quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vaticano: Papa recorda herança cultural dos santos Cirilo e Metódio ao receber presidentes da Bulgária e Macedónia


Vaticano: Papa recorda herança cultural dos santos Cirilo e Metódio ao receber presidentes da Bulgária e Macedónia

Búlgaros assinalam hoje Dia da Cultura e Alfabeto Eslavo, em honra dos criadores do alfabeto cirílico

Cidade do Vaticano, 24 mai 2012 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje separadamente no Vaticano os presidentes da Bulgária, Rosen Plevneliev, e da Antiga República Jugoslava da Macedónia, Nikola Gruevski, no dia em que os cristãos ortodoxos assinalam a memória dos santos Cirilo e Metódio.
As delegações avistaram-se depois com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Dominique Mamberti, anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Cirilo e o seu irmão Metódio, padroeiros da Europa, pregaram a fé cristã na região da Morávia, atual República Checa, e prepararam textos litúrgicos em língua eslava, escritos num alfabeto hoje conhecido por cirílico, também usado na Rússia.
Os dois foram chamados a Roma, cidade onde Cirilo morreu em 869, a 14 de fevereiro, dia em que a Igreja Católica evoca a memória de ambos.
Metódio foi ordenado bispo e partiu para a Panónia, região situada entre a atual Áustria e Hungria, onde exerceu atividade evangelizadora, tendo falecido a 6 de abril de 885 em Velehrad, na Morávia.
A Bulgária, que hoje assinala o Dia da Cultura e Alfabeto Eslavo, em honra do legado dos santos Cirilo e Metódio, é o único pais membro da União Europeia a empregar o alfabeto cirílico, igualmente utilizado na Antiga República Jugoslava da Macedónia.
RJM
Internacional | Agência Ecclesia | 2012-05-24 | 12:14:47 | 1355 Caracteres | Bento XVI, Europa
Partilhar
É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]