terça-feira, 1 de maio de 2012

Açores: Ilha do Pico vai ser a primeira do arquipélago com culto a imagem do beato João Paulo II


Açores: Ilha do Pico vai ser a primeira do arquipélago com culto a imagem do beato João Paulo II

Escultura vai ser benzida no primeiro aniversário da beatificação do Papa polaco

D.R.
Angra do Heroísmo, Açores, 01 mai 2012 (Ecclesia) – O Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, na ilha do Pico, torna-se hoje a primeira igreja da Diocese de Angra a ter ao culto uma imagem do beato João Paulo II.
A escultura é benzida no primeiro aniversário da beatificação do Papa polaco, por D. Arquimínio Rodrigues da Costa, bispo emérito de Macau, natural e residente na paróquia de São Mateus do Pico e que por várias vezes privou com João Paulo II, revela uma nota do Santuário enviada à Agência ECCLESIA.
João Paulo II está ligado ao Santuário açoriano porque foi do seu Tesouro que foi escolhido o cálice utilizado pelo Papa na única missa que celebrou quando visitou os Açores, a 11 de maio de 1991, em Angra do Heroísmo, peça que se converteu em relíquia após a beatificação.
A imagem em madeira de 85 cm de altura, representando o beato João Paulo II com a veste talar papal, foi esculpida pelo escultor Alberto da Silva Monteiro, de Vila do Conde.
A entronização da imagem integra o programa da Festa de São José, promovida pela respetiva irmandade, que começa às 16h00 com missa concelebrada pelo clero da ilha.
Após a celebração realiza-se a procissão com as imagens de São José e do beato João Paulo II, acompanhada pela filarmónica Lira de São Mateus.
O Santuário acolhe também hoje o primeiro encontro de acólitos da Ouvidoria (conjunto das paróquias) do Pico, em união com os colegas que nessa data fazem a peregrinação anual nacional a Fátima.
RJM
Fotos   
Nacional | Agência Ecclesia | 2012-05-01 | 10:11:00 | 1469 Caracteres | Diocese de Angra, João Paulo II - Beatificação
Partilhar
É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]