quarta-feira, 30 de maio de 2012

ACI Digital: Bento XVI: O Espírito Santo sustenta a Igreja nas dificuldades e provações

Documento sin título
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com

30 de maio de 2012
Bento XVI: O Espírito Santo sustenta a Igreja nas dificuldades e provações
VATICANO, 30 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI expressou sua certeza de que frente as provas e dificuldades como as dos últimos dias, relacionadas à filtração de documentos reservados do Vaticano, o Espírito Santo sustenta sempre à Igreja.
NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
http://www.facebook.com/acidigitalport
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
https://twitter.com/#!/acidigital
SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
https://twitter.com/#!/ssbentoxvi
ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE
MANCHETES DO DIA






VATICANO
MUNDO
VIDA E FAMÍLIA
PERFIS
Católico em Dia
Evangelho:
Marcos 10,32-45
Santo ou Festa:
Santos Félix e Adauto
Um pensamento:
"Cada vez compreendo mais o nada de tudo o que não é Deus e sinto a imperiosa necessidade de amá-lo e esquecer de mim por completo para que só Ele viva em mim."
Santa Maravilhas de Jesus
VATICANO




VATICANO, 29 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI nomeou hoje a Dom Samuel J. Aquila, até agora Bispo de Fargo, como novo Arcebispo de Denver nos Estados Unidos.

Dom Aquila é o sucessor de Dom Charles Chaput, que deixou a arquidiocese de Denver após 14 anos para assumir por encargo do Santo Padre, a arquidiocese da Filadélfia que lidera desde setembro do ano passado.


O novo Arcebispo de Denver nasceu no dia 24 de setembro de 1950 em Burbank, Califórnia. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de junho de 1976. Serviu em distintas paróquias durante 11 anos.


Foi diretor do Escritório de Liturgia e Mestre de cerimônias na arquidiocese de Denver entre 1990 e 1995. Depois foi o primeiro Reitor do Seminário St. John Vianney. No ano 2000 foi nomeado Monsenhor pelo Papa João Paulo II.


Foi nomeado Bispo Coadjutor de Fargo no dia 12 de junho de 2001, recebendo a ordenação episcopal no dia 24 de agosto desse mesmo ano. Sucedeu automaticamente a Dom James Sullivan em março de 2002.


Em declarações ao Grupo ACI, Dom Samuel Aquila destacou que "jamais sonhei que voltaria aqui. E no plano providencial do Pai e no seu amor, sou agora o Arcebispo". "É impressionante", adicionou.


Depois de comentar que esta nomeação lhe gera um sentimento "agridoce" porque deixa um lugar que se converteu no seu lar por 11 anos, Dom Aquila indicou que "quero seguir todo o trabalho feito por meus dois (bispos) predecessores".


O Arcebispo eleito disse, em referência à comunidade latina que se localiza na zona norte do Estado do Colorado, que "sempre amei" os latino-americanos.


"Certamente quero seguir apoiando-os, promovendo-os na sua fé e cultura, em sua vida familiar para que a fortaleçam em Cristo assim como em suas práticas devocionais", adicionou.


Logo depois de assinalar que "preciso melhorar meu espanhol", o Prelado afirmou que os latinos "seguem integrando-se nos Estados Unidos e trazem grandes dons, especialmente na área da vida familiar e da fé".


Dom Samuel Aquila tomará posse da Arquidiocese de Denver no dia 18 de julho na Catedral da Imaculada Concepção.


Novo Bispo para Buffalo


O Papa também nomeou hoje a Dom Richard Joseph Malone, até agora Bispo de Portland, como novo Bispo de Buffalo, no estado de Nova Iorque. Ele sucede assim a Dom Edward Urban Kmiec, cuja renúncia foi aceita por ter chegado ao limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canônico.


Dom Malone nasceu no dia 19 de março de 1946 em Salem, Massachusetts. Foi ordenado sacerdote no dia 20 de maio de 1972 para a arquidiocese de Boston.


Foi designado Bispo Auxiliar de Boston no dia 27 de janeiro de 2000, recebendo a ordenação episcopal no dia 1º de março desse mesmo ano.


No dia 10 de fevereiro de 2004 foi designado Bispo de Portland.


VATICANO, 30 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI expressou sua certeza de que frente as provas e dificuldades como as dos últimos dias, relacionadas à filtração de documentos reservados do Vaticano, o Espírito Santo sustenta sempre à Igreja.

O Santo Padre se referiu assim aos últimos acontecimentos que envolvem o seu mordomo, Paolo Gabriele, acusado de filtrar documentos reservados à imprensa, razão pela qual está sendo investigado.


Sobre este tema o Papa disse que "os acontecimentos destes dias, referidos à Cúria e a meus colaboradores, trouxeram tristeza ao meu coração; mas nunca se ofuscou a firme certeza de que, apesar das debilidades do homem, as dificuldades e as provações, o Espírito Santo guia a Igreja e o Senhor sempre a ajudará sustentando-a em seu caminho".


"Entretanto –continuou– se multiplicaram as conjeturas, amplificadas por alguns meios de comunicação, absolutamente arbitrárias, e que foram muito além dos fatos, oferecendo uma imagem da Santa Sé que não se corresponde à realidade".


Por isso, o Santo Padre alentou e renovou sua "confiança aos meus mais estreitos colaboradores, assim como a quantos me ajudam no cumprimento do meu ministério cotidianamente, com fidelidade, espírito de sacrifício e no silêncio".


VATICANO, 30 Mai. 12 (ACI) .- O Papa Bento XVI explicou esta manhã na audiência geral que "Deus nunca se cansa de nós" e que através da oração sempre consola as pessoas nas suas tribulações.

Na catequese que presidiu diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, refletindo sobre a oração de São Paulo, Bento XVI afirmou que "buscamos ver a oração cristã como um verdadeiro e pessoal encontro com Deus Pai, em Cristo, mediante o Espírito Santo. Hoje, neste encontro, entram em diálogo o "sim" fiel de Deus e o "amém" confiante dos crentes. E gostaria de destacar esta dinâmica, apoiando-me sobre a Segunda Carta aos Coríntios".


Bento XVI explicou esta dinâmica em seu breve discurso, apoiando-se na segunda carta aos Coríntios em que o apóstolo escreve: "Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das Misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angustia!" (2Cor 1,3-4)".


O consolo, disse o Santo Padre, não deve ser entendido como mero conforto, mas, sobretudo, "como encorajamento e exortação para não deixar-se vencer pela tribulação e pela dificuldade".


"O convite é para viver cada situação unidos a Cristo, que carrega sobre si todo sofrimento e pecado do mundo para levar luz, esperança e redenção. E assim, Jesus nos torna capazes de consolar aqueles que estão à nossa volta e que se encontram em todo tipo de aflição", acrescentou.


"A profunda união com Cristo na oração, a confiança em sua presença, conduzem à disponibilidade de partilhar os sofrimentos e as aflições dos irmãos", afirmou também o Papa.


"Nossa vida e o nosso caminho cristão são marcados muitas vezes pela dificuldade, incompreensão e sofrimento. Todos nós sabemos. No relacionamento fiel com o Senhor, em nossa oração constante, cotidiana, podemos também nós, concretamente, sentir a consolação que vem de Deus. E isso reforça a nossa fé, pois nos faz experimentar de modo concreto o "sim" de Deus ao homem, a nós, a mim, em Cristo; faz sentir a fidelidade do Seu amor, que chega até a doação de Seu Filho sobre a Cruz".


Bento XVI ressaltou logo que a fé, dom gratuito de Deus, "se enraíza na sua fidelidade, no seu "sim", que nos faz compreender como viver a nossa existência amando Ele e os irmãos. Toda a história da salvação é um progressivo revelar-se desta fidelidade de Deus, apesar das nossas infidelidades e nossas negações, na certeza de que "os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis", como declara o Apóstolo na Carta aos Romanos (11,29).".


O Papa sublinhou que o modo de atuar de Deus muito distinto do dos homens: "Diante dos conflitos nas relações humanas, às vezes também familiares, nós somos levados a perseverar no amor gratuito, que requer empenho e sacrifício".


"Em vez disso, Deus não se cansa de nós, não se cansa nunca de ter paciência conosco e com sua imensa misericórdia nos precede sempre, vem ao nosso encontro por primeiro, é absolutamente confiável este seu "sim". Na Cruz, Ele nos mostra a medida do seu amor, que não se calcula, não tem tamanho".


Sobre o "sim" fiel de Deus se inserta também o "amém" da Igreja, que é a resposta da fé com a qual concluem as orações e que expressa nosso "sim" à iniciativa de Deus: " Em nossa oração, somos chamados a dizer "sim" a Deus, a responder com este "amém" de adesão, de fidelidade a Ele de toda nossa vida. Esta fidelidade não podemos jamais conquistar com as nossas forças, mas é fruto do nosso empenho cotidiano; essa vem de Deus e é fundada sobre o "sim" de Cristo, que afirma: Meu alimento é fazer a vontade do Pai ".


"É neste "sim" que devemos entrar, entrar neste "sim" de Cristo, na adesão à vontade de Deus, para conseguir dizer, como São Paulo, que não somos mais nós a viver, mas é o próprio Cristo que vive em nós. Então, o "amém" da nossa oração pessoal e comunitária envolverá e transformará toda a nossa vida, uma vida de consolação de Deus, uma vida imersa no Amor eterno e inabalável. Obrigado".


No final do encontro, Bento XVI saudou os fiéis em várias línguas incluindo o português: "Amados peregrinos de língua portuguesa, em particular os participantes no curso de formação dos Capuchinhos e demais grupos do Brasil e de Portugal: a todos dou as boas-vindas, encorajando os vossos passos a manterem-se firmes no caminho de Deus. Tomai por modelo a Virgem Mãe! Fez-Se serva do Senhor e tornou-Se a porta da vida, pela qual nos chega o Salvador. Com Ele, desça a minha Bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades eclesiais".


REDAÇÃO CENTRAL, 30 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Nos últimos dias dezenas de veículos de comunicação em todo mundo acusaram o Vaticano de organizar orgias com jovens recrutadas como escravas sexuais por sacerdotes. A nova lenda urbana se apóia na nota de um blogueiro do portal Yahoo a Espanha, que envolveu clérigos no desaparecimento de uma jovem italiana em 1983, manipulando as memórias do famoso exorcista Padre Gabriel Amorth.

Thomas Castroviejo (ou Tom C. Avedaño) publicou na sexta-feira 25 de maio a nota "Emanuela Orlandi foi escrava sexual no Vaticano, afirma o exorcista mor" no blog Gazeta Trotamundos do Yahoo Notícias em Espanhol.


Avendaño –que em seu perfil do LinkedIn.com se apresenta como jornalista colaborador do El Pais, Cadena Ser e Informativos Cuatro– atribui ao Padre Amorth declarações que nunca fez.


"Já de por si cabe esperar palavras surpreendentes e inesperadas do principal exorcista do Vaticano. Mas nada podia ter preparado a Santa Sé para suas últimas declarações: o padre Gabriele Armoth (SIC) assegurou que Emanuela Orlandi, a famosa adolescente romana que foi seqüestrada em 1983, esteve em realidade no Vaticano durante o tempo do seu desaparecimento. Ali, os clérigos a converteram em sua escrava sexual e a usaram em várias orgias. Quando se cansaram dela, assassinaram-na", escreveu o blogueiro e citou como fonte uma nota aparecida no Daily Telegraph em 22 de maio.


Entretanto, o Daily Telegraph não incluiu sacerdote algum na denúncia. O jornal inglês citou declarações do Pe. Amorth publicadas pelo diário italiano La Stampa no mesmo 22 de maio e mencionou que no desaparecimento de Orlandi um policial que prestava serviços no Vaticano e funcionários estrangeiros de uma embaixada teriam estado envolvidos.


A difamatória tradução de Castroviejo foi considerada como notícia por diversos meios espanhóis e mundiais que difundiram como comprovada a participação de sacerdotes tanto em orgias dentro da Santa Sé como no desaparecimento e provável assassinato da jovem.


Mas aqui não termina a história de horror. No domingo 27 de maio, o portal ReligiónDigital.com –porta-voz do "progressismo radical" espanhol e dirigido pelo ex-sacerdote José Manuel Vidal– recolheu as invenções de Castroviejo e as ampliou.


ReligiónDigital.com publicou a nota titulada "O exorcista da Santa Sé: 'Emanuela Orlandi foi escrava sexual no Vaticano'" na qual difama falecido Monsenhor Simeone Duca, que trabalhou no arquivo do Vaticano há três décadas, assinalando-o como o recrutador de jovens para orgias.


"Em entrevista com o jornal italiano La Stampa, o sacerdote de 85 anos e chefe de exorcistas do Vaticano nomeado pro João Paulo II, disse que Mons. Duca, arquivista do Vaticano, apresentou-se a si mesmo como o encarregado de recrutar meninas e jovens para reuniões clandestinas desta natureza, ajudado por guardas do estado papal", afirmou ReligionDigital.com.


A versão do Pe. Amorth


Tanto Castroviejo como ReligionDigital.com tergiversaram a nota original de La Stampa. O jornal italiano não entrevistou o Padre Amorth mas publicou um fragmento de seu livro "O último exorcista" no qual o sacerdote se refere ao caso Orlandi.


O que o Padre Amorth diz no livro –e como foi citado em La Stampa– foi literalmente:

"como também declarou Mons. Simeone Ducca, arquivista vaticano, organizavam-se festas nas quais também estava envolvido como 'recrutador de moças' um guarda (policial) da Santa Sé. Acredito que Emanuela foi vítima disto. Nunca acreditei na pista internacional, tenho motivos para acreditar que tratou-se de um caso de exploração sexual com o conseguinte homicídio pouco depois do desaparecimento e ocultação do cadáver (…) Nestes fatos estava também envolvido o pessoal do corpo diplomático de uma embaixada estrangeira ante a Santa Sé".

O caso Orlandi


Emanuela Orlandi tinha apenas 15 anos de idade quando em 22 de junho de 1983 desapareceu no centro de Roma. Filha de um empregado do Vaticano. Seu paradeiro é até agora desconhecido e foram difundidos dezenas de rumores que tentam vincular o caso com bispos, sacerdotes e até com a captura de Ali Agca, o turco que tentou assassinar o Papa João Paulo II em 1981.


Versões jornalísticas atribuíram o desaparecimento à "Frente de Liberação Turca", que pediu a libertação de Agca, personagem quem em várias ocasiões assegurou que a jovem estava viva e que vivia na Europa.


Em 2005, Sabrina Minardi, identificada como ex-amante do chefe da máfia Enrico De Pedis, assassinado em um ajuste de contas em 1990, assinalou o mafioso como autor do seqüestro de Orlandi e insinuou que em sua tumba encontrariam provas do desaparecimento da jovem.


Em 2009, Minardi disse à Procuradoria de Roma que ela foi encarregada de introduzir a jovem em seu automóvel e levá-la até o lugar onde disse seu amante havia indicado, mas assegurou desconhecer o paradeiro final de Orlandi.


Há duas semanas, no dia 14 de maio, as autoridades abriram a tumba de Pedis na basílica de Santo Apolinário –onde seus familiares conseguiram enterrá-lo- e só encontraram os restos de um homem, que ainda estão sendo investigados para confirmar sua identidade.


No domingo passado, o irmão de Emanuela Orlandi junto com um grupo de amigos chegou até a Praça de São Pedro durante a oração do Regina Caeli para exigir que o Papa que se pronuncie sobre este caso, a pesar de que seu porta-voz, o Padre Federico Lombardi, já havia manifestado duas semanas atrás que a Santa Sé seguirá ajudando os investigadores em tudo o que for possível.


No dia 15 de maio, o Padre Lombardi declarou à imprensa que "a inspeção realizada na tumba do Enrico De Pedis na basílica de Santo Apolinário, de Roma, por iniciativa da magistratura , é obviamente, um fato positivo".


O porta-voz pediu para que fossem dados "todos os passos possíveis" para concluir as investigações e garantiu à magistratura romana a "plena colaboração das autoridades eclesiásticas" para esclarecer o caso.


VATICANO, 30 Mai. 12 (ACI) .- Segundo informaram hoje o Vatican Information Service e o site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa Bento XVI, nomeou hoje, 30 de maio, o padre Jeremias Antônio de Jesus, atualmente pároco da Paróquia Cristo Rei, na cidade de Atibaia (SP) como novo bispo para a diocese de Guanhães, no estado de Minas Gerais.

Monsenhor Jeremias nasceu em Atibaia, no dia 27 de maio de1966. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano "Bom Jesus", em Aparecida (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo (SP).


Enquanto sacerdote, monsenhor Jeremias Antônio de Jesus foi reitor do Seminário Maior Imaculada Conceição, na cidade de Caieiras (SP); vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, também em Caieiras; Administrador Paroquial das Paróquias de São Sebastião e São Pedro Apóstolo, em Atibaia; Responsável pela Escola de Teologia para Leigos, também em Atibaia; professor de Metodologia Científica e Língua Portuguesa no Seminário propedêutico, em Bragança Paulista (SP) e Vigário Forâneo da Forania de Atibaia, informou a CNBB.


Criada em 24 de maio de 1985 pela Bula Pontifícia RECTE QUIDEM, do Papa João Paulo II, tendo seu território desmembrado da arquidiocese de Diamantina e das dioceses de Governador Valadares e Itabira-Fabriciano; a diocese de Guanhães foi instalada solenemente a 1º de maio de 1986, pelo então Núncio Apostólico no Brasil, dom Carlo Furno, que no mesmo dia, deu posse ao primeiro bispo de Guanhães, dom Antônio Felippe da Cunha.


A diocese de Guanhães localiza-se na região leste de Minas Gerais, pertence à Província Eclesiástica de Diamantina e ao Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais). Geograficamente, limita-se com as dioceses de Governador Valadares, Itabira-Fabriciano e Sete Lagoas, além da arquidiocese de Diamantina e da diocese de Teófilo Otoni, todas em Minas Gerais. Sua superfície é de 15.542, 3 km² e tem uma população de aproximadamente 263.472 habitantes, distribuídos em 30 municípios, dos quais 27 são paróquias.


O bispo-eleito contará com a ajuda de 26 padres e 16 religiosos para o governo da diocese.

MUNDO




MADRI, 30 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O VI Congresso Mundial de Famílias, realizado entre os dias 25 e 27 de maio em Madri (Espanha), culminou com a proclamação da Declaração de Madri, em que os mais de três mil participantes defenderam o valor da família ante os ataques da sociedade atual.

"Afirmamos que as soluções duradouras aos problemas humanos, incluindo a atual crise econômica, provêm das famílias e das pequenas comunidades. Não podem ser impostos por um decreto burocrático ou judicial. Tampouco podem ser exigidos por uma força exterior", assinala a declaração, na última de suas 17 resoluções.


Em comunicação com o Grupo ACI no dia 29 de maio, Ignacio Arsuaga, presidente da plataforma espanhola pró-vida e pró-família HazteOír, assinalou que "o encerramento do Congresso foi um dos eventos mais emotivos".


Depois da premiação realizada pelo Howard Center for Family, Religion and Society a alguns dos responsáveis pela organização do VI Congresso Mundial de Famílias, Arsuaga convocou ao palco a todos os voluntários que ajudaram na realização do evento, eles "receberam uma grande ovação de aplausos do público".


O presidente do HazteOír recordou que durante a cerimônia final, Fernando Benzo Sáiz, subsecretário do Ministério de Educação da Espanha, foi interrompido pelos aplausos " em até três ocasiões, quando denunciou os ataques dos inimigos da família e da ditadura do relativismo, que supõe uma ameaça para as liberdades e os direitos fundamentais".


Os membros do comitê internacional do Congresso Mundial de Famílias reconheceram publicamente que a edição deste ano, em Madri, foi uma das melhores realizadas, desde sua criação em 1997.


Na Declaração de Madri, que foi lida por Allan Carlson, presidente do Howard Center, e por Ignacio Arsuaga, também foi afirmado que "a família natural, não o indivíduo, é a unidade fundamental da sociedade".


"A família natural é o sistema familiar ideal e verdadeiro. Embora reconheçamos diversas outras situações, os outros 'tipos de família' padecem de alguma carência ou são meras invenções do Estado", indicaram.


A Declaração de Madri também remarcou "a santidade da vida humana desde a concepção até a morte natural. Cada pessoa recém concebida tem direito a viver, a crescer, a nascer e a compartilhar um lar com seus pais naturais unidos pelo matrimônio".


"O aborto, a eutanásia e todas as formas de manipulação dos seres humanos em estado embrionário ou fetal, portanto, são ataques contra a vida humana".


O Congresso Mundial de Famílias criticou o controle populacional, pois "o mundo é abundante em recursos. A debilitação da família natural e o fracasso moral e político, e não a 'superpopulação' humana, causaram a pobreza, a fome e a degradação do meio ambiente".


"O verdadeiro perigo demográfico que confronta a terra neste novo século é a crise de natalidade e o envelhecimento da população. Nossas sociedades necessitam mais pessoas, não menos delas".


Depois de destacar o direito dos pais a educar seus filhos, sem interferência do Estado, a Declaração de Madri afirma que todos os seres humanos têm direito à liberdade religiosa, que deve ser respeitada pela comunidade política.


O Congresso Mundial de Famílias foi realizado pouco antes do 7º Encontro Mundial das Famílias que se realizará do dia 30 de maio ao 3 de junho na cidade italiana de Milão, evento que será presidido pelo Papa Bento XVI e que leva por tema "A Família: o trabalho e a festa".

VIDA E FAMÍLIA




BUENOS AIRES, 30 Mai. 12 (ACI) .- A ação dos pró-vidas argentinos e da Igreja obteve que a sentença que despenaliza o aborto por estupro não seja aplicada em toda a Argentina, informou um jornal local.

Em sua edição de 29 de maio, o Jornal Clarín indicou que depois da sentença da Corte Suprema de Justiça da Nação que declarou não puníveis os abortos no caso de estupro, "só algumas províncias se alinharam".


Clarín disse que na falta de uma diretriz nacional, os bispos estão tentando que nas províncias que não têm um protocolo "não se aplique a sentença ou, pelo menos, haja mais exigências" para impedir assim falsas alegações de estupro ou abortos em um estado avançado da gestação.


O jornal indicou que o Arcebispo de Tucumã, Dom Alfredo Zecca, transmitiu aos dirigentes e legisladores que a Igreja não aceitará que o aborto seja aprovado. "Nas províncias de Cuyo, os arcebispos de Mendoza e San Juan, Dom José María Arancibia e Dom Alfonso Delgado, e os bispos de San Luis e San Rafael, Dom Pedro Martínez e Dom Eduardo Taussig, emitiram um comunicado no qual afirmam: 'Uma mulher que foi estuprada merece compreensão e acompanhamento, mas sua ferida não é curada com uma injustiça maior como o aborto'", informou Clarín.


O jornal argentino indicou que isto mostra que a Igreja "vem desdobrando uma forte ofensiva nas províncias que não elaboraram protocolos" e assim buscam impedir a realização de abortos.


MADRI, 30 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Ao referir-se à tarefa da Nova Evangelização convocada pelo Beato João Paulo II e mais recentemente pelo Papa Bento XVI, o Bispo de Concha (na Espanha), Dom José María Yanguas, assinalou que os pais cristãos têm o dever e direito de transmitir e educar os seus filhos na fé.

Em sua habitual mensagem semanal o Prelado se dirigiu aos pais de família para recordar que em sua missão evangelizadora deve sobressair "a educação dos filhos, em geral, e o da transmissão e educação na fé, em particular".


"Os pais têm um direito original na educação dos filhos, um direito que Deus mesmo lhes concede. Ao ser natural, é também inalienável; ninguém pode arrebatá-los, embora certas circunstâncias possam fazer que este seja recortado ou condicionado", expressou.


Nesse sentido, esclareceu que o Estado tem uma função subsidiária na educação, "só quando os pais não podem cumprir com esse dever, ou não podem fazê-lo de maneira suficiente, o Estado deve proceder a completar o que falta à ação educativa dos pais".


Do mesmo modo, ressaltou que a família constitui o ambiente mais favorável para a educação e desenvolvimento integral dos filhos. "Um ambiente em que se vive o amor de cada um de seus membros por aquilo que eles são e não pelo benefício que isto traz; o respeito da variedade; a solidariedade; a atenção preferencial ao mais fraco e a convivência entre gerações", indicou.


Finalmente, o bispo manifestou que os pais gozam da graça e da ajuda de Deus necessária para o cumprimento de sua missão de educar os seus filhos, "uma missão que denominaríamos com toda razão como sagrada, relacionada com a felicidade de cada um dos membros da família".

PERFIS




ROMA, 30 Mai. 12 (ACI) .- Um sacerdote italiano faleceu enquanto inspecionava junto a dois bombeiros os danos em sua igreja na localidade italiana de Revoreto, depois do terremoto do dia 20 de maio que estremeceu a Itália. Na manhã do dia 29, um repentino sismo surpreendeu padre enquanto tentava recuperar uma imagem da Virgem muito venerada pelos seus paroquianos.

Conforme informa o jornal italiano Il Corriere della Sera, o Padre Ivan Martini, Pároco da Santa Caterina, faleceu após a queda de uma viga que se desprendeu do teto durante um dos sismos que atingiram a Itália nesta terça-feira, 29, enquanto o sacerdte tentava salvar uma pequena estátua da Virgem da sua igreja paroquial.


O jornal italiano assinala que "enquanto Rovereto inspeciona os danos e oferece ajuda a algumas pessoas, especialmente os idosos que não conseguiram sair de casa, a população local chora a perda do Pe. Ivan" em uma zona que foi duramente golpeada pelos últimos sismos.


O sacerdote é um dos 16 falecidos por causa dos terremotos da última terça-feira na Itália. A cifra de feridos chegou a 200 e cerca de 8 mil pessoas tiveram que ser evacuadas.


As cifras dos afetados pelo sismo, que teve seu epicentro na província de Módena, foram divulgadas pelo chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli, durante sua intervenção em um programa da televisão pública italiana.


O primeiro destes terremotos, que alcançou os 5,8 graus na escala de Richter, foi registrado às 09:00h (horário local) e foi sentido no norte e no centro da Itália.


A terra seguiu tremendo com numerosas réplicas durante toda o dia, entre elas uma de 5,3 graus ao redor das 13:00h, mantendo a população em alerta, enquanto as equipes de resgates ainda procuram desaparecidos entre os escombros.



PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]