quarta-feira, 6 de junho de 2012

Igreja/Portugal: Bispo de Bragança-Miranda desvaloriza fim do feriado do Corpo de Deus



Igreja/Portugal: Bispo de Bragança-Miranda desvaloriza fim do feriado do Corpo de Deus

  • D. José Cordeiro diz que mudança no calendário nacional, a partir de 2013, deve ser relativizada na sua relevância

Bragança, 06 jun 2012 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda considera que a eliminação do feriado do Corpo de Deus do calendário civil português, a partir de 2013, tem de ser relativizada pelos católicos.
"Nós não deixamos de celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus, comummente designado como Corpo de Deus. Passa é para o domingo seguinte, deixando de ser feriado", explica D. José Cordeiro, em declarações ao jornal ‘Mensageiro de Bragança’, relativas à celebração desta quinta-feira.
O bispo transmontano refere que este género de mudança aconteceu anteriormente com outros dia festivos religiosos, entendendo que a supressão do feriado civil não traz "nada de grave e relevante".
No passado dia 8 de maio, a Santa Sé anunciou um “entendimento excecional” com o Governo português, tendo em vista a suspensão dos feriados do Corpo de Deus e de Todos os Santos “durante os próximos cinco anos”, a partir 2013.
Segundo o documento que foi tornado público, a celebração da solenidade do Corpo de Deus (assinalada até agora numa quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa) vai ser “transferida para o domingo seguinte” e a de Todos os Santos “manter-se-á no dia 1 de novembro, mas sem o caráter de dia feriado civil”.
MB/OC
Nacional | Agência Ecclesia | 2012-06-06 | 13:33:43 | 1241 Caracteres | Concordata, Diocese de Bragança-Miranda, Liturgia
Partilhar
É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]