sábado, 2 de junho de 2012

09 de março – A igreja celebra a festa de São Marcelino e Pedro






09 de março – A igreja celebra a festa de São Marcelino e Pedro



Os santos faziam parte do Clero Romano no início do século IV. São Marcelino era sacerdote e São Pedro cumpria o ministério de exorcista. Marcelino e Pedro viveram no período em que Diocleciano (Imperador Romano de 284 a 304) estava perseguindo duramente os cristãos. Logo, esses importantes santos tornaram-se alvo.
Para eles, todos os tormentos eram motivos de mais orações para os perseguidores. Já que consolados pelos espíritos, Marcelino e Pedro conseguiam misteriosamente sobreviver a tudo com alegria e tranquilidade.
Os santos souberam que o chefe do presídio estava muito triste. Ao questionarem o motivo, descobriram que sua filha sofria com ataques de demônios. Sendo assim, anunciaram-no o Cristo e testemunharam a seu poder de libertar a criança do demônio. Assim, partiu para a casa do chefe do presídio e, desta forma, Jesus pode libertar a sua filha e converter toda a sua família. O chefe convertido foi preso e morto por causa da fé.
Logo após serem capturados, São Marcelino e Pedro foram levados para lugar chamado Bosque Floresta Negra. O bosque do testemunho de fé e de amor a Jesus.
Foi relatado por São Damasco que quando menino ouviu do próprio carrasco dos Santos o relato da morte deles. O algoz referiu que havia disposto a decapitação dos dois no centro de um bosque justamente para não ficar nenhuma lembrança.
Os corpos desses mártires ficaram escondidos por algum tempo, numa límpida gruta, até que, impulsionada pela devoção, Lucila, piedosa matrona, deu-lhe digna sepultura. Desde 1751 a Basílica dos santos Marcelino e Pedro, edificada sobre alicerces que parecem remontar à segunda metade do século IV e onde se encontra talvez a morada de um dos dois santos titulares, esta localizada nas proximidades de São João de Latrão e Santa Maria Maior.
Que como os santos, Sacerdotes de Roma, que deram e dando testemunho do martírio, vivamos também a fidelidade radical a Cristo, todos os dias de nossas vidas.
São Marcelino e Pedro, Rogai por nós!

0 comentários:


Postar um comentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]