sexta-feira, 1 de junho de 2012

Brincando com a Justiça: BESTA pirateou declaração de Ayres Britto em encontro de blogueiros


Blog do Pannunzio

Polí­tica, economia, cultura segundo o jornalista Fábio Pannunzio

Brincando com a Justiça: BESTA pirateou declaração de Ayres Britto em encontro de blogueiros

Telão da BESTA com a frase pirateada. Reprodução do site de PHA
A BESTA, organização de blogueiros autoproclamados progressistas, pirateou uma frase atribuída ao ministro Ayres Britto durante encontro de blogueiros ocorrido em Salvador no último fim-de-semana.  Apesar de formalmente desautorizada pelo Presidente do STF, a frase foi exibida num telão ao lado de outra, do ministro Lewandovski, com o propósito de dar uma legitimidade aparente à causa defendida pelo grupo — a volta da censura mascarada com o rótulo de ‘Ley de Medios’.
O assédio da BESTA constrangeu Ayres Britto desde que Paulo Henrique Amorim pediu uma audiência para fazer-lhe o convite. O apresentador da TV do bispo Edir Macedo foi recebido  pelo ministro no dia 2 de abril. Levou seu advogado Marcos Cesar Klouri, que aproveitou o encontro para tecer considerações acerca do mérito de processos contra seu cliente, réu em mais de 40 ações por calúnia, injúria e difamação. O episódio  teve a mesma natureza do encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes. O Blog do Pannunzio tratou do assunto no post Constrangido por Paulo Henrique Amorim, Ayres Britto recusa convite para abrir encontro da BESTA, publicado no dia 6 de abril.
Dias depois da conversa, diante da recusa do ministro Ayres Britto ao convite para participar  do evento, um dos organizadores do simpósio da BESTA escreveu um e-mail à Presidência do STF solicitando o envio da frase que deveria ilustrar a abertura do encontro. Na resposta, enviada também por e-mail, a assessoria de Ayres Britto desautorizou a menção à frase em função da “excessiva judicialização” da atuação dessa estirpe de blogueiros. O veto foi desconsiderado e a frase, como se pode ver na foto acima, foi utilizada como se houvesse autorização.
Curiosamente, o encontro terminou com a indicação de que os blogueiros da BESTA desconheçam as sentenças de primeira instância, num movimento de desobediência civil que representa uma verdadeira afronta ao Judiciário. “Não teria nenhum sentido o Ayres Britto patrocinar mais este ataque à instituição da Justiça”, diz a fonte do Blog do Pannunzio.
O pirata virtual e a pirataria
A iniciativa de convidar Ayres Britto para o encontro da BESTA foi de Paulo Henrique Amorim. A divulgação de informações desencontradas dando conta de que o ministro do STF havia aceitado o convite aconteceu primeiro no site dele e foi reproduzida por dezenas de blogues associados. Na antevéspera do evento, PHA postou em seu blog informações que sabia não serem verdadeiras.
Ele afirmou em seu blog que “o presidente do Supremo (…) também contribuirá para ilustrar a abertura do encontro”. A citação que aparece no post (“A liberdade de imprensa não só mais para os donos da imprensa”), no entanto, é bem diferente de um dos bordões de Ayres Britto. A frase originalmente mencionada na conversa com o ministro, publicada no proprio blog blog de PHA dias antes, era “A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade”. E foi essa que, a despeito da negativa, acabou sendo transformada em emblema do evento.







8 thoughts on “Brincando com a Justiça: BESTA pirateou declaração de Ayres Britto em encontro de blogueiros

  1. Preguiça! on said:
    Tudo que vem de PHA me dá uma preeeeeeeguiiiiiiiça!
    Pelo jeito debochado e voz chatíssima, já não consigo ouvi-lo mais. Tampouco perco tempo em ler o q escreve, há muito, e, tanto mais, depois que ficou escancarada a descompostura, tb no caso Heraldo.
  2. Japi on said:
    Agora que caiu a ficha, BESTA=Blogueiros ESTAtais. (pagos com dinheiro público, em tese nosso dinheiro, para defender PeTralhas e achincalhar na internet quem não comunga com seus nobres ideai$ partidário$).
  3. katia Azevedo on said:
    genteeeeeeeeeeeee!!! isso é deprimente!!! Fico me perguntando se esses blogueiros, no íntimo, se sentem mesmo progressistas e se acreditam na pureza de intenções do PHA….. Uma verdadeira comédia,, pobre ministro!
  4. Flavio on said:
    Que coisa pequena….meu caro são frases, citações que pipocam, ou vão pipocar, no facebook….isso não quer dizer que o Ayres Brito, ou o Ricardo, ou a Clarice Lispector compactuam ou não com as idéias do evento..
    Desculpe-me a grosseria, mas é briguinha de lavadeira..Besta daqui…Pig de lá…100% de isenção nenhum de vcs tem.
    abs
  5. Pannunzio, você está falando sério?
    Agora é preciso autorização do autor de frases para citá-las?
    Apresente-me o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de todas as frases que você já citou no Blog e nas suas reportagens e citações… Não consegue, né? Imaginei.

Deixe um Comentário

Connect with:
No provider registered!
Please visit the Settings\ WP Social Login administration page to configure this plugin.
O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *
*
Você pode usar estas tags e atributos de HTML:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]