L'OSSERVATORE ROMANO
Vatican
Cidade do Vaticano, 26 de Maio de 2012.
Decreto da Penitenciaria Apostólica
Indulgências por ocasião
do VII Encontro Mundial das Famílias
Penitenciaria Apostólica
Milão
Decreto
Concede-se o dom das Indulgências aos fiéis, por ocasião do VII Encontro Mundial das Famílias, que será celebrado em Milão de 30 de Maio a 3 de Junho de 2012.O consórcio familiar será celebrado no iminente Encontro Mundial de Milão sobre o tema «A família, o trabalho e a festa», com a intenção de indicar o modo para conciliar melhor as exigências da família com as do trabalho e dos dias de festa, em especial do domingo, Páscoa semanal, dia do Senhor e dia do homem, dia da família e da comunidade.
A fim de que os fiéis se preparem espiritualmente do melhor modo para participar no evento, Sua Santidade Bento XVI, concede-lhes de bom grado o dom das Indulgências segundo as seguintes disposições, de maneira que, verdadeiramente arrependidos e estimulados pela caridade, se dediquem à santificação da família, seguindo o exemplo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José.
Concede-se a Indulgência plenária nas condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e orações segundo as intenções do Santo Padre) aos fiéis que, com espírito desprendido de qualquer pecado, participarem devotamente em alguma função durante o mencionado Encontro Mundial das Famílias, e também na sua conclusão solene.
Os fiéis, impossibilitados de participar em tal evento, poderão obter a Indulgência plenária, nas mesmas condições se, em união espiritual com os fiéis presentes em Milão, recitarem em família o «Pai-Nosso», o «Credo» e outras orações devotas para invocar da Misericórdia Divina as finalidades acima indicadas, particularmente quando as palavras do Pontífice forem transmitidas pela televisão ou pela rádio.
Concede-se também a Indulgência parcial aos fiéis todas as vezes que, com coração arrependido, no tempo indicado rezarem pelo bem das famílias.
O presente Decreto tem validade para esta ocasião. Não obstante qualquer disposição contrária.
Dado em Roma, da sede da Penitenciaria Apostólica, a 17 de Maio de 2012, na solenidade da Ascensão do Senhor.
Manuel Card. Monteiro de Castro
Penitenciário-Mor
Gianfranco Girotti, O.F.M. Conv.
Bispo Titular de Meta, Regente
26 de Maio de 2012
Hoje em primeiro plano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]