domingo, 6 de maio de 2012

Fwd: [catolicos_respondem] Resumo 2879



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Data: 6 de maio de 2012 08:58
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2879
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br


Mensagens neste resumo (4 Mensagens)

Mensagens

1.

Casamento & Divorcio - Apostila Espírita Gratuita (Arquivo PDF)

Enviado por: "Elaine Bottelho" elaine.bottelho@gmail.com

Sáb, 5 de Mai de 2012 12:29 pm



Como vai seu Casamento?

Se ele está indo mal, você pode melhorar seu casamento. Se ele está indo
bem,
você pode torná-lo ainda melhor.

Nossa apostila é GRATUITA e, temos certeza, poderá trazer muitos benefícios
para sua vida e seu casamento:

MATRIMÔNIO e DIVÓRCIO

Solicitar para:
elaine.bottelho@gmail.com

Aqui está uma leitura que vai ajudar a melhorar o relacionamento em familia
e
muitas dicas para superar as dificuldades.

O texto traz diversos capítulos novos; e a entrevista da terapeuta
americana que
durante mais de 25 anos acompanhou a vida de mais de 130 filhos de pais
divorciados; narrando nesta entrevista a revista VEJA; as dificuldades que
passaram e como superaram.

Lembrando, para solicitar:
elaine.bottelho@gmail.com

Um grande abraço fraterno,

Elaine
2.

VIDEIRA - VINHA Som !

Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca

Sáb, 5 de Mai de 2012 7:33 pm





VIDEIRA-VINHA !

- "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).

As alusões à Videira na Bíblia manifestam que a sua plantação e exploração já eram conhecidas e comuns nos tempos antigos.

Os antigos atribuíam a origem da vinha, como doutras coisas naturais, aos deuses.

Baco era o deus do vinho.

A Bíblia desmitiza tal lenda e atribui-a simplesmente a Noé; e fá-­lo numa narração cheia de ironia, contra os abusos do vinho :

- "Noé, que era agricultor, começou a lavrar a terra e plantou a primeira vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se e despiu-se dentro da sua tenda". (Gn. 10/20-21).

A Bíblia aproveita também para, lendariamente, explicar a hostilidade reinante entre o povo bíblico e os cananeus, dando-nos em verso o testemunho de Noé, processo literário utilizado noutros casos análogos . (cf.Gn.27/27sg: 49/1 sg.).

A Videira era normalmente plantada nas encostas, não só para estarem mais expostas ao sol como também porque aí não era tão fácil semear os cereais.

O solo devia ser limpo de pedras e trabalhado de modo a ficar em leiras como em terraços e, para ficar protegido contra os animais selvagens, era rodeado com uma sebe ou uma parede, e ainda devia ter uma espécie de torre de vigia.

Assim o explica Isaías :

- "O meu amado possuía uma vinha numa colina fértil. Cavou-a, tirou-lhe as pedras, e plantou-a de bacelo escolhido. Edificou-lhe uma torre no meio, e construiu nela um lagar...".(Is.5/1-2).

Os cuidados com a vinha são mencionados em várias passagens da Bíblia :

- "Passei pelo campo do preguiçoso e pela vinha do homem insensato, e vi que tudo estava cheio de urtigas, que os espinhos cobriam o solo e o muro de pedra estava por terra". (Prov.24/30-31).

- "Cantai a vinha formosa! Sou Eu, o Senhor, que a guardo : rego-a no momento oportuno a fim de que os seus sarmentos não murchem, e a guardo de dia e de noite, e nada tenho contra ela". (Is.27/2-4).

As vindimas eram uma ocasião de festa como o prova a Festa dos Tabernáculos e como é mencionado em Silo :

- "Eis que se aproxima a festa anual do Senhor em Silo[...]Ide e escondei-vos nas vinhas. Quando virdes as filhas de Silo saírem para dançar juntas, saí de repente das vinhas e cada qual tome uma para mulher...". (Jz.21/19-21).

No tempo do festival havia danças nos campos, e muita alegria, pelo que Moab se lamenta depois do regresso dos Israelitas do exílio :

- "A alegria e o regozijo desapareceram dos campos e nas vinhas não há cânticos nem gritos de júbilo. Não mais se pisa vinho nos lagares, cessou a voz dos pisadores". (Is. 16/10).

A Bíblia usa metaforicamente a videira :

- Como Israel.

- "Eu te plantei como vinha escolhida, com sarmentos de boa qualidade". (Jer.2/21).

- Como Sabedoria.

- "Cresci como a videira de frutos de agradável odor". (Ecli.24/23).

- Como uma esposa.

- "A tua esposa, qual videira fecunda no interior do teu lar". (Sl.128/3).

- Como a casa real de Judá.

- "A tua mãe assemelhava-se a uma videira plantada junto da água, carregada de frutos e folhagem". (Ez.l9/10).

- Jesus diz, de Si mesmo :

- "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor". (Jo. 15/1).

John

Nascimento

3.

  LITURGIA EUCARÍSTICA  Som !

Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca

Sáb, 5 de Mai de 2012 7:34 pm





LITURGIA EUCARÍSTICA !

*****************

A celebração da Eucaristia, realizada sobre o Altar, é popularmente conhecida por vários nomes, incluindo "O Santo Sacrifício da Missa" e "Liturgia Eucarística".

Todavia, a Missa e a Liturgia da Eucaristia são realidades diferentes.

* A Missa é o sacrifício oferecido em comunhão com o oferecimento de Cristo na Cruz.

* A Liturgia da Eucaristia é o Dom permanente do Corpo e do Sangue de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, que alimenta e fortifica os que se encontram em peregrinação para Deus.

Um sacerdote ordenado validamente, com a intenção própria e usando matéria válida e forma correcta, oferece o mesmo sacrifício que Jesus ofereceu ao Pai em Sexta-feira Santa.

O sacerdote usa as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia :

"Isto é o Meu Corpo...Isto é o Meu Sangue...Fazei isto em memória de Mim... (Lc.22,19-20).

A celebração da Eucaristia é a Missa de sempre, conforme nos diz o Catecismo da Igreja Católica :

1345. - Desde o século II, temos o testemunho de S. Justino, mártir, sobre as grandes linhas do desenrolar da celebração eucarística. Permaneceram as mesmas até aos nossos dias, em todas as famílias litúrgicas. Eis o que ele escreve, cerca do ano 155, para explicar ao imperador pagão Antonino Pio (138-161) o que fazem os cristãos :

No dia que chamam Dia do Sol, realiza-se a reunião num mesmo lugar de todos os que habitam a cidade e o campo.

Lêem-se as memórias dos Apóstolos e os escritos dos Profetas, na medida em que o tempo o permite.

Quando o leitor acabou, aquele que preside toma a palavra para incitar e exortar à imitação dessas belas coisas.

Em seguida, levantamo-nos todos juntamente e fazemos orações por nós mesmos(...) e por todos os outros, onde quer que estejam, para que sejamos encontrados justos por nossa vida e acções, e fiéis aos mandamentos, e assim obtenhamos a salvação eterna.

Terminadas as orações, damo-nos um ósculo uns aos outros.

Depois, apresenta-se, àquele que preside aos irmãos, pão e uma taça de água e vinho misturados.

Ele toma-os e faz subir louvor e glória ao Pai do Universo, pelo nome do Filho e do Espirito Santo, e dá graças (em grego : eucharistian) longamente, por termos sido julgados dignos destes dons.

Quando ele termina as orações e acções de graças, todo o povo presente solta uma aclamação, dizendo : Amen.

Depois de aquele que preside ter feito a acção de graças e de o povo ter respondido, aqueles a que entre nós chamamos diáconos distribuem, a todos os que estão presentes, pão, vinho e água "eucaristisados" e também os levam aos ausentes....

.....................................................

Presentemente, a celebração da Eucaristia processa-se assim :

Com Cristo para o Pai. Sobre o altar, Jesus, que esteve presente na assembleia, no sacerdote e na Liturgia da Palavra, irá ficar presente sob as espécies do pão e do vinho.

A nossa oferta. O pão e o vinho são frutos da terra, que Deus confiou ao homem, com todas as suas riquezas. Oferecendo-os ao Senhor é a nós mesmos, é a nossa vida inteira que oferecemos ao Pai.

Oração Eucarística. Ponto central e culminante de toda a celebração, a "Oração Eucarística" é :

- Uma oração de acção de graças, dirigida ao Pai, por meio de Jesus, pelo sacerdote, em nome da assembleia.

- Uma acção sagrada, no decorrer da qual se opera a Transubstanciação do pão e do vinho no Corpo do Senhor Jesus Cristo.

Acção de Graças. Para o Pai se dirige o louvor e a glorificação da assembleia, a que se une toda a Igreja, assim como a criação inteira.

Memorial da Morte e Ressurreição. Evoca-se a Última Ceia, os gestos e as palavras de Jesus. Os dons por nós oferecidos ficam consagrados. São agora a Hóstia pura, santa e imaculada, apresentada ao Pai e oferecida pela assembleia, para sua salvação.

Convívio Pascal. É o banquete do Corpo e do Sangue do Senhor. Quem será, porém, digno de participar nesse banquete ?

Oração Dominical. É a oração que Jesus nos ensinou que serve de preparação para a Comunhão, que podemos rezar de mãos dadas.

No Abraço da Paz. Formamos um só Corpo. Com o rito da paz exprimimos o nosso desejo de reconciliação com os irmãos para nos apresentarmos sem ódio no coração.

Comunhão com Deus e os Irmãos. A Comunhão é o alimento que nos robustece e fortifica nas dificuldades da nossa caminhada. Unidos caminharemos para Deus.

A Nossa Missão. Agora, mais comprometidos na acção de graças, vamos continuar junto dos nossos irmãos a "louvar e a bendizer a Deus", vamos continuar a nossa Eucaristia.

John

Nascimento

4.

Mariana, 17 , deseas conocerla?

Enviado por: "TopFace" apps+zelcfggf@facebookappmail.com

Dom, 6 de Mai de 2012 1:04 am



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1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.














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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]