Mensagens neste resumo (2 Mensagens)
- 1.
- Comissão do Senado propõe legalizar casas de prostituição De: luviga@gmail.com
- 2.
- Evangélicos querem ser chamados de âprotestantesâ De: luviga@gmail.com
Mensagens
- 1.
-
Comissão do Senado propõe legalizar casas de prostituição
Enviado por: "luviga@gmail.com" luviga@gmail.com vicentegargiulo
Ter, 10 de Abr de 2012 3:38 pm
http://www1.folha.uol. com.br/cotidiano /1073827- comissao- do-senado- propoe-legalizar -casas-de- prostituicao. shtml
10/04/2012 - 09h09
Comissão do Senado propõe legalizar casas de prostituição
A Comissão do Senado de reforma do Código Penal quer o fim de punições para donos de prostíbulos. Para os membros da comissão, a medida só serve para policiais corruptos extorquirem donos dessas casas. A informação é da reportagem de Rogério Pagnan publicada na edição desta terça-feira da Folha (a reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Para os especialistas em direito que compõem a comissão, a proibição dos prostíbulos só serve para que corruptos possam extorquir os donos dessas casas.
Se aprovada no Congresso, a mudança abrirá caminho para a regulamentação da profissão. Isso porque será possível estabelecer vínculos trabalhistas entre o empregado do prostíbulo e o empregador, como já ocorre em países como Alemanha e Holanda.
Hoje, quem mantém casas de prostituição está sujeito a pena de reclusão de 2 a 5 anos mais multa. Já a prostituição em si não é criminalizada, tampouco é regulamentada no país.
- 2.
-
Evangélicos querem ser chamados de âprotestantesâ
Enviado por: "luviga@gmail.com" luviga@gmail.com vicentegargiulo
Ter, 10 de Abr de 2012 4:06 pm
http://www.jornalaqui.com/noticia. php?id=3474& idedit=15& banner=1
Evangélicos querem ser chamados de âprotestantesâ
Publicado em 09/04/2012, às 11:54 - Postado por Jornal aQui
A (nova) Reforma Protestante
âBoomâ de escândalos envolvendo pastores muda comportamento de evangélicos
Lívia Venina
Recentemente, o pastor Marcos Pereira, da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, se tornou alvo de um escândalo que, ao que tudo indica, ainda vai dar o que falar. Não é para menos. Ele, que ganhou notoriedade nacional ao apaziguar rebeliões em presídios cariocas e âressocializarâ ex-traficantes e criminosos de toda espécie, é suspeito de ter cometido crimes graves, tão graves quanto os cometidos por aqueles a quem diz ter ajudado: envolvimento com o tráfico de drogas, tortura, assassinato e estupro seriam apenas alguns.
As acusações, pesadas e contundentes, foram feitas por ninguém menos que José Júnior, coordenador de uma das organizações não-governamentais mais conhecidas e respeitadas do país, o AfroReggae, com sede no Rio de Janeiro.
Quando procurou a imprensa no início deste mês, José Júnior começou a revelar um lado pouco conhecido do pastor Marcos Pereira. Foi o bastante para que as pessoas que eram ligadas ao religioso e que, por motivos diversos se afastaram dele, começassem a trazer à tona as supostas práticas criminosas do homem que, com a Bíblia embaixo do braço, fala do amor de Deus a bandidos perigosos. Este não foi o primeiro e provavelmente não será o último escândalo envolvendo um líder religioso. No Brasil ou lá fora.
Em Volta Redonda, o caso mais recente foi o do pastor Reginaldo Sena dos Santos, 58, o âUngidoâ, que contando com a cumplicidade de Maria de Fátima Costa Silva, 57 â" que se apresentava como âmissionáriaâ evangélica â", estuprou pelo menos sete meninas no bairro Açude. De acordo com informações da Polícia, Reginaldo se valia da sua posição de líder religioso para ganhar a confiança das famílias das crianças e, a partir disso, cometia os abusos sexuais. Casos como estes ganham notoriedade por envolverem adeptos de três das principais religiões praticadas no país; vide as denúncias de crimes de pedofilia praticados por padres ou de assassinatos em rituais de âmagia negraâ, geralmente creditados a pessoas ligadas a cultos de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda.
Mas em boa parte das igrejas evangélicas, a avalanche de denúncias envolvendo pastores em crimes como falsidade ideológica, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e estelionato â" além de crimes sexuais â" tem causado um fenômeno curioso: alguns integrantes destas igrejas se recusam a ser chamados de âevangélicosâ; preferem se denominar âprotestantesâ. A empresária voltarredondense Heloísa Lessa, por exemplo, é uma das que se intitulam protestantes. Frequentadora da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), ela é incisiva: não é religiosa e não gosta do rótulo âevangélicoâ. âVivemos dias em que ser evangélico se tornou moda, e muitos não se preocupam em conhecer a Palavra e ser edificados por ela. Seguem seus líderes e defendem causas humanasâ, avalia Heloísa. âDeus não precisa de defensores, Ele simplesmente éâ, pontua.
Mesmo frequentando uma igreja que é alvo constante de críticas das mais diversas â" e cujo fundador, o bispo Edir Macedo, chegou ser preso em 1992, sob as acusações de charlatanismo, curandeirismo e envolvimento com tráfico de drogas â", Heloísa se diz muito tranquila em relação à sua fé, ainda que classifique como âlamentáveisâ os escândalos envolvendo líderes evangélicos. âIsso não abala em nada minha fé em Deus, pois minha busca na igreja é voltada somente para Eleâ, salienta a empresária, afirmando que não conhece o líder da igreja que frequenta â" no caso, o polêmico bispo. âNão o julgo como pessoa, mas poderia ter outra forma de se defender em relação às críticas que recebe. Vejo até de forma natural que alguém que alcance liderança em proporção tão grande, se torne alvo de críticas e julgamentosâ, conclui,
O coordenador do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP), o pastor batista João Flávio Martinez, tem opinião similar à de Heloísa Lessa, mas ele vai além. Graduado em Teologia e História, diz que os recentes escândalos envolvendo líderes evangélicos estão levando as pessoas a terem vergonha de sua religião. âMeus alunos do seminário vivem a reclamar que, devido a indivíduos cheios de luxúria e escândalos, como os citados, a pregação do Evangelho torna-se cada vez mais insultadaâ, dispara João Flávio, que emenda: âSe as igrejas sérias não virem a público e se manifestarem contra tais líderes, nós todos seremos nivelados por baixoâ, sentencia.
À frente do CAPC há mais de 15 anos, o pastor afirma que a instituição tem denunciado constantemente os âmercenários do Evangelhoâ, como define. âSomos uma das poucas instituições protestantes que declarou a Igreja Universal do Reino de Deus como seita. Esperamos que mais denominações ajam da mesma maneiraâ, sublinhou. Em entrevista ao aQui, o pastor João Flávio ressalta, ainda, que a prática de trocar o termo âevangélicoâ por âprotestanteâ tem tudo para se tornar cada vez mais constante no Brasil.
âPelo menos para mim, tem sido. E o por quê tem a ver com os escândalos supracitadosâ, destaca, reforçando que a troca tem por único objetivo diferenciar os seguidores das denominações envolvidas em escândalos dos que vivem o Evangelho de acordo com as normas de igrejas históricas, como a Presbiteriana do Brasil, a Luterana, a Metodista e a Batista, por exemplo. âMas, se ocorresse apenas isso, não seria tão traumático. Infelizmente, o número de ateus está aumentando em nosso país devido a esses falsos mestresâ, complementa o religioso, certo de que muitos têm se afastado de Deus movidos por uma profunda decepção com as igrejas.
Apesar disso, João Flávio vê com bons olhos o surgimento de novas denominações evangélicas no Brasil. Crê que o crescimento do Protestantismo no Brasil tem trazido vida e graça aos corações mais necessitados. âPor outro lado, junto com o crescimento, vem a queda na qualidade quantitativa dos crentes. Temos também as mazelas dos aproveitadores e deturpadores da féâ, observa o pastor, lembrando que, de acordo com a Bíblia Sagrada, estava previsto que haveria um avivamento (derramar do Espírito de Deus, grifo nosso). âInfelizmente, este mover seria acompanhado de apostasia (renúncia da fé, grifo nosso). Por isso, precisamos estar sempre orando pelo verdadeiro avivamentoâ, completa.
Ele vai além. E concorda que muitas igrejas â" sejam elas históricas, pentecostais ou neopentecostais â" erram ao não exigir que, para serem lideradas, o postulante ao cargo possua pelo menos um curso básico de Teologia. âNão são todas as denominações que agem assim. Mesmo entre os neopentecostais há igrejas que exigem pelo menos um curso básico de Teologia. Agora, não podemos negar que a maioria das denominações brasileiras não exige, e isso é uma lástima para o viver cristão em nosso paísâ, critica, afirmando que é por essas e outras que se ouvem tantas aberrações contraproducentes nos púlpitos evangélicos. âA minha denominação (Igreja Batista) ainda é bastante rigorosa nessa exigência, e eu espero que continue assimâ, conclui o pastor João Flávio. Quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CAPC) pode fazê-lo acessando o endereço www.capc.org.br.
âOs evangélicos também discriminamâ, diz Baltazar
O ex-prefeito e ex-deputado federal Paulo Baltazar é bastante conhecido no meio evangélico. Membro da Igreja Metodista do Retiro, ele é enfático ao dizer que é contra qualquer ato que ponha em xeque a bondade de Deus ou a seriedade da Bíblia Sagrada. âA história de abuso sexual contra crianças, que aconteceu aqui em Volta Redonda, é extremamente repugnante. É triste vê-las sofrer. Há pessoas que usam o nome de Deus para cometer essa monstruosidade, mas não somente evangélicos ou protestantesâ, comenta Baltazar, lembrando que a Igreja Católica teria divulgado, há pouco tempo, dados que revelam a quantidade de crianças abusadas por aqueles que se escondem atrás da religião. âFico estarrecido com o que vem acontecendo com as crianças, por partir de religiosos de um modo geralâ, completa.
Em entrevista ao aQui, ele afirma ser irrelevante rotular fiéis como protestantes ou evangélicos. âTrata-se de um cunho religioso. As pessoas se escondem na religião, usam o nome de Deus para praticar atos como o que acontecem em Volta Redondaâ, afirma, sem esconder a indignação. Questionado se é protestante ou evangélico, Baltazar, de forma bastante diplomática, responde: âNão costumo me definir, isso não se define. Sou cristãoâ, resume.
Possível pré-candidato a prefeito da cidade do aço, Baltazar garante que os escândalos envolvendo líderes religiosos â" mais precisamente os evangélicos â" não atrapalha e nunca atrapalhou sua vida política. Noutras palavras, ele afirma não ter medo de que seu nome seja malvisto por possíveis eleitores de outras crenças religiosas. E explica. âNão misturo religião e política. Se isso (os escândalos) atrapalhasse, todos teriam problemas: católicos, evangélicos, espíritas. Cada um é responsável por suas atitudesâ, pontua ele, acrescentando que não é porque alguém que se diz religioso fez bobagens que qualquer outro religioso vai cometer também. âà preciso separar. Se um médico comete erros, não significa dizer que eu, ou outro médico, vamos cometer também. Não foram só evangélicos que apareceram envolvidos em pedofilia ou cometendo abusos. É um núcleo religioso que vem cometendo esses crimesâ, pondera.
Em relação ao preconceito e discriminação de que muitos evangélicos â" e protestantes â" se dizem vítimas, muitas vezes por conta dos escândalos que atingem aquela comunidade religiosa, Baltazar diz que todos, independentemente da religião que professam, estão desafortunadamente sujeitos a isso. âSe você perguntar para um representante de cada religião, cada um deles vai dizer que é discriminado, porque isso é da raça humanaâ, analisa. âEu acredito que já houve mais discriminação e preconceito contra os evangélicos. Hoje acontece bem menos. E, às vezes, os próprios evangélicos também discriminamâ, lembra.
Quanto ao surgimento acelerado de novas denominações evangélicas - muitas delas dissidentes de outras -, Baltazar afirma: âA diversidade não é ruim, é democrática, pois as pessoas têm o direito de expressar sua crençaâ. E diz que os meios de comunicação acabam possibilitando o surgimento dessas novas igrejas â" principalmente a internet, que oferece muita informação. âAs pessoas vêem as outras enriquecendo e querem também. Acham que é só ler a Bíblia e sair por aí usando a religião para enganar os outrosâ, observa, lembrando que a Justiça poderia ser mais diligente ao detectar golpes praticados pelos âmercadores da féâ. âA Justiça precisa ficar atenta. Se a pessoa está dando golpe, tem que ser presa. Mas não é só isso; as pessoas também precisam ter malícia para não caírem nos golpes daqueles que se escondem atrás da religiãoâ, adverte Baltazar.
Além disso, destaca o ex-prefeito, acreditar em qualquer pessoa, simplesmente porque se diz religiosa, é um absurdo. âAinda mais quando envolve crianças. A educação e a leitura estão aí pra isso, para ajudar essas pessoas. Não é desrespeito não entregar um filho, para fazer qualquer atividade, ao religioso sem o conhecer direitoâ, opina. âTem cara de santo, cheiro de santo, mas não é santo. A família deve focar a atenção nas crianças para evitar situações como pedofilia, abuso etc. A família é a grande responsável por elasâ, conclui.
Nota da Redação: O deputado federal Edson Albertassi, membro da Igreja Assembleia de Deus e dono da maior emissora de rádio evangélica do Sul Fluminense, também foi procurado pelo aQui para falar sobre o assunto. Até o fechamento desta edição, porém, ele não havia dado retorno.
É muito fácil abrir um novo negóOPS!, uma nova igreja
Não é preciso ter faculdade de Teologia, nem chancela de nenhum superior. Basta uma ata de fundação, um estatuto social, uma garagem ou fundo de quintal e menos de R$ 500,00 para fundar uma igreja. Com tanta facilidade, não é de se espantar que cada dia mais igrejas surjam no país. De acordo com o apurado pelo aQui, quem quiser criar uma nova denominação religiosa â" seja evangélica ou não â" precisa seguir um roteiro bem simples. Primeiro, registrar no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas a ata da assembleia de constituição da nova igreja e seu estatuto social. Uma vez registrados estes documentos, o aspirante a âpastorâ deve inscrever a entidade na Receita Federal para obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Depois, deve registrá-la no INSS e, por fim, na prefeitura local. Simplérrimo. Melhor ainda: se atender a todas as disposições legais, as pessoas jurídicas sem fins lucrativos â" categoria nas quais as igrejas, ao menos teoricamente, estão incluídas â" podem ser declaradas imunes ou isentas do Imposto de Renda. E ainda do IPTU. Quem não quer?
Vale tudo! (Quadro)
Confira abaixo uma lista das mais curiosas denominações religiosas do Brasil. Agora, se são verdadeiras ou não... só os fiéis poderão dizer.
⢠Igreja da Água Abençoada
⢠Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
⢠Igreja da Benção Mundial Fogo de Poder
⢠Congregação Anti-Blasfêmias
⢠Igreja Chave do Éden
⢠Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
⢠Igreja Batista Incêndio de Bençãos
⢠Igreja Batista Ô Glória!
⢠Congregação Passo para o Futuro
⢠Igreja Explosão da Fé
⢠Igreja Pedra Viva
⢠Comunidade do Coração Reciclado
⢠Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
⢠Cruzada de Emoções
⢠Igreja Cortina Repleta de Bençãos
⢠Congregação Plena Paz Amando a Todos
⢠Igreja A Fé de Gideão
⢠Igreja Aceita a Jesus
⢠Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
⢠Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
⢠Congregação Jesus Ama a Todos
⢠Igreja Barco da Salvação
⢠Comunidade Arqueiros de Cristo
⢠Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
⢠Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
⢠Comunidade Arqueiros de Cristo
⢠Igreja Palma da Mão de Cristo
⢠Igreja Menina dos Olhos de Deus
⢠Associação Evangélica Fiel Até Debaixo DâÃgua
⢠Igreja Pentecostal do Fogo Azul
⢠Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
⢠Igreja Filho do Varão
⢠Igreja Dekanthalabassi
⢠Igreja dos Bons Artifícios
⢠Igreja Cristo é Show
⢠Igreja dos Habitantes de Dabir
⢠Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
⢠Igreja de Deus Assembleia dos Anciãos
⢠Igreja Evangélica Facho de Luz
⢠Igreja Este Brasil é Adventista
⢠Ministério Eis-me Aqui
⢠Igreja Atual dos Últimos Dias
⢠Ministério Apascenta Minhas Ovelhas
⢠Igreja Evangélica Bola de Neve
⢠Igreja Batista Barranco Sagrado
⢠Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
⢠Igreja Evangélica Luz no Escuro
⢠Igreja Pentecostal Planeta Cristo
⢠Igreja Evangélica Pentecostal da Benção Ininterrupta.
Precisa responder?
Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Visitem também nosso site Catolico de Evangelização e Formação:
http://www.exsurge.com.br
Blog Exsurge Domini:
http://www.exsurgedomini.blogspot.com
Exsurge Domini no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41499366
*********************************************
Enviar mensagem: exsurgedomini@yahoogrupos.com.br
Assinar: exsurgedomini-subscribe@yahoogrupos.com.br
Cancelar assinatura: exsurgedomini-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
Proprietário da lista: exsurgedomini-owner@yahoogrupos.com.br
http://www.exsurge.com.br
Blog Exsurge Domini:
http://www.exsurgedomini.blogspot.com
Exsurge Domini no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41499366
*********************************************
Enviar mensagem: exsurgedomini@yahoogrupos.com.br
Assinar: exsurgedomini-subscribe@yahoogrupos.com.br
Cancelar assinatura: exsurgedomini-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
Proprietário da lista: exsurgedomini-owner@yahoogrupos.com.br
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]