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De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Data: 10 de maio de 2012 04:53:52 BRT
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4705
Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA Mensagens neste resumo (6 Mensagens)
- 1.
- Quarta-feira, 09 de Maio de 2012 De: Luciano
- 2.
- Quinta-feira, 10 de Maio de 2012 De: Luciano
- 3.
- Sexta-feira, Dia 11 de Maio de 2012 De: Luciano
- 4.
- Fwd: Papa nomeia Congregado como auxiliar do Rio De: Alexandre Martins
- 5.
- Escuta da Palavra e Meditação - 10/5/2012 - Uma proposta de amor. De: Família Arruda
Mensagens
- 1.
Quarta-feira, 09 de Maio de 2012
Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br lferrarez
Qua, 9 de Mai de 2012 9:06 am
Dia 09 de Maio â€" Quarta-feira
5ª Semana da Páscoa
(Pref. Pascal,Cor Branca)
O Evangelho deJesus fala- nos da vida de união com o Senhor, comparan do essa uniã o com os ramos ligados ao tronco.Nossa vocação cristã não é para o isolamento , mas para a união. Isso se chama Comunidad e, ou seja, por meio dela nósparticipamos na mesma vida de Jesus. E se, como os ramos ligados ao tronco, permanecermos ligados nele, temos a vidadele em nós, e o testemunh amos no mundo. Eis, pois, o que é a fé no Cristo ressuscitado.
Antífona de Entrada(Sl 70,8.23)
Que o vosso louvortransborde de minha boca; meus lábios exultarão cantando de alegria, aleluia!
Deus nos fala
O Evangelho não é uma teoria, masa Palavra da Verdade. Por isso, ele é o fermento libertador que traz vida emabundância. Ele não é um programa social, embora fermente e transforme a sociedade que o acolhe. Unir-se ao Evangelhoé unir-se à própria pessoa de Jesus.
Primeira Leitura(At 15,1-6)
Leitura dos Atosdos Apóstolos.
1Naqueles dias,chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisé sâ€. 2Isto provocou muita confusã o, e houve uma grande discussã ode Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalé m, para tratardess a questão com os apóstolos e os anciãos.
3Depois de teremsido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversã o dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmã os.
4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizadopor meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram- se edisseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá -los a observar a Lei de Moisé s. 6Então, os apóstolos e os anciãosreuniram -se para tratar desse assunto.
â€" Palavra do Senhor.
â€" Graças a Deus.
Responsório (Sl121)
â€" Que alegria, quandome disseram: Vamos à casa do Senhor!
â€" Que alegria, quandome disseram: Vamos à casa do Senhor!
â€" Que alegria, quandoouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!â€Â E agora nossos pés já se detêm, Jerusalé m, emtuas portas.
â€" Jerusalém, cidadebem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
â€" Para louvar, segundoa lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiç a lá está e o trono de Davi.
Aclamação (Jo 15,4-5)
â€" Aleluia, aleluia,aleluia.
â€" Aleluia, aleluia,aleluia.
â€" Ficai em mim, eeu em vós ficarei diz Jesus; quem em mim permanece há de dar muito fruto.
Evangelho (Jo15,1-8)
â€" O Senhor estejaconvosco.
â€" Ele está no meio de nós.
â€" Proclamação do Evangelhode Jesus Cristo † segundo Joã o.
â€" Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,disse Jesus a seus discí pulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que emmim nã o dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpospor causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanec erei em vós. Como o ramo não pode dar frutopor si mesmo, se nã o permanecer na videira, assim també m vós não podereis dar fruto, se não permanecerde s em mim.
5Eu sou a videirae vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mimnada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos sãorecolhido s, lançados no fogo e queimados . 7Se permanecerde s em mim e minhas palavras permanec erem em vós, pedi oque quiserde s e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
â€" Palavra da Salvação.
â€" Glória a vós, Senhor.
- 2.
Quinta-feira, 10 de Maio de 2012
Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br lferrarez
Qua, 9 de Mai de 2012 9:07 am
c
5ªSemanadaPáscoa
(Pref.Pascal,CorBranca)
Deusnãofazdistinçãodepessoas,deraçaoudecor. EmseuFilhoJesusC risto,queé asalvaçãoeterna, dáseuamoratodosos povos.Porisso, asalvaçãodeCristonã oéprivilégiodesteo udaquelepovo, masdetodososquea colhemaPalavrade Jesus,seuEvangel ho.Jesuséoamigove rdadeiroquedá suavidaesuaamiza decomodonsgratui tosdoamor. Estaéaféquebrotada ressurreiçãodeCristo.
AntífonadeEntrada(Êx15,1-2)
CantemosaoSenhor:elesecobriudegló ria.OSenhoré aminhaforç aeomeucântico: Foiparamimasalvação,aleluia!
Deusnosfala
APalavramostra-nosqueasalvaçãoédomdeDeusparat odasasgentesenã oprivilégiodepess oasoudepovos. Porisso,nosdizoC risto:â€Seguardardesosm eusmandamentos, permanecereisnom euamorâ€.EscutemossuaPa lavra.
PrimeiraLeitura(At15,7-21)
LeituradosAtosdosApóstolos.
Naquelesdias,7depoisdelongadi scussão,Pedroleva ntou-seefalouaos apóstoloseanciã os:“Irmãos,vóssabeisq ue,desdeosprimei rosdias,Deusmees colheu,dovossome io,paraqueospagã osouvissemdeminh abocaapalavradoE vangelhoeacredit assem.8Ora, Deus,queconheceo scorações,testemunhoua favordeles, dando-lhesoEspí ritoSantocomoode uanós.9Enãofeznenh umadistinçãoentrenóseeles, purificandoocoraçãodelesmediantea fé.10Então, porquevósagorapon desDeusàprova, querendoimporaos discípulosumjugoq uenemnossospaisn emnósmesmostivemo sforçaparasuporta r?11Aocontrá rio,épelagraç adoSenhorJesusqu eacreditamossers alvos,exatamente comoelesâ€.
12Houveentãoumgrandesilêncioemtodaaas sembleia. Depoisdisso, ouviramBarnabé ePaulocontartodo sossinaiseprodí giosqueDeushavia realizado, pormeiodeles, entreospagã os.13QuandoBarna béePauloterminara mdefalar, Tiagotomouapalav raedisse:“Irmãos,ouvi- me:14Simãoacabade noslembrarcomo, desdeocomeç o,Deussedignouto marhomensdasnaçõespagãsparaforma rumpovodedicadoa oseuNome. 15Issoconcordaco maspalavrasdospr ofetas,poisestá escrito:16“Depoisdisso, euvoltareierecon struireiatendade Daviquehaviacaí do;reconstruirei asruínasqueficara meareerguerei, 17afimdequeorest odoshomensprocur eoSenhorcomtodas asnaçõesqueforamconsa gradasaomeuNome.ÉoquedizoSenhor, quefezestascoisa s,18conhecidashá muitotempo’.
19Porisso,soudoparecerquedevemospar ardeimportunaros pagãosqueseconver temaDeus. 20Vamossomentepr escreverqueelese vitemoqueestá contaminadopelosí dolos,asuniõ esilegítimas, comercarnedeanim alsufocadoeousod osangue.21Comefe ito,desdeostempo santigos, emcadacidade, Moiséstemosseuspr egadores, queleemtodosossá badosnassinagoga sâ€.
â€"PalavradoSenhor.
â€"GraçasaDeus.
Responsório(Sl95)
â€"AnunciaiasmaravilhasdoSenhorentreto dasasnações.
â€"AnunciaiasmaravilhasdoSenhorentreto dasasnações.
â€"CantaiaoSenhorDeusumcantonovo, cantaiaoSenhorDe us,óterrainteira! Cantaiebendizeis eusantonome!
â€"Diaapósdiaanunciaisuasalvação,manifestaiasu aglóriaentreasnações,eentreospovo sdouniversoseusp rodígios!
â€"Publicaientreasnações:“ReinaoSenhor!†Elefirmououniversoinabalávelpoisospo voselejulgacomju stiça.
Aclamação(Jo10,27)
â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
â€"Minhasovelhasescutamminhavoz, minhavozestã oelasaescutar; euconheço, então,minhasovelh as,quemeseguem, comigoacaminhar.
Evangelho(Jo15,9-11)
â€"OSenhorestejaconvosco.
â€"Eleestánomeiodenós.
â€"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristo†segundoJoão.
â€"Glóriaavós,Senhor.
Naqueletempo,disseJesusaseusd iscípulos: 9“ComomeuPaimeamo u,assimtambé meuvosamei. Permaneceinomeua mor.10Seguardard esosmeusmandamen tos,permanecerei snomeuamor, assimcomoeuguard eiosmandamentosd omeuPaiepermaneç onoseuamor. 11Euvosdisseisto ,paraqueaminhaal egriaestejaemvó seavossaalegrias ejaplenaâ€.
â€"PalavradaSalvação.
â€"Glóriaavós,Senhor.
- 3.
Sexta-feira, Dia 11 de Maio de 2012
Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br lferrarez
Qua, 9 de Mai de 2012 9:08 am
Dia11deMaioâ€" Sexta-feira
5ªSemanadaPáscoa
(Pref.Pascal,CorBranca)
AComunidadeprimitivaalegra-seporque houvecompreensã oqueasalvaçãodeCristoestá alémdoslaçoscultur ais,conformeaCar tadosApóstolosà ComunidadedeAnti oquia.Essadecisã odosApóstolosestá deacordocomoEvan gelhodeCristo, quenãoquerumaadesã ocomoaumsenhorde escravos, masdepessoaslivr es,fiéiseirmã sdeverdade. Nossatarefaé testemunharoamor deCristoportodos nós.
AntífonadeEntrada(Ap5,12)
OCordeiroquefoiimoladoédignoderecebe ropoder,adivinda de,asabedoria, aforçaeahonra, aleluia!
Deusnosfala
Eisocuidadoapostólico:“Decidimos, oEspíritoSantoenó s,nãovosimpornenh umfardo,alé mdascoisasindisp ensáveisâ€.Oamorsópodegera rreciprocidade: porquesouamadota mbémdevoamar, eamarsempredojei todeJesus. Assimserompemdiv isões,cadeiaseesc ravidões.Escutemo saPalavraquenosl ibertaetrazavida .
PrimeiraLeitura(At15,22-31)
LeituradosAtosdosApóstolos.
Naquelesdias,22pareceubemaosa póstoloseaosanciã os,deacordocomto daacomunidadedeJ erusalém,escolher algunsdacomunida deparamandá -losaAntioquia, comPauloeBarnabé .
EscolheramJudas,chamadoBársabas, eSilas,queerammu itorespeitadospe losirmãos. 23Atravésdelesenv iaramaseguinteca rta:“Nós,osapóstoloseo sanciãos,vossosir mãos,saudamososir mãosvindosdopagan ismoequeestã oemAntioquiaenas regiõesdaSí riaedaCilí cia.24Ficamossab endoquealgunsdos nossoscausarampe rturbaçõescompalavrasqu etranstornaramvo ssoespírito. Elesnãoforamenvia dospornós. 25Entãodecidimos, decomumacordo, escolheralgunsre presentanteseman dá-losatévós, juntocomnossosqu eridosirmã osBarnabéePaulo, 26homensquearris caramsuasvidaspe lonomedenossoSen horJesusCristo. 27Porisso, estamosenviandoJ udaseSilas, quepessoalmentev ostransmitirã oamesmamensagem. 28Porquedecidimo s,oEspíritoSantoe nós,nãovosimpornen humfardo, alémdestascoisasi ndispensáveis: 29abster- sedecarnessacrif icadasaosí dolos,dosangue, dascarnesdeanima issufocadosedasu niõesilegítimas. Vósfareisbemseevi tardesessascoisa s.Saudações!â€
30Depoisdadespedida,JudaseSilasfora mparaAntioquia, reuniramaassembl eiaeentregaramac arta.31Asualeitu racausoualegria, porcausadoestí muloquetrazia.
â€"PalavradoSenhor.
â€"GraçasaDeus.
Responsório(Sl56)
â€"Voulouvar-vos,Senhor,entreospo vos.
â€"Voulouvar-vos,Senhor,entreospo vos.
â€"Meucoraçãoestápronto,meuDeus,estáprontoomeucor ação!Voucantaretoc arparavós: desperta, minhaalma, desperta! Despertemaharpae alira,euireiacor daraaurora!
â€"Voulouvar-vos,Senhor,entreospo vos,dar-vosgraç asporentreasnações!Vossoamoré maisaltoqueoscé us,maisqueasnuve nsavossaverdade! Elevai-vos,ó Deus,sobreoscé us,vossagló riarefuljanaterr a!
Aclamação(Jo15,15b)
â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
â€"Euvoschamomeusamigos,poisvosdeiacon heceroqueoPaimer evelou.
Evangelho(Jo15,12-17)
â€"OSenhorestejaconvosco.
â€"Eleestánomeiodenós.
â€"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristo†segundoJoão.
â€"Glóriaavós,Senhor.
Naqueletempo,disseJesusaosseu sdiscípulos: 12“Esteéomeumandame nto:amai- vosunsaosoutros, assimcomoeuvosam ei.13Ningué mtemamormaiordoq ueaquelequedá suavidapelosamig os.
14Vóssoismeusamigos,sefizerdesoqueeu vosmando. 15Jánãovoschamoser vos,poisoservonã osabeoquefazoseu Senhor.Euchamo- vosamigos, porquevosdeiacon hecertudooqueouv idemeuPai. 16Nãofostesvó squemeescolheste s,masfuieuquevos escolhievosdesig neiparairdesepar aqueproduzaisfru toeovossofrutope rmaneça.Oque, então,pedirdesaoP aiemmeunome, elevo-loconcederá .17Istoéoquevosor deno:amai- vosunsaosoutrosâ€.
â€"PalavradaSalvação.
â€"Glóriaavós,Senhor.
- 4.
Fwd: Papa nomeia Congregado como auxiliar do Rio
Enviado por: "Alexandre Martins" alexandre@alexandre.martins.nom.br alexandremartinsbr
Qua, 9 de Mai de 2012 10:13 am
Papa nomeia monsenhor Roque auxiliar do Rio de Janeiro
<http://www.portalum.com.br/index. >php?option= com_content& view=article& id=4176:papa- nomeia-conego- roque-auxiliar- do-rio-de- janeiro&catid= 88:rio-de- janeiro&Itemid= 462
Qua, 09 de Maio de 2012 07:31
<http://www.portalum.com.br/images/ >stories/Um/ bisposdobrasil/ roque_t2. jpg
Nesta quarta-feira, 9 de maio, o Papa Bento XVI nomeou o monsenhor Roque
Costa Souza, 45 anos, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O Santo Padre acolheu a solicitação do arcebispo Dom Orani João Tempesta
de poder contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar.
Sua ordenação episcopal já está marcada para o dia 23 de junho de 2012,
sábado, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de
Janeiro.
--- A data escolhida, às vésperas da festa de São João Batista, é uma
homenagem, 'um presente', ao nosso arcebispo Dom Orani, que aniversaria
nesse dia e será o principal consagrante, declarou monsenhor Roque.
Até a nomeação, monsenhor Roque exercia na Arquidiocese do Rio, onde é
incardinado, os ofícios de reitor do Seminário São José, pároco da
Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e capelão da Polícia
Militar do Estado do Rio de Janeiro.
--- Eu quero viver o ministério apostólico no serviço e dedicação aos
irmãos. O lema escolhido em oração: "Habitare fratres in unum" (Sl
133,1) quer ser a expressão da minha missão. Quero estar em união com
Dom Orani, os bispos auxiliares e meus irmãos sacerdotes com amizade
fraterna. Continuarei a servir o Povo de Deus com muita alegria, afirmou
monsenhor Roque.
Filho de Nelson Pinto de Souza, já falecido, e de Maria José Costa
Souza, monsenhor Roque nasceu no Rio de Janeiro aos 19 dias do mês de
agosto de 1966. Seus estudos superiores foram realizados no Rio de
Janeiro, com bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade
Católica (PUC-Rio). Foi ordenado pelo Cardeal Dom Eugenio de Araújo
Sales em 18 de junho de 1994.
Com a nova nomeação, a Arquidiocese do Rio passa a ter sete bispos
auxiliares ativos, o mesmo número dos vicariatos episcopais. É o quinto
bispo auxiliar nomeado no governo episcopal de Dom Orani, iniciado em 19
de abril de 2009.
A nomeação do monsenhor Roque é a primeira a ser publicada no governo do
novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello. Nomeado no dia
10 de fevereiro de 2012, ele foi apresentado à Igreja no Brasil no dia
26 de abril, na celebração de encerramento da 50º Assembléia Geral dos
Bispos do Brasil, realizada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em
Aparecida (SP).
--- Escrevi ao Santo Padre agradecendo a nomeação e dizendo sim, "eu
aceito a nomeação com muita alegria e disponibilidade para o serviço
apostólico em união com meu arcebispo". Recolhi-me na oração silenciosa
da Virgem Maria e, junta à Ela permaneço para renovar o meu sim à
vontade de Deus e viver segundo o Coração de Jesus, o Bom Pastor,
finalizou monsenhor Roque.
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Monsenhor Roque, nomeado Bispo Auxiliar do Rio
É com muita alegria que recebo hoje, dia 9 de maio de 2012, o anúncio de
que a nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro recebe mais
um bispo auxiliar. Hoje é anunciado que o Papa Bento XVI nomeou o Côn.
Roque Costa Souza, atualmente nosso reitor do Seminário Maior São José e
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, como Bispo
titular de "Castel Mediano" e Auxiliar do Rio de Janeiro.
Agradeço ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, porque, com esta nomeação,
completa a presença de um bispo auxiliar por vicariato em nossa cidade.
Cada bispo auxiliar em nossa arquidiocese tem também funções em toda a
extensão e nas várias realidades humanas, além de seguir algumas
pastorais mais de perto.
Louvo a Deus também pelo sim que, neste mês de Maria, o Cônego Roque
pronunciou ao ser chamado pelo Espírito Santo através da Igreja para
essa missão de apóstolo. Que o Senhor que o tem conduzido nestes anos em
nossa caminhada arquidiocesana continue levando adiante, com muitos
frutos, os passos iniciados nos primeiros momentos da formação em nosso
seminário, onde se formou e estudou.
Caros irmãos e irmãs de nossa querida Arquidiocese: o Senhor nos
concede, pelas mãos da Igreja, nomeado pelo Santo Padre, mais um
sucessor dos apóstolos! Convido a todos para que se unam ainda mais
nesses tempos de tantos belos sinais que Ele nos proporciona.
Nesses tempos de mudança de época, tantas contradições, ódios e
violências, chamados a uma nova evangelização ao comemorarmos os 50 anos
do início do Concílio Vaticano II, e iniciando o Ano da Fé ao
comemorarmos 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja, nossos olhos
agradecidos se voltam com esperança para o Senhor que nos brinda com
mais esse auxiliar.
Cônego Roque Costa Souza nasceu aqui mesmo no Rio de Janeiro, aos 19 de
agosto de 1966, quinto filho dos seis do casal Nelson e Maria José.
Depois da formação em nosso Seminário foi ordenado sacerdote junto com
dez outros companheiros no dia 18 de junho de 1994. Por escolha do agora
nomeado Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, a sua
ordenação episcopal será no dia 23 de junho de 2012, sábado, na Catedral
Metropolitana de São Sebastião, às 08h30min. Para este belo momento,
desde já convido todos os nossos diocesanos para participarem com
entusiasmo e alegria. Ele escolheu como lema de seu episcopado o texto
bíblico "Habitare fratres in unum" que recorda sua vida dedicada a
formar comunidade tanto nas paróquias como no seminário, assim como a
busca de viver em unidade com a igreja arquidiocesana e universal.
Grande parte da vida do Cônego Roque ele passou na missão de formador:
Prefeito e Reitor do então Seminário Menor São José; Vice-reitor e
Reitor do Seminário Maior São José. Esteve também ligado ao trabalho com
os sacerdotes, como Capelão da Irmandade São Pedro, Diretor Tesoureiro
da Casa do Padre, Provedor e depois Procurador da Irmandade de São
Pedro, além de membro do Conselho Presbiteral tanto da Arquidiocese do
Rio de Janeiro como do Ordinariato Militar do Brasil, pois era também
Capelão da Polícia Militar. Em maio do ano passado foi nomeado Cônego do
Cabido Metropolitano. A sua experiência pastoral também foi grande nas
várias missões que recebeu como Vigário Paroquial e Pároco: Paróquia
Jesus Bom Pastor, Paróquia São Francisco de Assis, Paróquia São João
Batista e Nossa Senhora das Graças e, até agora, Paróquia Nossa Senhora
do Carmo da Antiga Sé. Também atuou pastoralmente com as Equipes de
Nossa Senhora, vigário forâneo no Vicariato Urbano, na Federação das
Congregações Marianas, e na Irmandade Nossa Senhora das Dores.
Agora, este nosso caro irmão vem unir-se aos demais Bispos Auxiliares de
nossa Arquidiocese para servir ao povo de Deus como Apóstolo e Pastor.
Une-se também aos Bispos do Brasil e do Mundo para levar adiante o
anúncio do Reino de Deus e proclamar a todos a alegria do Cristo
Ressuscitado, vivo, presente entre nós, como Salvador de todos e
chamando a todos a uma nova vida.
Deus seja louvado por todos esses dons que nossa Arquidiocese recebe, e
que todos esses dons nos ajudem a viver ainda mais a nossa caminhada na
busca da santidade.
A Deus todo o louvor e glória!
Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ
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*Currículo*
Cônego Roque Costa Souza
Nascimento: Rio de Janeiro - 19/08/1966
Filiação: Nelson Pinto de Souza e Maria José Costa Souza
Ordenação Sacerdotal: 18/06/1994, na Catedral São Sebastião do Rio de
Janeiro, por Dom Eugênio de Araújo Sales
Formação
1981: Conclusão do Ensino Fundamental pela Escola Municipal Orsina da
Fonseca
1984: Conclusão do Ensino Médio pelo Colégio Estadual Paulo de Frontin
1989: Conclusão do Curso de Filosofia pela Faculdade Eclesiástica João
Paulo II da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
1993: Conclusão do Curso de Teologia pelo Instituto Superior de Teologia
da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
1993: Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Experiência Pastoral
1992: Diácono Prefeito do Seminário Menor São José
1994: Vigário Paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Anchieta
1994: Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Anchieta
1994: Reitor do Seminário Menor São José (4 anos)
1997: Capelão da Irmandade de São Pedro (2 anos)
1998: Pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em
Realengo (6 anos)
1999: Diretor Tesoureiro da Casa do Padre do Rio de Janeiro
1999: Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora
2001: Vigário Forâneo da Forania 2 do Vicariato Episcopal Oeste
2002: Capelão da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (9 anos)
2002: Provedor da Irmandade de São Pedro
2005: Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro
(7 anos, desde 13 de março de 2005)
2006: Vigário Forâneo da Forania 1 do Vicariato Episcopal Urbano
2006: Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora Região Rio III
2006: Procurador da Irmandade de São Pedro
2006: Assistente Eclesiástico da Federação da Congregação Mariana
2009: Capelão da Irmandade Nossa Senhora das Dores (PMERJ)
2010: Membro Eleito do Conselho Presbiteral do Ordinariado Militar do Brasil
2010: Membro Nomeado do Conselho Presbiteral da Arquidiocese do Rio de
Janeiro
2010: Vice-Reitor do Seminário Maior São José
2010: Reitor do Seminário Maior São José (desde 7/12/2010)
2011: Recebe o título de cônego (24 de maio)
2012: Nomeado bispo titular de Castel Mediano e auxiliar do Rio de Janeiro
http://www.portalum.com.br/index. php?option= com_content& view=article& id=4176:papa- nomeia-conego- roque-auxiliar- do-rio-de- janeiro&catid= 88:rio-de- janeiro&Itemid= 462
<http://www.portalum.com.br/index. >php?option= com_content& view=article& id=4176:papa- nomeia-conego- roque-auxiliar- do-rio-de- janeiro&catid= 88:rio-de- janeiro&Itemid= 462
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- 5.
Escuta da Palavra e Meditação - 10/5/2012 - Uma proposta de amor.
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 9 de Mai de 2012 6:00 pm
Leituras do dia:
At 15,7-21
Sl 96(95)
ESCUTA DA PALAVRA - VER
(O que diz o texto?
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São João 15,9-11
"Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
- Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa."
MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
Meditação:
A reflexão sobre a parábola da videira compreende os versículos de 1 a 17. Hoje meditaríamos os versículos de 9 a 11. Amanhã, o evangelho do dia pula os versículos de 12 a 17 e o retoma a partir do versículo 18, que nos apresenta outro tema.
Por isso incluiremos, nesta meditação, os versículos de 12 a 17, porque neles desabrocha a flor e a parábola da videira manifesta toda a sua beleza.
O evangelho de hoje tem só três versículos que continuam o evangelho de ontem e apresentam mais luz para aplicar a comparação da videira à vida das comunidades. A comunidade é como uma videira. Passa por momentos difíceis. É o momento da poda, momento necessário para produzir mais frutos.
Jesus permanece no amor do Pai observando os mandamentos recebidos dele. Nós permanecemos no amor de Jesus observando os mandamentos que ele nos deixou.
Devemos observá-los como ele observou os mandamentos do Pai: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor".
Nesta união de amor do Pai e de Jesus encontra-se a origem da verdadeira alegria: "Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".
O mandamento de Jesus é um só: "amar-nos uns aos outros, como ele nos amou!" (Jo 15, 12). Jesus supera o Antigo Testamento.
O critério antigo era: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lv 18, 19). O novo critério é: "Que vos ameis uns aos outros, como eu vos tenho amado". Aqui ele mesmo afirma: "Ninguém tem um amor maior do que este: dar a vida pelos próprios amigos!"
O mandamento de Jesus é um só: "amar-nos como ele nos amou!" (Jo 15,12). Jesus supera o Antigo Testamento. O critério antigo era o seguinte: "Amará teu próximo como a ti mesmo" (Lv 18,19). O novo critério é: "Amai- vos como eu vos amei".
"Vós sereis meus amigos se fizerdes o que nos mando", isto é a prática do amor até o dom total de si! Em seguida Jesus apresenta um ideal muito alto para a vida dos discípulos. Afirma: "Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai". Jesus não tinha mais segredos para seus discípulos. Narra-nos tudo o que ouviu do Pai!
Eis aqui o ideal estupendo da vida em comunidade: chegar a uma transparência total, ao ponto de não termos mais segredos entre nós e poder ter confiança plena um no outro, para poder falar da experiência que temos de Deus e da vida e, assim podermo-nos enriquecer mutuamente.
Os primeiros cristãos conseguiram alcançar este dia após muitos anos. "Tinham um só coração e uma só alma" (At 4,32; 1,14; 2,42.46).
Não somos nós que escolhemos Jesus. Ele nos encontrou, nos chamou e no confiou a missão de irmos pelo mundo e produzir frutos, frutos que permaneçam.
Nós temos necessidade dele, mas também ele quer ter necessidade de nós e do nosso trabalho para poder continuar a fazer hoje em favor das pessoas o que fazia pelo povo da Galileia. A última recomendação: "isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros!"
Para complementar: O povo da Bíblia cultivava videiras e produzia um bom vinho. A colheita da uva era uma festa, com cantos e danças. E isto deu origem ao canto da videira, utilizado pelo profeta Isaias.
Ele compara o povo de Israel a uma vinha (Is 5,1-7; 27,2-5; Sl 80,9-19). Antes dele, o profeta Oséias já tinha comparado Israel a uma vinha exuberante que mais frutos produzia, mais multiplicava suas idolatrias (Os 10,1).
Este tema foi utilizado por Jeremias, que comparou Israel a uma vinha selvagem (Jr 2,21), da qual foram arrancados os ramos (Jr 5,10; 6,9). Jeremias usa estes símbolos porque eles mesmo tinha uma vinha que tinha sido pisada e devastada pelos invasores (Jr 12,10).
Durante a escravidão na Babilônia, Ezequiel utilizou o símbolo da videira para denunciar a infidelidade do povo de Israel. Ele narrou três parábolas sobre a videira: (a) A videira queimada que não serve para mais nada (Ez 15,1-8); (b) A videira falsa plantada e protegida por duas águas, símbolos dos reis da Babilônia e Egito, inimigos de Israel (Ez 17,1-10). (c) A videira destruída pelo vento oriental, imagem da escravidão da Babilônia (Ez 19,10-14).
A comparação da videira foi usada por Jesus em diferentes parábolas: os trabalhadores da vinha (Mt 21,1-16); os dois filhos que devem trabalhar na vinha (Mt 21,33-32); aqueles que alugam a vinha, não pagam o dono, batem nos servos dele e matam o filho do patrão (Mt 21,33-45); a figueira plantada na vinha (Lc 13,6-9); a videira e seus ramos (Jo 15,1-17).
Amar o próximo como Jesus amou. Eis o ideal do cristão. Como o vivo? Tudo o que ouvi do Pai vo-lo tenho narrado. Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total! Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total. Como vivemos isso na minha comunidade?
Reflexão Apostólica:
Ontem quando divagávamos sobre a vida do cacto que vive em casa, nuns potinhos, enfeitado as casas e apartamentos, dizíamos: "(…) Quem prefere esperar de si sem Deus é o próprio cacto. Tem tudo ou quase tudo ao seu redor e a sua disposição, mas prefere, contrariando as expectativas, a manter os espinhos. Tem talentos, dons, mas os esconde ou só os revela as escondidas. Recebem todos os dias as chuvas de bênçãos dedicadas aos filhos, mas ainda prefere ser escravo".
Quem assim prefere viver priva-se de ver algo ainda mais grandioso e pleno em suas vidas que é a alegria de viver o amor que vem da fraternidade aos irmãos. "(…) Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa".
Outro ponto…
Nossa juventude hoje, em virtude da competitividade, cada vez mais, foca sua vida no futuro. Quando não esta em regime de semi-internato imposto pelas grandes escolas visando o vestibular ou ENEM, estão buscando exatamente o inverso, ou seja, "quanto menos tempo na escola, melhor".
Apesar de contraditório alimentam a idéia de "futuro sem escola", concepção esta ligada ao precoce e desordenado "amadurecimento e emancipação" de nossos jovens. Crêem eles, pais e filhos, que já vivem a fase adulta, (liberdade sentimental, afetiva e sexual), portanto, vivem o presente como já se estivessem no futuro.
Em conseqüência… Essa razão "8 ou 80" também tem se estendido a fé, a participação nos movimentos sociais, aos grupos de jovens, a participação nos sacramentos, na presença das pessoas na Missa dominical… Ou encontramos jovens bem dispostos e engajados ou aqueles que nem só vão à igreja "amarrados".
A lei mandou tirar o crucifixo das escolas, remove a educação religiosa, apóia a camisinha ao invés da educação e saúde (por ser mais barato), tenta legalizar o aborto como "solução", não revê suas obrigações e responsabilidades quanto ao ECA (estatuto da criança e do adolescente), persegue a opinião das entidades cristãs; tem o apoio da mídia, que dissemina suas idéias ditas "civilizadas" sobre comportamento, moda, sexo, (…) até em aldeia de índio, mas quando o bicho aperta diz que apóia a Campanha da Fraternidade, conversa com a CNBB, pedem ajuda…
"(…) Será que realmente fazeis justiça, ó poderosos do mundo? Será que julgais pelo direito, ó filhos dos homens? Não, pois em vossos corações cometeis iniqüidades, e vossas mãos distribuem injustiças sobre a terra. Desde o seio materno se extraviaram os ímpios, desde o seu nascimento se desgarraram os mentirosos. Semelhante ao das serpentes é o seu veneno, ao veneno da víbora surda que fecha os ouvidos para não ouvir a voz dos fascinadores, do mágico que enfeitiça habilmente". (Sl 57,2-6)
Esse é o mundo que criamos por termos calado e emancipado nossos jovens. Eles já são velhos e não tem mais coragem para exigir seus direitos. Aprenderam com seus pais, os mesmos que os lançam no mundo como batatas ao solo para que se criarem sozinhos. Pais estes que dizem para os filhos "você pensa que tenho tempo de ir a escola ouvir o 'blá, blá, blá' dos professores?".
Engraçado que para o mundo, Jesus parece andar na CONTRAMÃO a esse processo. Contramão essa que na verdade deveria ser nosso SENTIDO OBRIGATÓRIO. "(…), portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar".
Observemos mais os sinais! Busquemos a CONVERSÃO. RETORNEMOS a Deus!
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Pai, completa a alegria que o Espírito Santo faz brotar em mim, pois estou disposto a permanecer unido a ti e a teu Filho, e a ser fiel aos teus mandamentos, apesar das adversidades.
REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
Propósito: Assumir, concretamente, o Mandamento do amor..
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
- Mergulhar no mistério de Deus.
- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear Deus. Repousar em Deus.
- Ver a realidade com os olhos de Deus.
- 6.
MISERICÓRDIA DE DEUS (05) COMO A MISERICÓRDIA ENTRA NA AGEND
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Qua, 9 de Mai de 2012 7:43 pm
MISERICÓRDIA DE DEUS !
(05) COMO A MISERICÓRDIA ENTRA NA AGENDA CRISTÃ !
- "Nós fomos criados para sermos compassivos".
Embora a Criação seja considerada como um acto do Amor e da Misericórdia de Deus, Deus olhou sobre as profundidades do caos e, ainda por Misericórdia, pôs ordem e harmonia no Universo.
Com a mesma visão e definição de Misericórdia, devemos começar por assimilar que :
- "Deus criou o homem à Sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher".(Gen.1,27).
Na imagem de Deus nós entendemos que ficamos cheios de bondade, de clemência, dando e perdoando.
Nós fomos criados para sermos compassivos em ordem aos pobres e oprimidos, dando esmolas e dando-nos a nós próprios.
Eu gostaria de definir a Misericórdia como um dom pelo qual nós somos capazes de estar alheios aos nossos próprios interesses e partilhar do sofrimento dos outros.
A Misericórdia deve ser dinâmica.
A Misericórdia quer acção.
Deve haver uma partilha – emocional, mental, física e porventura financeira, na medida do possível.
A parabola do Bom Samaritano é um exemplo extraordinário da Misericórdia :
"Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu em poder dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote, que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de piedade. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denarius, deu-os ao estalajadeiro, dizendo : Trata bem dele e o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar".(Lc.10,30-36).
Jesus contou esta história depois de ter ensinado o mandamento do amor ao próximo.
Com esta história do Bom Samaritano nós começamos a compreeender e a sentir o significado do Mandamento do Amor.
E assim somos convidados a proceder do mesmo modo.
A Misericórdia é fundada apenas nos relacionamentos.
A Misericórdia é a fonte dos nossos relacionamentos com Deus e torna-se o coração dos relacionamentos com os outros.
A Misericórdia forma a ligação, forma o laço de união entre as pessoas, criando famílias, amigos e comunidades.
A Miserocórdia é também uma exigência para se poder entrar no céu, segundo a parabola do Juízo Final para os da direita:
- "Vinde benditos de Meu Pai…Porque tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e recolhestes-Me, estava nu e destes-Me de vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes ter comigo".(Mt.25, 34-36).
Os da direita foram bem-vindos para o Reino porque cumpriram aquilo a que nós chamamos as Obras de Misericórdia corporais.
Evidentemente, os que não cumpriram, foram condenados.
E Jesus fez o mesmo na parábola do rico avarento e do pobre Lázaro que lhe pedia esmola à entrada do portão.
John
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]