sábado, 28 de julho de 2012

[catolicos_respondem] PROMESSA DA EUCARISTIA So

 

 

            PROMESSA DA EUCARISTIA !

 

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             Jesus foi outra vez a Cafarnaum e entrou na Sinagoga,  que estava cheia de pessoas, algumas das quais tinham comido dos cinco pães. 

            Estas pessoas queriam que Jesus as alimentasse outra vez da mesma maneira, mas Jesus disse-lhes,

            - "Vós   procurais-me não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e  ficastes saciados. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará, pois a Este é que o Pai, o próprio Deus, marcou com  o Seu selo". (Jo. 6,26-27).

            E depois de dialogar com os presentes e de lhes falar do maná, que seus pais tinham comido no deserto e morreram, Jesus continuou :

            - "Eu sou o Pão da Vida ; o que vem a Mim jamais terá fome e o que acredita em Mim jamais terá sede. Eu já vos disse : Vós vedes-Me e não Me acreditais. Tudo o que o Pai Me dá virá a Mim ; e não repelirei aquele que vem a Mim, porque desci do Céu, não para fazer a Minha vontade, mas a d'Aquele que Me enviou".(Jo.6,35-38).

            Esta linguagem era muito estranha para os que ouviam Jesus e todos começaram a murmurar, de modo que Jesus falou assim :

            - "Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Se alguém comer deste Pão viverá eternamente ; e o Pão que Eu hei-de dar é a Minha carne  para a vida do Mundo".(Jo.6,51).

            Mais se acendeu a discussão entre todos, porque não podiam compreender como é que podiam comer a Sua carne, e Jesus voltou a dizer com mais insistência :

            - "Em verdade, em verdade vos digo :  Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós.. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna e Eu  ressuscitá-lo-ei no último dia. Porque a Minha carne é, em verdade, uma comida e o Meu sangue é, em verdade, uma bebida. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue fica em Mim e Eu nele".(Jo.6,53-56).

            Como todos se afastavam por "acharem duras estas palavras", Jesus perguntou aos seus discípulos :

            - "Também vós quereis retirar-vos ? Pedro respondeu : Senhor, para quem havemos nós de ir ? Tu tens palavras  de vida eterna".(Jo-6,67-68).

            Estava assim prometida a Eucaristia, que Jesus viria a instituir na Última Ceia.

            Mas para receber a Eucaristia na Comunhão Sacramental, há regras e condições para que este Sacramento possa produzir os seus efeitos espirituais nas almas e não se torne numa rotina que pode ir da ignorância à superstição e chegar mesmo ao sacrilégio.

            S. Paulo escreveu :

            - "Portanto, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha. E, assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.(...) Aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação".(1 Cor. 11,26-29).

            Talvez pareça uma linguagem muito dura para os tempos de hoje, como o foi no tempo de Jesus, mas ela é uma doutrina que nos deve envolver e comprometer com o mistério da Presença Real, que talvez não esteja ainda bem esclarecido para uma grande parte das pessoas que habitualmente se aproximam da Sagrada Comunhão.

            Esta doutrina é tão importante e sempre tão oportuna que a Igreja a coloca à nossa reflexão durante estes 5 domingos seguidos.

            Sendo nós todos pecadores ( e quem disser que o não é, é mais do que os outros), como é que se compreende que toda a gente vai comungar e os confessionários estão a ficar vazios ?

 

                                                John

                                                            Nascimento

               

           

 

 

 

 

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]