terça-feira, 29 de maio de 2012

De Babel à unidade


L'OSSERVATORE ROMANO

Vatican

Cidade do Vaticano, 29 de Maio de 2012.
Na basílica de São Pedro a missa na solenidade de Pentecostes presidida por Bento XVI

 De Babel à unidade

A 7 de Outubro são João de Ávila e santa Hildegarda de Bingen doutores da Igreja

«À dispersão de Babel contrapõe-se a unidade do Pentecostes». Assim Bento XVI recordou a «perene verdade» da Pieter Bruegel o Velho, «Pequena torre de Babel» (1563)narração bíblica que descreve a tentativa dos homens de «ser como Deus» construindo sozinhos um caminho rumo ao céu.
Na homilia da missa presidida na basílica de São Pedro no domingo 27 de Maio, solenidade de Pentecostes, o Papa afirmou a sua convicção de que também neste tempo, marcado por enormes progressos no campo da comunicação e da ciência, «estamos a reviver a mesma experiência de Babel». São diversos e preocupantes os sinais  frisados pelo Pontífice. «Permanecem desequilíbrios – disse – que com frequência levam a conflitos; o diálogo entre as gerações torna-se difícil e por vezes prevalece  a contraposição; assistimos a acontecimentos quotidianos nos quais parece que os homens se estão a tornar mais agressivos e mais susceptíveis». Nesta situação, acrescentou, «rezar a Deus parece algo do passado, inútil», enquanto entre as pessoas parece estar difundido «um sentido de desconfiança, de suspeita, de receio».
Qual é então o caminho para recuperar «a capacidade de harmonia, de se compreender e de trabalhar juntos»? A resposta, garantiu o Papa, «encontramo-la na Sagrada Escritura: só pode haver  unidade com o dom do Espírito de Deus, o qual nos dará um coração novo e uma língua nova, uma capacidade nova de comunicar». Isto significa que «agir como cristãos significa não estar fechados no próprio “eu”, mas orientar-se para o todo; significa acolher em si mesmos a Igreja inteira», rejeitando «a tendência  a dominar sobre os outros» e escolhendo «a alegria do serviço abnegado».
No final da missa, antes da recitação do Regina Caeli, o Pontífice anunciou que no dia 7 de Outubro próximo proclamará doutores da Igreja são João de Ávila e santa Hildegarda de Bingen.
 
29 de Maio de 2012
[palavras-chave: Bento XVI]
Área utentesregistrados
 .

Deutsch
English
Español
Français
Italiano
Polski
Português
 .
Read the daily free
For the weekly editions please consult subscription requirements.
.
.
.
.
.
Hoje em primeiro plano
Special issue
for the Beatification

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]