---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Data: 21 de junho de 2012 11:55
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2923
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
De: <catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br>
Data: 21 de junho de 2012 11:55
Assunto: [catolicos_respondem] Resumo 2923
Para: catolicos_respondem@yahoogrupos.com.br
Mensagens neste resumo (2 Mensagens)
Mensagens
- 1.
-
TEOLOGIA DOGMÁTICA Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca
Qua, 20 de Jun de 2012 7:47 pm
TEOLOGIA DOGMÁTICA
É uma divisão da Teologia cujo objectivo é o de demonstrar a existência dos dogmas, provar que eles estão contidos no depósito da fé e, além de tudo isso, mostrar as suas causas, as suas conexões e conclusões lógicas.
A Teologia Dogmática é a "Ciência da Igreja".
A Teologia Dogmática recebe os dogmas da Igreja, a qual é possuidora do depósito da fé. Assim, toma as definições da Igreja, aceitando a autoridade da Igreja como infalível.
A Teologia Dogmática prova a existência de cada dogma pela Escritura e pela Tradição, mostrando o ensinamento da Igreja de acordo com as fontes da Revelação.
A Teologia Dogmática prova que o ensino da Igreja não muda, que ensinou sempre a mesma doutrina e que não haverá mais dogmas.
A Teologia Dogmática prova que os dogmas da Igreja são compatíveis com a razão, respondendo às objecções da Filosofia e de outras ciências.
A Teologia Dogmática é um "Dogma Especial".
O Decreto do Concílio Vaticano II sobre a Formação sacerdotal (OT), estabelece as diversas disciplinas de Teologia e o seu método na formação dos alunos durante os seus estudos eclesiásticos : de tal forma que possam encontrar com exactidão a doutrina católica da Revelação divina, a penetrem profundamente, façam dela alimento de vida espiritual e se tornem capazes de a anunciar, expor e defender no ministério sacerdotal. (OT 16).
Como a Teologia Dogmática é um "Dom Especial", vejamos o que se entende por "Dogma" :
DOGMA
Esta palavra de origem grega significa parece bom ou parece correcto.
Um Dogma é um ensinamento infalível, definido solenemente pela Igreja Católica.
A Igreja ensina que uma verdade dogmática foi revelada por Deus (e portanto está explícita ou implícita na Sagrada Escritura) e obriga em consciência todos os fiéis.
Durante os primeiros séculos da Igreja este termo Dogma referia-se tanto a uma verdade particular em que os fiéis deviam crer como ao conjunto de todas as práticas e crenças cristãs.
Mais tarde foi entendido de uma maneira mais vasta que os Dogmas católicos eram, estritamente falando, os ensinamentos que provinham da autoridade da Igreja, e assentavam na verdade revelada para os seguidores de Cristo.
Uma vez que os ensinamentos dogmáticos são da maior importância para a vida da Igreja e são de todos os tempos, Pio XII comunicou a todos os membros da Igreja que deviam aceitar todos os Dogmas propostos pela Igreja.
E em 1978 Paulo VI acrescentou que todas as verdades contidas nos Dogmas são necessárias para se ter uma fé verdadeira.
Na verdade, um Dogma é a doutrina da Igreja e, como é um ensinamento oficial da Igreja, concede-lhe uma autoridade muito superior ao ensino de qualquer outra simples doutrina.
Para entender perfeitamente a definição de um Dogma professores e alunos devem procurar estudar o que as palavras pretendem exprimir e entender o significado de cada fórmula dogmática.
Ainda que os Dogmas da Igreja sejam considerados infalíveis (incapazes de induzir em erro), cada vez mais eles devem ser apresentados, em linguagem contemporânea e em terminologia adaptada. Devem mesmo ser expressos por caminhos diferentes de modo a que todos os Católicos entendam melhor a importância das verdades em que devem crer para se salvarem.
Os Dogmas são pronunciados pelo Magistério da Igreja, propondo verdades reveladas por Deus, em que os Católicos devem crer em ordem à salvação.
Os Dogmas podem ser definidos pelo papa com o colégio dos bispos da Igreja, ou só pelo papa quando ensina ex cathedra.
Os Dogmas são baseados na Sagrada Escritura e na sagrada Tradição da Igreja.
Os que deliberadamente negam algum Dogma são chamados heréticos.
Entre os Dogmas da Igreja está o da Santíssima Trindade, da Encarnação de Jesus, da Imaculada Conceição de Maria, da Assunção de Maria, da Presença Real na Eucaristia, e o da Infalibilidade.
John
Nascimento
- 2.1.
-
Estás evaluado!
Enviado por: "TopFace" apps+zelcfggf@facebookappmail.com
Qui, 21 de Jun de 2012 4:41 am
Este mensaje contiene texto enriquecido con HTML. Consulta la documentación de tu cliente de correo electrónico para saber cómo puedes verlo.
Precisa responder?
Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
| ||
| ||
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]