quarta-feira, 25 de julho de 2012

ACI Digital: Preparai o Caminho : evento no Maracanãzinho marca contagem regressiva para a JMJ

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  25 de julho de 2012  
“Preparai o Caminho”: evento no Maracanãzinho marca contagem regressiva para a JMJ
RIO DE JANEIRO, 24 Jul. 12 (ACI) .- O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 convida toda a cidade do Rio para o primeiro grande encontro preparatório rumo à JMJ Rio2013. O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de julho no Complexo do Maracanã e marcará a contagem regressiva de um ano para a realização da Jornada, iniciada no dia 22 de julho com o evento Bote Fé na Vida. O objetivo é apresentar à sociedade um pouco daquilo que será a JMJ Rio2013.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
https://twitter.com/#!/acidigital

SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

AMÉRICA

BRASIL

Católico em Dia
Evangelho:
Mateus 20,20-28
Santo ou Festa:
São Cristovão
Um pensamento:
Assim, purificados interiormente, iluminados e acendidos pelo ardor do Esprito Santo, possamos seguir a pegadas de teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Francisco de Assis
 
 

 

VATICANO


Os cristãos são os principais promotores da solidariedade diante do terror na Síria

VATICANO, 25 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- As comunidades cristãs e o movimento interreligioso "Mussalaha" ("Reconciliação"), que operam na Síria, estão sendo os principais órgãos de solidariedade em Damasco dentro do clima de terror e morte que assola a capital devido ao enfrentamento armado entre o regime de Bashar al-Assad e os rebeldes.

Conforme informou a agência Fides, 200 mil sírios em Damasco se mobilizam por toda a cidade tentando salvar suas vidas fugindo dos enfrentamentos. Também se reportou que a população vive aterrorizada, enquanto os revolucionários avançam em sua luta, apropriando-se de bairros, edifícios e habitações de civis que se encontram no meio da zona de fogo cruzado.

Entre este deslocamento de famílias inteiras, idosos e crianças, os bairros cristãos de Jaramana, Qassaa, e Bab Touma, converteram-se em oásis de acolhida e solidariedade, sem distinção alguma de etnia, comunidade ou religião.

Dentro deste marco que define a comunidade católica, os jovens cristãos coordenam a acolhida dos novos deslocados enviando-os a escolas, igrejas, e edifícios públicos.

As principais fontes de ajuda à população síria chegam da Cáritas e outras organizações cristãs, como a Middle East Council of Churches (Conselho de Igrejas do Oriente Médio), o Patriarcado Grego-ortodoxo, e a Comunidade de Santo Egidio.

Estes grupos cristãos não só provêem de mantimentos e alojamento os deslocados, mas devido às extremas condições de calor –42 graus de temperatura-, tomaram medidas de limpeza pública que assegure condições mínimas de salubridade à população mediante o voluntariado de coleta de lixo.

O movimento interreligioso Mussalaha chegou a Damasco recentemente para pedir aos rebeldes e ao regime a reconciliação e o abandono das armas. Enquanto isso, os cristãos seguem sendo vítimas do extremismo.

Uma família cristã em Damasco foi assassinada por radicais islâmicos nos últimos dias, um fato trágico para os cristãos de todas as denominações que habitam a capital síria.

A esta tragédia em Damasco, somam-se os recentes ataques do grupo radical islâmico "Liwa al-Islan" ("A Brigada do Islã"), que assassinou outra família cristã no bairro de Bab Touma.

Os militantes do "Liwa al-Islan" bloquearam o veículo de Nabil Zoreb, um oficial civil, e o obrigaram a descer com sua esposa Violet e seus dois filhos, George e Jimmy, matando-os a queima roupa.

Este grupo extremista assumiu a autoria do assassinato de generais de alto escalão do governo Assad, e, além de cristãos, persegue os que apóiam o regime atual, assim como os deslocados iraquianos que ocupam os subúrbios de Oujaira Zanaim e Sada.

Além disso, ao sudeste de Damasco, outros combatentes islamitas do grupo “Jehad al nosra”, atacaram casas de refugiados iraquianos, saqueando-as e queimando-as, obrigando seus ocupantes a saírem.

Por sua parte, o Papa Bento XVI já pediu em diversas ocasiões pelo fim do conflito e seu pedido teve eco recentemente entre os bispos das conferências episcopais européias que lançaram um pedido de oração pela situação na Síria, para se encontre uma solução pacífica para o país.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Lefebvristas devem aceitar o Vaticano II, diz novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

VATICANO, 25 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano, Arcebispo Gerard Muller, assinalou que os membros da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (os lefebvristas) devem aceitar os ensinos do Concílio Vaticano II.

Em entrevista concedida ao grupo ACI neste 20 de julho quando a Santa Sé ainda aguarda a resposta final dos lefebvristas para seu ingresso à comunhão da Igreja, o Arcebispo disse que “nossa meta e nossa tarefa é clara: promover a unidade dos discípulos de Cristo na única Igreja sob a liderança do Jesus Cristo e em comunhão com seu vigário, o sucessor de São Pedro”.

O Prelado vaticano que afirmou sentir-se otimista sobre o ingresso dos lefebvristas à Igreja Católica e explicou que seus ensinos, incluindo o conteúdo dogmático do Concílio Vaticano II, não são negociáveis.

“O propósito do diálogo é superar as dificuldades na interpretação do Concílio Vaticano II” mas “não podemos negociar assuntos da fé revelada, isso é impossível. Um Concílio Ecumênico, de acordo à fé católica, sempre é a autoridade de supremo ensino da Igreja”.
No último 19 de julho, os lefebvristas divulgaram um comunicado ao finalizar seu capítulo geral no qual rechaçavam “todas as inovações do Concílio Vaticano II que permanecem manchadas de enganos” e “as reformas que dele saíram”.

Dom Muller assinalou ainda que “isto simplesmente não é possível. Ninguém pode dizer-se católico e tomar tal posição. Esta foi precisamente a posição tomada por Lutero em 1519 quem disse que ‘inclusive os concílios podem equivocar-se’”.

“Algo dogmático nunca pode ser negociado”, acrescentou e expressou sua esperança de que os lefebvristas “possam superar suas dificuldades, suas restrições ideológicas para que possamos trabalhar juntos para proclamar Cristo como a Luz do Mundo”.

Na entrevista concedida ao grupo ACI por Dom Muller, que como Bispo de Ratisbona também teve que lidar com dificuldades com um seminário lefebvrista nessa diocese alemã, o agora Prefeito precisou que só é possível “ficar de acordo e evitar posições ideológicas quando aceitamos que a Palavra de Deus está presente na doutrina da Igreja Católica”, acrescentou.

Finalmente o novo prefeito reiterou seu compromisso por trabalhar pela reconciliação de todos os cristãos separados.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

AMÉRICA


Fundação Populorum Progressio financiaria 203 projetos na América Latina, 59 deles

BOGOTÁ, 25 Jul. 12 (ACI) .- O Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio se reúne até o dia 27 de julho em Bogotá (Colômbia), para analisar o financiamento de 203 projetos a favor das populações indígenas, mestiças e afro-americanas da América Latina e o Caribe.

Os projetos provêm de 19 países e os seus custos demandam cerca de 3.000.000 de dólares.

Os países a serem beneficiados são: o Brasil (59 projetos), Colômbia (42), Peru (15), Equador (16), El Salvador (6), Haiti (12), Guatemala (5), Argentina (5), Bolívia (10), Paraguai (4), Chile (4), Cuba (5), Costa Rica (6), México (3), Venezuela (2), Nicarágua (3), República Dominicana (2), Honduras (2) e Uruguai (2).

Esta Fundação recebe recursos principalmente do Comitê de ajuda em favor do Terceiro Mundo da Conferência Episcopal Italiana e de doadores privados.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Viúva de Payá e nova líder do MCL: Seguiremos na luta pela liberdade de Cuba

HAVANA, 25 Jul. 12 (ACI) .- Ofelia Acevedo, viúva de Oswaldo Payá e nova líder do Movimento Cristão Liberação (MCL), afirmou que continuarão sua luta pacífica pelos direitos fundamentais e pela liberdade de Cuba, em suas palavras, a terra "que Deus nos deu como pátria".

"O movimento continuará seu trabalho. Trabalhamos e lutamos com amor por Cuba", afirmou em declarações recolhidas pelo boletim Martí Notícias durante a Missa celebrada ontem, 24, pelo Cardeal Jaime Ortega na paróquia El Salvador del Mundo, no bairro de Colina ( na capital Havana).

Na missa de exéquias, o Cardeal Ortega recordou seu falecido amigo. O Arcebispo de Havana falou aos presentes sobre sua amizade com o líder do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá, e afirmou que se tratava de um "bom cristão" que sempre procurou que seu catolicismo inspirasse sua opção política.

"Oswaldo tinha uma clara vocação política e isto, como bom cristão, não o afastou da fé nem de sua prática religiosa. Ao contrário, sempre procurava em sua fé cristã inspiração para sua opção política", afirmou o Cardeal.

Acevedo, que acompanhou o seu marido desde os inícios do MCL, chamou os cubanos que estão dentro e fora da ilha a serem "protagonistas para a liberdade e a paz na terra que Deus nos deu como pátria".

"Inspira-nos e nos cheia de esperança e confiança o amor sem limites a de Oswaldo Payá e Harold Cepero (o outro ativista morto no domingo). Um amor que os levou a entregar sua vida pela liberdade de Cuba", afirmou.

Nova líder

Depois do falecimento de Oswaldo Payá, Ofelia Acevedo assumiu a liderança do MCL. Em declarações ao grupo ACI, Regis Iglesias, ex-prisioneiro de consciência e porta-voz do grupo na Espanha, disse que "Ofelia assume a liderança do movimento", que "vai seguir a mesma linha de trabalho" pacífico para obter que se respeitem os direitos humanos dos cubanos.

"Temos ativistas em toda a ilha. Temos um conselho coordenador e nestes momentos nossa líder é a mesma pessoa que esteve junto a Oswaldo em 1988 fundando o MCL e não é outra que sua esposa Ofelia Acevedo", afirmou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Sacerdotes católicos consolam familiares e sobreviventes do massacre de Denver

DENVER, 25 Jul. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Pe. Terry Kissell, da paróquia São Miguel Arcanjo, em Aurora (Colorado), assegurou aos fiéis que estão de luto pela morte de um dos seus no tiroteio ocorrido em uma sala de cinema no último 20 de julho, que em Cristo, inclusive nos momentos mais escuros, podemos encontrar a esperança.

Ao presidir a Missa de 22 de julho, o Pe. Kissell disse que “o sol sai pelo leste”, em referência à localização de Aurora, ao leste de Denver.

“Embora haja escuridão e confusão e dor, não podemos nos esquecer de que virá um novo dia, um novo amanhecer no qual não haverá mais sofrimento, nem lágrimas, nem tristeza”.

Alex Sullivan, de 27 anos, paroquiano da São Miguel Arcanjo, foi uma das 12 vítimas que faleceram ao interior de um cinema na madrugada da sexta-feira, durante a estréia do Batman: O Cavalheiro da Noite Ascende”.

Sullivan recebeu o sacramento da Confirmação no ano passado, na sua paróquia, pouco antes de contrair matrimônio nessa mesma igreja. Seu primeiro aniversário de matrimônio seria celebrado neste 22 de julho.

Jimmy Piralla, paroquiano da mesma paróquia, onde passou pelo programa Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RCIA, em inglês) junto com Sullivan, sentiu-se fortemente comovido pela notícia de sua morte.

“Realmente isto faz que você aprecie os membros de sua família e os seus seres queridos”, disse.

Piralla assinalou que a morte de seu amigo fez também que ele dê valor à opção que fez de converter-se ao catolicismo.

“Simplesmente me confirma que Cristo estava chamando o Alex, porque ele se confirmou no ano passado. Isso me dá maior segurança de que as decisões que tomei para me converter a catolicismo foram as decisões corretas”, afirmou.

Por sua parte, o diácono John Thunblom animou os paroquianos a perdoarem o assassino. “Não alberguem ódio em seu coração. Uma coisa muito terrível aconteceu. Nós o superaremos. Faremo-lo com a oração, com amor, com bondade”.

O Pe. Lolly Martin disse aos fiéis reunidos na igreja, que a oração curará aos que estão de luto, sobre tudo a família de Alexander Jonathan Boik, de apenas 18 anos, também assassinado no cinema.

“Só temos que acreditar no poder da oração individual e coletivamente. Não temos que lutar com isto sozinhos, realmente podemos nos apoiar o um nos outros e receber do outro consolo e força”.

Charly Butterworth, uma paroquiana de 16 anos, disse que ela foi à Missa para encontrar força e apoio para contrarrestar lembranças do massacre, que presenciou pessoalmente.

Butterworth assinalou que esteve sentada na quarta fila da sala de cinema junto com o seu irmão e um amigo, quando o homem armado “partiu detrás da tela”. Nesse momento, ele pensou que era um efeito especial para a função da meia-noite.

“Logo o vi jogar algo que estava em chamas”, afirmou em referência a uma granada de gás lacrimogêneo que o atacante lançou na multidão antes de começar a disparar abertamente.

Apesar de que ela, seu irmão e seu amigo conseguiram escapar sem ferimentos, Butterworth diz que sofre de pesadelos e que está sendo difícil superar a experiência.

“Por isso vim à igreja hoje. Tinha que ir à igreja para ver meus amigos e estar na Missa”.
Ao concluir a Missa, o Pe. Lolly dialogou com a jovem e perguntou como ela estava.

Durante sua homilia, o sacerdote afirmou que “não há regras para responder ou reagir ou fazer frente a este tipo de situações. Não sinta como se você tivesse que enfrentar isto (suas emoções) sozinho. Estamos aqui para você”.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

BRASIL


“Preparai o Caminho”: evento no Maracanãzinho marca contagem regressiva para a JMJ

RIO DE JANEIRO, 24 Jul. 12 (ACI) .- O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 convida toda a cidade do Rio para o primeiro grande encontro preparatório rumo à JMJ Rio2013. O evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de julho no Complexo do Maracanã e marcará a contagem regressiva de um ano para a realização da Jornada, iniciada no dia 22 de julho com o evento Bote Fé na Vida. O objetivo é apresentar à sociedade um pouco daquilo que será a JMJ Rio2013.

O encontro acontecerá no Ginásio Maracanãzinho. A programação terá, além das celebrações eucarísticas, com a presença, entre outros, do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, shows, palestras e o lançamento da campanha de doações para a JMJ Rio2013.

Segundo o Pe. Leandro Lênin do setor Preparação Pastoral em declarações à ACI Digital, o evento vai dar ao Rio “um gostinho” do que é uma Jornada Mundial da Juventude.

“Una-se ao Rio, ao Brasil e ao mundo inteiro rumo à JMJ Rio2013”, animam os organizadores.

A programação foi divulgada recentemente pelo COL:

Dia 27
Abertura - Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil Dom Giovanni d'Aniello
Lançamento da Campanha de Arrecadação para a JMJ Rio2013
Show Jovens em Canção, com a apresentação dos Hinos das Jornadas Mundiais da Juventude

Dia 28
Missa presidida pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno
Presenças de Dom Eduardo Pinheiro, Padre Darci, Padre Roger Luiz, Moysés Azevedo, Padre Jorjão, Padre Robson e Padre Antônio Maria
Apresentações: Banda Ministério Amor e Adoração (Dunga e Eliana Ribeiro), Frutos de Medjugorje e cantores do Rio de Janeiro e Regional Leste 1, Comunidade Bom Pastor

Dia 29
Missa presidida pelo arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta
Presença de padre Reginaldo Manzotti
Show de lançamento do CD do padre Omar Raposo, com participação especial de Diogo Nogueira, e apresentações da Banda e Cantores Ministério Amor e Adoração e Banda DOM

O COL também avisa que devido a uma sobrecarga no sistema houve problemas no envio dos emails de confirmação dos convites.

“Aos que efetuaram a reserva, confirmamos que esta está efetivada em nosso sistema. No início desta semana enviaremos novamente o email de confirmação para que o resgate do convite. Pedimos perdão pelo incoveniente”, afirma a nota divulgada pelo Comitê Organizador da Jornada.

Para mais informações: (21) 3559-9110

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]