domingo, 10 de junho de 2012

Vaticano: Papa destaca importância da festa do Corpo de Deus



Vaticano: Papa destaca importância da festa do Corpo de Deus

Celebração é deslocada para o domingo em muitos países, como vai acontecer em Portugal a partir de 2013

Cidade do Vaticano, 10 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI sublinhou hoje no Vaticano a importância da solenidade litúrgica do Corpo de Deus, afirmando que a mesma deve levar à partilha “da vida e dos bens” junto de quem se encontra em dificuldades.
O Papa falava perante milhares de pessoas reunidas para a recitação do Angelus, aludindo à celebração, em muitos países, da festa do Corpo e Sangue de Cristo neste domingo, como vai acontecer em Portugal, a partir de 2013, após a suspensão do feriado da respetiva quinta-feira.
Para Bento XVI, este é um momento de atos de “culto público à Eucaristia, sacramento no qual o Senhor permanece presente também para lá do tempo da celebração”.
O Papa evocou, a este respeito, as igrejas que foram danificadas no recente terramoto em Emília-Romanha, norte da Itália, nas quais também o “corpo eucarístico de Cristo” ficou debaixo dos escombros.
“Com afeto, rezo pela comunidade que, com os seus sacerdotes, tem de reunir-se para a Santa Missa a céu aberto ou em grandes tendas: agradeço-lhe o seu testemunho e tudo o que está a fazer em favor de toda a população”, prosseguiu.
Nas saudações que dirigiu em várias línguas aos peregrinos presentes, Bento XVI recordou a celebração, na próxima quinta-feira, do Dia Mundial dos Dadores de Sangue.
“Exprimo o meu vivo reconhecimento a quantos praticam esta forma de solidariedade, indispensável para a vida de tantos doentes”, concluiu.
OC
Internacional | Agência Ecclesia | 2012-06-10 | 11:29:06 | 1425 Caracteres | Bento XVI
Partilhar
É importante
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]