terça-feira, 3 de julho de 2012

Brasil: Igreja Católica ganhou 5300 padres numa década

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=91612







Número de protestantes passou de 6,6% para 22,2% da população em 30 anos; catolicismo perde fiéis

Brasília, 02 jul 2012 (Ecclesia) – O número de padres católicos passou de 16 772 para 22 119 entre 2000 e 2010, traduzindo um aumento de 5347 sacerdotes, anunciou esta sexta-feira a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os dados resultam do censo realizado em 2010 pelo organismo de pesquisa religiosa criado pela CNBB, que também manifesta a ampliação do número de paróquias entre 1994 e 2010, crescimento que numa das zonas em que a Igreja Católica divide o Brasil atingiu quase os 50%.

Nas duas maiores regiões em termos populacionais, correspondentes ao Estados de São Paulo (Sul 1) e Minas Gerais e Espírito Santo (Leste 2), o aumento de paróquias foi, respetivamente, de 47% e 36%, indica o estudo do Centro de Estatística e Investigações Sociais (CEIS).

Para o padre e sociólogo José Carlos Pereira, estes números demonstram a “vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica”.

Os dados indicam “um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica”, observou o sacerdote que colabora com o CEIS.

“Por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica revela-se ainda mais estruturada e em franca expansão”, vincou.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pertencente ao Estado, revelou, também na sexta-feira, os resultados do censo demográfico de 2010, que apontam para a queda do número de católicos.

O catolicismo era professado em 1970 por 91,8% da população, percentagem que caiu para 64,6% em 2010, totalizando 123 milhões de pessoas, num universo de 190 milhões.

Os protestantes constituíam 6,6% da população em 1980, enquanto que em 2010 eram 22,2% (42 milhões), reunidos em quase duas dezenas de Igrejas, das quais a mais importante em termos de fiéis é a Assembleia de Deus (12 milhões), seguida pela Evangélica Batista (perto de 4 milhões) e a Congregação Cristã do Brasil (2 milhões).

Segundo as mesmas estatísticas, 15 milhões (8% da população) declaram-se sem religião (mais 0,7% em comparação com o ano 2000) e quase 4 milhões (2%) afirmaram-se espíritas (variação positiva de 0,7%), enquanto que os adeptos de umbanda e candomblé se mantiveram nos 0,3%.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=91612
RJM

Internacional | Agência Ecclesia | 2012-07-02 | 16:37:26 | 2441 Caracteres | Brasil




12 seleções de padres disputam «Clericus Cup»
Braga: Santuário do Sameiro acolheu Peregrinação dos Frágeis
Sociedade: Portugueses são «pessimistas» e comunidades católicas estão «muito apáticas», diz bispo de Beja
Beja: Bispo anuncia primeiro sínodo diocesano
Igreja/Judaísmo: Israel modifica texto sobre Pio XII no memorial do Holocausto
Viseu: Bispo quer sacerdotes à imagem de «Cristo vivo»
Lisboa: Cardeal-patriarca pediu aos católicos para se abrirem ao «contacto pessoal» com Deus
Viseu: Diocese dedica novo plano pastoral ao domingo enquanto dia privilegiado de fé e de festa
Funchal: Bispo diz que Igreja Católica vai intensificar apoio material e espiritual
Igreja/Portugal: Número de voluntários em projetos missionários aumenta 40%

Bento XVI Coimbra Crise Cáritas Cultura Fátima Igreja Migrações Nigéria OCPM Papa Porto Portugal Vaticano bispo
(Palavras chave mais utilizadas, o tamanho revela a predominância)


INICIO | EDITORIAL | NACIONAL | INTERNACIONAL | DOCUMENTOS | DOSSIER | ENTREVISTA | AGENDA | ESTANTE | FOTOS | ÁUDIO | VÍDEO | TEMAS | AUTORES | TODAS AS NOTÍCIAS
Contactos / Ficha Técnica Parceiros © 2009 Agência Ecclesia. Todos os direitos reservados

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=91612

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]