Enviado via iPhone
Início da mensagem encaminhada
De: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Data: 24 de maio de 2012 04:54:39 BRT
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4719[1 Anexo]
Responder A: "Sem respostas"<notify-dg-catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
JESUS FALA ATRAVÉS DE SUA IGREJA Mensagens neste resumo (3 Mensagens)
- 1.
- Santa Rita dos Impossíveis.ppsx De: Família Arruda
- 2.
- Escuta da Palavra e Meditação - 24/5/2012 - ... eu também este De: Família Arruda
Mensagens
- 1.
Santa Rita dos Impossíveis.ppsx
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 23 de Mai de 2012 5:44 am
[Anexo(s) de Família Arruda incluído(s) abaixo]
Oração em Honra de Santa Rita
Ó Deus,
que Vos dignastes comunicar a Santa Rita tanta graça,
que Vos imitou no amor aos seus inimigos,
trazendo no seu coração e na sua fronte
os sinais da Vossa caridade e Paixão,
nós Vos rogamos nos concedais,
por sua intercessão e méritos,
amar os nossos inimigos e contemplar continuamente,
com o espinho da compunção,
as dores da Vossa paixão.
Vós que viveis e reinais pelos séculos.Amém.
Anexo(s) de Família Arruda
1 de 1 arquivo(s)
- 2.
Escuta da Palavra e Meditação - 24/5/2012 - ... eu também este
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 23 de Mai de 2012 4:55 pm
Leituras do dia:
At 22,30; 23,6-11
Sl 16(15)
ESCUTA DA PALAVRA - VER
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São João 17,20-26
"Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem dele. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.
- Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles."
MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
Meditação:
A oração pela unidade conduz à derrubada do enorme muro ideológico e econômico, e também de concreto, que separa os ricos dos pobres.
Com esta oração, Jesus expressa seu profundo desejo de unidade. E esta não é somente entre os Apóstolos. E sim entre os discípulos e aqueles que mais tarde haveriam de acreditar nas suas palavras. É a unidade na comunhão de vida plena com todos os amados por Deus. Sobretudo comunhão com aqueles que procuram a face de Deus mesmo às apalpadelas.
Os excluídos pela sociedade; os sem rumo certo na vida. Também estes são alvos da amizade, simpatia e estima dos Cristãos.
Por eles reza para que reconhecendo seu mau caminho, os seus deslizes, quedas, fracassos e falhas se convertam e acreditando na Boa Nova pregada por Jesus possam ser salvos. Jesus, ao declarar a bem-aventurança dos pobres, ao repudiar o apego ao dinheiro e a opressão civil ou religiosa, indica o caminho desta unidade. No mundo cativo das ambições do poder e do dinheiro, instaura-se a injustiça que privilegia minorias e exclui maiorias.
Os discípulos devem compreender e, sobretudo, primar pela solidariedade, pessoa independentemente da sua condição social. Todos os homens maus ou bons, ricos ou pobres, brancos ou negros, naturais de um determinado lugar ou simplesmente residentes, todos são chamados à salvação.
A criação de Deus não pode ser considerada ou tida por propriedade privada de alguns. Um monopólio dos ricos em detrimento dos pobres. Pois, o que vemos é que os ricos tomam para si os meios que sustentam a vida, relegando os pobres à privação e à morte .
É precisamente o que acontece na maior parte dos casos daqueles condenados a morrer em reservas, feito animais do jardim zoológico; os meus irmãos e irmãs que trocam a vida uma moeda de 50 centavos ou 1 real em vias pública, com o risco de serem atropelado pelas viaturas; as moças que ganham a vida pelo corpo; os pobres e excluídos das favelas. Muito tínhamos a dizer. Verdade é que os grandes do poder financeiro e político muitas vezes submetem estes e aqueles a produzirem para eles e se apropriam de seus bens.
A união ecumênica dos discípulos de Jesus far-se-á na luta pela remoção da barreira que separa os ricos dos pobres. Esta deve ser a minha e a tua meta também meu irmão, minha irmã. Temos de lutar pela comunhão plena de amor, em que o amor do Pai e do próprio Jesus esteja em todos. E todos se sintam realmente amados pelo Deus. Eis a oração de Jesus que podemos adotar: Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo.
Para você o que significa amar? Você tem unidade com as pessoas da sua família? Você tem orado por elas? Por quem você precisa orar para que não entrem mais em conflitos que os (as) separam? Você se sente um (a) com as pessoas da Comunidade? Com os coordenadores. Você comunga do mesmo pensamento?
Reflexão Apostólica:
Esse evangelho me fez refletir diversos pontos:
1) Dedico algum tempo da minha oração por aqueles que não conhecem a Deus? "(…) Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles".
São Lucas trás em seus escritos uma particularidade que nenhum dos outros três narrou: O olhar de Jesus para Pedro durante a via sacra.
"(…) VOLTANDO-SE O SENHOR, OLHOU PARA PEDRO. Então Pedro se lembrou da palavra do Senhor: Hoje, antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes. Saiu dali e chorou amargamente".(Lc 22,61-62)
Quando narra esse fato Lucas não esconde o quanto aquele olhar representou para Pedro. Um olhar penetrante que talvez o lembrasse que de tudo que Jesus havia dito e premeditado a seu respeito na santa ceia, mas aquele olhar talvez dissesse a Pedro: MESMO ASSIM, EU CONTINUAREI A REZAR POR VOCÊ!
2) Apesar das diferenças de opinião e de compreensões, consigo buscar um denominador comum? "(…) E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo"
Esses dias atrás discuti com um amigo de longa data, e após meditar as conseqüências da briga, noto que quem saiu perdendo foi eu, ele e a comunidade que pertencemos. Talvez, nas ocasiões como esta, que se repetem dia-a-dia conosco, que não chegam a essa mesma reflexão, continuarão a condenar a comunidade. Não dá pra ser amigo de Deus sem querer ouvi-LO.
3) Tenho compreensão que minha maior missão esta no próximo e não em mim? "(…) Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles".
O que adianta chegar ao céu sozinho?
A oração torna nosso caminho menos turbulento. Ela não nos afastará dos problemas, mas nos ajudará em muito a superá-los. Mas muitos dos que nos cercam precisam aprender a rezar conosco. Se sou cristão apenas na Igreja significa que não aprendi nada e Jesus volta novamente seu olhar a dizer:MESMO ASSIM, EU CONTINUAREI A REZAR POR VOCÊ! A propósito, lembro-me da pergunta formulada para a nossa última reunião de Equipe (Capítulo III - Espiritualidade do Cotidiano,do Tema: "Vai, e também tu faze o mesmo"): "Minha forma de agir é a mesma tanto nos ambientes eclesiais, quanto junto à realidade do meu cotidiano?"
Queremos estar cercados de pessoas perfeitas que aturem a minha própria imperfeição. Sou imperfeito e minha perfeição só será completada na lida com as pessoas. Talvez seja isso que Tiago quisesse dizer com "a fé sem obras é morta"!
Nascemos para ser competitivos. Disputamos com outros tantos espermatozóides um único óvulo. Queremos ser os melhores, passar no vestibular, num concurso, (…); mas para o céu não há limite de vagas, não é concurso, então porque competição?
Creio que a preocupação de preparar moradas não foi para que somente eu chegasse lá.
"(…) Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou". (Jo 14,1-4)
Vamos avançar! Vamos OUSAR O EVANGELHO!
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Espírito de comunhão, não permitas que se rompam os laços que me ligam a todos os meus irmãos e irmãs, e faça-me compreender o valor da unidade proclamada por Jesus.
REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
Propósito: Fazer tudo com amor.
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
- Mergulhar no mistério de Deus.
- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear Deus. Repousar em Deus.
- Ver a realidade com os olhos de Deus.
- 3.
MISERICÓRDIA DE DEUS (07) MISERICÓRDIA NOS TEMPOS DE HOJE S
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Qua, 23 de Mai de 2012 7:37 pm
MISERICÓRDIA DE DEUS !
(07) MISERICÓRDIA NOS TEMPOS DE HOJE !
"A Misericórdia é para todos os tempos, lugares e pessoas"
Segundo algumas estatísticas, talvez optimistas, o Cristianismo vai crescendo ao ritmo de 40% ao ano.
A primeira virtude do Cristianismo é a Misericórdia, porque, a sua principal razão é o expoente do seu crescimento.
O Cristianismo difundiu-se através do mundo conhecido, governado por Roma.
Os Romanos oferciam sacrifícios aos seus deuses pagãos, mas não tinham uma razão para o fazer, porque não entendiam que Deus "não queria sacrifícios mas sim Misericórdia".
Um Deus que amava a Criação, amava o seu povo e requeria que as pessoas se amasem umas às outras, o que seria para os Romanos uma ideia inesquecível.
Mas os Cristãos acreditavam que a Misericórdia era a expressão fundamental da sua Religião.
Também para os Romanos, era uma ideia extraordinária que o amor e a misericódia se estendessem para além da família e dos amigos.
A Cristandade era uma "Ideia Nova", que era considerada como radical.
Para apreciar exactamente como esta ideia era radical, imaginemos por um momento o estabelecimento fisico e social das antigas cidades onde se foi radicando o Cristianismo.
Antioquia, por exemplo, onde os seguidores de Cristo primeiro se chamaram Cristãos, era, geograficamente pequena com uma densidade populacional de 117 habitantes por acre quadrado, enquanto agora Nova Yorque tem uma densidade populacional de 41 pessoa por acre quadrado, ou Toronto, no Canadá com 16 pessoas por acre quadrado.
Uma tal densidade populacional acarretava muitos problemas; apesar de haver muitos aquedutos, havia falta de água.
Enquanto os viajantes de hoje ficam maravilhados com os aquedutos romanos, todavia eles não tinham serviços sanitários.
Por toda parte havia pobreza, doenças e a morte, o que representava uma terrível miséria humana.
Com a alta percentage de mortalidade e a curta expectativa de longevidade, havia uma constante corrente de migrações.
Nestas circunstâncias de meio ambiente o Cristianismo conseguiu dar mais segurança e estabilidade, sobretudo pela assistência às viúvas e aos órfãos..
Oferecia cuidados de enfermagem aos doentes, amizade e conforto aos prisioneiros e hospitalidade aos imigrantes que iam chegando.
E tudo isto era feito sem olhar a credos ou raças.
Os Cristãos eram os activistas sociais do seu tempo.
E todos esses serviços ajudavam a actualizar a economia romana.
Ora tudo isto começou há cerca de 2000 anos, e agora vejamos o que se passa actualmente.
Em 2007 havia 15,9 milhões de refugiados, dos quais 80% eram mulheres e crianças.
Nos Estados Unidos aproximadamente 38 milhões de pessoas têm problemas para arranjar o dinheiro suficiente para a sua subsistência.
Em 2007, cerca de 700.000 crianças passaram fome durante o ano.
Ainda hoje a Misericórdia é a virtude principal.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Em 554, o Imperador Justiniano recapturou a Itália dos Ostrogodos, mas o país ficou muito enfraquecido e faminto. Devido aos esforços do Papa Gregório, a Itália recuperou, graças aos recursos dos estados papais, numa campanha de Misericórdia, alimentando milhares de pessoas famintas.
John
Nascimento
Precisa responder?Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]