domingo, 10 de junho de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] EUCARISTIA FAZ A IGREJA Som !



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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 9 de junho de 2012 19:28:54 BRT
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Assunto: [MUNDO CATÓLICO] EUCARISTIA FAZ A IGREJA  Som !
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



 

                      EUCARISTIA FAZ A IGREJA...

 

     A Eucaristia sem a Igreja não pode existir. A Igreja sem a Eucaristia, fica mais pobre; nós que somos membros do Corpo Místico de Cristo, fazemos a Igreja pela Eucaristia que se renova infinitamente sobre o Altar para nosso alimento espiritual. "Tomai e comei todos : Isto é o Meu Corpo entregue por vós".

 

            A Eucaristia-Sacramento, como a temos hoje, faz a Igreja através da Consagração.

            A esta Nova Luz a Eucaristia não mais aparecerá como o centro de uma linha que se estende desde o Êxodo até à Segunda vinda  de Jesus, mas sim ao centro de um círculo que eventualmente representa a Igreja, tal como ela existe hoje em toda a sua realidade.

            Actualmente, nós poderíamos representar tudo isto em três círculos concêntricos.

            Um mais largo representando todo o Universo e, dentro deste outro mais pequeno, que é a Igreja e, dentro deste um terceiro ainda mais pequeno (ainda que ele abranja todo o Universo), que é a Hóstia.

            A Eucaristia aparece como um centro e como um Sol, não só de toda a Igreja, mas também de toda a humanidade e de todo o universo inanimado.

            A única diferença é esta : A Igreja tem Jesus Cristo no centro e ela sabe isso; o Universo tem Jesus Cristo também no centro mas ele não sabe isso.

            A relação Eucaristia-Igreja, como estamos agora a considerar,  não é uma relação estática, mas dinâmica e activa.

            Por isso não é suficiente dizer que a Eucaristia está no centro da Igreja, porque, actualmente, a Eucaristia faz a Igreja !

            Edifica-a a partir de dentro e elabora-a à sua volta como uma manto.

            É costume dizer que dois sacramentos em especial "edificam" a Igreja : O Baptismo e a Eucaristia.

            Mas, enquanto o Baptismo  faz a Igreja crescer quantitivamente, no que diz respeito ao número de membros, a Eucaristia faz a Igreja crescer qualitativamente, em valor ou poder, na medida em que a transforma cada vez mais profundamente na Imagem de Cristo, sua Cabeça.

            - "O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas  de farinha, até que tudo esteja fermentado".(Mt.13,33).

            Também a Eucaristia é como um fermento; Jesus colocou-a na massa do alimento, a Sua Igreja, de modo que ela deverá "levedar" para fazer com que o fermento se torne em "Pão", como ele é.

            Se a Igreja é o fermento do mundo, a Eucaristia é o fermento da Igreja.

            De várias maneiras ou em várias etapas a Eucaristia "edifica" a Igreja, transforma-a em Cristo, pela consagração, pela comunhão, pela contemplação e pela imitação.

Um dos Frutos da Eucaristia é que a Eucaristia faz a Igreja, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica :

            1396. – ...A Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão mais intimamente unidos a Cristo. Por ela Cristo une todos os fiéis num só Corpo : a Igreja. A Comunhão renova, fortalece e aprofunda esta incorporação à Igreja já realizada pelo Baptismo. No Baptismo fomos chamados a formar um só Corpo. A Eucaristia realiza este apelo : «Não é o cálice da bênção, que nós abençoamos, uma comunhão com o Sangue de Cristo ? Não é o pão que nós partimos uma comunhão com o Corpo de Cristo ? Uma vez que existe um só pão, nós, que somos muitos, formamos um só corpo, visto participarmos todos desse único pão»(1 Co.10,16-17).

            A Encíclica Ecclesia de Eucharistia de João Paulo II diz :

            «O Concílio Vaticano II ensina que a celebração da Eucaristia é o centro do processo do crescimento da Igreja.

            No pão do sacramento da Eucaristia, a unidade dos fiéis que forma um corpo em Cristo é simultaneamente expresso e realizado.

            Pela participação no sacrifício eucarístico cada um de nós recebe Cristo e Cristo recebe cada um de nós.

            A partir da perpetuação  do sacrifício da cruz e da sua comunhão no Corpo e Sangue de  Cristo na Eucaristia a Igreja obtém o poder espiritual necessário para o cumprimento da sua missão.

            As sementes da desunião profundamente enraizadas na humanidade devido ao pecado, são contrariadas pelo poder unificador do Corpo de Cristo.

            O culto da Eucaristia fora da Missa é de inestimável valor para a vida da Igreja.

            Como é que nós não podemos sentir uma renovada necessidade de empregar tempo numa conversão espiritual, numa adoração silenciosa, num sincero amor a Cristo presente no Santíssimo Sacramento ?

            Quantas vezes, amados irmãos e irmãs, eu tenho sentido esta experiência e obtido dela força, consolação e apoio».(Nº 21-25).

            Se a Eucaristia faz a Igreja e os cristãos não obtêm uma renovação espiritual nas sua vidas da sua participação na Missa e da comunhão do Corpo e Sangue de Cristo, alguma coisa está errada, e a Igreja a que eles pertencem e que eles fazem, não é a verdadeira Igreja fundada por Cristo e vivificada pela Eucaristia.

            Tema eucarístico óptimo para uma profunda reflexão no dia em que celebramos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo e para um programa de vida nova, renovada pela Eucaristia.

                                               

                                                    John       

                                                                    Nascimento

 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]