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O Domingo de Ramos na liturgia da Igreja primitiva

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  • O Domingo de Ramos na liturgia da Igreja primitiva

01/04/2012 por Everth Queiroz Oliveira






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“Com razão podia a Igreja nascente ver nessa cena [a entrada de Jesus em Jerusalém] a representação antecipada do que ela faz na liturgia. No texto litúrgico pós-pascal mais antigo que conhecemos – a Didaché (por volta do ano 100) -, já aparece o ‘Hosana’ juntamente com o “Maranata” antes da distribuição dos Dons sagrados: ‘Venha a graça e passe este mundo. Hosana ao Deus de Davi. Quem é santo, aproxime-se; quem não é, faça penitência. Maranata: Vinde, Senhor Jesus. Amém’ (10, 6).”

“Muito cedo foi introduzido na liturgia também o ‘Benedictus’: para a Igreja nascente, o ‘Domingo de Ramos’ não era algo do passado. Como então o Senhor entrara na Cidade Santa cavalgando o jumentinho, assim agora sem cessar a Igreja O via chegar sob as humildes aparências do pão e do vinho.”

“A Igreja saúda o Senhor na Sagrada Eucaristia como Aquele que vem agora mesmo, que entrou no meio dela. E ao mesmo tempo saúda-O como Aquele que permanece sempre O que vem e nos encaminha para sua vinda. Como peregrinos, caminhamos para Ele; como peregrino, Ele vem ao nosso encontro e associa-nos à sua ‘subida’ para a cruz e a ressurreição, para a Jerusalém definitiva que, na comunhão com o seu Corpo, já está crescendo no meio deste mundo.”

[Papa Bento XVI, Jesus de Nazaré – Da entrada em Jerusalém até a Ressurreição. Capítulo 1: Entrada em Jerusalém e purificação do Templo. pp. 22-23. Editora Planeta. São Paulo, 2011]
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Publicado em Liturgia, Reflexões | Etiquetado domingo de ramos, espera, eucaristia, hosana, humildade, jerusalém, jesus de nazaré, liturgia, papa bento xvi | Deixe um comentário

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“Não te afaste da Igreja: nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece.” (São João Crisóstomo)

“Há um caminho real, que é a Igreja Católica, e uma só senda da verdade. Toda heresia, pelo contrário, tendo deixado uma vez o caminho real, desviando-se para a direita ou para a esquerda, e abandonada a si mesma por algum tempo, cada vez mais se afunda em erros.” (Santo Epifânio)

“Em tudo me sujeito ao que professa a Santa Igreja Católica Romana, em cuja fé vivo, afirmo viver e prometo viver e morrer.” (Santa Teresa de Ávila)

“Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 846)

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[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]