segunda-feira, 30 de abril de 2012

[evangelhododia] Terça-feira, 1° de Maio de 2012

 


  c
São José Operário
(Pref. Pascal ou de S. José, Cor Branca)
A Igreja de Cristo com piedade venera São José Operário, e reconhece-o como homem justo, santo e cumpridor da vontade divina em sua vida. Foi também o homem do trabalho, como fonte da dignidade humana e do desenvolvimento da pessoa. Nesta festa do Trabalho cabe-nos, pois, despertar para a dignidade que o trabalho nos e tomar consciência das injustiças e opressões. Quem explora seu irmão um dia será também cobrado por tal atitude. Celebremos, pois, São José Operário, como convém àqueles que desejam, de fato, construir a vida.
Antífona de Entrada (Sl 127,1-2)
Feliz todo aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos. Viverá do trabalho de suas mãos, para sua felicidade e bem-estar.
Deus nos fala
Deus criou-nos na força de seu amor, com uma dignidade humana e divina. Ela precisa ser amada e respeitada, pois a vida de toda pessoa está acima de qualquer outro valor. Não aceitar o desejo divino é rejeitar o próprio Cristo, como os moradores de Nazaré. Nos fatos rotineiros de cada dia descobrimos a presença e a vontade de Deus.
 
Primeira Leitura (Gn 1,262,3)
Leitura do Livro do Gênesis.
26Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra".
27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra". 29E Deus disse: "Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento". E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Ou (escolhe-se uma das leituras)
Primeira Leitura (Cl 3,14-15.17.23-24)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
14Irmãos, acima de tudo amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um corpo. E sede agradecidos. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens. 24Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
 
Responsório (Sl 89)
Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.
Vós fazeis voltar ao todo mortal, quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!" Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!
Aclamação (Sl 67)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendito seja Deus, bendito seja, cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!
 
Evangelho (Mt 13,54-58)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristosegundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
A propaganda no início desta mensagem é de responsabilidade do grupo Yahoo.

>> F o n t e s <<
============================================================
Liturgia: Congregação do Santíssimo Redentor
Santo do dia: CancaoNova.com

>> Informações úteis para os assinantes do EVANGELHO DO DIA <<
==============================================================
(1)Para cadastrar-se: evangelhododia-subscribe@yahoogrupos.com.br
(2)Para sair: evangelhododia-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(3)Contatar o responsável: evangelhododia-owner@yahoogrupos.com.br
(4)Versão web das leituras: http://br.groups.yahoo.com/group/evangelhododia
(5)Criador desta lista: Luciano Ferrarez Ribeiro - RJ - Brasil

Para (1) e (2) enviar uma mensagem em branco, sem assunto, constando apenas o endereço de destino.

CONVIDE UM AMIGO PARA RECEBER O EVANGELHO DO DIA POR E-MAIL.
Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

SUPEROFERTA COMPUTADORES

Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]