Está certo colocar a Ordem DeMolay e a Maçonaria “no mesmo saco”?
09/06/2012 por Everth Queiroz Oliveira
Já há um tempo que recebi algumas indagações de mais demolays e simpatizantes da Ordem. O questionamento é: afinal, está certo colocar a Ordem DeMolay e a Maçonaria “no mesmo saco”? Um comentarista pediu: “Não cite filosofia maçônica nos tópicos da Ordem DeMolay, até porque DeMolay e Maçonaria só têm uma coisa em comum de conhecimento do membros da Ordem, que é o patrocínio.” Outro fez uma contestação: “Não devemos comparar DeMolays com Maçons. Podem ter algumas características relacionadas, mas não é a mesma coisa.”
A questão é relevante. Afinal, a proscrição da Igreja à Maçonaria enquadra também as associações por ela patrocinadas – como é o caso não só da Ordem DeMolay, mas também da Ordem Internacional das Filhas de Jó – ou se restringe à participação nas reuniões da franco-maçonaria?
Comecemos por definir a relação existente entre Maçonaria e Ordem DeMolay. Uma página na Internet esclarece que “a Ordem DeMolay é uma organização ou instituição para-maçônica, ou seja, ligada a Maçonaria, porém, apesar de ter grande ligação com a Maçonaria, ser um DeMolay não garante um futuro maçônico”. No entanto, é postulado que “para que um capítulo (…) se mantenha e possa exercer seus trabalhos, é necessário obrigatoriamente o patrocínio de uma loja maçônica”. Mais: sabe-se que a Ordem juvenil foi fundada por um maçom – o grão-mestre Frank Sherman Land.
Para entrar na Ordem, é de conhecimento de todos que a pessoa deve crer em um Ser Superior – que tanto os demolays quanto os maçons chamam de Grande Arquiteto do Universo -, independente da confissão religiosa. Esta semelhança que a Ordem mantém com a Maçonaria é um dos objetos da condenação católica à maioria das associações secretas. Basta lembrar o que dizia, por exemplo, o papa Leão XIII, na Humanum Genus: “Se aqueles que são admitidos como membros não são ordenados a abjurar por quaisquer palavras as doutrinas Católicas, esta omissão, muito longe de ser adversa aos desígnios dos Maçons, é mais útil para os seus propósitos. (…) Como todos que se oferecem são recebidos qualquer que possa ser sua forma de religião, eles deste modo ensinam o grande erro desta época – que uma consideração por religião deveria ser tida como assunto indiferente, e que todas as religiões são semelhantes” (n. 16).
Conclui o mesmo Pontífice que, por isso, “é desnecessário colocar as seitas Maçônicas em julgamento”: “elas já estão julgadas; seus fins, seus meios, suas doutrinas, e sua ação, são todos conhecidos com indisputável certeza. Possuídos pelo espírito de Satanás, cujos instrumentos eles são, eles ardem como ele com um ódio mortal e implacável a Jesus Cristo e Sua obra; e eles se esforçam por todos os meios para derrubá-la e acorrentá-la” (Dall’Alto Dell’Apostolico Seggio, n. 2). Pergunta-se: O termo “seitas maçônicas” deve ser entendido como uma extensão da condenação também às associações patrocinadas pela Maçonaria?
Quando Leão XIII redigiu estas duas encíclicas, a Ordem DeMolay nem havia sido fundada, mas o termo “seitas” certamente dialoga com a expressão “associações maçônicas”, utilizada no último documento de 1983, da Congregação para a Doutrina da Fé, para se referir às organizações secretas proibidas pela Igreja. Sobre os demolays, o prof. Felipe Aquino, conhecido apresentador da TV Canção Nova, no livro “Falsas Doutrinas – seitas e religiões”, esclarece que:
“Tal iniciativa, patrocinada e orientada pela Maçonaria, é incompatível com os princípios do Catolicismo ou mesmo do Cristianismo (várias confissões cristãs não católicas condenaram a Maçonaria). Uma das razões desta incompatibilidade é o caráter relativista que a Maçonaria assume frente a Deus e à própria verdade; ademais a Maçonaria nos países latinos da Europa e da América se tornou explicitamente avessa ao Catolicismo; parece que até hoje é sociedade em que tendências antirreligiosas persistem. – Ora, tal orientação fundamental das lojas não pode deixar de influir nos quadros e nas atividades da Ordem DeMolay. Mais: para formar bons cidadãos, já existem várias escolas confessionais, inclusive católicas; a Ordem, porém, parece não reconhecer o valor destes, já que enfatiza unilateralmente o apoio às escolas públicas.”
Pelo visto, o patrocínio maçônico à iniciativa demolay não é apenas material, como também fortemente ideológico. Afinal, de onde os demolays teriam herdado a crença no G.A.D.U. ou os princípios de indiferentismo religioso e relativismo que predominam em seus discursos e argumentações?
Sim, a condenação da Igreja à Maçonaria inclui também as associações a ela filiadas. Os conceitos irreconciliáveis com a doutrina católica estão presentes tanto na filosofia dos “tios” quanto na ideologia dos demolays, das filhas de Jó et caterva.
Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!
Salve Maria Santíssima!
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]