domingo, 29 de julho de 2012

ACI Digital: Aguardo com esperança a JMJ Rio 2013, afirma Bento XVI

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  29 de julho de 2012  
Aguardo com esperança a JMJ Rio 2013, afirma Bento XVI
VATICANO, 29 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras posteriores à oração do Ângelus, o Papa Bento XVI recordou a todos os jovens do mundo que dentro de um ano tem um encontro marcado entre os dias 23 e 28 julho de 2013 no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que terá lugar no Rio de Janeiro.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
https://twitter.com/#!/acidigital

SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

AMÉRICA

BRASIL

VIDA E FAMÍLIA

Católico em Dia
Evangelho:
João 6,1-15
Santo ou Festa:
Santa Marta, Virgem
Um pensamento:
Cada vez compreendo mais o nada de tudo o que no Deus e sinto a imperiosa necessidade de am-lo e esquecer de mim por completo para que somente Ele viva em mim.
Santa Maravilhas de Jesus
 
 

 

VATICANO


Aguardo com esperança a JMJ Rio 2013, afirma Bento XVI

VATICANO, 29 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras posteriores à oração do Ângelus, o Papa Bento XVI recordou a todos os jovens do mundo que dentro de um ano tem um encontro marcado entre os dias 23 e 28 julho de 2013 no Brasil, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que terá lugar no Rio de Janeiro.

O Santo Padre assinalou que dentro de um ano, precisamente neste período, será celebrada a JMJ na cidade do Rio do Janeiro, no Brasil. “Trata-se de uma preciosa ocasião para tantos jovens experimentarem a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e viverem a fé”.

Na presença dos peregrinos presentes em Castelgandolfo Bento XVI afirmou: “Aguardo com esperança este evento, e desejo animar e dar as graças aos organizadores, especialmente à Arquidiocese do Rio do Janeiro, por seu compromisso na preparação com vivacidade a acolhida de quão jovens de todo o mundo tomarão parte neste encontro eclesial tão importante”.

Este fim de semana se realiza o maior evento pré-JMJ realizado até o momento no Brasil. Trata-se do Encontro “Preparai o Caminho”, que reuniu milhares de jovens no estádio do Maracanãzinho entre os dias 27 e 29 de julho.

O programa do evento se caracterizou pelas celebrações eucarísticas com a participação do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e de Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB. O evento foi marcado pelos concertos, conferências e o lançamento de uma campanha de arrecadação de fundos para a JMJ.

Para mais informações sobre a campanha de doação e como ajudar, visite:
http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/426/dom-orani-lanca-campanha-de-doacao-para-a-jmj-rio2013

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Bento XVI exorta os fiéis a saciarem a fome de Deus e não só as necessidades materiais

VATICANO, 29 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras prévias à oração do Ângelus, o Papa Bento XVI pediu aos fiéis que redescubram a importância de saciar não só a fome material, mas também, e sobretudo, a fome mais profunda que é a de Deus, da verdade e de amor através da participação na Eucaristia, sempre de maneira fiel e responsável.

Ao dirigir-se às centenas de peregrinos reunidos no pátio do Palácio de Castel Gandoldo, o Santo Padre explicou que “Jesus não é um rei da terra que exerce o domínio, mas um rei que serve”.

“Peçamos ao Senhor que nos faça redescobrir a importância de nos nutrir do corpo de Cristo, participando fielmente e com grande consciência da Eucaristia, para estarmos sempre mais intimamente unidos a Ele. Ao mesmo tempo, rezemos para que jamais falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna e sejam abatidas as desigualdades não com as armas da violência, mas com a compartilha e o amor”.

O Papa expressou que “a Eucaristia é o permanente grande encontro do homem com Deus, no qual o Senhor se faz alimento, dá a Si mesmo para nos transformar Nele”.

Ao explicar o milagre dos pães, o Santo Padre assinalou que “Jesus não nos pede aquilo que não temos, mas nos faz ver que se cada um oferece aquele pouco que tem, o milagre pode sempre acontecer: Deus é capaz de multiplicar o nosso pequeno gesto de amor e nos tornar participantes do seu dom”?

O Papa explicou, ao comentar o Evangelho do dia, que, logo depois da cena da multiplicação dos pães, Jesus explica na sinagoga de Cafarnaum que Ele é “o ‘pão’ que dá a vida”.

“As ações realizadas por Jesus estão paralelas àquelas da Última Ceia: “Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribui-os às pessoas que estavam sentadas” – assim diz o Evangelho (Jo 6,11).
A insistência sobre o tema do “pão” que é partilhado e o render graças (v.11, em grego eucharistesas) evocam a Eucaristia, o Sacrifício de Cristo para a salvação do mundo. O evangelista observa que a Páscoa, a festa, estava próxima. O olhar se orienta para a Cruz, o dom de amor, e para a Eucaristia, a perpetuação deste dom: Cristo se faz pão de vida para os homens”, completou o Pontífice.

Bento XVI citou Santo Agostinho e afirmou que “para que o homem pudesse comer o pão dos anjos, o Senhor dos anjos se fez homem. Se Ele não se fizesse homem não teríamos seu corpo; não tendo o corpo propriamente dele, não comeríamos o pão do altar”.

Por isso, o Santo Padre assinalou que a Eucaristia “é o permanente grande encontro do homem com Deus, no qual o Senhor se faz alimento, dá a Si mesmo para nos transformar Nele”.

O Papa ressaltou que na cena da multiplicação, se destaca também a presença de um garoto que, diante da dificuldade de alimentar tanta gente, coloca em comum o pouco que tinha: cinco pães e dois peixes.

“O milagre não se realiza do nada, mas de uma primeira e modesta partilha daquilo que um simples garoto tinha consigo. Jesus não nos pede aquilo que não temos, mas nos faz ver que se cada um oferece aquele pouco que tem, o milagre pode sempre acontecer: Deus é capaz de multiplicar o nosso pequeno gesto de amor e nos tornar participantes do seu dom”, sublinhou o Papa.

Bento XVI assinalou que “a multidão ficou impressionada com o prodígio: vê em Jesus o novo Moisés, digno de poder e, no novo maná, o futuro assegurado, fica parada no elemento material, que comeram e o Senhor, “sabendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte””.

“Jesus não é um rei da terra que exerce o domínio, mas um rei que serve, que se curva até o homem para saciar não só a fome material, mas, sobretudo, a fome de algo profundo, a fome de orientação, de sentido, de verdade, a fome de Deus”, disse.

“Queridos irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor que nos faça redescobrir a importância de nos nutrir do corpo de Cristo, participando fielmente e com grande consciência da Eucaristia, para estarmos sempre mais intimamente unidos a Ele. Ao mesmo tempo, rezemos para que jamais falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna e sejam abatidas as desigualdades não com as armas da violência, mas com a compartilha e o amor”, compartilhou o Santo Padre.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Bento XVI expressa condolências pelo falecimento do presidente de Gana

VATICANO, 28 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI expressou suas condolências e sua cercania ao povo africano da Gana, depois da morte recente do seu presidente, John Evans Atta Mills.Na sua mensagem de pêsames, o Santo Padre recordou os “anos de serviço público e sua dedicação aos princípios democráticos” de Atta Mills.O Papa também saudou o novo presidente da República da Gana, John Dramani Mahama, e aos familiares do mandatário falecido.Bento XVI confiou à alma de John Evans Atta Mills, e assegurou suas orações para que Gana receba a bênção da paz e da prosperidade.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


O Papa recebe a cardeais que investigam "vatileaks"

VATICANO, 28 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI recebeu no dia 26 pela manhã à comissão de cardeais que investigam o roubo e desaparecimento dos documentos reservados do Vaticano conhecidos como "vatileaks".

Conforme assinala um comunicado dado a conhecer ontem, o Santo Padre recebeu aos cardeais Julián Herranz, que preside a comissão, Josef Tomko e Salvatore Do Giorgi.

Os cardeais estavam acompanhados do Padre Luigi Martignani, O.F.M. Cap, secretário de dita comissão e do Juiz instrutor, Piero Antonio Bonnet, junto com o Promotor de justiça, Nicola Picardi, do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano.A respeito, assinala o comunicado, "o Santo Padre foi informado das conclusões às que chegou a comissão cardinalícia e do curso que segue o procedimento penal".

O Papa agradeceu pelas informações recebidas e convidou à Magistratura Vaticana "a prosseguir sua tarefa com esmero".No encontro também estiveram presentes o arcebispo Angelo Becciu, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Dom Georg Gänswein, secretário particular do Santo Padre; Domenico Giani, comandante da Delegacia Vaticana e Greg Burke, consultor para a Comunicação da Secretaria de Estado.

A Rádio Vaticano assinala que o Padre Piero Antonio Bonnet e Nicola Ricardi continuam trabalhando na elaboração do caso e na sentença, que "poderia ser de absolvição ou de reenvio a julgamento" do antigo mordomo do Papa, Paolo Gabriele, que é o único acusado até o momento do roubo e do desaparecimento dos documentos.Comentando o comunicado, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, disse que as conclusões do trabalho dos juízes poderiam fazer-se públicas depois do primeiro domingo de agosto.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Dois sacerdotes darão conselho espiritual nos Museus Vaticanos

VATICANO, 28 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O secretário geral de Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Dom Giuseppe Sciacca, anunciou que a partir de agosto haverá nos Museus Vaticanos dois sacerdotes a disposição para os visitantes que desejem dialogar ou inclusive que procurem conselho espiritual. “Não será nada institucional. Os sacerdotes estarão em dois pontos estratégicos do percurso habitual; haverá uma mesa e duas cadeiras e os que queiram poderão aproximar-se deles para intercambiar umas palavras, ou para refletir juntos”, explicou o Prelado em declarações recolhidas pelo L'Osservatore Romano.Dom Sciacca afirmou que os Museus Vaticanos são algo único dentro das instituições culturais. “São como o cofre em que, graças à sabedoria dos pontífices e ao seu amor pela beleza, custodiam-se as melhores obras que o gênero humano forjou através da história (...) e não têm medo de mostrar que são também um veículo particular através do qual a boa nova de Deus feito homem pode anunciar-se ao mundo”, afirmou.puede anunciarse al mundo”, afirmó.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

AMÉRICA


Os ateus também estão entre os prediletos da misericórdia de Deus

BUENOS AIRES, 28 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo Emérito de Corrientes (Argentina), Dom Domingo Castagna, afirmou que os ateus têm fome daquele Deus que negam, e por isso também formam parte dos prediletos da misericórdia divina. “Os mais afastados de Deus, pela prática e confissão de incredulidade ou por ateísmo aberto, são os prediletos de sua ação misericordiosa, por causa da necessidade que têm Dele”, assinalou o Prelado.Dom Castagna, que desde seu retiro escreve semanalmente propostas de homilia para os sacerdotes, disse que “o mais ferido dos filhos atrai a delicada atenção da mãe. A simples vista parece discriminatório o esmero materno em favor do doente ou ferido, mas, não é assim. Deus é um Bom Pai. A compaixão que manifesta Jesus expressa, com o gesto humano mais íntimo, o amor de Deus pelos homens, incapazes de amar por causa do pecado”. O Prelado, que abordou a passagem evangélica da multiplicação dos pães e peixes, afirmou também que a fome de transcendência que têm os homens inclui os ateus, que embora neguem a Deus ante os homens, no fundo clamam por Ele. “Até os ateus percebem sua necessidade de transcendência e clamam ocultamente pelo Deus que pretendem negar. Difícil encruzilhada, sobre tudo quando a morte aparece no horizonte como inevitável final da vida temporal”, afirmou. Sobre a multiplicação de pães e peixes, Dom Castagna assinalou que disse que mostra a compaixão que Cristo tem pela humanidade ao ver “tantos seres que vivem extraviados ‘como ovelhas sem Pastor’. Primordialmente a quem, por rebeldes e contumazes, insistem em não reconhecer a presença misericordiosa de Deus e se negam a voltar para Ele”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

BRASIL


Segundo dia do Preparai o Caminho: os jovens podem ser instrumentos da mudança do mundo

RIO DE JANEIRO, 28 Jul. 12 (ACI) .- O segundo dia do “Preparai o Caminho”, no Maracanãzinho, começou com muita animação. "Que todos nós sejamos bem-vindos no coração do Cristo Redentor." Após as boas-vindas de Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, foi iniciado o momento das laudes, destinado a santificar o tempo da manhã. A manhã concluiu com uma palestra do fundador da comunidade católica Shalom, Moysés Azevedo.

Com muitos gritos e aplausos, a réplica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil e patrona da JMJ Rio2013, foi acolhida pelo público do ginásio durante o Momento Mariano e guiada por 16 bailarinas, que dançavam ao seu redor. A imagem peregrina foi, então, entregue pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, para que proteja e abençoe todos os envolvidos na preparação da Jornada. "Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia. Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama", rezaram os jovens.

Segundo o portal official da JMJ (www.rio2013.com) Santa Missa foi presidida por Dom Damasceno, que destacou a importância de não só chamar os jovens da cidade, mas também acolher aqueles que virão de todos os países. "A continuação da comunicação de fé é o que está para acontecer na cidade do Rio de Janeiro. Queridos irmãos e irmãs, os dois movimentos de ir aos jovens e acolher os jovens estão inseridos na Jornada Mundial da Juventude, de cuja realização estamos há um ano. É a nossa hora, portanto, de nos concentrarmos no testemunho da vida cristã em todas as atividades de preparação para a Jornada", frisou.

A primeira pregação do dia abordou o tema "Ide. O Senhor nos enviou" e foi apresentada pelo padre Roger Luis, da Canção Nova. "Para mim é uma alegria estar aqui para partilhar a palavra. Nós estamos sendo chamados hoje para o discipulado, o Senhor está dizendo 'vinde a mim' e nós viemos. Deus escolheu a cada um de nós para que o levemos aos irmãos que ainda não O conhecem e, especialmente, neste tempo de Jornada Mundial da Juventude. Se o jovem for Igreja, incendiaremos o mundo inteiro", falou o padre Roger Luis.

Seguiu-se, então, a apresentação do grupo mineiro Guararás, com a coreografia “Brasil: Terra de Santa Cruz”, mostrando danças e expressões típicas de alguns estados do país.

E, encerrando a programação da manhã desse segundo dia do "Preparai o caminho", o público ouviu a pregação de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, que falou sobre o papel de destaque da fé católica no Brasil. "A Jornada Mundial da Juventude é um dom muito maior. Ela transforma o nosso coração e, assim, poderemos ser instrumentos de transformação no mundo. A nossa nação é uma nação fundamentada em Cristo, nasceu na Eucaristia. É o nosso momento histórico de testemunharmos o Cristo no coração do Brasil e do mundo", afirmou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Preparai o Caminho: campanha de arrecadação lançada no primeiro dia do evento

RIO DE JANEIRO, 28 Jul. 12 (ACI) .- Após a Santa Missa, que abriu o evento “Preparai o Caminho” celebrada pelo Núncio Apostólico no Brasil Dom Giovanni d’Aniello, o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, juntamente com os bispos auxiliares e vice-presidentes do COL, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Augusto Dias Duarte, e a deputada católica Myriam Rios, deu início à campanha de arrecadação para a JMJ Rio2013, chamada “Compartilhe a sua Fé”.

Em nota divulgada pelo portal oficial da Jornada (www.rio2013.com), Dom Orani destacou que, nos últimos dias, foi grande a procura para saber como fazer uma doação e, agora, todos já podem doar. “Muita gente tem me falado que quer contribuir. A partir de hoje, contamos com a participação e colaboração daqueles que já podem ajudar a JMJ”, afirmou.

Segundo Dom Paulo, esta é mais uma oportunidade para as pessoas participarem concretamente da JMJ Rio2013. “Aquelas pessoas que querem fazer parte da Jornada Mundial da Juventude, podem também fazer a sua doação, doando o quanto puder. Cada um, como se sentir livre, pode doar aquilo que vem do coração e ajudar na construção desse belíssimo evento. O nosso desejo é envolver a todos na participação da JMJ”, destacou.

Dom Antonio Augusto lembrou que o povo brasileiro pode usar a generosidade que tem para também ajudar a JMJ Rio2013.

“O povo brasileiro é generoso. Por isso, queremos mostrar que aquilo que o Cristo Redentor nos ensinou: estar de braços abertos para ajudar a acolher a todos os jovens que chegarão ao Rio de Janeiro”, disse.

Para a madrinha da campanha, Myriam Rios, é de grande importância a doação das pessoas para que a Jornada aconteça e alertou que todos os recursos irão para a organização da estrutura da JMJ.

“A gente doa afeto, doa sangue, doa alimento. Hoje, estamos pedindo para fazer também uma doação financeira, dentro da possibilidade de cada um, com o objetivo de ajudar na estrutura física para que se possa ter uma acolhida bastante calorosa e organizada dos milhares de jovens de todo o mundo aqui no Rio”, explicou.

Em cada dia do “Preparai o Caminho”, haverá um tema para a campanha. Hoje, o tema foi doação, ressaltando a Campanha de Arrecadação. No sábado, o tema será compartilhamento, convidar cada um a discernir e a compartilhar o seu dom e o seu tempo para a JMJ acontecer. E no domingo, o tema será a acolhida, lembrando que os brasileiros acolherão de norte a sul do país os jovens do mundo inteiro.

As doações poderão ser feitas através do banco Bradesco:

Agência 0814-1

Conta Corrente 80.001-5.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

VIDA E FAMÍLIA


Direito a Viver pede abolir completamente o aborto

MADRI, 28 Jul. 12 (ACI/Europa Press) .- A médica porta-voz do Direito a Viver, Gádor Joya, pediu nesta quinta-feira ao ministro da Justiça, Alberto Ruiz-Gallardón, que "siga a lógica até o final" para abolir "completamente" o aborto, toda vez que contempla eliminar o aborto eugênico.

Num comunicado no dia 26 de julho, Joya assegura que sua associação compartilha "os fundamentos e a lógica" da proposta "impecável" do ministro, embora esta abolição parcial, a seu entender, leva "também, indevidamente, à abolição completa" do aborto.

"O aborto eugênico é um suposto de discriminação contra seres humanos descapacitados. Proteger seu direito à vida é um princípio ético e jurídico elementar que, não obstante, segue sendo vulnerado em muitos países. Entretanto, o argumento da não discriminação, implica que terá que proteger toda vida humana, não só a das pessoas descapacitadas", ressaltou Joya.

Assim, assegurou que o aborto eugênico será "o princípio do fim" do aborto na Espanha. "Se cair esta aberração, cairão todas, porque o aborto é sempre um ato cruel, violento e discriminatório contra toda vida humana", assinalou.

Neste sentido, reiterou que o anúncio do ministro deixou "nervosos aos promotores" do aborto, posto que "sabem que o aborto eugênico é o mostruário mais transparente da vergonha" que representa esta atividade.Por isso, insistiu ao ministro a "não ficar aqui".

"O primeiro é que passe das musas ao teatro, que o faça já, agora, e não em setembro e em segundo lugar, é preciso que a reforma vá além da supressão do aborto eugênico e da obrigação das menores de informar a seus pais antes de abortar", concluiu.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]