quinta-feira, 28 de junho de 2012

Enc: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 28/6/2012 - ... ensinava com a autoridade dele mesmo."

 
Paz e bem!
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

----- Mensagem encaminhada -----
De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 16:15
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 28/6/2012 - ... ensinava com a autoridade dele mesmo."



Leituras do dia:
 
2Rs 24,8-17
Sl 79(78)
 
ESCUTA DA PALAVRA - VER
Evangelho:

Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 7,21-29

"
- Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.
"

MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
 
Meditação: 
 
A Palavra do Senhor Jesus vem nos alertar para o essencial na vida de um cristão, que é converter-se e praticar a vontade de Deus.

Jesus é muito claro no seu ensinamento, de nada nos adianta, proclamar sua Palavra, profetizar em seu nome e até mesmo realizar curas, se não fizermos verdadeiramente a Sua vontade.

Aquele que procura fazer a vontade de Deus é homem prudente que constrói sua casa (vida) sobre a rocha e então nem as mais fortes provações e tentações prevalecerão sobre esta casa, mas aquele que não busca fazer a vontade de Deus (e só proclama a Sua Palavra em favor de seus próprios interesses), é homem insensato que construiu sua casa (vida) sobre a areia, então a menor das provações ou tentações destruirão esta casa.

Com uma sentença muito clara e uma parábola singela, Jesus encerra o Sermão da Montanha, conforme apresentado no evangelho de Mateus.
 
A invocação "Senhor! Senhor!" sugere uma piedade cultual que por si só é inconsequente. A piedade se concretiza no agir de acordo com as palavras de Jesus, que revelam a vontade do Pai.
 
A vontade do Pai, Deus de amor, é que todos tenham vida em abundância, usufruindo dos bens da criação, eliminando-se as cercas e os muros que protegem as minorias privilegiadas e relegam as maiorias ao empobrecimento e à exclusão.


A autêntica religiosidade não é coisa de ficar gritando cada dia: "Senhor, Senhor!" nem de se andar buscando milagres, curas e exorcismo.

A maior parte das vezes estas expressões se reduzem à pura manifestação da emotividade, mas não comprometem o cristão com os valores autênticos do Evangelho.

Todas as exteriorizações religiosas cristãs são sadias na medida em que concorram para a realização do grande ideal de Jesus de Nazaré: o reino. A comunidade cristã é convidada a construir sua casa sobre a rocha, ou seja, sobre a prática de Jesus.
As diversas manifestações, piedosas, devocionais e emotivas são chamadas a ajudar o cristão a se identificar com a proposta de Jesus e a motivá-lo para seu seguimento. Mas este último é o mais essencial e importante.
A comunidade cristã nos deixou no Sermão da Montanha um ensinamento imperecível que culmina com esta contemplação entre as duas casas.

A multidão que segue a Jesus reconhece nele a especial capacidade de conectar o rigor das exigências éticas do reino com as urgências cotidianas, e a profundidade da mensagem com a simplicidade da exposição.

Reflexão Apostólica

Pedra e areia entram na composição do cimento da civilização atual. Nossas cidades estão cheias destes dois materiais com os quais se prepara o concreto.
 
Estas mesmas palavras estão na música que identifica nosso tempo, o famoso "Rock and roll", mistura sons de origem afro-americana, europeu e camponês. Pois bem, o evangelho nos propõe o dilema de edificar sobre um cimento forte, como é a rocha, ou sobre a areia.

A rocha também se identifica com o topo da montanha, enquanto a areia se encontra no vale. A rocha exige sacrifício, tensão e muita capacidade para deixar de lado as facilidades e gratificações, pois uma casa no alto da rocha dificilmente se consegue edificar em algumas semanas. A outra opção é o caminho fácil e simples da planície.

Na vida cristã enfrentamos os mesmos dilemas. Podemos aceitar o convite de Jesus para segui-lo pelo caminho difícil, ou podemos tomar o caminho de uma espiritualidade difusa e confortável. Podemos construir nossa vida de fé sobre o cimento de sua palavra, que exige subir das generalidades da nossa religião ao cume de sua sabedoria, ou podemos tomar o caminho de um cristianismo que não passa de algumas idéias culturais.

"Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. "

E qual é a vontade do Pai? Que amemos uns aos outros. E como faremos isso? Tratando os outros exatamente como gostaríamos que eles nos tratassem. É desejando para os outros tudo aquilo  que desejamos para nós.  Coisa Linda! Maravilhoso! Mais na prática não é bem assim que acontece.


O nosso egoísmo estraga tudo. Por que lá no nosso íntimo do nosso ser, queremos mesmo é o melhor para nós, e nos mínimos detalhes, deixamos deamar o próximo como a nós mesmo.


Isso começa dentro da nossa casa. Será que não pegamos o melhor pedaço do frango? Ou será que não reservamos para nós o melhor prato, o melhor garfo, e o copo mais bonito?


O chefe do departamento recebe novas mesas, cadeiras e armários de arquivos para serem distribuídos pelas demais sessões. Só que para a sua sala, serão as melhores e mais conservadas peças. Aquelas com alguns defeitos, irão para os funcionários dos andares de baixo...   


Fazer a  vontade do Pai não é apenas rezar dizendo Senhor, Senhor. É matar a fome daquele que está na calçada. E isso Ele vai nos cobrar. Tive fome e não me deste de comer! 


Fazer a vontade do Pai, é ajudar a Igreja na hora da coleta, por amor a Deus. Mais quanto foi mesmo que eu dei na última missa? Será que eu pensei na sobrevivência do sacerdote? Ou pensei no meu conforto apenas? Uma moedinha não basta para as despesas da paróquia e a sobrevivência do padre. Mas eu sou pobre!  Ninguém é tão pobre que não pode ajudar. Aliás, os pobres são aqueles que ajudam com mais boa vontade.


Nas paróquias de bairros pobres, acontece isso. É o pedreiro que vem doar ser serviço, o eletricista faz o mesmo e todos unidos num mutirão, vem montar as barracas para a festa junina. Na festa vão comparecer em massa, pois as opções de laser são muito poucas. 
 
Na paróquia de bairro rico, poucos vêm para doar seu esforço na montagem da quermesse. Preferem terceirizar ou coisa parecida. No dia da festa junina, alguns passam por lá só por uma obrigação religiosa.


Jantar no restaurante é bem melhor que comer aqueles sanduíches caseiros. Ou ficar no conforto do seu lar assistindo um filme ou jogando videogame ou mexendo nos seus computadores e depois pedir uma pizza é a sua rotina  preferida. Enfrentar o frio para ir até a quermesse? Não! Depois eu dou um pouco de dinheiro para o padre.

Não é difícil saber qual a vontade do Pai, pois de tudo que Jesus falou, Ele mesmo resumiu em: Amara a Deus e ao Próximo.
 
Percebo que para viver no Reino dos céus é preciso coragem, coragem para dizer "Senhor, fazei em mim o que tu quer e não o que eu quero", coragem para sair de si, renunciar a si mesmo e fazer a vontade do Pai.

Muitas vezes podemos pensar que é fácil, mas é difícil sim, deixar nossas vontades, desejos e até mesmo paradigmas e conceitos para viver o que o Senhor tem para nós.


Portanto, hoje precisamos acreditar na misericórdia de Deus, pedirmos verdadeira conversão, até mesmo a graça de falar menos e praticar mais, nunca esquecendo que o caminho para viver a vontade de Deus é o AMOR. Deus nos Ama, por isso nos educa.
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
 
Oração: Pai, eu quero caminhar com sinceridade para a comunhão contigo, no teu Reino. Que todos os meus gestos e palavras estejam sempre alicerçados na tua vontade. Senhor Jesus, hoje venho te pedir coragem, para assumir a Tua vontade nas nossas vidas. Em tuas mãos entrego nossas vidas, fazei delas o que Tu quiseres, Jesus eu confio em vós.

 
REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
 
Propósito: Viver os ensinamentos de Jesus no dia-a-dia.  

 
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
 
- Mergulhar no mistério de Deus.
- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear Deus. Repousar em Deus.
- Ver a realidade com os olhos de Deus.


__._,_.___


Troca de e-mail
===============
Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
=======================================
(1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
(2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
(3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
(5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
(6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
(7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

__,_._,___


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]