sexta-feira, 4 de maio de 2012

FIM DA FARSA! Guia espiritual da turma do “aquecimento global” confessa: “ERA ALARMISMO!” Leia, Dilma, antes de se submeter à patrulha no caso do Código Florestal!

Blogs e Colunistas
04/05/2012
às 7:15

FIM DA FARSA! Guia espiritual da turma do “aquecimento global” confessa: “ERA ALARMISMO!” Leia, Dilma, antes de se submeter à patrulha no caso do Código Florestal!

James Lovelock, patriarca do "aquecimento global", admite: "Eu estava errado. Não há nada acontecendo ainda"!
James Lovelock, patriarca do "aquecimento global", admite: "Eu estava errado. Não há nada acontecendo ainda"!

Pois é… O que já apanhei neste blog e fora dele por causa daquele tal “aquecimento global”, que virou, depois, “mudança climática”!!! O fato de não ser um especialista na área e de ser, vá lá, um conservador, fazia de mim (faz ainda, para alguns) necessariamente um mau sujeito, um inimigo do bem, da humanidade, do planeta… Vocês sabem: aquelas coisas que a Marina Silva tão bem representa com seu ar telúrico. Há dias, o físico José Goldemberg, um aquecimentista, concedeu uma entrevista ao programa Roda Viva. Mudei de canal quando um jornalista da Folha, não lembro o nome, demonstrou seu inconformismo com o fato de a imprensa dar voz aos “céticos” (não que ele fosse contra o “outro lado”, claro…). Claro! Atenção! O aquecimento global (ou mudança climática) não chega a ser nem uma teoria. Trata-se, ou tratava-se, apenas de uma hipótese. E que foi desmoralizada faz tempo. Ocorre que agora existe uma indústria multibilionária do meio ambiente. Eu vivia reclamando, vocês se lembram, de banco que reciclava papel, mas não baixava o spread, hehe… Antes da Dilma! Adiante.
Às vésperas da tal “Rio+20″ — que leva alguns tontos a cobrar de Dilma o veto ao Código Florestal —, o tal “aquecimento global”, ora chamado de “mudança climática”, sofreu um duro golpe.
Vocês já ouviram falar de James Lovelock? Há aqui um resumo de sua biografia em português. Trata-se de uma espécie de patriarca ou decano da moderna hipótese do aquecimento global (ou da mudança climática). Lançou a chamada Hipótese de Gaia, segundo a qual a Terra seria um superorganismo. Era um verdadeiro fanático da crença — sim, crença — no aquecimento global. Desde que comecei a ler uma coisinha ou outra a respeito, pus a teoria na conta de uma bobagem por uma razão, primariamente, de linguagem: vi que as catástrofes imaginadas eram meras cópias do Apocalipse de São João. Os relatos da Bíblia são mais interessantes. Entre uma religião sem Deus e uma com Deus, prefiro a segunda. Mas vamos ao que interessa. Lovelock caiu fora! Não é mais um apocalíptico. Tornou-se quase um cético. Admite agora: ele e os aquecimentistas erraram, exageraram. A entrevista foi concedida a Ian Johnston, no site msnbc.com. Foi publicada no dia 23 de abril. Foi praticamente escondida. Tivesse alguém com o seu peso anunciando o apocalipse, seria um deus-nos-acuda.
Aos 92, Lovelock admite  ter sido “alarmista” sobre as mudanças climáticas e que outros, como o bobalhão Al Gore (”bobalhão” é meu) também o foram. Sim, ele continua a acreditar que a mudança está acontecendo, mas muito mais lentamente do que se imaginava. Em 2006, para vocês terem um ideia, num artigo para o jornal inglês Independent, ele escreveu que, até 2100, bilhões de pessoas morreriam, e alguns poucos casais conseguiram sobreviver no Ártico, onde o clima seria apenas tolerável. Na entrevista, ele admite que foi longe demais.
Está escrevendo um novo livro, que comporá uma triologia com “Revenge of Gaia: Why the Earth Is Fighting Back - and How We Can Still Save Humanity” e “The Vanishing Face of Gaia: A Final Warning: Enjoy It While You Can”, publicados em português, respectivamente, com os títulos “A Vingança de Gaia” e “Gaia, Alerta Final”. No novo trabalho, mais otimista, ele vai dizer como a humanidade pode ajudar a regular o planeta. O livro também registra a sua mudança de opinião: “O problema é que não sabemos o que o clima está fazendo. A gente achava que sabia há 20 anos. Isso levou a alguns livros alarmistas — o meu inclusive — porque aquilo parecia claro, mas não aconteceu”.
Que bom, né, gente?
“O clima está fazendo suas trapaças de sempre. De fato, nada está acontecendo ainda. Nós deveríamos estar a meio caminho da frigideira. O mundo não aqueceu desde o começo do milênio. A temperatura se mantém constante, quando deveria estar crescendo - o dióxido de carbono está crescendo, sobre isso não há dúvida”. Ele aponta que os filmes “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, e “The Weather Makers”, de Tim Flannery são também alarmistas.
Lovelock é um  qualquer, um daqueles que o jornalista que estava no Roda Viva acha que não podem mais ser ouvidos? Oh, não! A revista Time já o considerou um dos 13 líderes visionários, num artigo intitulado “Heróis do meio ambiente”. Vejam a sua biografia e o artigo original. Ele é considerado um  guia espiritual do mundo científico que lida com o meio ambiente. Ao menos era! Vão tentar enterrá-lo em vida.
Indagado pelo repórter se, agora, também ele é um cético, responde: “Depende do que você queria dizer com ‘cético’. Eu não sou um negacionista”. Tá bom demais, né? Nunca niguém negou alguma aquecimentozinho, um calorzinho gostoso… Ele continua a trabalhar com a hipótese de que o aumento da emissão de dióxido de carbono leva a um aumento da temperatura, mas acrescenta que o efeito do oceano ainda não foi estudado o suficiente e que aí está a chave da questão. “O mar pode fazer toda a diferença entre uma era do aquecimento e uma era do gelo”.
Mas não é isso, santo Deus, o que alguns dos chamados “céticos” vêm sustentando há muitos anos?
Como diria o poeta latino Catulo, é difícil renunciar subitamente a um grande amor, não é? Lovelock não chega a mandar para a geladeira todos os seus antigos parceiros. Diz acreditar que está em curso uma mudança climática, mas vai demorar muito tempo para que se sintam seus efeitos. “Nós ainda teremos um aquecimento global, mas ele foi adiado um pouquinho”. Bem, no que concerne à Terra, “um pouquinho” podem ser alguns milhões de anos.
“Cometi um erro”
Como pesquisador independente, que trabalha sozinho, ele diz não ver problema nenhum em reconhecer: “Tudo bem, cometi um erro”. E afirma que cientistas que trabalham para governos e universidades têm medo de admitir um erro porque podem perder financiamento
Lovelock, que já trabalhou com a NASA e descobriu a presença de substâncias químicas nocivas (CFC) na atmosfera — mas não o seu efeito sobre a camada de ozônio (esse é outro mito muito influente) —, diz que a humanidade deve fazer o possível para evitar a queima de combustíveis fósseis, tentando se adaptar às mudanças que virão. Peter Stott, chefe Met Office Hadley Centre, do Reino Unido, afirma que Lovelock havia sido mesmo muito alarmista sobre a possibilidade de as pessoas terem de viver no Ártico em 2100. E concorda que o aquecimento dos últimos 12 anos não é o esperado pelos modelos climáticos. Ele só acha que é preciso esperar mais dez anos para admitir que esses modeles têm problemas. Sei…
Lovelock nem é o estudioso mais importante a ter desmoralizado os apocalípticos. Mas é o mais simbólico. Era, reitero, o guia espiritual da turma, o sacerdote. Há anos trato das maluquices desses que chamo membros da Igreja do Aquecimento Global dos Santos dos Últimos Dias… Aos poucos, vai-se recobrando a razão, mas é um processo lento. A “mudança climática” gerou uma cultura, uma doxa, virou ideologia. Mais: também envolve negócios multibilionários, especialmente das empresas voltadas para as chamadas energias alternativas. Muitas delas estão por trás de ONGs que financiam alguns de nossos patriotas, amigos da natureza…
Leitores me enviaram ontem o link de uma entrevista que o climatologista Ricardo Felício concedeu a Jô Soares. Ele é professor do Departamento de Geografia da USP. Esclarecedora e divertida. Aquele jornalista que acha que os céticos não podem ser mais ouvidos deve ter ficado triste. Não sei o que Felício pensa quando o assunto não é clima. Parece-me uma pessoa preparada. E já merece a minha simpatia por não temer a patrulha.
Num país em que a ciência, o direito e o jornalismo se submetem cada vez mais ao tribunal do politicamente correto, ter a coragem de dizer o que pensa é uma virtude.
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA




64 Comentários

  1. Flavio
    -
    04/05/2012 às 11:10
    Caro Reinaldo, meu comentário não se refere diretamente a este assunto, mas é muito pertinente à questão do Código Florestal. Veja o link a seguir, onde fotos de satélite demonstram que em todo o mundo, a agricultura é praticada intensivamente à beira dos rios. Por que só o Brasil tem que ser diferente?
    Como dizem por aí, uma imagem vale mais que mil palavras…
    http://exegmap.blogspot.com.br/
    Grande abraço,
    Flavio
  2. Rinaldo
    -
    04/05/2012 às 11:07
    Luiz Carlos Molion esse é Ô cara:
    http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp?v=2c9f94b62f0ddc69012f32cfb4ad7382&pg=25
    Marina Floresta Amazônica da Silva, você deve bater um papinho com esse professor.
  3. andré fernão
    -
    04/05/2012 às 11:02
    Reinaldo,
    Não sei se já comentou o fato à época, mas a Band fez um Canal Livre com o meteorologista Luiz Carlos Molion. Ele tem uma visão completamente contrária à hipótese do Aquecimento Global e que, coincidentemente acabo de repassar aos meus alunos. Muito boa e pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=JxC_JIwat9s
  4. Henrique
    -
    04/05/2012 às 11:01
    Sempre disse que esse tal de aquecimento global é uma grande bobeira, sempre fui crucificado por meus colegas ^^
  5. Jorge
    -
    04/05/2012 às 11:00
    A maior farsa ainda é a sustentada pelos Cristólatras. Desafio aqui, inclusive o senhor Reinaldo, a mostrarem qualquer evidência da existência de Cristo que não tenha saído de um romance ruim(bíblia). Colocar palavras, e até arrumar filho, para Deus é sim a maior ofensa que se pode fazer a Ele. Senhor reinaldo, sustente sua fé, mostre que ateus estão errados, e que Jesus é quem diz ser. Sua fé merece um pouco de sua atenção e que sejam mostrados fatos. Quem melhor que o senhor para issso?
  6. decioneves
    -
    04/05/2012 às 10:56
    ESPERO QUE O AQUECIMENTO GLOBAL CONSIGA EVITAR UMA NOVA ERA GLACIAL. TALVEZ SEJA NECESSARIO PRODUZIR MAIS GAS CARBONICO.
  7. Paulo Pericles
    -
    04/05/2012 às 10:54
    Vou levar você Sr. Reinaldo Azevedo a onde esta acontecendo o degelo! Você teria tempo para ir comigo? Fazer uma reportagem séria!
  8. Emilson Almeida
    -
    04/05/2012 às 10:46
    Olá caro Reinaldo
    Na minha monografia de conclusão de curso em Letras, fiz um esboço, no campo da análise de discurso de linha francesa, em que o discurso do aquecimento global, principalmente depois do documentário patrocinado por Al Gore intitulado, “Uma verdade inconveniente”, fica exposto, mais como uma verdade que impõe-se pelo discurso do que por fatos que não se comprovaram ou estão, ainda, em via de pesquisa.
    Principalmente se levarmos em consideração a entrevista do Professor Luiz Carlos Molion à revista Istoé no ano de 2007, o qual considera, mais pelo discurso técnico científico, de que se tratava de “terrorismo climático”, que adivinha de países desenvolvidos com o propósito de barrar o crescimento dos países em ascensão econômica. Que na verdade estávamos entrada em período de resfriamento global. O que parece fazer sentido agora;
    O caminho que se chega, frente Al Gore e Molion, é que o aquecimento global, enquanto discurso de “massa”, correria sério risco de cair no rídiculo, uma vez que se considerarmos os estudos feitos da camada de ozônio, décadas atrás, que muitos países, segundo o professor, fizeram uma reunião em Montreal no Canadá em 1987 para assinarem um protocolo que eliminava o CFC(clorofluorcarbonetos), isso incluiu os países em desenvolvimento, como o Brasil.
    No documentário Al Gore cita que “resolvemos um problema crucial que foi evitar a destruição da camada de ozônio”. Como? Questiona Molion, como resolveram, se cientistas da época afirmavam categóricamente que a camada de ozônio só se recuperaria depois de 2100?
    Percebemos que, nessa questão do aquecimento global, justamente pelo posiciomento de Al Gore, que não é cientista, não houve, até onde percebo, uma discussão equilibrada. Cientistas que foram contrários na época, tiveram pouco destaque ou quase nada na mídia.
    Sendo assim, com o decorrer dos fatos e do tempo, percebe-se que, enquanto discurso, o aquecimento global perde um pouco de seu objetivo político; Ainda assim, como consequência, está na moda o “discurso verde, “consciência verde”, “política ambiental”, que ganhou força pós aquecimento global.
  9. Paulo Castilho
    -
    04/05/2012 às 10:40
    Conta a mitologia que Cassandra era uma jovem mulher de beleza tão esplendorosa que por ela o divino Apolo foi tomado de paixão. Num arroubo, o patrono de Delfos lhe ofereceu o dom de prever o futuro; em troca, a princesa lhe daria um filho. Vaidosa e ingênua – naquele tempo não se brincava com os deuses — Cassandra aceitou o presente, mas logo se recusou a cumprir a promessa. Inconformado, o deus do oráculo lançou sobre a jovem a maldição de que ninguém jamais acreditaria em suas predições.
    A partir de então, a irmã de Heitor seria atormentada por visões da futura queda de sua cidade, sem que nenhum dos troianos lhe desse ouvidos. Tida por louca, foi encerrada em uma torre. De lá somente sairia com Tróia consumida pelas chamas. Essa, pois, foi a maldição de Cassandra: prever claramente o futuro, inclusive a própria morte, porém sem que ninguém jamais lhe desse o mínimo crédito.
    Entretanto, atualmente quem prevê o futuro são os autoproclamados climatologistas, ecologistas e é claro, os petistas, para os quais segundo as suas mandingas, em breve o mundo cozinhará no fogo lento do aquecimento global, cidades litorâneas serão inundadas pois o nível do mar aumentará em mais de 6 metros e tudo isso por culpa exclusiva do homem. A diferença é que todos parecem crédulos de tais profecias. Eis a vingança de Cassandra: hoje se vaticina meias verdades e todos acreditam.
    Como sempre asseverou o Prof. José Carlos Azevedo, infelizmente já falecido, e que era doutor em física pelo MIT, há decênios são conhecidas as bases físicas, químicas e geológicas da meteorologia e da climatologia, mas a complexidade matemática não permite previsões precisas, nem mesmo com os atuais supercomputadores, e não há como saber o que acontecerá a médio prazo; mas todos sabem que, a longo prazo, em poucos bilhões de anos, o Sol se expandirá e incendiará a Terra. Além disso, o extermínio da vida em nosso planeta não é fato raro: mais de 80% de todas as espécies já foram extintas muitas vezes e apenas a última, há 65 milhões de anos, tem causa identificada, a colisão de um asteróide ocorrida a noroeste de Yucatán, onde formou a cratera de Chicxulub e teria exterminado os dinossauros, o que permitiu a existência da espécie humana.
    Felizmente, aos poucos a opinião dos verdadeiros cientistas emerge em contraponto à algazarra dos ecoxiitas de plantão. Eles criticaram os exageros e impropriedades, em particular o relacionado ao aumento do número de furacões, de maremotos e de outros desastres, e também da elevação do nível dos mares, que, para os alarmistas interesseiros, seria de 6 metros, mas estudos lhe dão cerca de 1,7 metro. Em reunião da Sociedade Americana de Geologia, K. Estabrooke, professor emérito de Geologia, analisou o clima na Terra nos últimos 15 mil anos e apontou 10 períodos de aquecimento 20 vezes superiores ao ocorrido no século 20. Além disso, o relatório de junho do ano passado da Academia Americana de Ciências citou que no ano de 1600, séculos antes da revolução industrial, se registrou o maior aquecimento da Terra, mesmo se comparado com os índices atuais. Mas os videntes do apocalipse insistem em dizer que o atual é o maior do último milênio. R. M. Carter, geólogo da Universidade James Cook, na Austrália, lembrou que em nenhum momento os ativistas da baderna dizem à sua audiência que todos os fenômenos que ele descreve estão dentro dos limites de mudanças climáticas de nosso planeta.
    Ainda como esclareceu Azevedo, o aquecimento da Terra é causado principalmente por sua compressão gravitacional, pela queda de asteróides e pela desintegração de elementos radioativos em seu interior, e a quantidade de calor que chega à atmosfera gerada nesse interior é muito superior à produzida pelo homem. Quanto à mudanças climáticas, fatores diversos as tornam inevitáveis - há 10 mil anos, praticamente todas as praias estiveram submersas devido ao derretimento de geleiras e, antes disso, o nível dos mares sofreu oscilações da ordem de 100 metros. Por tudo isso, convém lembrar aos que alarmam o país com as hecatombes de fogo e enxofre, que todas as atividades humanas geram calor e afetam o meio ambiente, mas em escala reduzida, e que seus malefícios podem (e devem) sempre ser corrigidos ou minimizados.
    Enquanto os vingadores de Cassandra enfurnados no Ministério do Meio Ambiente impedem os investimentos e as construções das hidrelétricas, usinas nucleares, etc., um consórcio liderado pela União Européia e pelos Estados Unidos constrói em Cadarache, na França, um reator experimental de custo superior a US$ 10 bilhões que servirá para compreender melhor a fusão nuclear. Assim, o Brasil que tem gigantesco potencial hidrelétrico, reserva de combustíveis físseis e sabe enriquecer urânio, sob influência dos adivinhos, anda para trás.
  10. claudio
    -
    04/05/2012 às 10:37
    pois é a pobreza que o planeta enfrenta como nos paises emergentes e sub-esenvolvios é graça essa cresca que novas areas não evem ser toleradas para o plantio isso para mim foi o crime do seculo acreintano nestes cientistas financiados por governo com interesse em ter o monopolio de toda economia;deveriamos pegar estes ambientalistas e responsabiliza-los por imbutir essa ideia ambiental de forma catastrofica
  11. Renata
    -
    04/05/2012 às 10:32
    Além de essa mudança climática ser provavelmente mais lenta do que se supunha, volto a insistir no ponto em que, como geóloga, estou sempre batendo: até onde e até quanto esse efeito sofre influência da atividade humana? Provavelmente sofre, sim. Mas por enquanto ainda tá impossível de quantificar exatamente.
  12. Fabrício
    -
    04/05/2012 às 10:29
    Olá Reinaldo, veja esse documentário britânico sobre a Farsa do Aquecimento Global:
    http://youtu.be/RDzuXPM1W3k
    São vários episódios que podem ser seguidos depois deste. Rebate todos os argumentos dos ambientalistas e cientistas ligados a estes, ainda sugere má fé do grupo que faz tudo para manter o fluxo de dinheiro para suas pesquisas.
  13. Humberto Pinto
    -
    04/05/2012 às 10:28
    Ilustre Jornalista e Pensador
    REINALDO AZEVEDO
    Bravo!
    Eu não acreditava nessa falácia.
    Postei no blog BALÃO LIVRE.
    http://balaolivre.blogspot.com
  14. Pablo Natalino
    -
    04/05/2012 às 10:27
    Uma possivel explicação sobre o fato da Terra não estar esquentando ainda pode estar relacionado com a emisão de gases com enxofre que refletem mais o calor, que estão sendo espelidos pela indústria Chinesa.
  15. ClaudioM
    -
    04/05/2012 às 10:20
    Nada a acrescentar. Vi a entrevista do climatologista ontem. Demoliu uma série de “verdades estabelecidas” e tão aceitas pelo senso (aquele “intelectual” diria “censo”) comum…
  16. mauricio
    -
    04/05/2012 às 10:11
    Cuidado com as conclusões apressadas novamente. Como todo sistema dinamico multivariavel o clima tem uma faixa de equilibrio, um especie de sistema tampão, fazendo analogia com um ser vivo (a manutenção do pH sanguíneo por exemplo). Parece claro que as variaveis estão mudando em relação ao clima e que estamos transitando na faixa de equilibrio.Mas por quanto tempo? Quais são os limites? Quais as consequencias do desequilibrio efetivo? Não podemos ficar assistindo e esperar para ver o que vai acontecer. Controlar a emissão de CO2 e, principalmente, metano, tornará, no minimo, nosso ar mais saudável.
  17. Vagner
    -
    04/05/2012 às 10:08
    Ah…então tá liberado!
    Vamos pôr a floresta amazônica abaixo pra plantar soja…
    Vamos pescar todo o atum até acabar com a espécie…
    Vamos construir mais megalópoles e morrer por causa da poluição…
    Vamos perdoar os desmatadores que transformam o cerrado em carvão…
    Afinal de contas, o senhor Reinaldo Azevedo descobriu o nosso plano maligno para dominar o planeta. Nós, os eco-chatos estávamos apenas “enchendo o saco” daqueles cujo único objetivo na vida é consumir cada vez mais.
  18. Sandra Tay
    -
    04/05/2012 às 10:07
    Bom dia, Reinaldo! Na fila desses alarmistas estão os eco-chatos. Aff! Temos que ter muita paciência para suportar tanta babaquice desses “entendidos”. Eles se autointitulam deuses da nova era. Claro que com gordos financiamento governamentais. O interessante foi o prazo que o guru está pedindo para que os mais incautos continuem acreditando nessa bobagem: 10 anos! Por 10 anos dá para montar novas empresas e sairem dessa roubada com um bom pé-de-meia, né?
  19. Sam Spade
    -
    04/05/2012 às 10:06
    Se o James Lovelock I era o Papa da Igreja do Aquecimento Global dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, o Arcebispo Primaz seria o Leonardo Boff.
  20. Dalton C. Rocha
    -
    04/05/2012 às 10:05
    Não existem questões ambientais. Existem questões raciais.
  21. Anônimo
    -
    04/05/2012 às 10:04
    Da uua olhada na entrevista, ta falando exatamente o que esta escrito no texto.
    http://www.youtube.com/watch?v=WQrEFj56Xfw&feature=player_embedded#!
  22. Roberto Plh
    -
    04/05/2012 às 10:02
    Reinaldo tenho uma observacao…. Nao concordo com o “o bobalhão Al Gore”. Bobalhao? Ele é acionista da Hara Software… ja ouviu falar? É uma empresa que produz softwares para controle de custos de energia e emissoes de carbono. Sera esse software mandatorio para as empresas no futuro?
    “Bobalhao é sapo que anda de pulo” rsrs Ele é bem esperto.
    abracao
  23. Elah
    -
    04/05/2012 às 10:00
    Ao fim do texto morri de rir ao lembrar que existe gente que COMPRA “créditos de carbono”! Paga por falácia! Não é de rolar de rir?
  24. Marco Celio Santos
    -
    04/05/2012 às 9:59
    Os estudiosos deveriam se repotar ao resfriamento gobal que ora se verifica pela quantidade de neve que assolou a Eurpa recentemente. Os apocalípticos do aquecimento abafaram a entrevista de um climatólogo nordestino provando o resfriamento do planeta. Questionado sobre as discussões em
    Davos, afirmou que o que se discute lá é política, e não ciência. Infelizente não me lembro seu nome nem o exato local de seu nascimento e professorado.
  25. Sam Spade
    -
    04/05/2012 às 9:57
    Esse pratinho (ou vingancinha) está bem gostosinho de comer bem friozinho, com um sorrisinho maroto no lado esquerdo da boca, né Reinaldo?.
    Sempre fui um herege da Igreja do Aquecimento Global dos Santos dos Últimos Dias, é desalentador ver as coberturas da Sônia Bridi sobre qualquer catástrofe natural e terminar a reportagem com o famoso “e isso tudo só tende a aumentar com o aquecimento global”.
  26. Rodesilud
    -
    04/05/2012 às 9:55
    Enquanto uns lucraram, outros se estrumbicaram…
  27. Paulo
    -
    04/05/2012 às 9:54
    O Ricardo Felicio participou do programa Painel GloboNews com o Willian Waack há alguns anos atrás. Naquela ocasião ele teve a oportunidade de debater diretamente com o Jose Goldenberg sobre mudanças climáticas. O programa foi muito bom. Pela primeira vez eu vi alguém tendo a oportunidade de se contrapor -com argumentos bem fundamentados- ao famoso J. Goldenberg. Não consegui encontrar o video do programa na internet ainda mas vou continuar procurando.
  28. Chris-SP
    -
    04/05/2012 às 9:48
    Reinaldo
    Como sempre, parabéns por mais este texto. Sensacional também a entrevista do Jô Soares com o Prof. Ricardo Felício/USP. Ele derruba todos os mitos e as farsas que certos “estudiosos” e ambientalistas andaram espalhando por aí. Vamos poder dormir melhor a partir de agora.
  29. wagner
    -
    04/05/2012 às 9:46
    Caro amigo procure ver a entrevista do meteorologista Luiz Carlos Molion na Band.Ele resume esta aberração criada sobre o aquecimento global,ele simplesmente diz contrario o mundo esta mais frio e afirma que nada mais nada menos que ciclos.
  30. lzardo2003
    -
    04/05/2012 às 9:45
    Com o devido respeito, este país está sendo convertido em uma gigantesca fazenda, com o atual código ambiental, que já é uma afronta completa ao meio-ambiente.
    Manter matas às margens dos rios servem para evitar a perda destes rios, isto tem NADA a ver com aquecimento global
    Manter florestas ajudam a manter um clima mais estável e garante a reciclagem de chuvas, isto impede que secas e enchentes sejam mais intensas, isto tem NADA a ver com aquecimento global
    Punir os responsáveis por desmatamento ilegal, os quais o novo código quer perdoar é questão puramente de se cumprir leis e fazer justiça para com os que a cumpriram, isto tem NADA a ver com aquecimento global
    Garantir que nossos descendentes conheçam algo mais do que vacas, porcos e galinhas deveria ser uma prioridade dos que, como nós conheceram um mundo em melhor estado do que este que estamos deixando, isto tem NADA a ver com aquecimento global
    Defender um bando de ruralistas inescrupulosos deveria ser motivo de vergonha, mesmo para você, isto tem NADA a ver com aquecimento global
  31. Dario
    -
    04/05/2012 às 9:44
    Na entrevista do Jô, foi constrangedor o comentário do Juca de Oliveira pelo obscurantismo disfarçado de dado científico e, principalmente, pela tentativa gratuita de desqualificar o entrevistado.
    As pessoas deixam uma imagem triste quando são arrastadas pelo fanatismo.
  32. JAIME ROSA
    -
    04/05/2012 às 9:41
    Sou um pobre ignorante cultural pois estudei só até o segundo ano primário,(naquele tempo em que nesta série já se sabia a tabuada de vezes de cor e salteada)-mas acho que algumas mudanças são incontestáveis,primeiro:as pessoas estão branqueando os cabelos bem mais cedo,é sinal de amadurecimento,(com vinte,trinta anos)-mais,meninas de até nove anos sendo mãe,é sinal de amadurecimento-(pelo menos duas que se sabe)-a inteligência das crianças se percebe bem mais cedo,é sinal de amadurecimento,quando você põe em um lugar aquecido, por exemplo,as frutas,elas amadurecem bem rápido,o mesmo acontecem com o ser humano….existe,muitas e muitas coisas relacionadas com o aquecimento global,está aí,é só querer perceber….aproveito a oportunidade para dizer que serei um eterno fã e admirador destes jornalistas,REINALDO AZEVEDO E AUGUSTO NUNES,parabéns pela conduta jornalística,e continuem assim por favor.
  33. Ary Portella
    -
    04/05/2012 às 9:40
    Bota ALARMINSTA nisso…
  34. Genivaldo Santos
    -
    04/05/2012 às 9:33
    Essa história de “Aquecimento global” foi criada para tentar fazer lobby contra o crescimento da China, que seria então considerada inimiga mundial numero um em virtude do seu crescimento industrial vertiginoso, mas não colou. Em contrapartida os democratas fariam lobby dizendo que os EUA estavam “esverdeando”. Mas também não colou, pq não é lá muito sincero isso também e a atual crise não permite.
  35. Romel Bezerra
    -
    04/05/2012 às 9:33
    Por que esta noticia nao foi parar na primeira pagina do Google News ou repetida ad infinitum pelas agencias de noticias? Patrulhamento ideologico?
  36. Lúcia Helena
    -
    04/05/2012 às 9:30
    ADOREI a entrevista do Dr. Ricardo Augusto!!!!!!!!!!!!!!
  37. João Carlos
    -
    04/05/2012 às 9:28
    Reinaldo, eu costumo brincar com amigos explicando que “aquecimento global é um sistema climático que provoca a queda da temperatura”. Pelo menos nos últimos dois anos aqui em BH o período frio foi mais intenso e mais extenso, 2011 foi um ano frio para os mineiros. Felizmente, GAIA tem seu próprio autocontrole, com reconhece o autor da teoria.
  38. João Carlos
    -
    04/05/2012 às 9:28
    Reinaldo, eu costumo brincar com amigos explicando que “aquecimento global é um sistema climático que provoca a queda da temperatura”. Pelo menos nos últimos dois anos aqui em BH o período frio foi mais intenso e mais extenso, 2011 foi um ano frio para os mineiros. Felizmente, GAIA tem seu próprio autocontrole, com reconhece o autor da teoria.
  39. Tarcísio
    -
    04/05/2012 às 9:28
    Como leigo, não tenho como me aprofundar muito na discussão, ontem assisti à entrevista do professor de climatologia Ricardo Augusto Felício da USP programa do Jô e acabo de ler o seu post, confesso que fiquei um pouco aliviado com essas novidades (pelo menos novidades pra mim), mas o que tenho agora são dúvidas, primeiro, se o Sr. James Lovelock estava erado antes (erro confesso), porque não estaria agora? Segundo, se antes era uma farsa (como dito no título do post), porque essa mudança de opinião agora também não seria? Confesso que ando bastante incrédulo com as pessoas, principalmente devido às posturas anéticas dos políticos, mas é bom conhecer opiniões diferentes para poder tirar conclusões mais alinhadas com a verdade. Na dúvida, preservemos.
  40. Dailha
    -
    04/05/2012 às 9:23
    O cara da entrevista do Jo eh um bobalhao, pois faz piada com coisa seria (mesmo a negacao) e o Jo adora…
    Mas a noticia sobre o James Lovelock traz novamente luz ao debate. Eu mesmo sempre te recomendei ler os textos dele quando tripudiavas sobre a militancia do aquecimento.
    Ainda me chateio em ler, no texto que mais aprecio hoje - o teu, quando achincalhas com o tema, ate aceito que achincalhes a galera, pois militantes sejam verdes, vermelhos ou auriverdes merecem ser chamados de otarios.
    O Lovelock sim e um humano atento ao seu espaco vital real: o planeta. E com coragem, ou autonomia, suficiente para corrigir o proprio rumo das suas pesquisas e hipoteses, um cientista na acepcao da palavra.
    Eu apenas um leigo curioso e atento a tudo que me chega sobre o tema apenas consigo vislumbrar a complexidade de um modelo climatico, e ja tive acesso a informacoes suficientes sobre o oceano para imaginar o tamanho do problema: prever algo com relacao as proximas horas metereologicas. Isso sem falar no lixo boiando…
    Mas ainda acredito que o modelo economico/eco(i)logico atualmente seguido e defendido (ate pelo nosso grande lider) como desenvolvimento eh suicidio coletivo a longo prazo (o quao longo e que e o X da questao).
    Mas como sempre no futuro alguma civilizacao podera achar os restos das nossas cidades entre as florestas ou nos desertos do planeta Terra de amanha.
  41. Anônimo
    -
    04/05/2012 às 9:20
    Também muito interessantes são as exposições do professor Luiz Carlos Baldicero Molion: http://www.youtube.com/watch?v=0Lw9oiH4v8g.
  42. Ludgreen
    -
    04/05/2012 às 9:18
    Sempre desconfiei! Quando você fala uma coisa dessas sempre tem por perto um “descolado” ou uma “autoridade ambiental” para censurar. Tenha cuidado! Um “ecoterrorista” pode plantar um pé de maconha na sua casa!
  43. marcus paraguassu
    -
    04/05/2012 às 9:15
    só agora poderemos dizer que as coisas estão do mesmo jeito a 20 anos,eu acho natural que o mar vem avançando pouco a pouco,todos os rios do mundo vão p/ o mar,acho é normal que de 100 em 100 anos suba um pouco o nível.Esse povo fala do que ñ tem conhecimento,bem feito,por isso que os EUA não aceitaram fazer parte do tratado de KIOTO.
  44. Alguém
    -
    04/05/2012 às 9:12
    O “politicamente correto” nada mais é que a asquerosa patrulha ideológica dos esquerdistas, só que com um nome diferente. Eles querem definir o que temos que pensar, o que é correto e o que é errado pensar. É puro Orwel, puro 1984. O que se define como politicamente correto, não por acaso, são quase sempre teses da esquerda.
  45. 100destino
    -
    04/05/2012 às 9:08
    Tudo bem, aquecimento ou mudança climatica não faz a minima diferença .Pois estaremos nadanndo no lixo mesmo portanto…..
  46. Diako
    -
    04/05/2012 às 9:01
    Caro Reinaldo,geralmente concordo 70 ou 80% com seus
    pontos de vista à respeito do que escreve,mas tenho o que
    afirmarei ser uma descoberta(ainda não cogitei qual efeito
    tal descoberta teria ou poderia ter sobre o clima),digo que
    é uma descoberta(não se originou de teoria),em outubro/2011
    descobri que um cientista americano(universidade Denison em
    Ohio),já vêm elaborando um trabalho pelo menos 10anos antes
    que eu,o resultado teorizado por ele não é conclusivo,eu
    tenho um resultado que “poderei provar e disponibilizar a
    qualquer interessado acesso a elas,em qualquer tempo”
    Como não sou de nenhum meio acadêmico,nem por isso alheio
    ao conhecimento,não poderia pleitear nenhum financiamento
    de órgãos(qualquer que seja),gostaria de obter uma reunião
    com sua presença na Editora Abril,com pessoas de nível para
    expor 10% da descoberta,durante não mais que 1/2 hora,se eu
    não convencê-los,podem me expulsar,lógicamente quero que
    seja documentada a minha presença no local,estarei disponí
    vel qualquer dia da semana que vem.
    Êsse escrito,se quiser,pode bloquear,mas entre em
    contato no meu email,irás se surpreender,é totalmente
    inédito,e poderá render muitas matérias.
  47. jota
    -
    04/05/2012 às 8:58
    Caro Reinaldo.
    Acompanho há algum tempo o Professor Ricardo Felício. Assim como a você, a ele interssa somente o esclarecimento da verdade. Pena que poucos sejam os brasileiros que têm acesso a informação isenta de preconceitos e o resultado disso é o xiitismo ecológico do tipo Marina Silva, Al gore e tantos outros quetais.
    Mas, o arrependimento de Lovelock, o que dizem você e o Professor Felicio, é apenas parte da verdade. Lhe peço encarecidamente que você veja esse trabalho: “FARMS HERE, FORESTS THERE”. Digite no Gugle, assim mesmo, em inglês. Ou em portugês “FAZENDAS AQUI, FLORESTAS LÁ”, e o terá traduzido, o que não é o melhor.
    Gostaria imensamente que você fizesse outra matéria a respeito desse trabalho. Você que tem um dos blogs mais visitados do Brasil, tem até o dever de fazê-lo, tem muito a contribuir nessa discussão, e a esclarecer às pessoas, para que triunfe a verdade.
    Os leitores que se interessarem, podem acessá-lo, e verão com todas as letras, o que há de fato por trás do eco-xiitismo.
    Vamos lá. Vale a pena. Divulguem. Leiam. Informem-se. Dicutam. Argumentem.
    A guerra não está perdida.
  48. Jack
    -
    04/05/2012 às 8:53
    Será bem fácil reverter os efeitos do aquecimento, na verdade nada precisa ser feito, hehe.
    Mas, o que farão com os efeitos políticos causados pelo alarmismo. Será que os políticos voltarão atras? Ou será que foi exatamente para isso que o alarmismo foi fabricado?
  49. capitão
    -
    04/05/2012 às 8:52
    PROFESSOR MOLION
    Reinaldo, há alguns anos o professor e climatologista (um dos melhores do mundo), Luiz Carlos Molion, da Federal do Ceará, vem dizendo -com pouca repercussão- que o aquecimento global é balela. Há uma série dele sobre o assunto no You Tube. Imperdível.
    Ele conhece mesmo o assunto e dá exemplos irrefutáveis.
    Isto é de uma notícia de 2009:
    “Com 40 anos de experiência em estudos do clima no planeta, o meteorologista da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion apresenta ao mundo o discurso inverso ao apresentado pela maioria dos climatologistas. Representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Molion assegura que o homem e suas emissões na atmosfera são incapazes de causar um aquecimento global. Ele também diz que há manipulação dos dados da temperatura terrestre e garante: a Terra vai esfriar nos próximos 22 anos.
    Segundo Luiz Carlos Molion, somente o Brasil, dentre os países emergentes, dá importância à conferência da ONU
    Em entrevista ao UOL, Molion foi irônico ao ser questionado sobre uma possível ida a Copenhague: “perder meu tempo?” Segundo ele, somente o Brasil, dentre os países emergentes, dá importância à conferência da ONU. O meteorologista defende que a discussão deixou de ser científica para se tornar política e econômica, e que as potências mundiais estariam preocupadas em frear a evolução dos países em desenvolvimento.”
  50. J4S0N7
    -
    04/05/2012 às 8:50
    Meu caro Reinaldo, eu já sabia dessa. Nós precisamos aguçar nosso senso crítico, ler com ressalva o que diz a TV, Jornais, a Ciência…
  51. Sandra
    -
    04/05/2012 às 8:47
    Eu comecei a pegar uma antipatia em relação a bancos e sucos em pó que fazem comerciais mais preocupados com o planeta do que com a qualidade de seus produtos.
  52. Anônimo
    -
    04/05/2012 às 8:45
    as sacolinhas biodegradáveis que não se degradam.aliás,onde são feitas estas desditas?perguntem para o Abílio Diniz.
  53. Fabio
    -
    04/05/2012 às 8:39
    Também vi a entrevista com o Prof. Ricardo Felício, e ela acabou com o restinho das dúvidas que eu tinha. O Jô foi muito feliz em trazer alguém “diferente” ao seu programa, foi uma das melhores entrevistas do ano. O pior nessa entrevista foi o mico que o Juca de Oliveira pagou, falando aquele monte de bobagens sobre o petróleo do pré sal (que nem é explorado ainda!) e o ataque pessoal de quinta categoria.
  54. Cavalcanti
    -
    04/05/2012 às 8:38
    Calma, Reinaldo, como dizem por aí, ninguém perde dinheiro apostando na estupidez humana. Já tivemos a demonização do agrotóxico, depois veio o CFC, os trangênicos e o aquecimento global, que está terminando, fora os que eu não me lembro. Fico me perguntando qual será a próxima estória que criarão para poder ganhar um dinheirinho mole às custas dos otários. Bons tempos eram aqueles em que as mulheres queimavam sutiã… Bons e amadores, pois não geravam caixa.
    Fico me perguntando se essa turma nos países ricos é a mesma que é petralha por aqui, cámpora na Argentina e por aí vai. Os métodos são semelhantes e a inutilidade, idem.
    Abs, Cti.
  55. Ramon Navarro
    -
    04/05/2012 às 8:38
    Sugiro aos jornalistas espantados como esse da Folha, a entrevista com o professor Luiz Carlos Molion (por favor via Google tenho a entrevista aqui mas é muito longa) outro que rebate esses senhores do apocalipse e aos ruralistas, peço que continuem criando seu gado, adoro uma costela assada ou uma maminha pois, gases de suas boiadas se perdem na atmosfera assim como os nossos. hehehehehe
  56. cuidado com a patrulha
    -
    04/05/2012 às 8:35
    Caro Reinaldo,
    Será que os donos das “Igreja do Aquecimento Global dos
    Santos dos Últimos Dias” terão pelo menos a descência de
    fecha-las?
    Dá-lhe, de Al Gore à Juca de Oliveira!!
    O que tem de neguinho ganhando dinheiro com esse papo-
    furado, hein?!
  57. Sergio Hora
    -
    04/05/2012 às 8:31
    O velho Jacques Cousteau (bom de marketing, é verdade, o que não chega a desmerecê-lo) já dizia que a vegetação que cobre o planeta é elemento muito importante para o equilíbrio climático; mas não o principal. Os oceanos são o fundamento, deles é que é preciso tratar, os plânctos respiram, produzem muito mais oxigênio que todas as matas juntas.
    E advertia: não façam dos oceanos a lata de lixo do planeta.
  58. Romeu
    -
    04/05/2012 às 8:09
    Em entrevista no Roda Viva o Prof. Luíz Carlos Mollion, presidente do INPE, já havia destroçado o charlatão Lovelock e seu conluio com o Al. Verifiquem. É esclarecedor.
  59. Sergio Caetano
    -
    04/05/2012 às 8:08
    Rei,
    Adoro seus posts, concordo com quase tudo, porém sempre fico triste quando você faz esse jogo de palavras com a minha Igreja. Dá a entender que os mórmons são alarmistas e defensores ferrenhos de teorias tolas de aquecimento global. Não é a primeira vez que manifesto meu descontentamento com isso.
  60. Leo Angelo
    -
    04/05/2012 às 8:04
    Aquecimento global antes que seus detratores se confortem nos falsos dados apresentados tem muito mais de científico que se possa supor. Não exibe catastrofismo, no entanto; os dados, os que se podem confiar, são projeções e não certezas, posso enumerar uma porção de cientistas sérios que nas suas investidas na climatologia não chegaram a contradizer o aquecimento global
  61. Paulo Boccato
    -
    04/05/2012 às 7:44
    AZIS AB SABER QUE MORREU EXILADO PELA FOLHA DE SAO PAULO POR NEGAR O CREDO DO AQUECIMENTO GLOBAL E QUE ANTES O TINHA COMO ‘GURU’EM SUAS PAGINAS, AFIRMAVA QUE NENHUM MODELO ERA SERIO E CONCLUSIVO SOBRE ISTO…BASTOU PARA OS ARAUTOS DO FIM DO MUNDO, ECOCHATOS E DEAMIS NAZIAMBIENTALISTAS ,MUITOS DA MIDIA, O IGNORAREM…
    JAMIS FOI PERDOADO PELAS PATRULHAS DO POL. CORRETO !´
    O BRASIL E SUA MIDIA SAO UM PAIS E UMA IMPRENSA NOJENTOS !!!
    NAO GOSTO DE UM E NAO RESPEITO AO OUTRO…
  62. Creegos
    -
    04/05/2012 às 7:44
    Reinaldo, é importante distacar que o Lovelock não é o que possa ser considerado um cientista sério do clima. Seus cenários são ridículos, e descartados justamente por estudiosos sérios do clima. E isso inclui a tal “Hipótese Gaia”, uma desilusão profunda.
    Por favor, não confunda quem realmente está pesquisando as mudanças climáticas com esses malucos aproveitadores. As previsões dele não são científicas, e muito menos baseadas nos dados sendo coletados. Existem evidencias sim de mudança climática, mas nada que possa ser sentido pela população diretamente. O link abaixo fala um pouco sobre isso.
    http://thinkprogress.org/climate/2012/04/23/469749/james-lovelock-finally-walks-back-his-absurd-doomism-but-he-still-doesnt-follow-climate-science/?mobile=nc
    Existem pessoas à beira da racionalidade em qualquer movimento, e não é razoável julgar o todo por essas exceções.
  63. jgomes
    -
    04/05/2012 às 7:37
    Reinaldo,
    Que o meio ambiente precisa cuidados, não resta dúvida.
    Agora, que os ecoterroristas,os politicamente corretos e
    coisas mais já encheram nossas paciências,isto já está além
    dos limites. Existe sim uma indústria de crédito de carbono
    que gera milhões de dólares e tenta nos deixar mais idiotiza
    dos do que já estamos, e deve ter mais coisas por baixo deste
    “purismo” que nos atormenta. Quando vejo aquele representante
    do clã Sarney falando abobrinhas lá na Câmara dos Deputados,
    vem aquela sensação de “tem caroço neste angú”, pois eles não
    são santos e sem lucro não estariam metidos nisto. E aqueles
    bobalhões que os apoiam? São verdadeiros bonecos de ventrílo-
    co.

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]