quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - CORPO E SANGUE DE CRISTO - B Som !



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De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 7 de junho de 2012 19:48:07 BRT
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Assunto: [MUNDO CATÓLICO]    HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - CORPO E SANGUE DE CRISTO - B  Som !
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



 

                           <clip_image002.jpg>

         

                            HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

 

                                                            (128)-SACERDOTE E VÍTIMA!...

                                                     

<clip_image003.jpg>                                 ( Corpo de Cristo – B)

                                         

             A Igreja, na Eucaristia, oferece e é ofercida ao mesmo tempo, e em cada um dos seus membros.

            Nós não podemos separar e dividir as duas coisas, como se o sacerdote fosse oferecer, e o resto da Igreja (os leigos) fosse  oferecida.

            Cada membro da Igreja, é simultaneamente sacerdote e vítima, tendo em conta,  evidentemente a diferença essencial entre o sacerdócio ministerial, pela Ordem, e o sacerdócio universal de todos os cristãos pelo Baptismo.

            Embora em união com o celebrante, só os que têm o sacerdócio ministerial podem consagrar o mesmo pão e o mesmo vinho com o celebrante.

            Assim, obviamente parece que, estando presentes numa Missa, outros sacerdotes ( sacerdócio ministerial), todos eles, em união com o celebrante, estão verdadeiramente a concelebrar, podendo ter as suas próprias intenções.

            Isto é assim porque Jesus, a quem nós próprios nos unimos, é ao mesmo tempo sacerdote e vítima "sem confusão e sem divisão".

            "Ele é ao mesmo tempo sacerdote e sacrifício perante o Pai por nós : sacerdote, precisamente porque é vítima".

            Esta é a única e "irrepetível" característica do sacrifício de Cristo que brota do mistério da união hipostática das duas naturezas, humana e divina, em Cristo..

            A consequência desta santificação pessoal é a de que quanto mais um bispo ou um sacerdote participa do sacrifício de Cristo, mais eles participam do seu sacerdócio, mais perfeitamente eles se oferecem a si mesmos com Cristo ao Pai, mais realmente eles oferecem Cristo ao Pai.

            Sobre o Altar o sacerdote age em lugar de Cristo o Sumo Sacerdote, mas age também em lugar de Cristo a Suprema Vítima.

            Diz S. Gregório Nazianzeno que, ninguém é digno da grandeza de Deus, da Vítima e do Sacerdote, se antes disso se não oferecer a si mesmo  como oblacção santa e aceitável; e se não ofereceu a Deus um sacrificio de oração e de coração contrito – o único sacrifício que Deus pede –, como poderia ousar oferecer-Lhe os dons exteriores que representam os grandes mistérios, sobre o Altar ?

            Baseia-se em S. Paulo que disse :

            - "Rogo-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que ofereçais os vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus. Este é o culto racional que Lhe deveis prestar". (Rom.12,1).

O oferecimento do Corpo de Cristo deve ser acompanhado pelo ofercimento do próprio corpo de cada um.

            Isto é absolutamente um ponto claro e seguro do significado da consagração da Eucaristia.

            Há dois Corpos de Cristo sobre o Altar :

                        - Um Corpo real, (aquele que nasceu da Virgem Maria, ressucitou e subiu ao céu).

                        - Um Corpo místico, que é a Igreja, que somos todos nós.

            Não há mais o Cristo do Cenáulo, (porque então ainda não tinha passado pela Morte e pela Ressurreição).

            Assim, o seu corpo real está realmente presente e o seu corpo místico está  misticamente presente, em virtude da sua inseparável união com a Cabeça.

            Não há confusão nem divisão entre as duas presenças que são distintas.

            O ofercimento de nós próprios e a Igreja não seriam nada sem Cristo; nem seriam santos nem aceitáveis para Deus, porque nós somos criaturas pecadoras.

            Mas o oferecimento de Jesus sem o oferecimento da Igreja, seu corpo, não seria suficiente.(não seria suficiente para uma redenção passiva, isto é, para receber a redenção, isso seria assim para uma redenção activa, isto é, para providenciar a salvação).

             Assim, a verdade é que a Igreja pode exclamar com S. Paulo :

            - "Alegro-me nos sofrimentos suportados por vossa causa e completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, pelo Seu Corpo que é a Igreja".(Col.1,24).

             Assim como há dois "oferecimentos" e dois "dons" sobre o Altar, que se hão-de converter no Corpo e Sangue de Cristo (pão e vinho), e que se hão converter no Corpo Místico de Cristo, também nós temos duas "epiclesis" na Missa, ou duas invocações do Espírito Santo.

            A primeira, antes da consagração, diz :

            - "Humildemente vos rogamos, Senhor, vos digneis consagrar estes dons que Vos apresentamos, santificai-os pelo Espírito Santo para que se convertam no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho que nos mandou celebrar estes mistérios".

             A segunda, depois da consagração, diz :

            - "Olhai, Senhor, para esta Vítima, que Vós mesmo preparastes para a Vossa Igreja; concedei, por Vossa bondade, a quantos vamos participar deste pão e deste cálice, que, reunidos pelo Espírito Santo em um só corpo, sejamos em Cristo uma oferenda viva para louvor da Vossa glória".

             Agora nós sabemos como a Eucaristia faz a Igreja: A Eucaristia faz a Igreja, tornando a Igreja Eucarística !

            A Eucaristia não é apenas a fonte e a causa da  santidade da Igreja, mas é também o seu modelo.

            A santidade cristã deve ser realizada segundo a "forma" da Eucaristia, deve ser uma santidade Eucarística.

            Os Cristãos não se podem limitar a celebrar a Eucaristia, eles devem ser Eucaristia com Jesus, porque só assim ficarão integrados no Plano da História da Salvação.

 

                                                                       John   <clip_image005.jpg>

                                                                   Nascimento

 

 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]