Nossa Senhora de Medjugorje |
- Vídeo Comentário da Mensagem de Nossa Senhora de Medjugorje do dia 02/06/12
- Bruxo que Matava Crianças para GLOBO se converte e denuncia
- Nota de falecimento - Dom Luiz Gonzaga Bergonzini
- A VIRGINDADE DO CORAÇÃO - LITURGIA DIÁRIA , 13 DE JUNHO DE 2012
- Aprendendo com o Papa João Paulo II sobre o Rosário (cont.)
- Como falar do demônio e do inferno às crianças? – Padre Gabriele Amorth
- Vídeo comentário do Evangelho do XI Domingo do Tempo Comum Ano B 17/06/12
Vídeo Comentário da Mensagem de Nossa Senhora de Medjugorje do dia 02/06/12 Posted: 13 Jun 2012 11:11 AM PDT Vídeo Comentário de Pe.Mateus Maria, FMDJ, sobre a Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, dada em Medjugorje, à vidente Mirjana. Caso não abrir clique: http://pt.gloria.tv/?media=300451 |
Bruxo que Matava Crianças para GLOBO se converte e denuncia Posted: 13 Jun 2012 05:28 AM PDT ESTE VÍDEO RELATA QUE MUITAS DAS NOVELAS DA REDE GLOBO PARA TEREM SUCESSO , ERAM SACRIFICADAS SEIS ( 6) CRIANÇAS INOCENTES PARA O DIABO ,E TAMBÉM FALA SOBRE O PACTO COM SATANÁS FEITO POR XUXA.ESTE TESTEMUNHO TEM ABALADO A TODOS,É REALMENTE MUITO, MUITO FORTE,POUCAS PESSOAS O CONHECEM,NÃO DEIXE DE ASSISTIR. |
Nota de falecimento - Dom Luiz Gonzaga Bergonzini Posted: 13 Jun 2012 04:51 AM PDT Comunicamos, com grande consternação, que Dom Luiz Gonzaga Bergonzini faleceu nesta madrugada 13/06/12, no Hospital Stella Maris, em Guarulhos. As informações sobre os funerais: 13.06 - às 19:30 h. - Missa de Corpo presente na Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição 14.06 - às 10:00h. - Missa seguida do sepultamento na própria Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição Endereço: Praça Tereza Cristina. n. 01, Centro, Guarulhos Dom Luiz estava internato no Hospital Stella Maris onde apresentava um quadro de pneumonia, que evoluiu para embolia pulmonar. É com enorme pesar que nos despedimos de um homem que sempre lutou pelo Respeito à Vida, que não tinha medo de dedicar-se a proclamar o Evangelho. que possamos seguir com fé os tantos exemplos que nos deixou, até mesmo nos momentos mais difíceis, como ele mesmo escreveu em na última postagem de seu blog: "Desde pequeno, quando entrei no seminário, estou segurando nas mãos de Deus, para que Ele me conduza para onde quiser, que eu aceito tudo e só tenho a agradecer. Se Ele determinar que eu continue por aqui, todos nós daremos as mãos e seguraremos nas mãos de Deus para, juntos, combatermos as iniquidades e propagarmos o Evangelho por todos os telhados, através dos nossos blogs, da internet, do facebook e por todos os meios existentes." Leia abaixo o próprio relato dele sobre sua pessoa e história: 20.05.1936, nasci em S.João da Boa Vista-SP; entrei no Seminário com 10,5 anos, em 1947;cursei Filosofia e Teologia; 29.06.1959, ordenado padre; 04.12.1991, nomeado Bispo para Guarulhos; 7.02.1992, ordenado Bispo; 23.02.1992,posse na Diocese de Guarulhos; 50 anos de sacerdócio em 29.06.2009. Funções na Igreja: Padre em São João da Boa Vista (32 anos);Pároco da Catedral; Vigário Geral da Diocese; Membro do Colégio de Consultores; Membro do Conselho de Presbíteros; Vice-Reitor do Seminário Diocesano; Funções fora da Igreja: JORNALISTA (MTB 123)e Diretor do Jornal "A Cidade de São João"; Membro da Academia de Letras de São João; Professor na Faculdade de Ciências Econômicas de S.João da Boa Vista; Diretor Superintendente do Hospital Stella Maris, Vice-pre-sidente da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos; Jorna-lista e Diretor da Folha Diocesana de Guarulhos; PRÊMIOS: 28.06.1996, Cidadão Guarulhense, proposto pelo vereador Paulo Sérgio: "Me sensibilizei, porque ele é uma pessoa muito preocupada com o meio ambiente, habitação, saúde e educação"; Prêmio VON GALLEN, 05.11.2011, da Human Life International, pelo empenho na defesa da vida. Se você não conhece, acesse o blog deste profeta que foi o calo para muita gente mentirosa, corrupta e promotora da cultura da morte! Segue o endereço: 107P3 - Dom Luiz Bergonzini e a Cultura da Vida |
A VIRGINDADE DO CORAÇÃO - LITURGIA DIÁRIA , 13 DE JUNHO DE 2012 Posted: 12 Jun 2012 09:14 PM PDT A VIRGINDADE DO CORAÇÃO POR SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD "QUE A ALMA, QUE ME É CARA ENTRE TODAS, SEJA QUAL LÍRIO NO MEIO DE ESPINHOS" (CT 2,2) O REINADO DO AMOR ESTÁ NA VIRGINDADE DO CORAÇÃO. É NOS FIGURADO PELO LÍRIO QUE DOMINA REGIAMENTE AS OUTRAS FLORES DO VALE. O AMOR É UM. DIVIDIDO, REPARTIDO SERÁ INFIEL. A VERDADEIRA UNIÃO REALIZA-SE PELA TROCA DOS CORAÇÕES. É PELO CORAÇÃO QUE AS CRIATURAS HUMANAS SE UNEM UMA À OUTRA ENQUANTO A PUREZA DESSA UNIÃO É SIMBOLIZADA PELA VESTE BRANCA DA ESPOSA. JESUS CRISTO TAMBÉM PEDE-NOS A POSSE RADICAL DO NOSSO CORAÇÃO, SOBRE O QUAL QUER REINAR DE MODO ABSOLUTO, NÃO TOLERANDO QUE O REPARTAMOS COM CRIATURA ALGUMA . ELE É O DEUS DE TODA PUREZA. AMA AS VIRGENS ACIMA DE TUDO; ÀS VIRGENS CONCEDE SEUS FAVORES E LHES DEDICA O CÂNTICO DO CORDEIRO. ELAS LHE FORMAM A CORTE PRIVILEGIADA E O ACOMPANHAM POR TODA A PARTE. JESUS SÓ SE UNE AO CORAÇÃO PURO. É PRÓPRIO DE SUA UNIÃO GERAR, CONSERVAR E APERFEIÇOAR A PUREZA. NÃO PRODUZ O AMOR, PELA SUA NATUREZA, IDENTIDADE DE VIDA E SIMPATIA DE AFEIÇÕES ENTRE DOIS AMANTES? O AMOR EVITA DESAGRADAR, ESFORÇANDO-SE POR AGRADAR. ORA, SE O QUE DESAGRADA A JESUS CRISTO É O PECADO, O AMOR LHE TERÁ HORROR, EVITÁ-LO-Á POR TODOS OS MEIOS E O COMBATERÁ ENERGICAMENTE, PREFERINDO ANTES MORRER ALEGREMENTE A COMETÊ-LO. É A MESMA HISTÓRIA QUE SE REPETE COM OS SANTOS, OS MÁRTIRES E AS VIRGENS. É SENTIMENTO PRÓPRIO A TODO CRISTÃO, POIS TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR DISPOSTOS A MORRER ANTES DE OFENDER A DEUS. NADA É DELICADO COMO A ALVURA DO LÍRIO. O MENOR GRÃO DE POEIRA, O MAIS LIGEIRO SOPRO DIMINUI-LHES O LUSTRE. PODEMOS DIZER O MESMO DA PUREZA DO AMOR, CIOSO POR NATUREZA. O TÍTULO QUE MAIS APRAZ A DEUS É TAMBÉM AQUELE QUE MAIS GOSTAMOS DE REPETIR: "DEUS CORDIS MEI". DEUS DO MEU CORAÇÃO. AH! O CORAÇÃO É NOSSO SOBERANO, DIRIGE-NOS A VIDA; É A CHAVE DE POSIÇÃO. EIS POR QUE TODAS AS TENTAÇÕES DO MUNDO VISAM CONQUISTÁ-LO, PORQUANTO UMA VEZ GANHO, TUDO O MAIS CAI. É A RAZÃO PELO QUAL A SABEDORIA DIVINA NOS DIZ: "MEU FILHO, GUARDA TEU CORAÇÃO COM TODO O CUIDADO, JÁ QUE DELE DEPENDE TODA A TUA VIDA". - FILI, OMNIS CUSTÓDIA CUSTODI COR TUUM, AB IPSO ENIM VITA PROCEDIT. JESUS SÓ REINARÁ NA ALMA COMO SENHOR ABSOLUTO, PELA PUREZA DO AMOR. HÁ, PORÉM, DUAS ESPÉCIES DE AMOR EM JESUS CRISTO. A PRIMEIRA, É A PUREZA VIRGINAL, QUE BROTA, QUAL FRUTO NATURAL, DO AMOR DE JESUS. A ALMA, SEDUZIDA POR ESSE AMOR, PREVENIDA POR ESSE ATRATIVO, QUER CONSAGRAR SEU CORAÇÃO AO ESPOSO E DEDICAR-LHE TUDO. "UT SIT SANCTA CORPORE ET SPIRITU." É UM LÍRIO, E JESUS, QUE SE COMPRAZ NO MEIO DOS LÍRIOS, REINA NO SEU ESPÍRITO, CALMO E PURO, ONDE LUZ SÓ A VERDADE. REINA NO SEU CORAÇÃO, COMO SOBERANO SENHOR. REINA NO SEU CORPO, CUJOS MEMBROS LHE ESTÃO CONSAGRADOS E OFERTADOS COMO HÓSTIA VIVA, SANTA E DE AGRADÁVEL ODOR. "UT EXHIBEATIS CORPORA VESTRA HOSTIAM VIVENTEM, SANCTAM, DEO PLACENTEM." E A ALMA ENCONTRA NESSA PUREZA TODA A SUA FORÇA. ANTE A VIRGEM, TREME O DEMÔNIO. NÃO FOI O MUNDO VENCIDO POR UMA VIRGEM? SERÃO MUITOS OS CORAÇÕES VIRGENS QUE NUNCA AMARAM SENÃO A NOSSO SENHOR? DEVIAM SER, SE REFLETÍSSEMOS NO QUE É JESUS CRISTO. QUE HOMEM OU REI LHE PODE SER COMPARADO? QUEM SERÁ MAIOR, MAIS SANTO, MAIS AMOROSO? AH! A REALEZA DESSE MUNDO NÃO VALE A REALEZA VIRGINAL DE JESUS CRISTO! HAVIA MUITOS CORAÇÕES VIRGENS NOS SÉCULOS DE PERSEGUIÇÕES, NO SÉCULO DE FÉ. AVALIAVA-SE BEM ENTÃO A HONRA QUE ESTAVA EM DAR SEU CORAÇÃO UNICAMENTE AO REI DOS CÉUS, EM LHE PERTENCER TÃO-SOMENTE. HOJE EM DIA, AINDA HÁ MUITOS, APESAR DOS LAÇOS QUE LHES TECEM O MUNDO E O SANGUE. SÃO ANJOS NO MEIO DO MUNDO, MÁRTIRES DE SUA FELICIDADE, POIS TERRÍVEIS E PÉRFIDOS SÃO OS COMBATES QUE LHES DÃO O SÉCULO E A FAMÍLIA, LANÇANDO MÃO DE TODOS OS MEIOS PARA ARRANCAR-LHES ESSA CORO RÉGIA, RECEBIDA DAS MÃOS DE JESUS, O ESPOSO DIVINO. NOSSO SENHOR RECOMPENSA A FIDELIDADE DESSAS ALMAS, UNINDO-SE-LHES NUMA INTIMIDADE CRESCENTE. PUREZA, POR ESSÊNCIA, PURIFICA-AS SEM CESSAR, TORNANDO-AS UM OURO PURÍSSIMO, DANDO-LHES MAIS TARDE NO CÉU UMA RECOMPESA SEM PAR. "VI O CORDEIRO, DISSE SÃO JOÃO, O APÓSTOLO VIRGEM, NA MONTANHA DE SIÃO E COM ELE OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL VIRGENS QUE LHE TRAZIAM O NOME, BEM, COMO O DO PAI, ESCRITO NA FRONTE. E ELES CANTAVAM EM PRESENÇA DO CORDEIRO, UM CÂNTICO NOVO, CÂNTICO ESTE QUE NINGUÉM MAIS PODIA CANTAR. SÃO VIRGENS, E PORQUE ESTÃO SEM MÁCULA ANTE O TRONO DE DEUS, SEGUEM AO CORDEIRO POR TODA PARTE ONDE FOR". A QUEM NÃO COUBER ESSA COROA DE PUREZA VIRGINAL, RESTA AINDA A DA PUREZA DE PENITÊNCIA NOBRE, BELA E FORTE (SEGUNDA). É A PUREZA RECUPERADA CONSERVADA PELOS MAIS VIOLENTOS COMBATES E PELOS SACRIFÍCIOS QUE MAIS CUSTAM À NATUREZA, PENITÊNCIA QUE TORNA A ALMA FORTE, SENHORA DE SI. É FRUTO DO AMOR DE JESUS. O PRIMEIRO EFEITO DO AMOR DIVINO, AO SE APODERAR DE UM CORAÇÃO ARREPENDIDO, É REABILITÁ-LO, PURIFICÁ-LO, ENOBRECÊ-LO E RESTITUIR-LHE A DIGNIDADE PARA DEPOIS SUSTENTÁ-LO NOS COMBATES INEVITÁVEIS CONTRA SEUS ANTIGOS DONOS, ISTO É, SEUS HÁBITOS VICIADOS. O AMOR PENITENTE É UM MAGNÍFICO EXEMPLO. É UMA VIRTUDE PÚBLICA PELOS COMBATES QUE SUSTENTA, PELAS LIGAÇÕES QUE ROMPE. SUAS VITÓRIAS SÃO SUBLIMES. E TODO O SEU TRIUNFO CONSISTE EM TORNAR O HOMEM MODESTO. SAIBAMOS ADQUIRIR, EMBORA À CUSTA DOS MAIORES SACRIFÍCIOS, ESSE OURO DA PUREZA PROVADO PELO FOGO, A FIM DE NOS ENRIQUECER E DE NOS REVESTIR DA TÚNICA BRANCA, SEM A QUAL NÃO PODEREMOS PENETRAR NO CÉU. É A ADVERTÊNCIA QUE DÁ SÃO JOÃO AO BISPO DE LAODICÉIA: "SUADEO TIBI EMERE A ME AURUM IGNITUM PROBATUM, UT LOCLUPES FIAS ET VESTIMENTIS ALBIS INDUARIS". QUEM GALGARÁ A MONTANHA DO SENHOR? AQUELE QUE FOR INOCENTE NAS SUAS OBRAS E CUJO CORAÇÃO FOR PURO. EM PURIFICAR-NOS ESTÁ, PORTANTO, A GRANDE TAREFA DA VIDA PRESENTE. NADA DE MACULADO ENTRARÁ NO REINO DE SANTIDADE DIVINA. PARA VER A DEUS, CONTEMPLAR O ESPLENDOR DE SUA GLÓRIA, É PRECISO QUE OS OLHOS DO CORAÇÃO ESTEJAM INTEIRAMENTE PUROS. UM ÚNICO ÁTOMO DE POEIRA NA NOSSA TÚNICA BASTA PARA BARRAR-NOS A ENTRADA CELESTE, ENQUANTO NÃO NOS PURIFICARMOS NO SANGUE DO CORDEIRO. A PALAVRA DITA PELO SENHOR NÃO HÁ DE PASSAR: "EM VERDADE VOS DIGO, TODO HOMEM TERÁ DE PRESTAR CONTAS NO DIA DO JUÍZO DE QUALQUER PALAVRA OCIOSA QUE TIVER PRONUNCIADO". É PRECISO PURIFICAR-NOS SEM CESSAR. MAIS VALE FUGIR PARA O DESERTO, CONDENAR-SE À UMA VIDA DE SACRIFÍCIOS, DEIXAR DE LADO MUITAS OBRAS POR BELAS E BOAS, A PERDER O TESOURO DA PUREZA. TODAS AS ALMAS A SALVAR NÃO VALEM A SALVAÇÃO DA NOSSA PRÓPRIA ALMA. O QUE DEUS QUER DE MIM, ACIMA DE TUDO - E SEM O QUE NADA MAIS TEM VALOR - , SOU EU! AH! SE NÃO NOS FOR DADO TER AS VIRTUDES HERÓICAS E SUBLIMES DOS SANTOS, SEJAMOS PELO MENOS PUROS; E SE PERDEMOS, DESGRAÇADAMENTE, NOSSA INOCÊNCIA BATISMAL, REVISTAMO-NOS AGORA DA INOCÊNCIA LABORIOSA DA PENITÊNCIA! SEM PUREZA, NÃO HAVERÁ VIDA DE AMOR - (FONTE : LIVRO "A DIVINA EUCARISTIA" - VOLUME II - SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD) PRIMEIRA LEITURA: 1º REIS 18, 20-39 REFRÃO: GUARDAI-ME, Ó DEUS, PORQUE EM VÓS REFUGIO! 1. POEMA DE DAVI. GUARDAI-ME, Ó DEUS, PORQUE É EM VÓS QUE PROCURO REFÚGIO. DIGO A DEUS: SOIS O MEU SENHOR, FORA DE VÓS NÃO HÁ FELICIDADE PARA MIM. - R. 2. NUMEROSOS SÃO OS SOFRIMENTOS QUE SUPORTAM AQUELES QUE SE ENTREGAM A ESTRANHOS DEUSES. NÃO HEI DE OFERECER SUAS LIBAÇÕES DE SANGUE E MEUS LÁBIOS JAMAIS PRONUNCIARÃO O NOME DE SEUS ÍDOLOS. - R. 3. SENHOR, VÓS SOIS A MINHA PARTE DE HERANÇA E MEU CÁLICE; VÓS TENDES NAS MÃOS O MEU DESTINO. - R. 4. PONHO SEMPRE O SENHOR DIANTE DOS OLHOS, POIS ELE ESTÁ À MINHA DIREITA; NÃO VACILAREI. POR ISSO MEU CORAÇÃO SE ALEGRA E MINHA ALMA EXULTA, ATÉ MEU CORPO DESCANSARÁ SEGURO, PORQUE VÓS NÃO ABANDONAREIS MINHA ALMA NA HABITAÇÃO DOS MORTOS, NEM PERMITIREIS QUE VOSSO SANTO CONHEÇA A CORRUPÇÃO. VÓS ME ENSINAREIS O CAMINHO DA VIDA, HÁ ABUNDÂNCIA DE ALEGRIA JUNTO DE VÓS, E DELÍCIAS ETERNAS À VOSSA DIREITA. - R. EVANGELHO: MATEUS 5, 17-19 PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - NAQUELE TEMPO, 17NÃO JULGUEIS QUE VIM ABOLIR A LEI OU OS PROFETAS. NÃO VIM PARA OS ABOLIR, MAS SIM PARA LEVÁ-LOS À PERFEIÇÃO. 18POIS EM VERDADE VOS DIGO: PASSARÁ O CÉU E A TERRA, ANTES QUE DESAPAREÇA UM JOTA, UM TRAÇO DA LEI. 19AQUELE QUE VIOLAR UM DESTES MANDAMENTOS, POR MENOR QUE SEJA, E ENSINAR ASSIM AOS HOMENS, SERÁ DECLARADO O MENOR NO REINO DOS CÉUS. MAS AQUELE QUE OS GUARDAR E OS ENSINAR SERÁ DECLARADO GRANDE NO REINO DOS CÉUS. - PALAVRA DA SALVAÇÃO |
Aprendendo com o Papa João Paulo II sobre o Rosário (cont.) Posted: 12 Jun 2012 07:52 PM PDT Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Dando continuidade ao nosso propósito de conhecer melhor o nosso Rosário para amá-lo mais, chegamos hoje ao Capítulo III da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, do qual fizemos um pequeno resumo: A meditação dos mistérios de Cristo é proposta no Rosário com um método característico, apropriado por sua natureza para favorecer a assimilação dos mesmos. É o método baseado na repetição. Isto é visível sobretudo com a ave-maria, repetida dez vezes em cada mistério. Considerando superficialmente uma tal repetição, pode-se ser tentado a ver o Rosário como uma prática árida e aborrecida. Chega-se, porém, a uma ideia muito diferente, quando se considera o Terço como expressão daquele amor que não se cansa de voltar à pessoa amada com efusões que, apesar de semelhantes na sua manifestação, são sempre novas pelo sentimento que as permeia. Uma coisa é clara! Se a repetição da Ave Maria se dirige diretamente a Maria, com Ela e por Ela é para Jesus que, em última análise, vai o ato de amor. A repetição alimenta-se do desejo duma conformação cada vez mais plena a Cristo, verdadeiro "programa" da vida cristã. O Rosário ajuda-nos a crescer nesta conformação até à meta da santidade. Na realidade, trata-se simplesmente de um método para contemplar. E, como método que é, há de ser utilizado em ordem ao seu fim, e não como fim em si mesmo. Mas, sendo fruto duma experiência secular, o próprio método não deve ser subestimado. Abona em seu favor a experiência de inumeráveis Santos. Isto, porém, não impede que seja melhorado. Tal é o objetivo da inserção, no ciclo dos mistérios, da nova série dos "mysteria lucis" (mistérios da luz), juntamente com algumas sugestões relativas à recitação, que proponho nesta Carta. Sem isso, o Rosário corre o risco não só de não produzir os efeitos espirituais desejados, mas até mesmo de o terço, com que habitualmente é recitado, acabar por ser visto quase como um amuleto ou objeto mágico, com uma adulteração radical do seu sentido e função. A enunciação do mistério Enunciar o mistério, com a possibilidade até de fixar contextualmente um ícone que o represente, é como abrir um cenário sobre o qual se concentra a atenção. As palavras orientam a imaginação e o espírito para aquele episódio ou momento concreto da vida de Cristo. A escuta da Palavra de Deus A fim de dar fundamentação bíblica e maior profundidade à meditação, é útil que a enunciação do mistério seja acompanhada pela proclamação de uma passagem bíblica alusiva, que, segundo as circunstâncias, pode ser mais ou menos longa. De fato, as outras palavras não atingem nunca a eficácia própria da palavra inspirada. Esta há de ser escutada com a certeza de que é Palavra de Deus, pronunciada para o dia de hoje e "para mim". Não se trata de trazer à memória uma informação, mas de deixar Deus "falar". Em ocasiões solenes e comunitárias, esta palavra pode ser devidamente ilustrada com um breve comentário. O silêncio A escuta e a meditação alimentam-se de silêncio. Por isso, após a enunciação do mistério e a proclamação da Palavra, é conveniente parar, durante um côngruo período de tempo, para fixar o olhar sobre o mistério meditado, antes de começar a oração vocal. A redescoberta do valor do silêncio é um dos segredos para a prática da contemplação e da meditação. O pai-nosso Após a escuta da Palavra e a concentração no mistério, é natural que o espírito se eleve para o Pai. Em cada um dos seus mistérios, Jesus leva-nos sempre até ao Pai, para Quem Ele Se volta continuamente porque repousa no seu "seio" (cf. Jo 1,18). Quer introduzir-nos na intimidade do Pai, para dizermos com Ele: « Abbá, Pai » (Rom 8, 5; Gal 4, 6). O "pai-nosso" torna a meditação do mistério, mesmo quando é feita a sós, uma experiência eclesial. As dez ave-marias Este elemento é o mais encorpado do Rosário e também o que faz dele uma oração mariana por excelência. Mas à luz da própria Ave Maria, bem entendida, nota-se claramente que o carácter mariano não só não se opõe ao cristológico como até o sublinha e exalta. De fato, a primeira parte da Ave Maria, tirada das palavras dirigidas a Maria pelo Anjo Gabriel e por Santa Isabel, é contemplação adoradora do mistério que se realiza na Virgem de Nazaré. Exprimem, por assim dizer, a admiração do céu e da terra, e deixam de certo modo transparecer o encanto do próprio Deus ao contemplar a sua obra-prima – a encarnação do Filho no ventre virginal de Maria. A repetição da Ave Maria no Rosário sintoniza-nos com este encanto de Deus: é júbilo, admiração, reconhecimento do maior milagre da história. É o cumprimento da profecia de Maria: "Desde agora, todas as gerações Me hão de chamar ditosa" (Lc 1, 48). O baricentro da Ave Maria é o nome de Jesus. Às vezes, na recitação precipitada, perde-se tal baricentro e, com ele, também a ligação ao mistério de Jesus que se está a contemplar. Ora, é precisamente pela acentuação dada ao nome de Jesus e ao seu mistério que se caracteriza a recitação expressiva e frutuosa do Rosário. Já Paulo VI recordou na Exortação apostólica Marialis cultus o costume, existente nalgumas regiões, de dar realce ao nome de Cristo acrescentando-lhe uma cláusula evocativa do mistério que se está a meditar. É um louvável costume, sobretudo na recitação pública. Repetir o nome de Jesus – o único nome do qual se pode esperar a salvação (cf. At 4, 12) – enlaçado com o da Mãe Santíssima, e de certo modo deixando que seja Ela própria a sugeri-lo a nós, constitui um caminho de assimilação que quer fazer-nos penetrar cada vez mais profundamente na vida de Cristo. Desta relação muito especial de Maria com Cristo, que faz dela a Mãe de Deus, a Theotòkos, deriva a força da súplica com que nos dirigimos a Ela depois na segunda parte da oração, confiando à sua materna intercessão a nossa vida e a hora da nossa morte. O glória-ao-pai A doxologia trinitária é a meta da contemplação cristã. De fato, Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai no Espírito. É importante que o glória-ao-pai, apogeu da contemplação, seja posto em grande evidência no Rosário. Na recitação pública, poder-se-ia cantar para dar a devida ênfase a esta perspectiva estrutural e qualificadora de toda a oração cristã. Na medida em que a meditação do mistério tiver sido – de ave-maria em ave-maria – atenta, profunda, animada pelo amor de Cristo e por Maria, a glorificação trinitária de cada dezena, em vez de reduzir-se a uma rápida conclusão, adquirirá o seu justo tom contemplativo, quase elevando o espírito à altura do Paraíso e fazendo-nos reviver de certo modo a experiência do Tabor, antecipação da contemplação futura: "Que bom é estarmos aqui!" (Lc 9, 33). A jaculatória final Na prática corrente do Rosário, depois da doxologia trinitária diz-se uma jaculatória, que varia segundo os costumes. Sem diminuir em nada o valor de tais invocações, parece oportuno assinalar que a contemplação dos mistérios poderá manifestar melhor toda a sua fecundidade, se se tiver o cuidado de terminar cada um dos mistérios com uma oração para obter os frutos específicos da meditação desse mistério. |
Como falar do demônio e do inferno às crianças? – Padre Gabriele Amorth Posted: 12 Jun 2012 07:41 PM PDT Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Muitas vezes nos sentimos confusos quanto a falar ou não sobre o demônio e o inferno aos nossos filhos e catequizandos. Devemos fazê-lo? Como? Neste artigo, Dom Gabriele Amorth, famoso exorcista, nos oferece sua visão sobre o assunto. Nunca esqueçamos que o próprio Senhor nos disse: "a verdade vos libertará". Por que temer a verdade? Passemos a palavra a Dom Amorth: "Muitas vezes me fazem uma pergunta que interessa aos pais, catequistas, educadores. O Senhor revelou-Se no Antigo Testamento por meio dos profetas e, por fim, manifestou-Se no ministério público de Cristo: ensinou sempre a verdade completa a todos, grandes e pequenos. Certamente as crianças tiveram uma compreensão disso de acordo com a sua capacidade. Ao ensinar, deve-se levar em conta a idade e o método que se deve usar com os pequeninos, de acordo com sua compreensão. Mas seria um grave erro esconder a verdade das crianças por medo de assustá-las. A este respeito, me recordo das observações da Ir. Lúcia de Fátima, quando, já adulta, reconsiderava aquele famoso 13 de julho de 1917, no qual Nossa Senhora mostrou o inferno aos pequenos videntes e lhes revelou os famosos três segredos. Pois bem, Lúcia declarou: 'Algumas vezes se teme falar do inferno às crianças, por medo de assustá-las. Mas Nossa Senhora, ao contrário, quase sem levar em conta a nossa idade (respectivamente 7, 9 e 10 anos), não só falou-nos do inferno, mas nos fez vê-lo e ficamos aterrorizados, a tal ponto que teríamos morrido de medo se Ela não nos tivesse assegurado, pouco antes, que nos levaria para o céu'. A partir desta visão e da visão das almas que em massa se precipitavam no inferno, as três crianças passaram a sentir um enorme impulso para fazer reparação, um zelo ininterrupto para oferecer sacrifícios pela conversão dos pecadores. Quando Jesus falava do inferno, o fazia a todos, também às crianças, cuja presença é muitas vezes relatada no Evangelho. As mensagens marianas de Medjugorje são difundidas a todos. Não passam por nenhuma censura que lhes dê uma forma reduzida para as crianças. Cada um compreende de acordo com sua capacidade. Mas não foi dito que as crianças compreendem menos do que os adultos. O efeito produzido pela vista do inferno por parte das crianças de Fátima nos mostra que muitas vezes as crianças sabem compreender perfeitamente, literalmente, sem minimizar como fazem muitos adultos (e teólogos...). E, depois, comportam-se em conformidade, com uma coerência até mesmo heroica. Creio também que existem alguns conceitos fundamentais sobre os quais podemos e devemos falar com as crianças. São conceitos básicos, que não assustam ninguém, e que certamente deveriam ser levados bem em consideração também pelos adultos. 1 – Um primeiro conceito é que Deus é bom e criou boas todas as coisas e todos os seres, especialmente os inteligentes e imortais: anjos e homens. Deus não criou demônios maus. Criou somente anjos bons. Mas deu aos anjos (como depois aos homens) o dom da liberdade. Alguns anjos fizeram mau uso deste dom. Em seu orgulho, sentiram-se tão grandes que desobedeceram a Deus, opuseram-se a Deus. Assim, em vez de seguirem o bem, seguiram o mal. E em vez de permanecerem anjos luminosos e felizes, tornaram-se demônios tenebrosos e desgraçados. Condenaram-se a si próprios ao eterno suplício do inferno. Mesmo nos contos de fada, que são simples fábulas inventadas, se leva em conta esta realidade: quem não cumpre o seu dever pode acabar mal e degradar-se. Por exemplo, Pinóquio. Por não querer estudar, mas somente brincar, tornou-se... um asno. Também nós homens fomos criados por Deus bons e para o bem. O fim a que somos destinados é o Paraíso. Mas Deus nos deu o dom da liberdade, que torna meritório o bem que fazemos. Porém, se fazemos o mal, somos culpados e nós mesmos nos condenamos ao castigo. Em síntese: quem faz o bem recebe o bem; quem faz o mal recebe o mal. 2 – O demônio, tendo-se tornado inimigo de Deus, procura fazer com que também o homem se separe de Deus e Lhe desobedeça. Eis porque ele nos tenta. Deus nos deu anjos que nos protegem. Cada um de nós tem seu anjo da guarda. Mas depende de nós obedecer às tentações do demônio ou à voz do anjo. Por isso, não precisamos ter nenhum medo, mas ser fieis a Deus. Quem é fiel a Deus vai para o céu, como os anjos e os santos. Quem se rebela contra Deus vai para o inferno, como os demônios. 3 – O demônio tem seus aliados, dos quais devemos guardar-nos. Os primeiros aliados são as nossas paixões desordenadas, que são mantidas sob controle com o autodomínio, com os sacrifícios voluntários, com as ações virtuosas, a oração, os sacramentos. Depois, existem outros aliados do demônio, que são as ocasiões do mal que o mundo pode apresentar: más companhias, leituras ou espetáculos que não são bons (hoje a televisão é particularmente perigosa, devendo ser usada com parcimônia e prestando-se muita atenção na escolha dos programas). Desde pequenos é necessário saber distinguir aquilo que é bom daquilo que é mal, aquilo que agrada a Deus daquilo que é contra os Seus ensinamentos. Obedecendo a Deus, nos comportamos como os anjos. Desobedecendo a Deus, nos comportamos como os demônios. Como se vê, pode-se perfeitamente falar do demônio às crianças, ensinando-as a não ter nenhum medo, porque o demônio não pode fazer-nos nenhum mal se não formos nós a desejá-lo. Mas se pode muito bem tomar o exemplo dos anjos e dos demônios para fazer a distinção entre o bem e o mal, a obediência a Deus e a desobediência a Ele. E, como consequência, o prêmio e o castigo, que dependem do nosso comportamento." Traduzido do italiano para o português por Tania |
Vídeo comentário do Evangelho do XI Domingo do Tempo Comum Ano B 17/06/12 Posted: 12 Jun 2012 04:02 PM PDT Carissimos irmãos, neste XI Domingo do TC, 17/06/12, a Santa Igreja nos apresenta duas parábolas muito belas, para meditarmos a riqueza do Reino de Deus, que é pequeno como um grão de mostarda, mas que possui em sí uma força vital tão grande, capaz de tornar-se um grande arbusto... Contudo este Reino é construido com as pequenas coisas, que em Deus e com Deus, se tornam grandes, é construido do amor que somos convidados a espalhar como o agricultor espalha a semente.... para meditar mais assista o vídeo comentário, caso não abrir clique: http://pt.gloria.tv/?media=300173 |
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]