sacerdote celebrante.Seria um boa sugestão usar sempre o Catecismo da Igreja Católica para confirmar o pensamento da Homilia.Portanto, a Homilia,* É o modo de pregação mais normal.* Deve ser feita só pelo sacerdote, ou diácono.* Deve tratar normalmente do assunto a que se refere a Liturgia da Palavra sobre doutrina e pastoral.*A Homilia não é uma "exegese" dos textos da Liturgia da Palavra – que seria sempre muito longa e dispersa – mas uma "Mensagem para a vida – que não deverá ir além de 10 minutos.LITURGIA DA PALAVRAA Liturgia da Palavra faz parte dos Ritos iniciais do Ordinário da Missa e é composta pelas leituras da Sagrada Escritura :* Primeira Leitura do Antigo Testamento.* Gradual e Salmo Responsorial, ou Aleluia (e Sequência).* Segunda Leitura, do Actos dos Apóstolas, das Epístolas ou do Apocalipse.* Aclamação do Evangelho.* Evangelho.* Homilia.* Profissão de Fé (Credo).* Oração dos Fiéis.Na Liturgia da Palavra há normalmente um pensamento que é comum às três Leituras, e que é preciso encontrar.Para que a Liturgia da Palavra se torne um elemento útil aos fiéis na sua celebração, há certos requisitos essenciais que o Catecismo da Igreja Católica nos recomenda :1154. - A Liturgia da Palavra é parte integrante das celebrações sacramentais. Para alimentar a fé dos fiéis, os sinais da Palavra de Deus devem ser valorizados: o livro da Palavra (Leccionário ou Evangeliário), a sua veneração (Procissão, incenso, velas), o lugar da sua proclamação (Ambão), a sua leitura audível e inteligível, a homilia do ministro, que prolonga a sua proclamação, as respostas da assembleia (aclamações, salmos de meditação, ladainhas, confissão de fé...).Especialmente devem-se ter em conta as possíveis limitações dos vários elementos da assembleia, nomeadamente a sua cultura e a sua língua, bem como certas tradições nacionais que não estejam em desacordo com a dignidade da Liturgia.A Liturgia da Palavra :* Fala-nos de Deus que no passado falou aos homens e continua a falar-lhes através dos tempos, dirige agora a Sua Palavra à assembleia cristã a fim de lhe revelar o mistério da redenção e salvação.* Fala-nos pelos profetas que anunciaram o Messias e o Seu Mistério de salvação.* Fala-nos de Deus, por Seu Filho que se fez homem, morreu e ressuscitou por nós e nos deixou a Igreja.* Fala-nos pela Igreja através da Homilia que é a Palavra de Deus aplicada à nossa vida concreta, mostrando-nos a Sua relação com a Eucaristia.* É uma proclamação da nossa fé através duma fórmula que remonta ao Concílio de Niceia (325), em que desejamos ser fiéis à doutrina dos Apóstolos.* Faz-nos ver e sentir as nossas responsabilidades perante os problemas da humanidade por quem oramos na Oração Universal..A Liturgia da Palavra que antecede a Liturgia da Eucaristia, faz com ela um todo único:1346. – ... Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística constituem juntas "um só e mesmo acto de culto" (SC 56). Com efeito, a mesma mesa posta para nós na Eucaristia é, ao mesmo tempo, a da Palavra de Deus e a do Corpo do Senhor.A Liturgia da Palavra deve ser participada por toda a Comunidade, que a deve seguir pelo seu missal, deve responder, quando necessário, e deve cantar na medida do possível.Mais particularmente podem alguns elementos participar no conjunto da Liturgia da Palavra e da Liturgia Eucarística, lendo uma das Leituras, presidindo à Oração dos Fiéis, dirigindo os cânticos, levando ao Altar as Oferendas, servindo ao Altar como acólitos e colaborar como Ministros da Eucaristia..MISSAL ROMANOEste é o titulo do livro que contém todos os documentos introdutórios, orações e leituras para a celebração da Missa segundo o Rito Romano.Foi promulgado por Paulo VI em 3 de Abril de 1969, Quinta-Feira Santa, em substituição do Missal de S. Pio V de 1570, chamado o Missal Tridentino.Nele se encontram as normas a seguir na celebração da Missa, as leituras e as orações que o celebrante deve pronunciar e também outras expressões que pertencem à Assembleia, para que possa participar mais activa e conscienciosamente.Portanto, de cada Missa nós devemos sair mais santificados.Muitas pessoas não vivem a Missa Dominical porque a não entendem, e não a entendem por muitas e várias razões :*- Não sabem para onde vão porque a não preparam a Missa com antecedência nem têm talvez um Misssal como ajuda.*- Na Missa não sabem o que estão a fazer, porque não tomam parte na celebração, através do diálogo rezado ou cantado nem ouvem com atenção a Palavra de Deus da Homilia.*- Depois da Missa não trazem nada para a vida, de modo a fazerem uma renovação moral e espiritual do seu dia-a-dia, porque toda a celebração foi uma presença passiva e talvez não tenham um Missal que as possa ajudar.Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]