O site
Documentos
Consagra-te!
Ecclesia Una
Confide, Ierusalem; consolabitur enim te, qui te nominavit.
Feeds:
Posts
Comentários
« Escândalo: cardeais católicos aderem à causa homossexual
- Julgamento no STF: o voto insidioso de Marco Aurélio
- 11/04/2012 por Everth Queiroz Oliveira
1 Votes
O julgamento no Supremo Tribunal Federal está acontecendo, e o voto do relator do projeto que pretende legalizar o aborto de fetos anencéfalos já saiu. O nome do ministro é Marco Aurélio Mello. O G1 reportou algumas falas do indivíduo, às quais pretendo fazer breves comentários, posto que, além de defender o aborto eugênico dos embriões sem cérebro, o ministro fez uma crítica ferrenha à Igreja Católica e à sua moral, insinuando que a voz dos cristãos pró-vida deveria ser simplesmente ignorada em debates políticos.
Comecemos pela primeira pérola. Marco Aurélio afirma que o “aborto é crime contra a vida”. A continuação da fala, porém, é desastrosa: “No caso do anencéfalo, não existe vida possível.” Para o relator do projeto, “o feto anencéfalo é biologicamente vivo, por ser formado por células vivas, e juridicamente morto, não gozando de proteção estatal”. Acontece que as palavras do ministro são simplesmente mentirosas. No caso do anencéfalo, existe vida possível sim! Prova disso são seres humanos que conseguiram viver, já fora do útero, por alguns anos, mesmo com a deficiência da anencefalia. No Brasil, dois casos são clássicos: o primeiro, da menina Marcela de Jesus, que sobreviveu por 1 ano e 8 meses; o segundo, da menina Vitória de Cristo, que ESTÁ VIVA – já tem mais de 2 anos de idade -, mesmo não possuindo cérebro [foto abaixo].
No México, uma garota nasceu sem cérebro, e, até o ano de 2008, contava seis anos. Todos estes fatos são provas de que Marco Aurélio está errado, de que a vida de um anencéfalo é, sim, perfeitamente possível. Limitamo-nos, por ora, a estes exemplos, mas existem muitos outros…!
O relator do projeto insidioso prossegue seu discurso: “Cumpre à mulher, em seu ritmo, no exercício do direito à privacidade, sem temor de reprimenda, voltar-se para si mesma, refletir sobre as próprias concepções e avaliar se quer ou não levar a decisão adiante. Ao Estado não é dado intrometer-se. Ao Estado compete apenas se incumbir do dever de informar e prestar apoio médico e psicológico a paciente antes de depois da decisão, seja ela qual for”.
A decisão a ser tomada pela mulher é bem intimista, na defesa do ministro do STF. A vida do feto anencéfalo já foi relegada à subjetividade – ou melhor, foi decretado que sua vida nem possível é -, agora, basta desintegrar o “amontoado de células” que está ali no útero feminino e pronto. Quanto ao Estado, aparentemente a ele “não é dado intrometer-se”. Acontece que ele mesmo exerce essa intromissão quando decreta quais seres humanos podem ou não ser eliminados, quando decreta quais criaturas têm ou não vida possível, quando estabelece quais pessoas merecem ou não continuar se desenvolvendo, até sua morte natural. O nome disto é eugenia. Foi praticado por Hitler na Alemanha nazista. É uma vergonha que, neste momento da história, também o Estado brasileiro esteja adotando, de maneira sorrateira, esta maneira de encarar a vida humana – com banalidade e frieza.
As bobagens de Marco Aurélio, no entanto, não param por aí. O ministro fecha “com chave de lata”, ao criticar as manifestações dos católicos em defesa da vida dos anencéfalos. “Concepções religiosas não podem guiar as decisões estatais, devendo ficar circunscritas à esfera privada. A crença religiosa ou a ausência dela serve precipuamente para ditar a vida privada do indivíduo que a possui. Paixões religiosas de toda a ordem hão de ser colocadas à parte das decisões do estado.”
Acontece que os argumentos utilizados pelos militantes pró-vida para sustentarem sua luta contra a legalização do aborto não são meras “paixões religiosas”, não são “crenças” místicas, supostamente desconexas com a realidade… São concepções baseadas em fortes estudos de embriologia, formadas por meio de penosos debates de bioética. Não podem ser relegadas à esfera privada, posto que, em uma sociedade democrática, também os religiosos têm o direito de manifestar livremente sua contribuição para um diálogo acerca de temas políticos relevantes à vida social.
Trago as palavras do rico Compêndio da Doutrina Social da Igreja sobre o assunto:
- “A doutrina moral católica (…) exclui claramente a perspectiva de uma laicidade concebida como autonomia da lei moral: A ‘laicidade’, de fato, significa, em primeiro lugar, a atitude de quem respeita as verdades resultantes do conhecimento natural que se tem do homem que vive em sociedade, mesmo que essas verdades sejam contemporaneamente ensinadas por uma religião específica, pois a verdade é uma só. Buscar sinceramente a verdade, promover e defender com meios lícitos as verdades morais concernentes à vida social ― a justiça, a liberdade, o respeito à vida e aos demais direitos da pessoa ― é direito e dever de todos os membros de uma comunidade social e política.”
- - Compêndio da DSI, n. 571
Os ministros do Supremo não se contentam em fazer defesa do aborto eugênico. Também querem calar os que são contrários a esta terrível desumanidade, taxando de “carolas”, “fanáticos” e coisas do tipo aqueles que, fundamentados em um sólido conhecimento de Direito e Bioética, se colocam ao lado dos humanos, porém, indefesos anencéfalos.
Senhores ministros, façam-nos um favor: Tirem da sala do Supremo este crucifixo… Coloquem no lugar qualquer instrumento de fazer curetagem. É bem mais digno dos senhores.
Compartilhe:
Gostar disso:
Gosto
One blogger likes this post.
Demerval Jr
Publicado em Insensatez, Moral católica, Política | Etiquetado aborto, anencefalia, eugenia, justiça, liberdade religiosa, marcela de jesus, marco aurélio mello, nazismo, pró-vida, privado, stf, vida | 8 Comentários
8 Respostas
em 11/04/2012 às 15:34 | Responder Jorge Ferraz
Aquela notícia de Jimena é de **2008**. Portanto, se ela ainda estiver viva, hoje estará com dez anos :)
em 11/04/2012 às 15:36 | Responder Everth Queiroz Oliveira
Melhor ainda! :D
em 11/04/2012 às 15:47 | Responder vigilante alerta
o Ministro esta de parabêns.
em 11/04/2012 às 19:44 | Responder mic.
Qual o valor da vida humana? Quando se torna legitimo elimina-la? Alguem que viva apenas por um segundo, tem o direito de viver esse um segundo, e ninguem tem o direito moral de tirar-lhe esse segundo. Pode tornar-se licito, mas continua sendo imoral. O valor da vida é o mesmo, seja de um segundo, seja de cem anos.
em 11/04/2012 às 15:48 | Responder vigilante alerta
O estado deve ser laico e nesses casos a esclha deve ser mesma do casal sem interferencias de fanáticos por perto.
em 11/04/2012 às 16:40 | Responder oandarilho01
“a escolha deve ser mesmA do casal”? Antes de dar sua opinião em algum lugar, preste atenção em si mesmo e observe se você sabe pensar/escrever/falar e aí saberá se pode mesmo opinar. Cometendo um erro destes, você acha que é capaz de lidar com o significado de estado laico? Está parecendo que não.
Mas eu te ajudo. Aqui você aprenderá sobre o uso correto de mesmo/mesma: http://www.brasilescola.com/gramatica/utilizar-mesmo-mesmo-correto.htm
Após esta lição, vá estudar o significado de estado laico.
em 11/04/2012 às 16:32 | Responder oandarilho01
Minha contribuição e chamada para a ação contínua em favor da vida: http://oandarilho01.wordpress.com/2012/04/11/existe-vida-apos-o-stf/
em 11/04/2012 às 16:43 | Responder Brqz dos Santos
Seria pretender demais de um ministro do STF,. que ao longo de sua vida na mais alta Corte de Justiça do país, onde foi colocado pelo seu primo Fernando Collor de Mello, só tem feito e dito bobagens. Ele é conhecido nos meios jurídicos como “o voto vencido”. Queira DEUS que desta vez não seja diferente, para coroar o seu total desconhecimento seja sobre ética, seja sobre bioéica. CALA A BOCA OFÉLIA!!!
RSS Comentários
Deixe uma resposta
Escreva o seu comentário aqui...
abril 2012 D S T Q Q S S
« mar
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30
Pesquisar por:
Feed
RSS Feed RSS - Posts
RSS Feed RSS - Comments
“A Esposa de Cristo não pode adulterar, é fiel e casta. Aquele que se separa dela saiba que se junta com uma adúltera, e que as promessas da Igreja já não o alcança. Aquele que abandona a Igreja não espere que Jesus Cristo o recompense, é um estranho, um proscrito, um inimigo. Não pode ter Deus por Pai no céu quem não tem a Igreja por mãe na terra.” (São Cipriano)
“Não te afaste da Igreja: nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece.” (São João Crisóstomo)
“Há um caminho real, que é a Igreja Católica, e uma só senda da verdade. Toda heresia, pelo contrário, tendo deixado uma vez o caminho real, desviando-se para a direita ou para a esquerda, e abandonada a si mesma por algum tempo, cada vez mais se afunda em erros.” (Santo Epifânio)
“Em tudo me sujeito ao que professa a Santa Igreja Católica Romana, em cuja fé vivo, afirmo viver e prometo viver e morrer.” (Santa Teresa de Ávila)
“Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 846)
Este blog está sob a proteção de Santo Alberto Hurtado.
Este blog está sob a proteção de Santo Afonso de Ligório.
Comentários
mic. em Julgamento no STF: o voto insidioso de Marco Aurélio
Brqz dos Santos em Julgamento no STF: o voto insidioso de Marco Aurélio
oandarilho01 em Julgamento no STF: o voto insidioso de Marco Aurélio
oandarilho01 em Julgamento no STF: o voto insidioso de Marco Aurélio
Edson em Escândalo: cardeais católicos aderem à causa homossexual
Os autores
http://saopio.files.wordpress.com/2010/07/ogaaagifc7fbwakn1b7xhapslnjvoflj4cbjd2mzy2827z9gapskliiccdbwsxu4ecumt6s-f5hjyj9qkjbyk1audq8am1t1unmcgbkzsvqkrjwvxadmxyen7poe.jpg
Everth Queiroz Oliveira
E-mail para contato
Seminarista Ian Farias
E-mail para contato
O Ancião
E-mail para contato
*A imagem acima é de São Francisco Bórgia, escolhida pelo autor O Ancião para representá-lo na barra lateral deste blog.
Últimos Posts
Everth Queiroz Oliveira
Julgamento no STF: o voto insidioso de Marco Aurélio
Escândalo: cardeais católicos aderem à causa homossexual
Contra a legalização do aborto de anencéfalos
Ian Farias
“A quem procurais?”
Vazio musical, sinônimo de vazio cultural
Quaresma: Momento favorável para a conversão
O Ancião
“Ligado para a intimidade”
Infelicidade: O castigo do pecado
A pureza (e não só ela) é filha da caridade – II
Twitter – Everth Oliveira
Fux: "Impedir a interrupção da gravidez sob ameaça penal equivale à tortura." E curetagem não é tortura não, é? #afavordavida 4 hours ago
Fux: "Um bebe anencéfalo é geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor." E continua sendo gente! #afavordavida 4 hours ago
Fux - mais um canalha. Estamos na lama mesmo. #afavordavida 4 hours ago
Twitter – Ian Farias
"A cooperação formal para um aborto constitui uma falta grave. A Igreja sanciona com uma pena canônica de excomunhão " (CIC 2272) 6 hours ago
Políticos do @STF_Oficial querem usar a morte de indefesos como um benefício para a população. Benefício maior seria se eles se matassem. 6 hours ago
Catequese de Bento XVI - 11/04/2012 http://t.co/B9fsd6Fz via @cnnoticias 7 hours ago
Twitter – O Ancião
O famoso relógio de Sol de Tiradentes - http://panoramio.com/photo/49179438 1 year ago
Desolada expressão do Crucifixo do Santuário da Piedade - http://panoramio.com/photo/48900669 1 year ago
Serra do Caraça vista a partir da Serra da Piedade - http://panoramio.com/photo/48806856 1 year ago
Que marketing imbecil. Depois que comprei online uma cafeteira, o site so me manda ofertas de cafeteiras. Mas eu ja tenho uma, oras! 1 year ago
Tristes tempos são estes que precisamos torcer para que #Kadafi continue no poder. O que vem ainda é pior! 1 year ago
Páginas
Consagra-te!
Documentos
Acordo Brasil-Santa Sé
Caritas in Veritate
Cartas de Santo Inácio de Antioquia
Epístola a Policarpo de Esmirna
Epístola aos Efésios
Epístola aos Esmirnenses
Epístola aos Filadélfos
Epístola aos Magnésios
Epístola aos Romanos
Epístola aos Tralianos
Estultices protestantes refutadas
História da Igreja Católica
Mais mentiras adventistas
Mentiras Adventistas
Não, não és franciscano!
Testemunho de Glória Polo
Tratado contra o homossexualismo
O site
Selos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju1WFqDdMba5q15ZTMq2rImPjURYDp6jkU6M9aoyfmKZSi5728XO0j0_nZJZBnKUVAclYjjIqeH_clrPNHA8oBgZH_TR5aEyFxdcNVipXMf7s3LRiX-69SGKFDQY2GSjgAsMjf68gtXghA/s400/dom+jose+cardoso+sobrinho+-+selo.png
http://domvob.files.wordpress.com/2010/12/selo-2010-copy.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxV-sAi3d-nrlTEPgKhJZBoUN7LuxThnZmeIWiIfCUbDIG_O2hhzUd0hI9GYYbcToH6IC-P7A_jb4-EOIVHDrPd2pKHOGyJbsagHowCopE6Sbh81A7xVMhhHHqqr6AcWjolyBBOuaigS8/s270/Selo_Pr%25C3%25AAmio.jpg
http://www.maranatha.it/MissaleRomanum/cov2-L.jpg
Christe, exaudi nos
Estatísticas
577,162 visitas
[Click to see how many people are online]
Site Meter internet statistics
Arquivo
abril 2012 (10)
março 2012 (17)
fevereiro 2012 (12)
janeiro 2012 (8)
dezembro 2011 (4)
novembro 2011 (6)
outubro 2011 (3)
setembro 2011 (11)
agosto 2011 (15)
julho 2011 (20)
junho 2011 (17)
maio 2011 (13)
abril 2011 (11)
março 2011 (12)
fevereiro 2011 (9)
janeiro 2011 (20)
dezembro 2010 (25)
novembro 2010 (21)
outubro 2010 (32)
setembro 2010 (31)
agosto 2010 (39)
julho 2010 (36)
junho 2010 (36)
maio 2010 (56)
abril 2010 (52)
março 2010 (66)
fevereiro 2010 (97)
janeiro 2010 (111)
dezembro 2009 (104)
novembro 2009 (117)
outubro 2009 (143)
setembro 2009 (124)
agosto 2009 (123)
julho 2009 (64)
junho 2009 (85)
maio 2009 (90)
abril 2009 (88)
março 2009 (99)
fevereiro 2009 (83)
janeiro 2009 (42)
Tags
aborto amor ano sacerdotal Apologética artigos ateísmo audiência castidade cnbb comunismo concílio vaticano ii Diversos domingo eleições 2010 eucaristia evangelho família fé heresia homossexualismo igreja católica liturgia maria maçonaria Meditação nossa senhora Notícias oração papa papa bento xvi papa joão paulo ii pecado perseguição Pregação protestantismo pt relativismo sacerdócio santo afonso de ligório santos teologia da libertação tradição tradição dos santos verdade vida
RSS Christo Nihil Praeponere
09 – Aula Ao Vivo: Curso Dons Carismáticos
RSS Deus lo Vult!
Hic est Dies: STF dirá se deficientes merecem ou não viver
RSS Salvem a Liturgia!
Triduum: In Coena Domini orientada versus deum em Vargem do Cedro, SC
RSS O Catequista
Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
RSS O Possível e O Extraordinário
Vigílias pela Vida no Brasil
Leitura católica
A Saúde da Alma
Borboletas ao Luar
Contos do Átrio
Contra o Aborto
Fratres in Unum
Grupo de Resgate Anjos de Adoração
Reflexões Franciscanas
Sou Católica
Verbum Supernum
Meta
Registrar-se
Login
Posts RSS
RSS dos comentários
WordPress.com
Blog no WordPress.com. Fonts on this blog.
Tema: MistyLook até Sadish.
Seguir
Follow “Ecclesia Una”
Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.
Join 1.418 other followers
Powered by WordPress.com
“Concepções religiosas não podem guiar as decisões estatais, devendo ficar circunscritas à esfera privada”.
ResponderExcluirConcepções LGBT podem.
Concepções feministas Podem.
Concepções abortistas podem.
Concepções castristas e chavistas podem.
Nada disso fica “concewrnente à espera privada”.
“É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão”. (Sabedoria 2,24).
Pois então, que se faça a vontado do encardido. Só me deixem fora disso.