domingo, 15 de abril de 2012

A urgência do fazer

Blog Ecclesia

  • O jornalismo da Agência Ecclesia e dos Programas Ecclesia e 70x7 gera opiniões entre os profissionais que o realizam e os colaboradores em quem encontram contributos decisivos para a qualidade com que o querem desenvolver. São essas opiniões, esses olhares de um trabalho diário que se apresentam no BlogEcclesia.
  • 21/03/12
  • A urgência do fazer

A burocracia e o excesso de deferência servem para muito pouco, senão mesmo para inibir a criatividade

Num tempo em que a otimização dos recursos se exige, em que a emergência do fazer se impõe, o número de feriados e os dias de descanso, têm motivado a discussão sobre a produtividade das instituições.

Mas produzir e ser fecundo passa também por ultrapassar fatores internos de contraprodutividade, como a burocracia e outros hábitos instalados, que pouco se têm debatido.

Num contexto organizacional excessivamente submerso em pro formas e ofícios estéreis, a que o país não se pode dar ao luxo, a ausência do preceito fere ainda suscetibilidades demais. Creio ser necessário olhar para o tema de forma mais séria e consequente, como, aliás, o têm feito diversos outros países.

O que pode parecer organizado, o mais adequado ou profissional, tantas vezes confundido com eficiência, asfixia a ação e a inovação produtiva. A burocracia e o excesso de deferência servem para muito pouco, senão mesmo para inibir a criatividade e a motivação de quem visiona e sabe concretizar. Mas que nem sempre pode, obstruído que fica numa espécie de brando compasso, na delonga dos procedimentos, na ausência de agilidade.

Os novos meios de comunicação e as ferramentas digitais, quantas vezes subaproveitados, não resolvem tudo. Mas simplificar procedimentos, repensar circuitos decisórios, delegar competências em quem depende de si próprio para consumar as ações em muito beneficiaria este desígnio.

Idealizar não chega, saber sem consequências também não. Agir e concretizar são palavras de ordem, mas há que incentivar o desfecho, canalizar energias, delegar competências, fomentar a inovação, promover estruturas flexíveis e, sobretudo, funcionais.

Sandra Costa Saldanha

publicada por BlogsEcclesia @ 12:46 0 Comentários
0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial
Contribuidores

Lígia Silveira
Onac
PCR
BlogsEcclesia

Mensagens anteriores

Espaço para a autenticidade
Homenagem a «um senhor»
Homens do diálogo
A Cadeira de São Pedro
A Quaresma vem ao nosso encontro
O Espírito e a geografia curial
Luz no sofrimento
Saberes e sabores
Igrejas a saque: um flagelo que nos compete travar...
De que falamos quando falamos de crise?

Powered by Blogger

Subscrever
Mensagens [Atom]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]