sábado, 19 de maio de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] ASCENSÃO DO SENHOR Som !



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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 19 de maio de 2012 19:38:22 BRT
Para: <Undisclosed-Recipient:;>
Assunto: [MUNDO CATÓLICO]    ASCENSÃO DO SENHOR  Som !
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



 

         ASCENSÃO DO SENHOR !

                           ******

<clip_image002.jpg>Antes de falarmos em Ascensão, que Cristo subiu aos céus, devemos ter em mente que não poderia ter havido Ascensão, se não tivesse havido Ressurreição.

Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu entre os homens de forma visível, durante quarenta dias, e depois subiu aos Céus.

Assim o descreve S. Lucas, dizendo que Jesus tinha dito aos Seus discípulos que haviam de receber a força do Espírito Santo.

- "No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, do Qual, dissera Ele, me ouvistes falar.

... Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem subtraiu-O a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu enquanto Ele se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco que lhes disseram : Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu ? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o céu virá da mesma maneira, como agora O vistes partir para o céu".(Act. 1/4-10).

           A Ascensão de Cristo ao céu foi, portanto, um facto histórico.

Ele realmente deixou a terra e os discípulos viram-n'O subir aos Céus, escondendo-se nas nuvens.

Todavia, o Céu para onde Ele foi, não é um céu corporal ou físico, tal como o Sol, a Lua e as Estrelas.

S. Paulo disse:

- "Aquele que desceu é O que subiu acima de todos os céus para encher o Universo". (Ef. 4/10).

Isto significa que Cristo não foi apenas para além da região estelar, mas acima do Céu Espiritual.

O lugar de Cristo no Céu, é acima dos Anjos e dos Santos.

Ele subiu até ao Trono de Seu Pai.

Agora está à Direita do Pai, à mão direita do Pai, está acima dos Principados, dos Poderes, das Virtudes e das Dominações, e de todos os nomes que foram dados neste mundo e dos que vierem a ser dados.

            Assim o diz S. Paulo na sua carta aos Efésios :

-" … ressuscitando-O dos mortos e sentando-O, nos céus, à Sua Direita acima de todo o Principado, Potestade, Virtude e Dominação, e acima de todo o nome que se invoca, não só neste mundo, como também no outro". (Ef. 1/20).

Em Isaías nós podemos ler :

- "Tu, que dizias ao teu coração : Subirei ao céu, estabelecerei o Meu trono acima das estrelas de Deus ... Subirei os cumes das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo".(Is.14/13).

             Mas Cristo, por Si mesmo, subiu ao mais alto.

            É este o sentido das palavras que Ele aplicou a Si mesmo da profecia messiânica de David :

- "O Senhor disse ao meu Senhor : Senta-te à minha direita".(Sl.110/1).

 

Porquê a Ascensão ?

A Igreja diz-nos que Cristo subiu ao Céu, porque o Céu Lhe era devido, de acordo com a Sua Natureza Divina.

É natural para qualquer coisa voltar ao lugar da sua origem.

Cristo veio de Deus que está acima de todos

Não há dúvida de que os santos estão também no Céu, mas eles não atingem o lugar onde Cristo subiu.

Ele subiu ao Céu pelo seu próprio poder, enquanto os santos estão também no Céu pelos merecimentos e poder de Cristo.

Além disso, o Céu era devido a Cristo como fruto da Sua vitória sobre a morte.

Ele foi enviado ao mundo pelo Pai para vencer o demónio e tornou-Se o príncipe deste mundo.

            Foi por isso que Ele mereceu ser exaltado acima de todas as coisas e prometeu associar-nos à Sua exaltação, desde que, como Ele, e com a Sua graça, também nós vencermos o espírito do mal :

            - "Ao que vencer conceder-lhe-ei que se sente Comigo, no Meu trono, assim como Eu venci e Me sentei com Meu Pai no Seu trono". (Ap.3/21).

Finalmente, a Ascensão de Cristo foi a recompensa da Sua humildade.

Uma vez que não houve ninguém mais humilde que Cristo, Ele guardou para Si o direito de ser mais elevado do que ninguém.

Além disso era Deus e escolheu ser homem.

E, embora fosse o Senhor de todos, Ele escolheu tornar-se um servo, obediente até à morte, e morte da cruz.

E por isso Ele mereceu subir até ao mais alto dos céus.

 Porquê ?

 Porque a humildade é o caminho da exaltação.

A Ascensão põe termo às aparições de Jesus ressuscitado aos discípulos :

 - "Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi arrebatado ao céu, e sentou-Se à Direita de Deus" . (Mc.16/19).

A Ascensão foi o acontecimento histórico em que Jesus voltou para o céu, para Seu Pai, com o Seu Corpo glorificado.

Sendo a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus ficará para sempre com o Seu Corpo humano glorificado.

S. Lucas, tanto no seu Evangelho como nos Actos dos Apóstolos, dá maior ênfase à Ascensão do que os outros Evangelistas, e especifica que isso aconteceu quarenta dias depois da Ressurreição de Jesus :

- "A eles também apareceu vivo, depois da Sua Paixão, e deu-lhes numerosas provas com as Suas Aparições, durante quarenta dias, e com o que lhes dizia a respeito do Reino de Deus". (Act. 1/3).

Lucas associa ainda a Ascensão de Jesus com a Sua segunda vinda :

- "Esse Jesus que vos foi arrebatado para o céu, virá da mesma maneira, como agora O vistes partir para o céu". (Act. 1/11).

Mas Jesus está presente especialmente através do Seu grande Dom que é o Espírito Santo.

 Numa das Suas aparições, depois da Sua ressurreição Ele instruiu os Seus discípulos :

- "No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, do Qual, dissera Ele, me ouvistes falar. João baptizava com água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo". (Act. 1/4-5).

A Ascensão, para a primitiva Igreja, marcava a Exaltação de Jesus, a Sua vitória final, e a Sua Entronização, e fazia parte do Mistério Pascal.

Só a partir do século IV a Igreja começou a celebrar a festa da Ascensão, separada do Mistério Pascal propriamente dito, exactamente quarenta dias depois da Páscoa, pelo que era celebrada à Quinta-Feira - a que se chamava a Quinta-Feira da Ascensão.

Apesar de se celebrar a Ascensão à quinta-feira, esse dia sempre foi dia Santo de guarda.      Em muitos países ainda continua a ser dia santo de guarda.

Em Portugal também foi dia santo de guarda até ao tempo em que a Igreja teve que ajustar os dias santos com os feriados nacionais e assim foram suprimidos alguns feriados nacionais, e alguns dias santos de guarda tradicionais, passaram a ser celebrados no domingo mais próximo.

Foi, por exemplo, o caso da Epifania e da Ascensão.

 

 Lições da Ascensão

Todo o mistério da fé encerra uma mensagem para cada pessoa.

Pois a Ascensão também não foge à regra.

Por causa da Ascensão de Cristo, a nossa fé n'Ele torna-se mais forte, como nosso chefe e nosso guia.

Durante a Sua permanência mortal na terra, Ele ensinou-nos como devíamos viver, para, como Ele, podermos subir ao céu.

Ele disse-nos :

- "Na casa de Meu Pai há muitas moradas". (Jo.14/2).

Nós havemos de O ver na glória do Céu, se tivermos voluntariamente sofrido como Ele, mesmo sendo rejeitados e ignorados.

A Ascensão de Cristo deveria também aumentar a nossa confiança no Seu poder de interceder por nós junto de Seu Pai.

É o que nós entendemos da realidade do Seu eterno sacerdócio :

- "Por isso, pode salvar perpetuamente os que por Ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder em seu favor". (Heb. 7/25).

A Ascensão de Cristo é um poderoso motivo para O amarmos.

Nós fomos criados por Deus do nada, mas fomos destinados a possuir o Amor de Deus na nossa forma humana e corporal se soubermos desprezar as coisas temporais.

Disso nos avisa S. Paulo :

- "Se, pois, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima e não às da terra". (Col.3/1).

O Catecismo da Igreja Católica, sobre a Ascensão, diz-nos o seguinte :

660. - O carácter velado da glória do Ressuscitado, durante este tempo, transparece na sua misteriosa palavra a Maria Madalena : "(...) ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e dize-lhes que vou subir para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus" (Jo.20/17). Isto indica uma diferença de manifestação entre a glória de Cristo Ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai. O acontecimento, ao mesmo tempo histórico e transcendente, da ascensão marca a transição duma para outra.

Além das referências já feitas, o Novo Testamento faz ainda as seguintes :

- Ninguém subiu ao céu a não ser Aquele que desceu do céu…                   (Jo.3/13).

- E se virdes o Filho do Homem a subir para onde estava anteriormente?(Jo.6/62).

- Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus…      (Ef.4/10).

 

 

                                                                John<clip_image004.jpg>

                                                                        Nascimento

 

 

 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]