SANTO IRINEU, BISPO E MÁRTIR
Memória
Nasceu por volta do ano 130 e foi educado em Esmirna. Foi discípulo de São Policarpo, bispo desta
cidade. No ano de 177, era presbítero em Lião (França) e, pouco tempo depois, foi nomeado bispo da
mesma cidade. Escreveu diversas obras para defender a fé católica contra os erros dos gnósticos. Segundo
a tradição, recebeu a coroa do martírio cerca do ano 200.
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Ofício das Leituras
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.
Hino
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.
Hino
Santo mártir, sê propício
no teu dia de esplendor,
em que cinges a coroa,
o troféu de vencedor.
Este dia sobre as trevas
deste mundo te elevou,
e, juiz e algoz vencendo,
todo a Cristo te entregou.
Entre os anjos ora brilhas,
testemunha inquebrantável,
com as vestes que lavaste
no teu sangue venerável.
Junto a Cristo, sê agora
poderoso intercessor;
ouça ele as nossas preces
e perdoe ao pecador.
Desce a nós por um momento,
de Jesus traze o perdão,
e os que gemem sob o fardo
grande alívio sentirão.
A Deus Pai, ao Filho Único
e ao Espírito, a vitória.
Deus te orna com coroa
na mansão da sua glória.
Salmodia
Ant. 1 Vós sereis odiados por meu nome;
quem for fiel até o fim há de ser salvo.
Salmo 2
–1 Por que os povos agitados se revoltam? *
por que tramam as nações projetos vãos?
=2 Por que os reis de toda a terra se reúnem, †
e conspiram os governos todos juntos *
contra o Deus onipotente e o seu Ungido?
–3 “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, *
“e lançar longe de nós o seu domínio!”
–4 Ri-se deles o que mora lá nos céus; *
zomba deles o Senhor onipotente.
–5 Ele, então, em sua ira os ameaça, *
e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz:
–6 “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, *
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!”
=7 O decreto do Senhor promulgarei, †
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
“Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
=8 Podes pedir-me, e em resposta eu te darei †
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
–9 Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!”
–10 E agora, poderosos, entendei; *
soberanos, aprendei esta lição:
–11 Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito!
–12 Se o irritais, perecereis pelo caminho, *
pois depressa se acende a sua ira!
– Felizes hão de ser todos aqueles *
que põem sua esperança no Senhor!
–1 Por que os povos agitados se revoltam? *
por que tramam as nações projetos vãos?
=2 Por que os reis de toda a terra se reúnem, †
e conspiram os governos todos juntos *
contra o Deus onipotente e o seu Ungido?
–3 “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, *
“e lançar longe de nós o seu domínio!”
–4 Ri-se deles o que mora lá nos céus; *
zomba deles o Senhor onipotente.
–5 Ele, então, em sua ira os ameaça, *
e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz:
–6 “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, *
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!”
=7 O decreto do Senhor promulgarei, †
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
“Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
=8 Podes pedir-me, e em resposta eu te darei †
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
–9 Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!”
–10 E agora, poderosos, entendei; *
soberanos, aprendei esta lição:
–11 Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito!
–12 Se o irritais, perecereis pelo caminho, *
pois depressa se acende a sua ira!
– Felizes hão de ser todos aqueles *
que põem sua esperança no Senhor!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant.Vós sereis odiados por meu nome;
quem for fiel até o fim há de ser salvo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant.Vós sereis odiados por meu nome;
quem for fiel até o fim há de ser salvo.
Ant. 2 Os sofrimentos desta vida aqui na terra
não se comparam com a glória que teremos.
Salmo 10(11)
=1 No Senhor encontro abrigo; †
como, então, podeis dizer-me: *
'Voa aos montes, passarinho!
–2 Eis os ímpios de arcos tensos, *
pondo as flechas sobre as cordas,
– e alvejando em meio à noite *
os de reto coração!
=3 Quando os próprios fundamentos †
do universo se abalaram, *
o que pode ainda o justo?'
–4 Deus está no templo santo, *
e no céu tem o seu trono;
– volta os olhos para o mundo, *
seu olhar penetra os homens.
–5 Examina o justo e o ímpio, *
e detesta o que ama o mal.
=6 Sobre os maus fará chover †
fogo, enxofre e vento ardente, *
como parte de seu cálice.
–7 Porque justo é nosso Deus, *
o Senhor ama a justiça.
– Quem tem reto coração *
há de ver a sua face.
=1 No Senhor encontro abrigo; †
como, então, podeis dizer-me: *
'Voa aos montes, passarinho!
–2 Eis os ímpios de arcos tensos, *
pondo as flechas sobre as cordas,
– e alvejando em meio à noite *
os de reto coração!
=3 Quando os próprios fundamentos †
do universo se abalaram, *
o que pode ainda o justo?'
–4 Deus está no templo santo, *
e no céu tem o seu trono;
– volta os olhos para o mundo, *
seu olhar penetra os homens.
–5 Examina o justo e o ímpio, *
e detesta o que ama o mal.
=6 Sobre os maus fará chover †
fogo, enxofre e vento ardente, *
como parte de seu cálice.
–7 Porque justo é nosso Deus, *
o Senhor ama a justiça.
– Quem tem reto coração *
há de ver a sua face.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Os sofrimentos desta vida aqui na terra
não se comparam com a glória que teremos.
Ant. 3 Deus provou os seus eleitos como o ouro no crisol,
e aceitou seu sacrifício.
Salmo 16(17)
–1 Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *
escutai-me e atendei o meu clamor!
– Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *
pois não existe falsidade nos meus lábios!
–2 De vossa face é que me venha o julgamento, *
pois vossos olhos sabem ver o que é justo.
=3 Provai meu coração durante a noite, †
visitai-o, examinai-o pelo fogo, *
mas em mim não achareis iniqüidade.
–4 Não cometi nenhum pecado por palavras, *
como é costume acontecer em meio aos homens.
– Seguindo as palavras que dissestes,*
andei sempre nos caminhos da Aliança.
–5 Os meus passos eu firmei na vossa estrada, *
e por isso os meus pés não vacilaram.
–6 Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *
inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
=7 Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †
vós que salvais e libertais do inimigo *
quem procura a proteção junto de vós.
–8 Protegei-me qual dos olhos a pupila *
e guardai-me, à proteção de vossas asas,
–9 longe dos ímpios violentos que me oprimem, *
dos inimigos furiosos que me cercam.
–1 Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *
escutai-me e atendei o meu clamor!
– Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *
pois não existe falsidade nos meus lábios!
–2 De vossa face é que me venha o julgamento, *
pois vossos olhos sabem ver o que é justo.
=3 Provai meu coração durante a noite, †
visitai-o, examinai-o pelo fogo, *
mas em mim não achareis iniqüidade.
–4 Não cometi nenhum pecado por palavras, *
como é costume acontecer em meio aos homens.
– Seguindo as palavras que dissestes,*
andei sempre nos caminhos da Aliança.
–5 Os meus passos eu firmei na vossa estrada, *
e por isso os meus pés não vacilaram.
–6 Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *
inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
=7 Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †
vós que salvais e libertais do inimigo *
quem procura a proteção junto de vós.
–8 Protegei-me qual dos olhos a pupila *
e guardai-me, à proteção de vossas asas,
–9 longe dos ímpios violentos que me oprimem, *
dos inimigos furiosos que me cercam.
–10 A abundância lhes fechou o coração, *
em sua boca há só palavras orgulhosas.
–11 Os seus passos me perseguem, já me cercam, *
voltam seus olhos contra mim: vão derrubar-me,
–12 como um leão impaciente pela presa, *
um leãozinho espreitando de emboscada.
–13 Levantai-vos, ó Senhor, contra o malvado, *
com vossa espada abatei-o e libertai-me!
–14 Com vosso braço defendei-me desses homens, *
que já encontram nesta vida a recompensa.
= Saciais com vossos bens o ventre deles, †
e seus filhos também hão de saciar-se *
e ainda as sobras deixarão aos descendentes.
–15 Mas eu verei, justificado,a vossa face *
e ao despertar me saciará vossa presença.
em sua boca há só palavras orgulhosas.
–11 Os seus passos me perseguem, já me cercam, *
voltam seus olhos contra mim: vão derrubar-me,
–12 como um leão impaciente pela presa, *
um leãozinho espreitando de emboscada.
–13 Levantai-vos, ó Senhor, contra o malvado, *
com vossa espada abatei-o e libertai-me!
–14 Com vosso braço defendei-me desses homens, *
que já encontram nesta vida a recompensa.
= Saciais com vossos bens o ventre deles, †
e seus filhos também hão de saciar-se *
e ainda as sobras deixarão aos descendentes.
–15 Mas eu verei, justificado,a vossa face *
e ao despertar me saciará vossa presença.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. 3 Deus provou os seus eleitos como o ouro no crisol,
e aceitou seu sacrifício.
V. Tribulação e sofrimento me assaltaram.
R. Minhas delícias são os vossos mandamentos.
Primeira leitura
Da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,7―5,8
Nas tribulações manifesta-se a força de Cristo
Irmãos: 4,7 Trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder
extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos
pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas
não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre levamos em nós
mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em
nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de
Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a
morte age em nós, enquanto a vida age em vós.
13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso,
falei”, nós também cremos e, por isso, falamos,14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor
Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E
tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas
faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. 16Por isso, não desanimamos. Mesmo se o
nosso homem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, vai-se
renovando, dia a dia. 17Com efeito, o volume insignificante de uma tribulação momentânea
acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável. 18E isso acontece, porque voltamos os
nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que é visível é
passageiro, mas o que é invisível é eterno.
5,1 De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá
uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas que é eterna.2Aliás, é por isso
que nós gememos, suspirando por ser revestidos com a nossa habitação celeste; 3revestidos,
digo, se, naturalmente, formos encontrados ainda vestidos e não despidos. 4Sim, nós que
moramos na tenda do corpo estamos oprimidos e gememos, porque, na verdade, não queremos
ser despojados, mas queremos ser revestidos, de modo que o que é mortal, em nós, seja
absorvido pela vida. 5E aquele que nos fez para esse fim é Deus, que nos deu o Espírito como
penhor.
6Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo,
somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos
cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do
Senhor.
Responsório Mt 5,11.12a.10
R. Felizes quando a vós insultarem, perseguirem
e, calúnias proferindo, disserem todo mal
contra vós por minha causa.
* Alegrai-vos e exultai,
pois a vossa recompensa no céu é muito grande.
V. Felizes os que são perseguidos
por causa da justiça do Senhor,
porque o reino dos céus há de ser deles. * Alegrai-vos.
Segunda leitura
Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo
(Lib. 4,20,5-7:Sch 100, 640-642.644-648)
(Séc.I)
A glória de Deus é o homem vivo;
e a vida do homem é a visão de Deus
O esplendor de Deus dá a vida. Conseqüentemente, os que vêem a Deus recebem a vida.
Por isso, aquele que é inacessível, incompreensível e invisível, torna-se compreensível e
acessível para os homens, a fim de dar a vida aos que o alcançam e vêem. Assim como
viver sem a vida é impossível, sem a participação de Deus não há vida. Participar de
Deus consiste em vê-lo e gozar da sua bondade.
Por conseguinte, os homens hão de ver a Deus para poderem viver. Por esta visão
tornam-se imortais e se elevam até ele. Como já disse, estas coisas foram anunciadas
pelos profetas de modo figurado: que Deus seria visto pelos homens que possuem seu
Espírito e aguardam sem cessar sua vinda. Assim também diz Moisés no Deuteronômio:
Nesse dia veremos que Deus pode falar ao homem, sem que este deixe de viver (cf. Dt
5,24).
Deus, que realiza tudo em todos, é inacessível e inefável, quanto ao seu poder e à sua
grandeza, para os seres por ele criados. Mas não é de modo algum desconhecido, pois
todos sabemos, por meio do seu Verbo, que há um só Deus Pai que contém todas as
coisas e dá existência a todas elas, como está escrito no Evangelho: A Deus, ninguém
jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a
conhecer (Jo 1,18).
Portanto, quem desde o princípio nos dá a conhecer o Pai é o Filho, que desde o
princípio está com o Pai.As visões proféticas, a diversidade de carismas, os ministérios,
a glorificação do Pai, tudo isto, como uma sinfonia bem composta e harmoniosa, ele
manifestou aos homens, no tempo próprio, para seu proveito. Porque onde há
composição, há harmonia; onde há harmonia, tudo acontece no tempo próprio; e quando
tudo acontece no tempo próprio, há proveito.
Por esta razão, o Verbo se tornou o administrador da graça do Pai para proveito dos
homens. Em favor deles, pôs em prática o seu plano: mostrar Deus ao homem e
apresentar o homem a Deus. No entanto, conservou a invisibilidade do Pai: desta forma
o homem não desprezaria a Deus e seria sempre estimulado a progredir. Ao mesmo
tempo, mostrou também, por diversos modos, que Deus é visível aos homens, para não
acontecer que, privado totalmente de Deus, o homem chegasse a perder a própria
existência. Pois a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus.
Com efeito, se a manifestação de Deus, através da criação dá a vida a todos os seres da
terra, muito mais a manifestação do Pai, por meio do Verbo, dá a vida a todos os que
vêem a Deus.
Responsório Ml 2,6; Sl 88(89),22
R. A doutrina da verdade estava em sua boca
e não se encontrou falsidade nos seus lábios;
* Em paz e retidão comigo caminhou.
V. Estará sempre com ele minha mão onipotente
e meu braço poderoso há de ser a sua força.
* Em paz.
Oração
Ó Deus, vós concedestes ao bispo Santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da
Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que nos
apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R . Demos graças a Deus.
R . Demos graças a Deus.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]