terça-feira, 15 de maio de 2012

ACI Digital: Simulado das Catequeses ajudará na preparação da cidade do Rio e dos voluntários para a JMJ 2013

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  15 de maio de 2012  
Simulado das Catequeses ajudará na preparação da cidade do Rio e dos voluntários para a JMJ 2013
RIO DE JANEIRO, 15 Mai. 12 (ACI) .- A cidade do Rio de Janeiro se prepara para acolher os dias típicos das JMJs, marcados pelas catequeses oferecidas por bispos do mundo inteiro em distintos lugares das cidades-sede da Jornada. O Simulado de Catequese no Rio será neste sábado, 19, e marcará um passo importante também na preparação dos voluntários no caminho de preparação para o encontro com o Papa em julho de 2013.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
https://twitter.com/#!/acidigital

SIGA OS PASSOS DO PAPA BENTO XVI NO TWITTER
https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

AMÉRICA

BRASIL

MUNDO

VIDA E FAMÍLIA

Católico em Dia
Evangelho:
João 16,5-11
Santo ou Festa:
Santa Dionísia
Um pensamento:
"Amar ao próximo deve ser tão natural como viver e respirar."
Beata Madre Teresa de Calcutá
 
 

 

VATICANO


Comunidade Shalom, fundada há 30 anos no Brasil, recebe aprovação pontifícia dos seus estatutos

ROMA, 15 Mai. 12 (ACI) .- Comunidade Católica Shalom recebe os Estatutos definitivos da Santa Sé
Na última sexta-feira, dia 11 de maio, a Comunidade Shalom, recebeu das "mãos da Igreja" seus Estatutos definitivos através do Pontifício Conselho para os Leigos – PLC. Agora a comunidade católica fundada no Brasil há 30 anos é uma Associação Internacional Privada de Fieis.

Ao discursar no PLC, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador geral da Associação relembrou o dia 9 de julho de 1980, exatamente dois anos antes da  fundação da Comunidade. " Naquele dia, em Fortaleza, na Missa de abertura do Congresso Eucarístico Nacional vivi um encontro indescritível: o encontro de um jovem de vinte anos com  o sucessor de Pedro, o nosso inesquecível Beato João Paulo II", disse.

Naquela ocasião, Moysés ofertou sua juventude em favor da evangelização dos jovens que estavam mais distantes da Igreja. "Ali, aos pés de Cristo e ao pé do sucessor de Pedro, eu recebi uma graça que eu não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior do que nós. Desse encontro resultou em uma graça, que dois anos depois, em julho de 1982, tornou-se a  Comunidade Católica Shalom", descreveu.

Falando sobre os Estatutos, o Fundador afirmou que o decreto se tratava do fruto de um caminho cuja  fonte bíblica é a narrativa da aparição de Jesus ressuscitado aos Apóstolos situada no Evangelho de João, cap. 20, vers. 19-26. Na ocasião, Azevedo relembrou as palavras recentes de Bento XVI sobre esta passagem bíblica. "É muito importante o que se vê no Evangelho, isto é, que Jesus, aparece aos Apóstolos reunidos em duas aparições no cenáculo e repete várias vezes a saudação " A paz esteja convosco ". Esta saudação tradicional, com o qual deseja-se o shalom, paz, aqui se torna uma coisa nova, torna-se o dom da paz que só Jesus pode dar, porque é o fruto da sua vitória sobre o mal radical", comentou.

Congresso Internacional

Durante a tarde, a Basílica de São João de Latrão recebeu os participantes da Convenção Shalom 30 anos para a apresentação dos estatutos definitivos e a missa de abertura do Congresso Internacional, que seguiu até o domingo (13).

A missa foi celebrada pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. O Prelúdio (preparação à celebração eucarística) foi marcado pela acolhida das relíquias do Beato João Paulo II, que emocionou a todos que lotavam a basílica.

Jovens membros da Comunidade Shalom de vários países tiveram a oportunidade de introduzir as relíquias à basílica e se colocaram diante do "Papa da juventude", como seu fundador o fizera no advento da comunidade na missa de 9 de julho de 1980. Logo após, foi lido o decreto de aprovação definitiva dos estatutos da Comunidade Católica Shalom, que de forma oficial e jurídica foi acolhida pela Santa Sé na comemoração dos seus 30 anos de ação evangelizadora.

Na homilia, o Cardeal ainda agradeceu, em nome da igreja, à Comunidade Shalom e salientou a importância do serviço da comunidade e de sua doação. "A Igreja conta com a Comunidade Shalom" ,pontuou.
"Eu desejo que sejam colaboradores do ministério do Papa na evangelização dos povos. Eis vossa missão na Igreja e no mundo!" continuou a fala do cardeal que finalizou abordando sobre a importância do Reconhecimento Pontifício. "O Reconhecimento Pontifício deve marcar novo ponto de partida para vós. Chegou para voces a Maturidade eclesial", decretou.

Ao final da celebração, o agradecimento vem da parte de Moysés Azevedo, que dirige ao Cardeal Rylko o agradecimento em nome da Comunidade. Moysés renovou sua promessa diante da igreja. "Não estou aqui sozinho. Somos um povo, famílias, celibatários, sacerdotes e jovens em uma só voz, com esta grande missão de evangelizar o mundo. Obrigado de todo o nosso Coração por sermos filhos da Igreja, queremos servir para sempre a Igreja e a Cristo sendo um só coração", pronunciou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


O Papa nomeia sucessor do Bispo que promovia a ordenação de mulheres

VATICANO, 15 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI nomeou hoje como novo Bispo de Toowoomba (Austrália) ao Monsenhor Robert McGuckin, que sucede ao Bispo Emérito William Morris, que foi retirado do seu cargo em maio de 2011 por uma série de posturas contrárias à doutrina católica como a promoção da ordenação sacerdotal de mulheres e de homens casados.

O Papa se viu na obrigação de retirar do seu cargo o Bispo Morris, já que ele se negou a apresentar a sua renúncia depois de vários anos de diálogos e negociações para que deixasse uma série de excessos em relação à doutrina, o governo e a liturgia na diocese de Toowoomba.

O processo que terminou com a remoção de Morris, que esteve à frente da diocese de Toowoomba durante 18 anos, começou com uma carta pastoral feita por ele no ano de 2006. Nela alentava a ordenação sacerdotal de mulheres, de homens casados, sugeria que pastores protestantes pudessem celebrar Missa devido à escassez de vocações. Em todo tempo que esteve à frente da diocese, ordenou somente a um sacerdote de vocação tardia.

A carta pastoral fez com que o Vaticano ordenasse uma visita apostólica (investigação) encarregada ao atual Arcebispo da Filadelfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput.

Os críticos do Bispo Morris denunciaram, entre outras coisas, que ele preferia vestir-se com terno e gravata; que fez muito para minar a fé católica, que alentava uns "serviços de comunhão" que eram feitos por sacerdotes e leigos ao mesmo tempo, e que promovia a confissão com absolvição geral para grupos em sua diocese, substituindo assim a confissão pessoal.

Além disso, depois da sua remoção em maio de 2011, um grupo de clérigos e leigos em Toowoomba lançaram uma campanha em apoio ao Bispo Morris e de sua agenda.

O atual administrador apostólico de Toowoomba, Dom Brian Finnigan, disse que apesar desta situação "confio em que os sacerdotes, os religiosos e os leigos" da diocese "vão dar -uma cálida recepção ao Monsenhor McGuckin para que os dons e as capacidades possam florescer".

"Sinto-me honrado pela nomeação do Papa Bento XVI como Bispo de Toowoomba", disse Monsenhor Roberto McGuckin que atualmente é o Vigário General da diocese australiana de Parramatta.

"Espero seguir construindo o bom trabalho dos meus predecessores e espero trabalhar com o clero, os religiosos e todos nesta diocese. Peço suas orações enquanto avançamos juntos nesta missão confiada a nós para construir o Reino de Deus".

Monsenhor McGuckin nasceu no subúrbio de Marrickville em Sydney em 1944. Foi ordenado sacerdote em 1973. Como especialista em direito canônico foi juiz e presidente da Canon Law Society of Austrália e Nova Zelândia.

A diocese de Toowoomba tem uma população de 77 400 católicos divididos em 35 paróquias.

A ordenação episcopal de Monsenhor McGuckin será na Catedral St Patrick de Toowoomba no dia 11 de julho, festa de São Bento.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

AMÉRICA


Com apoio à agenda gay Obama ataca a família afirmam Líderes católicos Latinos nos EUA

WASHINGTON DC, 15 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A Associação Católica de Líderes Latinos (CALL, por suas siglas em inglês), expressou sua profunda decepção pelo ataque contra a família realizado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao expressar seu apoio ao mal chamado "matrimônio" gay.

No último 9 de maio, em uma entrevista, Obama afirmou que "os casais homossexuais deveriam ter a possibilidade de casar-se".

Em um comunicado emitido no dia 14 de maio, o presidente da CALL, Robert Aguirre, assinalou que o matrimônio e a família estão no "coração da comunidade latina". Nas suas palavras, ele afirma que esta agressão do presidente norte-americano se soma ao fato que a comunidade hispânica neste país sofreu mais duramente que qualquer outro grupo o efeito das políticas econômicas da administração Obama, e sentem como outra agressão frontal ao coração de seus lares, ao matrimônio e à família, a atitude pró-gay do presidente e candidato à re-eleição pelo partido democrata.

De acordo às cifras reveladas pelo presidente deste organismo de liderança católica laical, durante o período de Barack Obama, o desemprego entre latinos cresceu de 6.3% a 11%, a taxa de pobreza aumentou que 20.6% a 26.6%, e a pobreza em vizinhanças hispânicas passou de 27.4% a 36.3%.

"Estou comovido, mas não surpreso, de que este presidente tenha a temeridade de tentar dirigir esta grande nação para um caminho vazio da moral e dos valores cristãos", assinalou Aguirre.

Para o líder católico, "uma vez mais, este presidente ignorou o cálculo político da identidade religiosa e o potencial poder de votação dos católicos, dos latinos, e de toda a gente de fé, para favorecer uma política pública que nos debilita como sociedade e nação, sob o suposto estandarte da justiça e dos direitos individuais".

"Este deve ser um chamado para todos os hispânicos para que despertem e percebam a gravidade da situação e da força da voz coletiva latina".

Aguirre sublinhou que a CALL condena a discriminação contra as pessoas que experimentam atração por pessoas do mesmo sexo, entretanto "proteger o matrimônio entre um homem e uma mulher não tem nada a ver com negar os direitos fundamentais" das pessoas.

"Proteger a instituição do matrimônio significa proteger os direitos dos mais vulneráveis entre nós, nossos filhos, que merecem ser recebidos como um resultado do amor entre uma mãe e um pai, e não devem ser privados desse amor por uma legislação ou política".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

BRASIL


Simulado das Catequeses ajudará na preparação da cidade do Rio e dos voluntários para a JMJ 2013

RIO DE JANEIRO, 15 Mai. 12 (ACI) .- A cidade do Rio de Janeiro se prepara para acolher os dias típicos das JMJs, marcados pelas catequeses oferecidas por bispos do mundo inteiro em distintos lugares das cidades-sede da Jornada. O Simulado de Catequese no Rio será neste sábado, 19, e marcará um passo importante também na preparação dos voluntários no caminho de preparação para o encontro com o Papa em julho de 2013.

Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), Pe. Arnaldo Rodrigues, as catequeses seguirão a mesma estrutura das que acontecem durante as Jornadas: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística.

As catequeses começarão às 8h, com previsão de término ao meio dia. Durante todo o evento haverá atendimento para confissões feitas pelos padres das demais paróquias da forania. A pregação será feita pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese do Rio e de dioceses vizinhas.

A programação para o evento já está fechada, destaca o portal oficial da JMJ 2013 (www.rio2013.com). O simulado, que será realizado em pelo menos uma paróquia de todas as 35 foranias da Arquidiocese do Rio de Janeiro terá como lema o versículo "Sede firmes na prática da hospitalidade" (Rm 12, 13).  

O simulado tem por objetivo avaliar a estrutura e logística das paróquias para receber os peregrinos em 2013, além de cuidar da espiritualidade dos voluntários.

De acordo com o Pe. Arnaldo, a expectativa do COL é que o evento dê bons frutos. "Teremos pessoas nas paróquias onde acontecerá o simulado que estarão em todo momento fazendo uma avaliação da estrutura, da parte espiritual e do local. Mas, sobretudo desta parte de infraestrutura, organização e logística, para que possamos também apontar os desafios maiores que teremos", afirmou.

O padre lembrou ainda que é importante a participação dos voluntários no simulado nas paróquias correspondentes à forania de origem de cada um.

Esta, "é uma forma de já começar a exercer sua missão de voluntário. Você conhece a realidade da sua paróquia, do seu bairro, da sua forania e isso facilita muito toda a parte de logística da estrutura do simulado", disse o sacerdote dirigindo-se aos voluntários do Rio de Janeiro que já se inscreveram para ajudar a levar adiante a XVIII edição da JMJ.

Para saber mais sobre o simulado e ver a lista de paróquias designadas para receber a catequese, visite:
http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/339/jmj-rio2013-catequeses-mobilizarao-a-cidade

Para participar como voluntário na Jornada veja mais informações em: http://www.rio2013.com/pt/voluntarios

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Funcionário do vaticano exorta: "Peçamos ao Papa uma JMJ na África"

ROMA, 14 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Secretário do Pontifício Conselho da Cultura, Dom Barthélemy Adoukonou, natural de Benin, animou à juventude a pedir ao Papa Bento XVI uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na África, depois da do Rio 2013.

No último dia 2 de maio, na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Dom Adoukonou explicou entusiasmado ao Grupo ACI, que depois do Brasil, África poderia ser o seguinte território em acolher os jovens católicos do mundo todo.

"Faremos tudo o que seja possível para impulsionar à juventude a que peça ao Santo Padre que, se nós somos pulmões da humanidade, por que não ser também pulmões da juventude cristã e africana?"

A primeira vez que surgiu o tema de uma JMJ africana foi na Rocca di Papa (Roma), durante um encontro celebrado no final de março, entre o comitê organizador da JMJ de Madrid 2011 e Rio 2013.

Além disso, o Papa Bento XVI durante a viagem apostólica a Benin do dia 18 ao 20 de novembro de 2011, afirmou que a África é o novo continente da esperança, e em numerosas ocasiões indicou que também é o pulmão da humanidade.

"Eu estou muito contente –afirmou Dom Adoukonou ao Grupo ACI–. É um desafio para futuro. Devemos começar desde já a insistir nisto, e convidar o Santo Padre a ter presente a África na próxima eleição".

Ao ser perguntado sobre o país onde se poderia celebrar o evento, Dom Adoukonou indicou que "se tivesse que escolher, seria no Yamoussoukro –capital da Costa do Marfim-, que é onde está a réplica da Basílica de São Pedro do Vaticano", mas esta "é a minha vontade, não está nada certo".

A Basílica a que se refere o funcionário vaticano, está dedicada a Nossa Senhora da Paz. O templo foi consagrado pelo Papa João Paulo II no dia 10 de setembro de 1990, é a maior igreja da África, e um dos maiores lugares de culto cristão do mundo.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


EUA ganha a Copa do Mundo de futebol para seminaristas

ROMA, 15 Mai. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Pela primeira vez na história, os seminaristas do Pontifício Colégio Norte-Americano em Roma (Itália) ganharam a "Clericus Cup", a versão da Copa do Mundo de futebol para os seminaristas que estudam na Cidade Eterna.

"Estamos muito felizes. Fizemos tudo o que foi possível e pela graça de Deus chegamos à final na qual conseguimos jogar bem", comenta ao Grupo ACI o seminarista e capitão da equipe, Nick Nelson, minutos depois de ter levantado a Clericus Cup 2012.

A equipe norte-americana derrotou por 3 a 0 à equipe que representa a Pontifícia Universidade Gregoriana. Scottie Gratton fez dois gols e o terceiro foi feito por John Gibson.

"Começamos um pouco nervosos, mas logo nos acalmamos, jogamos o que sabemos e começamos com um futebol simples e inteligente. Trabalhamos muito duro e acho que ao final jogamos bem", comenta Gibson.

Nelson, capitão da equipe chamada North American Martyrs, como lembrança dos mártires dos Estados Unidos, disse também ao Grupo ACI que "Nos sacrificamos muito pela equipe, para chegar até aqui. Definitivamente estamos muito agradecidos a Deus e orgulhosos de ter obtido o título".

A final foi no sábado dia 12 de maio e se realizou no campo dos Cavalheiros de Colón, atrás do Vaticano.

No banco de reservas da equipe norte-americana estava o treinador e reitor do Pontifício Colégio Norte-Americano, Dom James Checchio, e o Arcebispo de Sydney (Austrália), Cardeal George Pell, que assistiu ao jogo para ver o rendimento de um de seus seminaristas, Lewi Barakat, quem deu os passes para os três gols.

No meio da celebração pelo título obtido com a torcida da equipe e amigos, John Gibson disse que "nos esforçamos para ser bons cristãos também no campo e tentamos ganhar. Acho que esta vai ser uma boa oportunidade para louvar o Senhor por esta vitória".

Os torcedores norte-americanos encheram a partida de muito humor, com as máscaras e fantasias dos heróis dos desenhos animados como Capitão América, Superman, e Spiderman o que amenizou o encontro a ritmo de "We will rock you" ou "Born in the USA".

O campeonato foi organizado pelo Centro Esportivo Italiano com o patrocínio do Pontifício Conselho da Cultura, e o Escritório Nacional para a Pastoral do Tempo Livre, o Turismo, e o Esporte da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

O campeonato 2012 contou com 351 jogadores de futebol que representaram a 71 países. A maioria provém da Itália, Brasil, México, Nigéria, Colômbia, e Estados Unidos.

A Estola Roxa de 2012 dedicada ao melhor treinador do torneio, foi para o treinador do Sede Sapientiae, o espanhol Iñaki Yarza; a Estola Vermelha, dedicada ao melhor goleiro, foi para Mario Buljevic, da Gregoriana; a Estola Verde foi dada ao melhor jogador, Cristian Sieland, meio-campista do Colégio Urbano; e finalmente, a Estola Branca, foi para o melhor atacante, Emanuel Boakye, natural de Gana e jogador também do Colégio Urbano com nove gols.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Voluntários da JMJ Madrid 2011 lançam iniciativa evangelizadora para jovens

MADRI, 15 Mai. 12 (ACI) .- Sob o lema "Acenda sua vida, acenda sua fé", um grupo de jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, lançou o  Catholic on Project, uma nova associação para animar os jovens a descobrirem a Cristo.

Catholic on Project é liderado por onze jovens madrilenhos da Diocese de Alcalá de Henares em resposta ao chamado dos Papas João Paulo II e Bento XVI a empreender a Nova Evangelização.

Em entrevista com o grupo ACI, o presidente do Catholic on Project, Ignacio Antón Lamarca, de 32 anos de idade, explicou que seu objetivo nasceu da inspiração do padroeiro da JMJ de 2011, Santo Ignacio de Loyola, igual a ele, "queremos dar Glória a Deus com tudo o que fazemos, e para isso utilizamos qualquer atividade humana para evangelizar", expressou.

Lamarca afirmou que a JMJ de Madrid mudou suas vidas, "na JMJ –disse-, todos fomos voluntários, uns com maiores responsabilidades que outros, mas todos descobrimos que valia a pena o desgaste físico que tivemos pela recompensa que recebemos; ser o rosto da Igreja para os dois milhões de jovens que chegaram a Madrid de todo o mundo".

Os jovens do Catholic on Project sonham em abrir uma escola católica como meio de evangelização, "uma de nossas preocupações é o ensino. Por isso, oxalá Deus nos ajude no tempo certo na criação de um colégio católico, no qual educar os mais jovens, nos valores do cristianismo".

"A educação é um dos pilares da sociedade, e hoje se nota na Espanha o déficit neste aspecto. Nossa crise atual não é meramente econômica mas de valores", acrescentou Lamarca.

Os estudantes, também se beneficiam de mensagens que imprimem em suas camisetas para convidar jovens de sua universidade a falar de Deus, e desejam apoiar a religião através da música, mediante a promoção e apoio às bandas católicas.

Confiados à intercessão da Santa Teresinha de Lisieux, padroeira das missões, e ao Beato Papa João Paulo II, estes jovens querem evangelizar através de todo tipo de arte, meio e expressão, "tudo o que possa ocorrer", porque "como os primeiros apóstolos queremos mostrar o rosto de Cristo ao nosso mundo, seja como for. Hoje o mundo se separa de Deus e nós queremos aproximá-lo D'Ele", concluiu.

Para mais informação visite: www.catholiconproject.com

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

VIDA E FAMÍLIA


Milhares de pessoas marcham pela vida e contra o aborto no Dia das Mães em Roma

ROMA, 15 Mai. 12 (ACI) .- Cerca de 7 mil pessoas de diversos países do mundo celebraram no dia 13 de maio não só a Festa da Virgem de Fátima mas também o Dia da Mãe em Roma (Itália) com uma marcha pela vida e contra o aborto que foi desde o Coliseu até a Praça de São Pedro.

Um dos organizadores do evento, Juan Miguel Montes, explicou ao grupo ACI que "nunca vimos algo assim em Roma, capital da cristandade, cidade do Papa, cidade à qual todos os católicos do mundo vêem".

Por sua parte o Cardeal Raymond Burke, Presidente da "Corte Suprema" do Vaticano, a Assinatura Apostólica, disse que a marcha recordou "muitas outras" nas quais participou nos Estados Unidos, de onde é oriundo.

"(As marchas) têm uma importante função. Primeiro dar testemunho em todo nosso país da dignidade inviolável do ser humano e, segundo, gerar consciência nas pessoas do que está ocorrendo em nossos dias".

O Cardeal, que afirmou estar muito contente de que esta marcha se tenha sido realizada em Roma, comentou também ao grupo ACI: "acredito que (o evento) vai crescer a cada ano e que será algo importante para a Itália, como é para os Estados Unidos, afim de restaurar o respeito pela dignidade da vida humana".

Garret Nelson, seminarista da diocese de Great Falls-Billings, estado de Montana (Estados Unidos) comentou que a marcha foi definitivamente "de nível universal".
"Vemos que o mundo se une e defende a dignidade da vida humana e sua importância. É emocionante ver os jovens da Igreja defendendo este direito fundamental".

A irmã Compassionis das Servas do Senhor, uma das 50 religiosas desta congregação que participou da marcha, disse ao grupo ACI em Roma que "era fantástico estar na Itália para esta primeira marcha pela vida (…). Dar um testemunho assim, especialmente no Dia das Mães, é importante especialmente pelos bebês não nascidos e suas mães que foram prejudicadas pelo aborto".

Além de norte-americanos, participaram alemães, franceses, húngaros, uma delegação polonesa e um grupo de budistas tibetanos que denunciaram os abortos forçados em seu lugar de origem.

Miguel Montes, representante do grupo Voglio Vivere (Quero viver), disse que "o que vimos é que cada vez mais os jovens são a favor da vida" e ressaltou que a média de idade esteve abaixo dos 40 anos.

Os organizadores explicaram ao grupo ACI que esperam que a marcha pela vida em Roma seja um evento anual, embora esperem que a data passe para o dia 25 de março, 9 meses antes de Natal e ocasião em que a Igreja Católica celebra a Festa da Anunciação.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]