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De: <catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Data: 6 de maio de 2012 08:58
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2879
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
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De: <catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Data: 6 de maio de 2012 08:58
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2879
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Mensagens neste resumo (4 Mensagens)
- 1.
- Casamento & Divorcio - Apostila Espírita Gratuita (Arquivo PDF) De: Elaine Bottelho
- 4.
- Mariana, 17 , deseas conocerla? De: TopFace
Mensagens
- 1.
-
Casamento & Divorcio - Apostila Espírita Gratuita (Arquivo PDF)
Enviado por: "Elaine Bottelho" elaine.bottelho@gmail.com
Sáb, 5 de Mai de 2012 12:29 pm
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elaine.bottelho@gmail.com
Aqui está uma leitura que vai ajudar a melhorar o relacionamento em familia
e
muitas dicas para superar as dificuldades.
O texto traz diversos capítulos novos; e a entrevista da terapeuta
americana que
durante mais de 25 anos acompanhou a vida de mais de 130 filhos de pais
divorciados; narrando nesta entrevista a revista VEJA; as dificuldades que
passaram e como superaram.
Lembrando, para solicitar:
elaine.bottelho@gmail.com
Um grande abraço fraterno,
Elaine
- 2.
-
VIDEIRA - VINHA Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca
Sáb, 5 de Mai de 2012 7:33 pm
VIDEIRA-VINHA !
- "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).
As alusões à Videira na Bíblia manifestam que a sua plantação e exploração já eram conhecidas e comuns nos tempos antigos.
Os antigos atribuíam a origem da vinha, como doutras coisas naturais, aos deuses.
Baco era o deus do vinho.
A Bíblia desmitiza tal lenda e atribui-a simplesmente a Noé; e fá-lo numa narração cheia de ironia, contra os abusos do vinho :
- "Noé, que era agricultor, começou a lavrar a terra e plantou a primeira vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se e despiu-se dentro da sua tenda". (Gn. 10/20-21).
A Bíblia aproveita também para, lendariamente, explicar a hostilidade reinante entre o povo bíblico e os cananeus, dando-nos em verso o testemunho de Noé, processo literário utilizado noutros casos análogos . (cf.Gn.27/27sg: 49/1 sg.).
A Videira era normalmente plantada nas encostas, não só para estarem mais expostas ao sol como também porque aí não era tão fácil semear os cereais.
O solo devia ser limpo de pedras e trabalhado de modo a ficar em leiras como em terraços e, para ficar protegido contra os animais selvagens, era rodeado com uma sebe ou uma parede, e ainda devia ter uma espécie de torre de vigia.
Assim o explica Isaías :
- "O meu amado possuía uma vinha numa colina fértil. Cavou-a, tirou-lhe as pedras, e plantou-a de bacelo escolhido. Edificou-lhe uma torre no meio, e construiu nela um lagar...".(Is.5/1-2).
Os cuidados com a vinha são mencionados em várias passagens da Bíblia :
- "Passei pelo campo do preguiçoso e pela vinha do homem insensato, e vi que tudo estava cheio de urtigas, que os espinhos cobriam o solo e o muro de pedra estava por terra". (Prov.24/30-31).
- "Cantai a vinha formosa! Sou Eu, o Senhor, que a guardo : rego-a no momento oportuno a fim de que os seus sarmentos não murchem, e a guardo de dia e de noite, e nada tenho contra ela". (Is.27/2-4).
As vindimas eram uma ocasião de festa como o prova a Festa dos Tabernáculos e como é mencionado em Silo :
- "Eis que se aproxima a festa anual do Senhor em Silo[...]Ide e escondei-vos nas vinhas. Quando virdes as filhas de Silo saírem para dançar juntas, saí de repente das vinhas e cada qual tome uma para mulher...". (Jz.21/19-21).
No tempo do festival havia danças nos campos, e muita alegria, pelo que Moab se lamenta depois do regresso dos Israelitas do exílio :
- "A alegria e o regozijo desapareceram dos campos e nas vinhas não há cânticos nem gritos de júbilo. Não mais se pisa vinho nos lagares, cessou a voz dos pisadores". (Is. 16/10).
A Bíblia usa metaforicamente a videira :
- Como Israel.
- "Eu te plantei como vinha escolhida, com sarmentos de boa qualidade". (Jer.2/21).
- Como Sabedoria.
- "Cresci como a videira de frutos de agradável odor". (Ecli.24/23).
- Como uma esposa.
- "A tua esposa, qual videira fecunda no interior do teu lar". (Sl.128/3).
- Como a casa real de Judá.
- "A tua mãe assemelhava-se a uma videira plantada junto da água, carregada de frutos e folhagem". (Ez.l9/10).
- Jesus diz, de Si mesmo :
- "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).
John
Nascimento
- 3.
-
LITURGIA EUCARÍSTICA Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca
Sáb, 5 de Mai de 2012 7:34 pm
LITURGIA EUCARÍSTICA !
*****************
A celebração da Eucaristia, realizada sobre o Altar, é popularmente conhecida por vários nomes, incluindo "O Santo Sacrifício da Missa" e "Liturgia Eucarística".
Todavia, a Missa e a Liturgia da Eucaristia são realidades diferentes.
* A Missa é o sacrifício oferecido em comunhão com o oferecimento de Cristo na Cruz.
* A Liturgia da Eucaristia é o Dom permanente do Corpo e do Sangue de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, que alimenta e fortifica os que se encontram em peregrinação para Deus.
Um sacerdote ordenado validamente, com a intenção própria e usando matéria válida e forma correcta, oferece o mesmo sacrifício que Jesus ofereceu ao Pai em Sexta-feira Santa.
O sacerdote usa as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia :
"Isto é o Meu Corpo...Isto é o Meu Sangue...Fazei isto em memória de Mim... (Lc.22,19-20).
A celebração da Eucaristia é a Missa de sempre, conforme nos diz o Catecismo da Igreja Católica :
1345. - Desde o século II, temos o testemunho de S. Justino, mártir, sobre as grandes linhas do desenrolar da celebração eucarística. Permaneceram as mesmas até aos nossos dias, em todas as famílias litúrgicas. Eis o que ele escreve, cerca do ano 155, para explicar ao imperador pagão Antonino Pio (138-161) o que fazem os cristãos :
No dia que chamam Dia do Sol, realiza-se a reunião num mesmo lugar de todos os que habitam a cidade e o campo.
Lêem-se as memórias dos Apóstolos e os escritos dos Profetas, na medida em que o tempo o permite.
Quando o leitor acabou, aquele que preside toma a palavra para incitar e exortar à imitação dessas belas coisas.
Em seguida, levantamo-nos todos juntamente e fazemos orações por nós mesmos(...) e por todos os outros, onde quer que estejam, para que sejamos encontrados justos por nossa vida e acções, e fiéis aos mandamentos, e assim obtenhamos a salvação eterna.
Terminadas as orações, damo-nos um ósculo uns aos outros.
Depois, apresenta-se, àquele que preside aos irmãos, pão e uma taça de água e vinho misturados.
Ele toma-os e faz subir louvor e glória ao Pai do Universo, pelo nome do Filho e do Espirito Santo, e dá graças (em grego : eucharistian) longamente, por termos sido julgados dignos destes dons.
Quando ele termina as orações e acções de graças, todo o povo presente solta uma aclamação, dizendo : Amen.
Depois de aquele que preside ter feito a acção de graças e de o povo ter respondido, aqueles a que entre nós chamamos diáconos distribuem, a todos os que estão presentes, pão, vinho e água "eucaristisados" e também os levam aos ausentes....
.....................................................
Presentemente, a celebração da Eucaristia processa-se assim :
Com Cristo para o Pai. Sobre o altar, Jesus, que esteve presente na assembleia, no sacerdote e na Liturgia da Palavra, irá ficar presente sob as espécies do pão e do vinho.
A nossa oferta. O pão e o vinho são frutos da terra, que Deus confiou ao homem, com todas as suas riquezas. Oferecendo-os ao Senhor é a nós mesmos, é a nossa vida inteira que oferecemos ao Pai.
Oração Eucarística. Ponto central e culminante de toda a celebração, a "Oração Eucarística" é :
- Uma oração de acção de graças, dirigida ao Pai, por meio de Jesus, pelo sacerdote, em nome da assembleia.
- Uma acção sagrada, no decorrer da qual se opera a Transubstanciação do pão e do vinho no Corpo do Senhor Jesus Cristo.
Acção de Graças. Para o Pai se dirige o louvor e a glorificação da assembleia, a que se une toda a Igreja, assim como a criação inteira.
Memorial da Morte e Ressurreição. Evoca-se a Última Ceia, os gestos e as palavras de Jesus. Os dons por nós oferecidos ficam consagrados. São agora a Hóstia pura, santa e imaculada, apresentada ao Pai e oferecida pela assembleia, para sua salvação.
Convívio Pascal. É o banquete do Corpo e do Sangue do Senhor. Quem será, porém, digno de participar nesse banquete ?
Oração Dominical. É a oração que Jesus nos ensinou que serve de preparação para a Comunhão, que podemos rezar de mãos dadas.
No Abraço da Paz. Formamos um só Corpo. Com o rito da paz exprimimos o nosso desejo de reconciliação com os irmãos para nos apresentarmos sem ódio no coração.
Comunhão com Deus e os Irmãos. A Comunhão é o alimento que nos robustece e fortifica nas dificuldades da nossa caminhada. Unidos caminharemos para Deus.
A Nossa Missão. Agora, mais comprometidos na acção de graças, vamos continuar junto dos nossos irmãos a "louvar e a bendizer a Deus", vamos continuar a nossa Eucaristia.
John
Nascimento
- 4.
-
Mariana, 17 , deseas conocerla?
Enviado por: "TopFace" apps+zelcfggf@facebookappmail.com
Dom, 6 de Mai de 2012 1:04 am
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1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. | ||
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]